Como fazer o aprendizado personalizado funcionar com eficiência na sua organização?

O aprendizado personalizado respeita a individualidade de cada colaborador da sua organização e por meio desse diferencial agrega vantagens competitivas relevantes para sua empresa se destacar no mercado.


O aprendizado personalizado é uma proposta de educação corporativa que atende as necessidades individuais das pessoas, deixando para trás o modelo tradicional de ensino, o qual padroniza a aprendizagem.

Dessa maneira, torna-se possível desenvolver e aperfeiçoar as lacunas de conhecimento e interesses de ensino de cada indivíduo, respeitando o ritmo de cada um e a sua maneira de absorver o conhecimento.

Em outras palavras, o aprendizado personalizado compreende que as pessoas são únicas, aprendem de maneiras diversificadas e têm seus interesses pessoais, entregando a possibilidade de serem protagonistas do próprio ensino.

As trilhas de aprendizagem, por exemplo, são uma forma de aprendizado personalizado que está sendo bastante implementada em inúmeras organizações para estimular os colaboradores a se manterem ativos no ensino por meio de dois modelos de aprendizagem:

  1. Modelo linear de aprendizagem: o conhecimento é transmitido por meio de videoaulas, treinamentos, provas e outras formas de ensino. A ideia é que os participantes cumpram todos os conteúdos da trilha para concluírem a aprendizagem;
  2. Modelo agrupado de aprendizagem: os formatos de ensino são divididos em grupos de aprendizagem e os participantes têm a chance de escolherem quais são os conjuntos de conhecimento que querem concluir. 

Comumente, as trilhas de aprendizagem são implementadas nas Universidades Corporativas e, segundo uma pesquisa realizada pela Association for Talent Development (ATD), organizações que possuem uma UC conseguem aumentar a produtividade de seus colaboradores em até 218% e maximizar a receita dos negócios em 24%.

Quais são os benefícios de investir em um aprendizado personalizado?

O aprendizado personalizado agrega diversos benefícios e vantagens competitivas, tanto para os colaboradores quanto para as organizações, então acompanhe cinco dos mais importantes a seguir.

Benefício #1: adaptação às necessidades dos colaboradores

Para reconhecer as necessidades dos colaboradores, é recomendado utilizar uma planilha de levantamento para pontuar as lacunas de conhecimento de cada um. A partir disso, torna-se possível elaborar uma capacitação que esteja de acordo com as dificuldades apresentadas pelos talentos.

Essa adaptação permite que a aprendizagem respeite o tempo de cada participante e suas características individuais. Dessa maneira, o ensino se torna simples, efetivo e capaz de, de fato, desenvolver e aperfeiçoar os colaboradores.

Benefício #2: flexibilidade do programa de aprendizagem

A flexibilidade do programa permite que os participantes sejam os protagonistas do próprio ensino porque se tornam autônomos em relação ao caminho que buscam percorrer na aprendizagem, como é o caso do modelo agrupado de aprendizagem.

Com isso, ganham a possibilidade de explorarem suas dificuldades e aperfeiçoá-las, não havendo necessidade de investir tempo em conteúdos que já possuem domínio.

Além disso, através do mobile learning, os participantes também têm autonomia para decidirem o melhor horário para se aprofundarem nos estudos, independentemente do local que estiverem.

Benefício #3: maior engajamento dos participantes

O engajamento dos colaboradores no aprendizado personalizado acontece devido a alguns fatores, dentre os quais o fato de ser uma capacitação focada em suas lacunas de conhecimento e na chance de gamificar o ensino.

Em treinamentos corporativos, é normal que os participantes percam o interesse no decorrer do conhecimento, mas quando os módulos são elaborados para eliminar suas dificuldades no trabalho de uma maneira divertida e cativante, só restam motivos para motivá-los a concluírem a capacitação.

Benefício #4: otimização do desempenho dos colaboradores

Um aprendizado personalizado que respeita a individualidade de cada participante é a melhor forma de otimizar seu desempenho como colaborador, visto que desenvolve suas habilidades e supera suas dificuldades para melhorar seus resultados na organização.

Assim, pode-se afirmar que um aprendizado que respeita cada talento é capaz de fazê-lo atingir o seu máximo potencial, explorando seus pontos fortes e reforçando os fracos.

Benefício #5: aprimoramento da retenção de colaboradores 

No mercado, as pessoas buscam por empregos e organizações que entregam a possibilidade de crescimento profissional, então investir nos talentos da sua organização é uma chance de estreitar os laços da companhia com estes colaboradores e, como consequência, retê-los na empresa.

