Coronavírus: Trabalho e Treinamento Home Office

Coronavírus: Trabalho e Treinamento Home Office

O Coronavírus é uma pandemia que tem trazido inúmeras desvantagens e restrições em escala global, causando mortes e deixando milhares de pessoas em quarentena.

No entanto, existem muitas informações duvidosas circulando pelas mídias. Informações, essas, que comprometem o bom senso da população e a busca pela prevenção correta do vírus.

Aqui, você será capaz de compreender o que realmente é o coronavírus, seus sintomas e como realizar sua prevenção, além de como continuar trabalhando em home office com a mesma produtividade da companhia.

Inclusive, se a equipe da sua empresa precisar de treinamento, você terá soluções de treinamento online aqui, o que já é uma medida de cautela contra a disseminação do vírus.

coronavírus niduu

O que é Coronavírus?

Coronavírus é o vírus causador do COVID-19, doença responsável por infecções respiratórias que, com fatores agravantes, pode levar o paciente a óbito se não tratado adequadamente e com urgência.

Apesar do Coronavírus possuir diversas variações, como os Coronavírus 229E, NL63, OC43 e HKU1, os quais infectam humanos e são os mais comuns, o COVID-19 representa uma doença leve a moderada que, em alguns grupos de pessoas, pode se tornar grave.

Esse grupo de risco é composto por:

  • Idosos;
  • Fumantes;
  • Pessoas portadoras de diabetes;
  • Pessoas hipertensas;
  • Pessoas que possuem insuficiência renal crônica;
  • Pessoas que possuem doenças respiratórias crônicas;
  • Pessoas que possuem doenças cardiovasculares.

Quando uma pessoa do grupo de risco apresenta os sintomas de COVID-19, é preciso que ações sejam realizadas com rapidez e acompanhamento médico, como:

  • Manter as mãos sempre lavadas e utilizar máscara descartável;
  • Se dirigir ao hospital mais próximo e solicitar assistência médica;
  • Realizar o teste para Coronavírus;
  • Permanecer de quarentena, em isolamento total e de repouso em casa.

Por outro lado, pessoas que não se encontram no grupo de risco, mas carregam o vírus em seu organismo, podem vivenciar os sintomas como um resfriado comum ou ser, até mesmo, ser assintomática

Porém, mesmo que os indivíduos de baixo risco não apresentem sintomas, eles também colaboram para a propagação do COVID-19 quando estão em contato com a sociedade. 

Inclusive, é interessante ressaltar que o período de incubação do Coronavírus pode se estender até 14 dias após o contágio, sendo transmissível se na presença de outras pessoas também.

Portanto, é aconselhável que toda a população permaneça em casa até o tempo determinado pelas recomendações médicas e governamentais.

Sintomas do Coronavírus: Como Proceder?

Os sintomas de COVID-19 podem ser confundidos com resfriados ou gripes e, por causa disso, é importante saber diferenciá-los. Veja a tabela a seguir e compreenda os sintomas de cada doença:

coronavírus niduu

Fonte: Dasa

Se for apresentado falta de ar, tosse e febre alta, assim como outras combinações de sintomas descritos acima para COVID-19, é aconselhável procurar um médico imediatamente ou entrar em contato pela ouvidoria do SUS do seu estado.

Neste caso, a pessoa deve manter as mãos sempre limpas, utilizar máscara de proteção descartável quando estiver em contato com outras pessoas e permanecer em quarentena e isolamento, seguindo as determinações médicas que forem passadas para o seu caso.

Quaisquer sintomas que se agrave e a prescrição médica não resulte em melhoria, será preciso buscar auxílio médico com urgência novamente.

