Treinamento para força de trabalho híbrido: 3 resoluções para 2022

Descubra quais são as principais resoluções de treinamento para força de trabalho híbrido em 2022 e comece a implementar na sua empresa um programa de capacitação eficiente para os próximos anos.


Para começar 2022, você sabia que estudos apontam que apenas 4% das pessoas conseguem se comprometer a realizar suas resoluções ao longo do ano, sendo que muitas a abandonam logo nos primeiros meses ou semanas?

Para organizações, um novo ano traz novas oportunidades de negócio, como novas metas e resoluções relacionadas à própria empresa, além da implementação de processos capazes de acompanhar o cumprimento dos objetivos propostos agora, no início do ano.

Logo, em meio a um turbulento mercado que vem desde 2020 e à rotatividade de colaboradores que muitas companhias têm vivenciado, tornou-se fundamental investir no treinamento para força de trabalho híbrido, mas por quê?

Por que investir no treinamento para força de trabalho híbrido?

A força de trabalho híbrido consiste em colaboradores que estão, parcialmente, exercendo suas atividades de cargo em casa e, também, no escritório. Ainda há aqueles que estão trabalhando de maneira totalmente remota, o que fomenta a necessidade de investir em treinamentos que atendam esse público.

Os programas de treinamento corporativo já se apresentavam como imprescindíveis para uma organização que busca otimizar o capital humano e atingir melhores resultados no mercado e, no período em que estamos vivendo, estes programas, entregues à distância, é a melhor maneira de garantir o sucesso da sua organização.

Pensando nisso, elaboramos resoluções acerca do treinamento para força de trabalho híbrido que a sua empresa deve considerar este ano, visto que o mercado está se adaptando e, com ele, as organizações também.

Principais resoluções de treinamento para organizações que possuem colaboradores em regime híbrido

Conhecendo a importância de investir no treinamento para força de trabalho híbrido, três resoluções foram levantadas para que a sua organização consiga colocar em prática um programa de capacitação corporativa eficiente em 2022 e nos próximos anos.

Acompanhe o conteúdo a seguir para tomar conhecimento destas três principais resoluções.

Resolução #1: focar na qualificação e na requalificação dos colaboradores

Com o crescimento e mudança constante do mercado, a qualificação e requalificação dos colaboradores é um fator importante para manter as equipes em trabalho híbrido de acordo com as necessidades da sua organização.

Inclusive, essa qualificação e requalificação também é conhecida como upskilling e reskilling de colaboradores. 

Portanto, preencher as lacunas de conhecimento e disponibilizar mais treinamentos para força de trabalho híbrido são capazes de aumentar a confiança dos talentos e melhorar seus desempenhos na empresa.

Em um relatório da Deloitte, tornou-se possível enxergar que uma força de trabalho adaptável consegue gerar uma cultura resiliente no negócio, além de que a flexibilidade e adaptabilidade, para os líderes empresariais, é uma das características mais importantes para o futuro dos colaboradores.

Ainda na pesquisa da Deloitte, 69% dos executivos que participaram do estudo contaram que implementaram programas de treinamento corporativo para requalificar e qualificar os colaboradores antes da pandemia e, devido a isso, resistiram bem aos eventos de 2020.

Porém, como saber se os colaboradores da sua organização também necessitam se requalificar e qualificar? Muito simples, existem os indicadores de desempenho para isso, assim como avaliações de necessidade de treinamento.

Também é importante observar e analisar as soluções em aprendizagem, determinando quais são os que obtêm melhores resultados na sua empresa. Por exemplo, a gamificação é uma grande aliada no momento de engajar os seus colaboradores no ensino, então aposte nela.

Resolução #2: investir em uma boa experiência de treinamento para força de trabalho híbrido

Muitas empresas já compreenderam que os programas de treinamento corporativo são periódicos. Em outras palavras, não constituem em uma capacitação isolada, e devem ser constantemente atualizados e entregues com frequência aos colaboradores.

