Como Criar uma Cultura de Aprendizagem na Minha Empresa?

Para as empresas descobrirem como criar uma cultura de aprendizagem contínua entre os colaboradores, é preciso compreender seus benefícios e planejar ações que estimulem a sua prática. Você imagina quais são?

Como apresentado pela World Economic Forum, 35% das habilidades que eram consideradas essenciais há cinco anos começaram a mudar a partir da 4ª revolução industrial.

Portanto, com o avanço da tecnologia, muitas empresas tem se sentido pressionadas a buscar colaboradores capacitados àde acordo com as exigências atuais do mercado. Estes profissionais, por sua vez, buscam flexibilidade no ambiente corporativo.

A boa notícia é que é possível agradar e beneficiar ambas as partes!

3 Motivos para incentivar a cultura de aprendizagem contínua entre os colaboradores

A cultura de aprendizagem beneficia tanto a empresa quanto os colaboradores em termos de otimização de processo, desenvolvimento do capital humano e retenção de talentos. Portanto, conheça os motivos principais para incentivar a sua implementação abaixo.

Motivo #1: promove o engajamento sustentável 

O engajamento sustentável é resultado da cultura de aprendizagem e da cultura organizacional do negócio.

Para promover esse engajamento, é preciso colocar em prática ações capazes de treinar os colaboradores, otimizar a comunicação entre equipes e ter líderes e gestores que inspiram.

Essas são algumas das ações usadas para estimular a cultura de aprendizagem, então, o engajamento sustentável é o primeiro motivo para adotar essa cultura.

Um outro benefício atrelado ao engajamento dos colaboradores é a chance de reduzir o turnover da empresa porque eles se sentem parte do time e veem que a empresa está investindo neles.

Motivo #2: incentiva a resolução de problemas

Quando há um treinamento corporativo para equipes, os colaboradores estendem seus conhecimentos e se tornam preparados para lidar com as questões do negócio, tanto cenários rotineiros quanto situações que merecem atenção imediata.

A mesma coisa acontece quando há uma cultura de aprendizagem na empresa, mas a diferença é que os profissionais buscam se desenvolver de maneira voluntária, o que é benéfico ao capital humano do negócio.

Motivo #3: se alinha à era tecnológica

A cultura de aprendizagem contínua é uma vantagem para as empresas acompanharem os avanços corporativos no mercado. 

Hoje, há um conjunto de habilidades do futuro exigido para os colaboradores:

  • Flexibilidade cognitiva -  ampliar o modo de pensar e trazer soluções fora da caixa para questões complexas do negócio;
  • Habilidades interpessoais - saber conversar, se colocar no lugar do outro e cultivar uma conexão com a equipe;
  • Gestão de pessoas - ter a destreza de gerenciar diversos grupos de pessoas, independente de suas diferenças, e direcioná-los para o sucesso;
  • Autonomia - saber interpretar informações e dados, conseguindo tomar decisões importantes para o negócio sozinhos;
  • Habilidades digitais - ter o conhecimento necessário para trabalhar de maneira remota.

Assim, empresas que têm profissionais que atualizam constantemente suas habilidades e competências estão sempre liderando o mercado.

8 Ações que criam uma cultura de aprendizagem contínua na empresa 

Agora, para empresas que querem saber como criar uma cultura de aprendizagem entre os colaboradores, aqui estão algumas ações que devem ser colocadas em prática no negócio.

Ação 1#: valorizar a cultura de aprendizagem

O primeiro passo para saber como criar uma cultura de aprendizagem contínua na empresa é valorizar o aprendizado e incentivá-lo nas equipes.

Sendo assim, os líderes e gestores devem demonstrar apoio à implementação, mostrando que o conhecimento é o valor central da cultura da empresa e que deve ser adotada entre todos os colaboradores.

Enquanto os profissionais absorvem isso, é preciso disponibilizar os recursos para estudo e suporte, por exemplo:

cultura de aprendizagem para empresas

Ação 2#: desenvolver planos de aprendizagem personalizados

Os planos de aprendizagem podem ser personalizados para cada colaborador, abordando suas dificuldades e suprindo as necessidades de treinamento para que desenvolvam habilidades e possam crescer constantemente na empresa.

Como cada colaborador tem seu próprio plano, se sentem mais engajados com a jornada de aprendizagem e mais motivados para alcançar as metas de ensino.

Lembre-se que a cultura de aprendizagem não é sobre concluir uma capacitação, mas sim investir no conhecimento dos colaboradores para, mais tarde, a empresa colher os frutos.

