Gamificação para treinamentos corporativos

A gamificação para treinamentos corporativos entrega diversos benefícios para as organizações que fazem seu uso, otimizando o capital humano e impulsionando os resultados da organização no mercado através de uma capacitação eficiente.


Imagine-se na seguinte situação: você é um novo colaborador de uma empresa e logo em seu primeiro dia de trabalho é necessário assistir a vídeos de instrução e ler manuais das atividades do cargo. Depois, acontecem uma série de treinamentos presenciais que te tiram do posto de trabalho para desempenhar bem a sua nova função.

Devemos concordar que essa rotina é um tanto quanto cansativa e nada estimulante, certo? É por esse motivo que surge a gamificação para treinamentos corporativos.

O que é a gamificação para treinamentos corporativos?

A gamificação para treinamentos corporativos significa o uso das mecânicas de jogos para engajar os colaboradores no aprendizado, como as pontuações e seu ranqueamento, os prêmios e recompensas, e as missões e seus objetivos.

Assim, ao invés de serem ensinados por meio de um plano de aulas presenciais, a gamificação permite que seja estabelecido trilhas de conhecimento lineares ou agrupadas capazes de entregar interatividade e autonomia aos participantes.

Segundo uma pesquisa realizada pela Talent LMS, a gamificação para treinamentos corporativos foi capaz de motivar 83% das pessoas, enquanto o número cai para menos de 30% quando os elementos da gamificação não estão presentes no ensino.

Os 6 benefícios da gamificação para treinamentos corporativos

Sabendo o que é a gamificação para treinamentos corporativos, é igualmente importante conhecer quais são os seus benefícios para a organização que a aplica, então acompanhe o conteúdo a seguir para descobri-los.

Benefício #1: o aprendizado se torna divertido

A verdade é que o treinamento pode não ser visto de uma forma positiva para os colaboradores, podendo levar questionamentos da necessidade de se capacitar e se perderão o dia de trabalho para realizar os treinamentos. 

Por outro lado, a gamificação entrega o benefício dos colaboradores se divertirem enquanto aprendem, sendo simples e proporcionando recompensas. Inclusive, junto à gamificação também pode ser aplicado o mobile learning, fazendo com que o treinamento se torne online através do celular.

Os resultados desse primeiro benefício, além de participantes engajados na capacitação, é a maior possibilidade de se lembrarem do conhecimento entregue nos módulos de ensino.

Benefício #2: o ensino é interativo

Na gamificação, ao invés de manter os colaboradores focados em uma tela de computador ou em uma sala de aula assistindo a palestra, torna-se possível entregar uma capacitação interativa em que os participantes interagem em diversos cenários e situações reais do cargo.

Além disso, também existe a possibilidade de proporcionar uma abordagem realista e entregar um conhecimento mais profundo por meio de materiais de valor, estimulando tanto o talento como indivíduo quanto como toda a equipe.

Benefício #3: o feedback é em tempo real

Com a gamificação para treinamentos corporativos, o feedback acontece em tempo real porque a solução em capacitação corporativa escolhida para elaborar as trilhas de conhecimento para a organização proporciona o acompanhamento da evolução dos participantes, como é o caso da Niduu.

Sendo assim, o feedback é contínuo à medida que o treinamento avança, assim como surge a chance de identificar lacunas de conhecimento dos colaboradores durante o treinamento e aplicar novas capacitações para supri-las.

Benefício #4: promove a mudança de hábito

A gamificação é capaz de promover a mudança de hábito nos colaboradores por meio de recuperação repetida e repetição de espaço. Por exemplo, os módulos de ensino podem ser divididos em quatro etapas com uma semana de folga entre eles.

Esse modelo de ensino proporciona maior retenção de conhecimento e mais tempo para autorreflexão e promoção de mudança de hábitos nos talentos da organização, fazendo com que o resultado seja mais eficiente e ocorra a diminuição de erros comportamentais no trabalho.

Benefício #5: retém os colaboradores

A retenção de colaboradores e o combate à rotatividade acontece porque a organização está investindo na capacitação e desenvolvimento dos talentos, fazendo com que eles se sintam parte da empresa e estimulando o sentimento de valorização dos mesmos.

Portanto, a retenção acontece naturalmente. Inclusive, vale ressaltar que organizações que não investem em treinamentos corporativos tendem a apresentar taxas de turnover mais altas se comparadas àquelas que investem em seus colaboradores.

Benefício #6: os resultados financeiros são significativos

Como aponta uma pesquisa realizada pela eLearning Industry, organizações que utilizam o modelo de treinamento gamificado são capazes de economizar até 50% mais se comparado aos modelos de treinamentos presenciais.

Além disso, a economia também é realizada ao não ser necessário se preocupar com o aluguel do lugar para a capacitação, a presença do palestrante, o transporte e alimentação dos colaboradores e a perda do dia de trabalho dos mesmos.

Outros aspectos sociais da gamificação

A gamificação também traz um aspecto social, visto que as pessoas gostam de mostrar seu status social e progredir na vida. 

Logo, as mecânicas de jogos aplicadas nos treinamentos o tornam mais valiosos, visto que faz com que os participantes se dediquem ao desenvolvimento para atingirem melhores status se comparados a outros.

No mais, a gamificação pode ser aplicada em diversos aspectos da organização, seja em treinamentos de vendas e marketing, design de produtos, estratégias de negócios, equipe de vendas, gerenciamento de estoque, segurança e mais.

Mas por que a gamificação é tão eficiente? O fato é que ela é personalizável. Ao encontrar uma solução especializada em gamificação para treinamentos corporativos, como a Niduu, as trilhas de conhecimento são elaboradas conforme as necessidades dos colaboradores e equipes.

Dessa forma, a gamificação acelera a jornada de conhecimento e mantém os talentos engajados nas capacitações corporativas, sempre aprendendo novas habilidades técnicas e comportamentais que necessitam para executarem suas atividades de cargo com maior excelência.

Conclusão

Por fim, a gamificação mostra seu valor em diversos momentos e aspectos de uma organização, otimizando o capital humano e impulsionando os resultados internos e externos do negócio.

Portanto, a gamificação para treinamentos corporativos tem ganhado espaço no mercado e tem feito, cada vez mais, parte do dia a dia de empresas que buscam investir em seus colaboradores. Então se você busca isso para o seu negócio, não deixe de entrar em contato com a Niduu.

Banner da Niduu, plataforma de treinamento corporativo, com um smartphone exibindo uma tela de aplicativo com microlições gamificadas.

Fonte: Niduu - Disseminando Conhecimento.

Niduu Somos uma startup de Educação Corporativa com uma solução que consegue treinar todos os colaboradores de qualquer nível de forma contínua, dinâmica e efetiva com base na Microlearning, Mobile Learning e Gamificação.

Comentar
Compartilhar