Coronavírus: Medidas de Prevenção

As medidas de prevenção contra o Coronavírus são simples, podendo e devendo ser executadas a qualquer momento do dia. O Ministério da Saúde indica:

  • Lavar a mão sempre que possível, utilizando água e sabão e realizando a limpeza da forma correta;
  • Se não for possível lavar a mão, carregar sempre consigo um desinfetante à base de álcool;
  • Evitar tocar na boca, nos olhos e no nariz;
  • Desinfetar e limpar objetos de uso diário com frequência, como o celular;
  • Se manter distante de pessoas que apresentam os sintomas do COVID-19;
  • Ao espirrar ou tossir, cobrir o rosto com o antebraço;
  • Permanecer em casa, evitando aglomerações e locais públicos.

Por outro lado, o grupo de pessoas que está presenciando os sintomas do COVID-19 deve, como medida de prevenção ao contágio de terceiros:

  • Se manter em isolamento total, em repouso e quarentena;
  • Seguindo as recomendações médicas para amenizar os sintomas;
  • Em caso de necessidade de se dirigir ao hospital, utilizar máscara descartável.

Inclusive, é importante ressaltar que não se deve cumprimentar com contato físico, como apertos de mãos, abraços ou beijos no rosto, independente se as partes apresentarem os sintomas ou não.

Coronavírus: Mitos x Verdades

Abaixo, será possível desvendar os 8 mitos e verdades acerca do Coronavírus que circulam nas mídias sociais, esclarecendo dúvidas e boatos.

1. A taxa de mortalidade do COVID-19 é mais preocupante em relação aos outros vírus?

Mito! Inclusive, a mortalidade diária do COVID-19 está abaixo de mortes por tuberculose, hepatite B, pneumonia e outras doenças. Porém, isso não quer dizer que as medidas de proteção possam ser cessadas.

Por outro lado, entre a população idosa, a taxa de mortalidade aumenta em relação a taxa geral de mortalidade que pode ser acompanhada pelo Worldometers.

Um estudo realizado em meados de fevereiro pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças Chinês (CCDC) mostra os idosos acima de 80 anos possuem uma taxa de mortalidade de 14,8%.

Com agravantes, como hipertensão e diabetes, a taxa aumenta ainda mais. 

Portanto, é fundamental que os idosos se mantenham em quarentena dentro de casa, evitando contato com terceiros, apesar da taxa de mortalidade geral ser menor se comparada a outras doenças.

2. Coronavírus pode ser transmitido ao se ter contato com animais?

Mito! Quando a dúvida é acerca de animais domésticos, como cachorros e gatos, até o momento, o coronavírus não demonstrou via de hospedagem ou transmissão.

Por outro lado, quando se trata do consumo ou contato com a carne proveniente de animais silvestres, é verdade. Portanto, é fundamental evitar este contato.

3. Luvas e máscaras descartáveis são capazes de realizar a proteção contra o Coronavírus?

Verdade! Luvas e máscaras descartáveis são fundamentais para pessoas que possuem os sintomas do COVID-19, auxiliando na proteção de terceiros. 

Quando a máscara é utilizada em ambiente externo, é necessário que haja troca em períodos de 4 horas. Por outro lado, se a máscara está sendo usada dentro de casa, a troca pode ser feita quando esta estiver úmida ou suja.

coronavírus niduu

No entanto, atente-se! A máscara descartável é capaz de proteger contra o vírus, mas não evitá-lo. Para que as medidas de proteção sejam eficientes, é imprescindível não tocar o rosto e sempre lavar as mãos de forma correta com água e sabão.

4. As vacinas de gripe ou pneumonia são eficazes contra o Coronavírus?

Mito! Por ser um vírus recente, a sua estrutura é diferente dos demais que já possuem vacina. Sendo assim, será necessário aguardar o desenvolvimento e comercialização da vacina contra o Coronavírus.

5. Consumir vitamina C, chás naturais, óleo de gergelim, inhame, alho, uísque com mel ou fazer gargarejo com sal e vinagre são capazes de proteger o organismo contra o Coronavírus?

Mito! Até então, não há evidências de que tais alimentos citados acima são capazes de proteger o organismo contra o Coronavírus. 