Ação 3#: disponibilizar mentorias individuais de carreira

Você sabia que a mentoria profissional é uma das principais ferramentas de motivação, inclusive para colaboradores? 

Ao disponibilizar mentorias individuais para os profissionais, eles descobrem como adotar a aprendizagem autodirigida e quais caminhos devem trilhar para alcançar suas metas dentro da empresa.

Ação 4#: solicitar que os líderes e gestores sejam o exemplo

Os líderes e gestores das equipes tem uma posição de influência na empresa. Logo, devem ser exemplo aos colaboradores.

Quando os superiores estão engajados com o próprio aprendizado, as equipes tendem a seguir estes passos, então é indicado que líderes e gestores disseminem a ideia de ensino autodirigido ao time.

Além de disponibilizar recursos, como já dito há alguns tópicos anteriores, também é possível:

cultura de aprendizagem

Tudo isso é observado pelos colaboradores e, com o tempo, adotado naturalmente pela equipe.

Ação 5#: recompensar os participantes da cultura de aprendizagem

A gamificação também pode e deve estar presente na hora de incentivar a cultura de aprendizagem contínua. 

Portanto, pensar em um sistema de recompensas como forma de motivação para os colaboradores adotarem a cultura de aprendizagem contínua é uma excelente ideia. 

Inclusive, é possível determinar quais serão as premiações certas para cada profissional, de maneira individual, através dos arquétipos de Bartle

cultura de aprendizagem para colaboradores

Ação 6#: fornecer um ambiente de aprendizado acessível

Para empresas que optam por contratar uma solução em treinamento corporativo para disseminar conhecimento e prestar suporte aos colaboradores, indicamos que escolha por uma plataforma simples e acessível, como é o caso da Niduu.

Sendo assim, os colaboradores ganham os seguintes benefícios com a Niduu:

  • Treinamentos gamificados - as capacitações são criadas a partir das lacunas de conhecimento dos profissionais, além de serem gamificados para otimizar o engajamento e os resultados finais para a empresa;
  • Conhecimento por microlearning - as atividades são rápidas, durando cerca de 8 a 10 minutos, e objetivas, o que auxilia na retenção do ensino porque vai direto ao ponto;
  • Acessibilidade com mobile learning - os colaboradores treinam onde quer que estejam e em qualquer horário que têm disponível porque o conhecimento é disseminado através do próprio celular, com o aplicativo da Niduu.

Inclusive, as atividades podem ser feitas novamente quantas vezes forem necessárias para absorver o ensino, além dos líderes e gestores receberem os relatórios de desempenho de cada colaborador em tempo real.

Ação 7#: incentivar a troca de conhecimento entre colaboradores

Compartilhar o conhecimento e auxiliar outro colaborador com dúvida é uma forma dos profissionais estarem buscando sempre por mais conhecimento, principalmente quando há recompensas envolvidas.

Logo, para incentivar a cultura de aprendizagem, é aconselhável que os gestores e líderes criem um canal de comunicação para os colaboradores estarem em contato constante e, além disso, realizarem a troca de experiências.

Ação 8#: abordar a cultura de aprendizagem durante o processo de recrutamento e seleção

Abordar a cultura de aprendizagem desde o primeiro contato que o candidato tem com a empresa é uma maneira de promover o fit cultural no negócio.

Com isso, as equipes recebem colaboradores que se encaixam com a cultura organizacional da companhia e visam o mesmo propósito da empresa.

Logo, com essa ação, se torna mais simples alinhar a cultura de aprendizagem contínua com todos os profissionais, inclusive com os recém-contratados, os quais indicamos estar na planilha de recrutamento e seleção para haver o controle da integração de novos talentos.

Considerações finais sobre como criar uma cultura de aprendizagem contínua na empresa

A cultura de aprendizagem é excelente para otimizar os processos da empresa, desenvolver os colaboradores de maneira voluntária, reter os talentos, e muito mais, como você pôde descobrir aqui.

Dessa forma, é aconselhável ter suporte de uma solução em treinamento corporativo para iniciar a cultura de aprendizagem no seu negócio, traçando estratégias certeiras de capacitações para os colaboradores.

Agora que você aprendeu como criar uma cultura de aprendizagem contínua e implementá-la a partir das ações citadas acima, chega o momento de colocar em prática, então converse com os especialistas da Niduu e conheça as soluções certas para a sua empresa se beneficiar ao desenvolver colaboradores de alto nível!

Fonte: Niduu - Disseminando Conhecimento.


Comentar
Compartilhar