Acerte na divulgação de treinamentos para sua empresa

Quando um treinamento cai de paraquedas para os colaboradores, sem uma comunicação prévia, isso pode afetar o envolvimento e a participação deles. É por isso que a equipe que irá participar do treinamento precisa ser comunicada sobre sua realização e ficar a par das datas e locais, fomentando o seu engajamento.

Um dos maiores desafios dos analistas de RH é atrair os colaboradores para o treinamento e conseguir o engajamento da equipe, uma tarefa que deve ser levada a sério para se alcançar o êxito nos treinamentos corporativos. A comunicação interna e o planejamento da divulgação de treinamentos na empresa ajudam na organização de ações estratégicas para atingir as metas propostas.

Para ajudá-lo, preparamos algumas dicas para divulgar treinamentos para a sua equipe. Confira!

1. Conheça o melhor tipo de comunicação organizacional para a divulgação de treinamentos internos

  1. Comunicação organizacional: se refere a toda ação que reforça a imagem da empresa ou qualquer tipo de organização, pública ou privada, ONGs e fundações, junto ao seu público, interno e externo. Se divide em quatro tipos, cada um com um propósito específico, mas que se complementam, são eles: comunicação institucional, comunicação interna, comunicação administrativa e comunicação mercadológica.
  2. Comunicação institucional: tem como objetivo construir a imagem e a identidade da organização perante os consumidores e investidores e divulgá-la para a sociedade, através de ações estratégicas do setor de relações públicas, como assessoria de imprensa e marketing.
  3. Comunicação administrativa: como o próprio nome diz, transmite as informações do setor de administração para os demais setores da empresa, sempre que houver necessidade. Já a comunicação mercadológica tem como objetivo vender os produtos e serviços da organização e seus principais setores são Marketing e Vendas, que trabalham com ferramentas como publicidade comercial, merchandising, venda direta entre outros.
  4. Comunicação interna (a mais adequada!): viabiliza a interação entre a organização e seus colaboradores, permitindo o compartilhamento do conhecimento, a valorização das relações humanas e a criação de uma cultura coesa que garante que todos os seus funcionários trabalhem com objetivos em comum.

Para melhorar a comunicação interna em uma organização é preciso investir em novas ferramentas e em treinamentos que capacitem os gestores a se comunicarem melhor com as suas equipes. É através dela que os instrutores têm acesso às demandas dos funcionários, informações cruciais para planejar o treinamento e que os colaboradores são devidamente informados sobre os objetivos e a realização de um programa de treinamento.

2. Planeje a divulgação de treinamentos internos

As empresas reconhecem cada vez mais a importância de valorizar e capacitar seus colaboradores para garantir o crescimento de seu negócio. Ao planejar, realizar e fazer a divulgação de treinamentos, é fundamental buscar melhores formas de se comunicar com gestores e funcionários para garantir o sucesso deles.

3. Defina metas

O planejamento estratégico da comunicação é fundamental para alcançar os objetivos da empresa, pois define as metas a serem atingidas, desde a divulgação de produtos e serviços até a divulgação dos treinamentos internos.

Nesse sentido os processos de comunicação ganham importância, pois são eles que vão garantir que as informações circulem adequadamente. Para atingir uma comunicação eficaz e realizar uma boa divulgação de treinamentos para a sua equipe, use a via da comunicação interna, por onde o setor de RH fala diretamente com os colaboradores.

4. Conheça bem o público-alvo e acerte na mensagem

O setor de RH precisa definir bem o público-alvo que irá participar do treinamento e de que maneira irá se comunicar com ele para esclarecer sobre os objetivos do T&D. Isso significa acertar no “tom” e na linguagem, que devem corresponder com a identidade organizacional (valores, crenças e cultura), mas que seja suficientemente clara e que seja próxima ao perfil dos receptores da mensagem.

5. Escolha os melhores canais de comunicação para a divulgação de treinamentos

Para ajudar você nesse processo, trouxemos em alguns canais de comunicação que já podem existir na realidade de sua empresa e que facilitarão a divulgação interna desse tipo de evento:

  • E-mail. Uma ferramenta básica de comunicação e a mais popular, que além de comunicar permite que os envolvidos possam tirar dúvidas e fazer sugestões de forma rápida e diretamente com o setor de RH. É a primeira ação para divulgar o treinamento para todos os colaboradores.
  • Rede social corporativa.rede social corporativa é um canal de comunicação inspirada em sites de relacionamento como Facebook e Twitter, com características e recursos que possibilitam a comunicação, o engajamento e a integração dos colaboradores. Ao optar por esse recurso para divulgar os treinamentos, garanta que todos recebam a mensagem e a compreendam devidamente.
  • Agenda do Google. A agenda do Google é um canal fantástico para a comunicação, pois permite que todos da equipe acompanhem os compromissos dos colegas e tenham acesso às informações como datas e locais.
  • Banners. Outra forma de divulgação é distribuir banners em murais pela empresa com as informações sobre o treinamento para divulgá-lo e garantir que todos tenham fácil acesso aos detalhes do T&D.

Conclusão

A divulgação de treinamentos que serão realizados internamente na empresa é imprescindível para garantir o engajamento dos colaboradores e realizar a gestão de pessoas de forma eficaz, sendo responsabilidade do setor de RH encontrar as melhores formas de fazer essa divulgação e garantir que todos tenham acesso às informações essenciais do programa de treinamento.

O RH precisa conhecer as especificidades de cada tipo de comunicação organizacional a fim de saber onde lhe cabe atuar e como divulgar os treinamentos de forma eficaz.

E se o seu desejo é investir em uma plataforma que possa te ajudar, do início ao fim, a realizar os treinamentos para colaboradores e otimizar as trilhas de aprendizagem com o melhor custo-benefício, além de contar com toda a tecnologia digital Microlearning ou Mobile Learning, a sua solução é com a Niduu!

Com a Niduu, você poderá:

  • Manter o desenvolvimento da sua equipe;
  • Treinar colaboradores de diferentes regiões;
  • Otimizar a logística e gestão de pessoas;
  • Investir no melhor custo-benefício do mercado;
  • Criar trilhas de aprendizagem personalizadas e gamificadas.

Entre em contato conosco para saber como alavancar os seus processos e promover a melhor experiência para a relação funcionário-empresa e compartilhe esse artigo nas suas redes sociais e ajude outros profissionais.

Educação corporativa. Plataforma gamificada.

Fonte: Niduu - Disseminando Conhecimento.

Niduu Somos uma startup de Educação Corporativa com uma solução que consegue treinar todos os colaboradores de qualquer nível de forma contínua, dinâmica e efetiva com base na Microlearning, Mobile Learning e Gamificação.

Comentar
Compartilhar