6. O dano pulmonar causado pelo COVID-19 é permanente?

Verdade! Pelas informações dadas do Hospital de Hong Kong, na China, o COVID-19 pode acarretar danos permanentes. Esses danos são referentes à capacidade pulmonar, como publicado no South China Morning Post.

No entanto, também é observado que não são todos os pacientes que possuem a função pulmonar comprometida. Estes, que possuem, podem se sentir ofegantes em uma caminhada mais rápida, por exemplo, mas nada que comprometa a saúde.

7. O vírus pode ser transmitido por encomendas vindas da China?

Mito! Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o recebimento de encomendas vindas da China não é uma questão a se preocupar, já que o vírus não sobrevive longos períodos fora do corpo humano.

8. O Coronavírus é um vírus criado em laboratório?

Mito! Pesquisadores dos Estados Unidos, Reino Unido e Austrália constataram, por meio de mapeamento do código genético do vírus, que o genoma se desenvolveu por seleção natural. 

A pesquisa está publicada na Nature Medicine e explica como foi realizado o mapeamento e a constatação de que o vírus não foi criado ou alterado em laboratório.

O que Fazer se o Colaborador Apresentar Sintomas de COVID-19?

Se o colaborador da sua empresa apresentar os sintomas de COVID-19, será necessário que as orientações corretas sejam dadas à ele, respeitando, também, as recomendações oficiais.

Se a sua companhia segue ativa no mercado e com a equipe trabalhando de forma presencial, será necessário manter uma excelente limpeza do ambiente e considerar a implementação do home office, ou seja, permitir que os colaboradores trabalhem em casa.

Inclusive, o Governo do Estado de São Paulo publicou em seu site as 5 orientações a seguir:

1. Implementação de Novos Hábitos no Trabalho

Orientar os colaboradores a sempre higienizar as mãos e cobrir a boca com o antebraço ao tossir ou espirrar, estimulando essas ações por meio de campanhas internas. Inclusive, fornecer os produtos necessários para a limpeza adequada, como sabão e antissépticos.

Além disso, se houver equipe responsável pela medicina do trabalho ou Gestão de Pessoas, estas devem estar capacitadas para orientar os colaboradores e resolver dúvidas.

2. Cuidado e Preocupação com Colaboradores

Se houver colaboradores que apresentem os sintomas de COVID-19, as orientações imediatas são de entrar em contato pela ouvidoria do SUS do seu estado, buscar auxílio médico urgente e permanecer de quarentena e repouso em casa.

A mesma orientação deve ser providenciada para quaisquer colaboradores com histórico de viagem internacional recente ou contato com pessoas suspeitas e confirmadas de Coronavírus.

coronavírus niduu

Aqui, a empresa deve ser flexível nas políticas de licença médica, não exigindo atestado para que o colaborador justifique sua ausência. Além disso, a companhia deve dar condições para que o indivíduo cuide de sua família.

Por fim, se a suspeita de COVID-19 for confirmada dentro do seu empreendimento, será necessário contatar as autoridades de saúde e respeitar o protocolo apresentado, mas sempre mantendo a identidade do colaborador doente em privado.

3. Adotar Ações de Redução de Impacto

É fundamental que a sua empresa reconheça as áreas que podem ser afetadas com a pandemia e buscar maneiras de reduzir o impacto, como:

  • Dependendo da realidade e segmento da empresa, fornecer condições tecnológicas para que o home office seja utilizado com sucesso, mantendo a sua equipe segura e produtiva;
  • Buscar por fornecedores que se manterão abertos para realizar entregas de mercadorias de qualidade e em segurança.

4. Criar um Bom Planejamento 

É preciso analisar todas as situações e suas variáveis, como, por exemplo, eventos da empresa, que deverão ser remarcados considerando o cenário atual da doença e a sua previsão para o futuro.

Inclusive, é necessário observar as medidas de segurança ao se receber clientes pessoalmente no empreendimento, além de rever políticas de cancelamento quando se é uma empresa que atua no mercado fornecendo atividades, viagens ou eventos.