Proporcionar treinamentos corporativos e, inclusive, personalizados, é uma maneira de demonstrar que valoriza o colaborador e que quer investir nele por acreditar em seu potencial junto ao negócio. 

Inclusive, a grande vantagem competitiva desse quinto benefício é a chance de combater a rotatividade na empresa, o que ainda é uma questão problemática para certas instituições.

Como fazer o aprendizado personalizado funcionar na sua organização?

Para fazer com que o aprendizado personalizado funcione na sua organização, é necessário reconhecer as mudanças e adaptações que devem ser executadas na instituição para que a implementação seja sólida e eficiente.

Por exemplo, é indicado que a busca e o engajamento pelo conhecimento se torne parte da cultura organizacional da empresa.

Também é preciso que haja maneiras dinâmicas de avaliar as competências e habilidades técnicas e comportamentais de cada participante para que, por meio disso, os módulos de aprendizagem sejam elaborados de acordo com as necessidades de cada colaborador.

Em relação ao planejamento e elaboração do programa de treinamento corporativo e das trilhas de aprendizagem, é fundamental que haja uma solução em educação corporativa experiente para prestar suporte. No caso, a Niduu.

Os melhores resultados de aprendizado personalizado são provenientes de programas e trilhas implementadas por meio do microlearning e mobile learning, então capazes de entregar o conhecimento de maneira simples, objetiva, rápida e através do celular, online.

Inclusive, para impulsionar ainda mais os resultados positivos do aprendizado personalizado, a Niduu faz uso da gamificação, solução que adota características de jogos - pontuação, ranqueamento, premiações, etc. - para engajar os participantes e motivá-los a concluírem as capacitações.

Equívocos que organizações tendem a cometer ao implementar o aprendizado personalizado na instituição

Existem alguns equívocos que as organizações tendem a cometer ao buscar implementar um aprendizado personalizado para os colaboradores e alguns destes equívocos são capazes de custar todo o programa de treinamento corporativo e seus resultados.

Pensando nisso, separamos  três principais para você tomar conhecimento e não cometer na sua organização, acompanhe.

Equívoco #1: implementar um programa mal elaborado

O primeiro equívoco diz respeito à implementação de um programa mal elaborado. Todo programa de capacitação corporativa, principalmente o aprendizado personalizado, tem a necessidade de ser bem estruturado.

É preciso, por exemplo, definir quais são as lacunas de conhecimento de cada colaborador, quais são os departamentos da empresa que precisam se desenvolver, quais são os melhores métodos de ensino para cada equipe e quais são as recompensas e premiações adequadas para os talentos.

Havendo elaborado e estruturado estes detalhes, torna-se possível implementar um programa eficiente capaz de agregar bons resultados para a organização devido ao treinamento de colaboradores.

Equívoco #2: treinar os colaboradores em meio à rotina de trabalho

Muitas organizações já compreenderam que retirar os colaboradores do posto de trabalho para realizarem os treinamentos não é uma atitude vantajosa, tanto para os talentos quanto para a própria instituição.

Essa é uma atitude contraindicada porque costuma atrapalhar a rotina de trabalho dos colaboradores, assim como resultar no atraso de prazos e na desmotivação dos participantes do treinamento.

Inclusive, essa era uma atitude bastante comum quando os treinamentos eram realizados em seu modelo tradicional, ou seja, presenciais. Atualmente, as capacitações que trazem melhores resultados são online, os quais permitem um horário flexível de ensino.

Equívoco #3: não acompanhar o progresso e mensurar os resultados

Por fim, mesmo que haja um programa bem estruturado e flexível, não há como determinar seu sucesso sem acompanhar o progresso de cada participante ou mensurar seus resultados após a aprendizagem.

Para isso, a Niduu também apresenta uma excelente solução, a qual permite visualizar a evolução de cada colaborador nos módulos de ensino, simplificando a mensuração do sucesso no programa de aprendizado personalizado.

Conclusão

Agora que você sabe o que é o aprendizado personalizado, quais são os seus benefício, como implementá-lo com eficiência na sua organização e, inclusive, quais são os equívocos mais comuns de serem cometidos durante sua adoção, temos uma última indicação:

Entre em contato com a Niduu para elaborar um programa de aprendizado personalizado bem estruturado por meio de um planejamento minucioso e obtenha sucesso na capacitação dos seus colaboradores!

prendizado personalizado em programa de treinamentos corporativos

Fonte: Niduu - Disseminando Conhecimento.

Niduu Somos uma startup de Educação Corporativa com uma solução que consegue treinar todos os colaboradores de qualquer nível de forma contínua, dinâmica e efetiva com base na Microlearning, Mobile Learning e Gamificação.

Comentar
Compartilhar