Além disso, esses programas existem para atender diversas necessidades da empresa, que vão desde capacitações de conformidade quanto durante o onboarding de novos talentos para prepará-los para as demandas do cargo.

Ainda vale ressaltar que possivelmente, nos próximos anos, muitos dos processos empresariais e dos treinamentos corporativos sejam realizados de maneira remota.

A grande vantagem dessa possibilidade é que as organizações ganham a chance de traçar estratégias diferenciadas em relação às modalidades de treinamentos, considerando abordagens únicas para cada participante em questão, preenchendo suas lacunas de maneira eficiente e fazendo com que o aprendizado seja, de fato, absorvido e colocado em prática no negócio.

Por outro lado, se a sua organização não se sentir totalmente seguro com uma capacitação inteiramente remota, também existe a opção do blended learning, um programa de treinamento que combina atividades online e presenciais, dando espaço para os colaboradores interagirem e realizarem dinâmicas e atividades em grupo.

Porém, lembre-se: o importante é focar na experiência do colaborador em diversos setores do negócio, mas, principalmente, durante o treinamento corporativo.

Por esse motivo, é igualmente importante que os gestores e líderes de equipe entreguem feedbacks construtivos aos participantes das capacitações durante e após sua conclusão, podendo ser utilizado por meio de videochamada, gravações de áudio ou pessoalmente.

Uma vez que os programas de treinamento para força de trabalho híbrido são concluídos, o recomendado é coletar feedback dos colaboradores também, assim torna-se possível identificar quais são os pontos de melhoria das capacitações, e analisar os indicadores de desempenho dos treinamentos para determinar sua eficácia.

Resolução #3: acompanhar as minuciosidades do treinamento

As minuciosidades do treinamento envolvem detalhes fundamentais para se obter sucesso no programa de capacitação na sua organização, como o desenvolvimento das soft skills dos colaboradores e como eles se sentem em relação aos módulos de aprendizagem.

Certamente os talentos precisam de conhecimentos além do que apenas os serviços e produtos que a empresa oferece, então é essencial entregar capacitações que abrangem outros tópicos de conhecimento e que são relevantes para o setor em que atuam, como por exemplo, treinamentos que otimizam as seguintes habilidades:

  • Comunicação interpessoal;
  • Empatia;
  • Gerenciamento de tempo;
  • Diversidade e inclusão;
  • Poder de negociação, entre outras.

Essas habilidades também são conhecidas como habilidades do futuro, sendo que as cognitivas representam um aumento de demanda de 8% no mercado, e as sociais e emocionais representam um crescimento de 25%. Logo, percebe-se a necessidade de investir nelas.

Por fim, é imprescindível saber a opinião dos seus colaboradores e como eles se sentiram no programa de treinamento corporativo para compreender se os formatos de aprendizagem utilizados foram os adequados, assim como o que mais gostaram e se há algo que eles gostariam de sugerir.

Conclusão

Sejam estas resoluções ou outras que você possa levantar para sua organização, esse é o primeiro passo para manter as metas da empresa bem determinadas e conquistar uma força de trabalho qualificada e adaptável, assim como colaboradores satisfeitos e com números melhores em relação à retenção de talentos na empresa.

Todos estes benefícios são capazes de atingir melhores resultados no mercado e, sendo assim, alcançar maior destaque para sua organização, melhorando até mesmo o employer branding da companhia.

Por outro lado, se você ainda não sabe como elaborar o programa de treinamento para força de trabalho híbrido da sua organização, não perca mais tempo, entre em contato com a Niduu e descubra quais são as melhores soluções de capacitação para os seus colaboradores.

Entre em contato com a Niduu!

Fonte: Niduu - Disseminando Conhecimento.

Niduu Somos uma startup de Educação Corporativa com uma solução que consegue treinar todos os colaboradores de qualquer nível de forma contínua, dinâmica e efetiva com base na Microlearning, Mobile Learning e Gamificação.

Comentar
Compartilhar