Reforçando que o planejamento deve possuir, como base, as recomendações de saúde indicadas para combater o contágio e propagação do Coronavírus.

5. Atentar-se ao Mercado 

Enquanto cientistas realizam a pesquisa do Coronavírus e sua cura, é um momento interessante para empreendimentos focarem em melhorias para a realização do trabalho de forma remota, como:

  • Avaliar políticas de home office;
  • Buscar pela melhor infraestrutura tecnológica para a realização do home office, como ferramentas que os colaboradores precisam usar e aplicativos para se manterem conectados em equipe;
  • Realizar o planejamento descrito acima, garantindo um plano de ação eficiente para a empresa.

Portanto, se o seu colaborador apresentar sintomas de COVID-19 ou testar positivo para o vírus, é imprescindível direcioná-lo à auxílio médico e isolamento, além de solicitar aos colaboradores que tiveram contato com o infectado se manterem em quarentena também.

Com as ações descritas acima, é possível implementar o trabalho remoto e prevenir o contágio do Coronavírus na sua empresa.

Coronavírus e Trabalho Home Office

Com o Coronavírus se alastrando pelo país, uma das indicações é que o trabalho seja utilizado de forma remota, ou seja, home office, se for possível. Essa é uma recomendação de proteção que abrange tanto os clientes do negócio, quanto os colaboradores e suas famílias.

Dessa forma, cada membro da equipe permanece em quarentena e executando o seu trabalho em casa, sem que haja a necessidade de exposição à terceiros que possam apresentar sintomas o COVID-19 ou carregar o vírus consigo de forma assintomática ou em incubação.

No entanto, muitas empresas ainda sentem receio de implementar o home office. Isso acontece por alguns motivos:

  • Comprometimento da produtividade e Gestão de Tempo do colaborador por estar no conforto de sua casa e sem supervisão;
  • Falta de ferramentas necessárias para que o trabalho seja executado como deveria;
  • Impossibilidade de reunir a equipe para executar trabalho em time e reuniões;
  • Não acreditar ser possível a implementação de trabalho remoto com resultados positivos;
  • Acreditar que deixará tudo nas mãos do próprio colaborador.

Agora você será capaz de compreender como as argumentações citadas acima são apenas crenças e que o trabalho remoto, além de ser uma medida de prevenção do Coronavírus, é sim possível!

Gestão de Tempo e Produtividade para Home Office

A Gestão de Tempo e Produtividade andam lado a lado quando se trata de home office. Abaixo estão 6 dicas úteis para que o trabalho remoto seja realizado com eficiência e sucesso.

coronavírus niduu

1. Respeitar os Horários de Trabalho

Mesmo em home office no período da quarentena, é necessário que a rotina de trabalho seja respeitada. Portanto, os colaboradores devem cumprir a mesma jornada de trabalho que tinham quando estavam na empresa.

Logo, é importante incentivar os membros da equipe a começarem as tarefas da companhia e finalizá-las no mesmo horário comercial do empreendimento. Assim como o horário de almoço ou jantar.

2. Limitar Redes Sociais

É tentador para os colaboradores, mas é fundamental que eles compreendam que acessar constantemente as redes sociais ou quaisquer outras redes que não sejam voltadas sobre o trabalho da empresa pode causar a falta de foco nas atividades home office e comprometer os resultados do negócio.

Sendo assim, é importante que a empresa não proíba o acesso completamente, já que isso poderia causar o descontentamento dos colaboradores e incentivá-los, de forma indireta, a verificar as redes sociais de forma escondida, passando mais tempo do que deveriam.

Uma dica é limitar o acesso. Manter um canal de comunicação com as equipes em trabalho remoto e o líder reforçar, sempre que possível, a seguinte frase: “Não há problema em verificar as redes sociais, mas o foco precisa ser o trabalho!”.

3. Possuir uma Organização de Tarefas

Assim como no trabalho, será preciso que as tarefas e atividades sejam bem definidas e realizadas no prazo proposto. O colaborador pode criar uma agenda diária das atividades que devem ser executadas, com horários de início e finalização de cada tarefa.

Inclusive, uma boa opção é utilizar notas autoadesivas para lembretes.

4. Local Adequado para Home Office

Para auxiliar no foco, na melhor Gestão de Tempo e produtividade, escolher um local da casa que seja bem iluminado e silencioso é imprescindível. 

Inclusive, seus colaboradores devem evitar trabalhar na cama, no quarto, no sofá ou quaisquer outros lugares que os coloquem em suas zonas de conforto e possuam distrações.

5. Saber Separar Atividades

Essa separação se refere a saber diferenciar as atividades pessoais das profissionais. Sendo assim, as questões pessoais não podem intervir na jornada de trabalho no home office.

Porém, é possível oferecer aos seus colaboradores a flexibilidade de horário. Por exemplo, se ele precisar realizar alguma atividade pessoal importante no dia, ele pode começar trabalhando mais cedo ou estender a jornada de trabalho até mais tarde.

Isso deve ser acordado anteriormente entre as partes e é uma questão que também se encaixa no tópico de “Organização de Tarefas”, visto que a atividade pessoal do colaborador deve ser previamente planejada.

6. Utilizar Roupas Formais

Se os seus colaboradores não possuem o costume de trabalhar remotamente, os incentive a realizar a mesma rotina de antes de irem para a empresa. Inclusive, vestindo as mesmas roupas que usam para ir ao trabalho.

Isso auxilia equipes a manterem o foco nas atividades, reconhecendo que o trabalho está sendo realizado para a empresa, devendo haver comprometimento e disciplina, assim como é pedido no local de trabalho.

Ferramentas de Trabalho Necessárias para Home Office

Para que o trabalho home office seja utilizado com eficiência, será preciso que a empresa autorize o colaborador a levar os materiais necessários da empresa para sua casa. Isso pode incluir documentos, instrumentos de trabalho e até o próprio computador.

Com isso, cada membro do time estará equipado com o que precisa para desenvolver o seu serviço de forma remota.

coronavírus niduu

No mais, algumas ferramentas online de otimização podem auxiliar os colaboradores e se manterem com um bom desempenho de trabalho e organização, como o Canva, que lançou um Guia sobre Produtividade, ou o Trello, onde os próprios gestores também podem acompanhar as tarefas e atividades de cada membro da equipe, indicando o que deve ser dado como prioridade e enviando feedbacks.

VPN: Monitorando Atividades de Colaboradores Home Office

Se a sua empresa quer acompanhar a jornada de trabalho de todos os colaboradores que estão home office, é aconselhável a utilização de uma Rede Privada Virtual (VPN).

A VPN possibilita que os colaboradores se conectem aos servidores da empresa, dando a chance, aos gestores e líderes, de realizar o monitoramento de tráfego e acesso de cada membro da equipe de forma segura, isso graças a criptografia de informações e a camuflagem de um IP diferenciado.

Por meio deste monitoramento, é possível observar as atividades dos colaboradores e, dessa forma, impedir o acesso à determinados sites/plataformas que possam tirar a atenção das tarefas da empresa, focando no que é necessário para que o trabalho remoto seja executado com qualidade.

Empresas que possuem servidores locais, podem configurar através de uma VPN, rotas para acesso aos arquivos ou ambientes de desenvolvimento, homologação e produção, centralizando e facilitando a comunicação de colaboradores remotos.

Uma VPN aconselhável para home office é a Open VPN, mas é possível encontrar Redes Privadas Virtuais gratuitas, como:

  • Hotspot SHield Free VPN
  • TunnelBear
  • Windscribe

Dessa forma, sua companhia terá a segurança de que o trabalho home office está sendo desenvolvido como o esperado e os colaboradores estão comprometidos em entregar resultados.

Trabalho em Equipe no Home Office é Possível?

Se uma das preocupações do seu empreendimento é a dificuldade em realizar trabalhos em equipe, onde todos se mantêm conectados, saiba que no home office isso também é possível e, inclusive, atualmente mais seguro!

Para isso, existem várias ferramentas e sites que podem auxiliar os gestores e líderes a se manterem em constante contato com a equipe. Conheça 3 delas a seguir:

  • Skype - na versão para navegador, basta criar uma sala de videoconferências e enviar o link para os colaboradores, podendo haver até 50 participantes.
  • Google Hangout - aqui, basta que o gestor ou líder baixe o aplicativo para criar a videoconferência, que comporta até 10 participantes, e enviar o link para os colaboradores.
  • Zoom Meeting - esta ferramenta, diferente das outras, pode suportar até 500 participantes e 10 mil espectadores, podendo ser acessada por meio de um link também.

Portanto, agora você e a empresa sabem que é possível realizar trabalhos em equipe mesmo de forma remota!

Filhos e Trabalho Home Office: O que Fazer?

As escolas suspenderam suas aulas para evitar a propagação do Coronavírus entre os mais jovens e o resto da população. No entanto, não é simples mover o trabalho para home office e precisar buscar maneiras de entreter os filhos, que exigem atenção a todo momento.

3 dicas serão dadas abaixo para que essa dinâmica dê certo:

1. Converse Muito com seus Filhos

Em primeiro lugar, a comunicação deve existir entre pais e filhos. Portanto, será preciso sentar com as crianças e explicar o motivo da mamãe e do papai estarem trabalhando em casa por este período.

coronavírus niduu

Com um espaço para o home office definido e organizado, mostre para as crianças o serviço que será desenvolvido e como você precisa dar atenção especial para o trabalho remoto.

Inclusive, se achar necessário, peça aos seus filhos que não haja interrupções enquanto você estiver neste local de trabalho em casa.

Apesar de toda a explicação, crianças sempre serão crianças e será necessário ter paciência para falar mais de uma vez como o home office funciona e o motivo dos pais não conseguirem dar toda a atenção para eles nesse momento. 

Portanto, sempre que possível, reforce a explicação, mas sempre os lembre que vocês os amam e que logo estarão passando um tempo juntos.

2. Prepare Atividades

Para trabalhar em casa e, ao mesmo tempo, ficar com as crianças, um bom planejamento é exigido. No caso, criar um roteiro de atividades diárias é uma excelente ideia para conseguir entreter as crianças ao mesmo tempo em que se desenvolve o serviço remoto.

Neste roteiro, é possível de se incluir:

  • Pintura de dedo;
  • Ouvir histórias online;
  • Fazer uma cabana com cobertores e cadeiras;
  • Brincar com fantoches de meias e criar um teatro para apresentar depois para a família;
  • Decorar biscoitos prontos com pasta de açúcar colorida;
  • Fazer vídeos para a “internet”;
  • Participar de uma caça ao tesouro;
  • Encher baldes com bexigas de água e ir brincar no quintal;
  • Montar um quebra-cabeça;
  • Brincar com lego ou outros brinquedos de construção;
  • Escrever cartas para os avós ou amigos da escola e muito mais!

O importante é criar uma rotina de atividades com brincadeiras lúdicas, as quais os seus filhos brincam aprendendo, visto que o tempo de quarentena é indeterminado. 

Inclusive, se a escola continuar mandando tarefas para serem desenvolvidas em casa, essa é uma excelente maneira de entreter as crianças e continuar o aprendizado do colégio.

3. Renda-se a Netflix ou ao YouTube Kids!

Você sente que o seu corpo e mente estão sobrecarregados e, apesar de ainda ter uma boa jornada de trabalho pela frente, suas crianças estão exigindo muito atenção? 

Infelizmente pedir auxílio para os avós não é mais uma opção, visto que eles podem se encaixar em grupo de risco do COVID-19. Portanto, por que não se render à Netflix ou ao YouTube Kids?

Ambas as plataformas possuem categorias infantis e que podem entreter os pequenos.

Netflix

Na Netflix, por exemplo, você pode encontrar desenhos como:

  • Daniel Tigre - retrata um pequeno tigre que, com os amigos, gostam de se aventurar. No entanto, nem todas as aventuras saem como gostariam e o grupo busca sempre ver o lado positivo das situações.
  • Doutora Brinquedos - esse desenho gira em torno da imaginação de uma criança que sonha em se tornar médica e que, durante as suas brincadeiras, ela interage com brinquedos e os ajuda a se sentirem melhor.
  • Como Treinar o seu Dragão - a série dá continuidade à história do filme, descobrindo novos dragões e sempre apoiando os amigos.
  • Vera e o Reino do Arco Íris - aqui, Vera é a protagonista principal e tem, como amigo, um gato falante. Os dois estão sempre em novas aventuras, ajudando os amigos com seus poderes mágicos e empatia.
  • Spirit - esse desenho, além de retratar Spirit, um cavalo, mostra muitas aventuras, descobrimentos e amizades de Lucky, sua dona.

YouTube Kids

Por outro lado, no YouTube Kids você poderá encontrar:

  • PJ Masks - um trio de amigos que se reúnem para enfrentar o mal durante a noite.
  • Turma da Mônica - um compilado de episódios da própria Turma da Mônica e seus ensinamentos.
  • Larva - uma série que retrata duas larvas amigas. Não há diálogo entre elas e as crianças ficam entretidas apenas pelas expressões e interações que há no desenho.
  • Palavra Cantada - clipes musicais que diverte crianças e as ensina sobre a cultura brasileira.
  • Galinha Pintadinha - aqui, são vários clipes musicais que retratam as aventuras e vida da Galinha Pintadinha.

Uma grande vantagem do YouTube Kids é que os pais podem decidir quais serão os canais que os filhos estarão autorizados a assistir, bloqueando o que não agrada a família. 

Qual o Papel da Empresa no Home Office?

O papel da empresa no home office é reconhecer que a sua implementação se faz necessária durante a pandemia do Coronavírus. Portanto, os gestores e líderes devem ser preparados para que a adoção do trabalho remoto seja realizado com eficiência.

coronavírus niduu

O home office já vem sendo adotado por algumas empresas e mostra resultados. Conheça 3 empreendimentos com trabalhadores que prestam serviços para a empresa de forma remota a seguir.

1. Philiphs

Na Philiphs há 4 formas de jornadas de trabalho:

  • 15% dos colaboradores fixos no escritório;
  • Outra porcentagem trabalha fora do escritório em 1 dia da semana;
  • Cerca de 800 colaboradores trabalham, sempre que possível, home office;
  • Outros 150 colaboradores são considerados “full mobile”.

Além disso, a implementação das modalidades de jornada só foram possíveis graças a acordos que foram realizados com a justiça, tudo de forma legal.

2. Ticket 

A Ticket aposta no home office desde 2000, quando buscavam abrir novas filiais para não perder mercado para a concorrência, mas a premissa de redução de custos não se encaixava na ideia de ganhar o mercado. 

Logo, a ideia de contratar trabalhadores de forma remota surgiu. A equipe inicial era composta de 150 pessoas, as quais foram capazes de aumentar a receita de vendas em 40% e economizar 3,5 milhões por mês, segundo a declaração dada ao Exame.

Com tais resultados, a empresa passou a montar o escritório do colaborador em casa, incluindo a mesa e cadeira, o telefone, computador e reembolsando os custos da energia mensal.

Porém, se o colaborador já possui os equipamentos, a companhia oferece um valor para que adaptações necessárias sejam feitas no ambiente do home office.

3. Gol Linhas Aéreas

Sobre a Gol, a empresa realiza contratações remotas para realizar uma jornada de trabalho de 6 horas diárias na função de monitoria do portal da empresa e no atendimento ao cliente via telefone.

Agora, quando se trata de companhias que adotaram o trabalho remoto atualmente, por conta do Coronavírus, podemos citar as 3 seguintes.

4. Google

O Google enviou um comunicado para que 100 mil colaboradores passassem a executar suas funções em home office. Para aqueles que não poderiam ter suas atividades realizadas de forma remota, a empresa informou que os receberiam no escritório.

Além disso, as entrevistas de emprego também passaram a ser por videoconferência.

5. Apple

A Apple, por sua vez, tem adotado acordos flexíveis para o home office. 

Assim como o Google, quem puder realizar as funções de forma remota, que por favor, permaneçam em casa. Os que não podem, a empresa os receberá. No entanto, havendo orientações de maximização de espaço interpessoal entre os colaboradores.

Além disso, o coordenador da Apple, Tim Cook, ressaltou que a saúde pessoal e dos familiares de colaboradores é importante para a empresa, que está tomando políticas para acomodar todos na atual circunstância. 

6. Twitter

Por fim, o Twitter implementou uma medida obrigatória de mover todos os colaboradores fixos em escritórios para o home office. 

Para auxiliar o trabalho remoto, a empresa equipou as casas dos colaboradores com itens de escritórios, além dos necessários para realizarem suas funções. 

Inclusive, quaisquer membros da equipe do Twitter que tiveram despesas com a configuração do escritório, receberão o reembolso.

Além de tudo isso, a companhia ainda disponibilizou um guia para que a implementação do home office fosse eficaz, com colaboradores produtivos e o andamento da empresa normal.

O Papel do RH e do Líder na Implementação do Home Office

Como o Departamento de Recursos Humanos é o responsável pela Gestão de Pessoas, como os gestores, é aqui que deve partir a decisão de implementar o home office para os colaboradores. 

Lembrando que esta é uma medida de prevenção necessária contra o Coronavírus.

Portanto, a melhor maneira de comunicar que o trabalho ocorrerá de forma remota é enviar um e-mail, mensagem via WhatsApp ou transmissão ao vivo via web conferência para todos os colaboradores, evitando que haja reuniões desnecessárias.

No mesmo dia que a comunicação for feita, o colaborador pode organizar seus equipamentos e ferramentas de trabalho para levar para casa, dando continuidade nas atividades da empresa de forma remota no dia seguinte e seguindo todas as dicas que foram dadas aqui.

Também deve ser função do RH o desenvolvimento de um guia de auxílio para a melhor adaptação remota de trabalho aos colaboradores. Aqui entra o papel do líder, de realizar o acompanhamento da implementação e dar suporte aos membros da equipe.

Coronavírus: O Treinamento Home Office da Niduu como Prevenção aos seus Colaboradores

A Niduu é uma empresa de treinamento corporativo mobile e em formato microlearning, facilitando na fixação do aprendizado para o seu colaborador, além de trazer diversos resultados positivos para o seu negócio e possibilitando que você monitore o aperfeiçoamento de cada membro da equipe.

Inclusive, o mobile learning entrega o conteúdo totalmente online para todos os colaboradores que estão passando pelo desenvolvimento e melhoria.

Sendo assim, não haverá necessidade de realizar reuniões presenciais para o treinamento, garantindo a sua saúde, a dos membros da sua equipe e de seus familiares!

Agora a Niduu está disponibilizando 2 cursos incríveis, gratuitos e necessários no cenário atual do país, em que se enfrenta a pandemia de Coronavírus, para os seus colaboradores. Basta clicar aqui e fazer parte do treinamento contra o COVID-19!

Fonte: Niduu - Disseminando Conhecimento.

Niduu Somos uma startup de Educação Corporativa com uma solução que consegue treinar todos os colaboradores de qualquer nível de forma contínua, dinâmica e efetiva com base na Microlearning, Mobile Learning e Gamificação.

Comentar
Compartilhar