Engajamento de colaboradores com gamificação: como estimular os talentos e mensurar os impactos?

O engajamento de colaboradores com gamificação torna-se possível através das mecânicas de jogos que são implementadas nos treinamentos corporativos e, para entendê-los, a psicologia explica a seguir.


O engajamento de colaboradores possibilita diversos benefícios às organizações, como reunir uma equipe de alto nível, reter os talentos na empresa e conquistar destaque no mercado devido a um bom employer branding da marca.

Inclusive, esse engajamento alcançado por meio da gamificação também é capaz de combater a rotatividade da companhia, a qual, segundo estudos, custa entre US$ 450 e US$ 500 bilhões todos os anos para as organizações.

Por outro lado, uma pesquisa da Smarp divulgou que quando há uma força de trabalho bastante engajada com os propósitos da empresa, a lucratividade aumenta em 21% e a produtividade em 17%.

No entanto, como a psicologia explica o engajamento de colaboradores com gamificação? Descubra abaixo!

Como a psicologia e o engajamento de colaboradores com gamificação se relacionam?

Afinal, como a psicologia explica o que há na gamificação que faz com que as pessoas queiram continuar os treinamentos corporativos ou quaisquer outras soluções empresariais que envolvam as mecânicas de jogos?

O fato é que o cérebro humano é viciado em doses de dopamina, além de sempre haver a busca de gratificação instantânea. Sendo assim, com a gamificação, alguns neurotransmissores, como a oxitocina, a serotonina e a endorfina, são impulsionados, o que entrega maior satisfação às pessoas e o engajamento na capacitação gamificada.

Agora, em relação à motivação, existem a extrínseca e a intrínseca, as quais são importantes de serem compreendidas para entender como a psicologia age no engajamento de colaboradores com gamificação, veja:

  • Motivação extrínseca: algum fator externo influencia o talento a participar da gamificação;
  • Motivação intrínseca: o talento sente um incentivo genuíno para participar da gamificação, sendo sempre por vontade própria.

Atualmente, o sistema de premiações e recompensas é bastante construído em cima da motivação extrínseca, garantindo que os colaboradores se envolvam com a aprendizagem e agreguem bons resultados para a empresa após finalizarem as capacitações, visto que ainda não são condicionados a se envolverem através da motivação intrínseca.

Portanto, as motivações externas representam um bom incentivo inicial aos talentos, mas não é recomendado usá-lo em excesso. Com o tempo, é melhor que essa motivação se transforme em intrínseca, promovendo a cultura da aprendizagem contínua na organização.

Então como se torna possível estimular o engajamento de colaboradores com gamificação corporativa?

A gamificação pode ser encaixada em diversas soluções empresariais, desde estratégias offline para manter os colaboradores motivados nas atividades do cargo até estratégias online de treinamento corporativo.

O seu funcionamento consiste em implementar as mecânicas de jogos em experiências específicas para que os participantes se sintam estimulados a realizar certos comportamentos. No exemplo de capacitações, completar os módulos de aprendizagem.

Rajat Paharia, autor do livro Loyalty 3.0, aponta que a gamificação é capaz de englobar as seguintes características capazes de engajar os colaboradores em sua proposta:

  • Feedback: os participantes, assim como os gestores e líderes, recebem um feedback imediato sobre as evoluções individuais durante toda a jornada nas capacitações gamificadas;
  • Pontuações: conforme o colaborador completa os módulos de aprendizagem e suas lições, pontos vão sendo acumulados no decorrer dos módulos;
  • Ranqueamento de pontos: os talentos acompanham o seu posicionamento nos treinamentos através de um placar, o qual aponta quem são os melhores colocados;
  • Objetivo: os participantes têm um objetivo claro que precisam atingir, sabendo o que precisam fazer para alcançá-lo;
  • Competições: algumas soluções em educação corporativa, como a Niduu, permitem que haja eventos de competições saudáveis entre os participantes para mantê-los sempre envolvidos com a aprendizagem;
  • Colaborações: os talentos têm a oportunidade de auxiliar colegas que estão tendo dificuldade em algum módulo da capacitação, assim como recebem auxílio de outros participantes quando precisam também;
  • Prêmios e recompensas: no final de cada módulo de aprendizagem ou após concluírem a capacitação, os participantes recebem prêmios e recompensas elaboradas a partir de seu perfil comportamental.

Como consequência, além de estimular comportamentos e motivar os colaboradores, também torna-se possível conquistar outras vantagens competitivas para a organização e seus talentos, como:

  • Promoção da retenção do conhecimento devido a um bom engajamento dos participantes durante a capacitação corporativa; 
  • Possibilidade de driblar a curva do esquecimento e garantir que os colaboradores, de fato, se desenvolvam;
  • Otimização dos resultados do negócio devido ao aumento da performance e produtividade da equipe.

Inclusive, vale ressaltarmos que existem diversas empresas, como a Deloitte, que empregam a gamificação em suas estratégias internas para manter os colaboradores motivados, o que mostra a sua eficiência no engajamento corporativo.

Como realizar a mensuração do impacto da gamificação nas estratégias de engajamento de colaboradores?

Em primeiro lugar, é necessário compreender as necessidades que os colaboradores e a companhia apresentam em relação ao treinamento corporativo gamificado e quais são os objetivos que a empresa busca atingir através dele. 

Dessa maneira, torna-se possível determinar quais são as melhores mecânicas a serem adicionadas à capacitação. Por exemplo, a competição é uma opção para os seus colaboradores? Quais são as premiações e as recompensas para cada talento?

Além disso, é igualmente importante pensar em quais temas abordar os treinamentos corporativos gamificados estando relacionados com as necessidades do setor e da equipe. Por exemplo, se o time de vendas não está conseguindo bater meta, talvez seja interessante proporcionar módulos de aprendizagem que pautem sobre os produtos e serviços da empresa, assim como atendimento ao cliente e técnicas de negociação.

Por fim, após os colaboradores completarem os treinamentos, chega o momento de realizar a mensuração dos resultados por meio dos indicadores de desempenho, os quais podem incluir:

  • Porcentagem de colaboradores que concluíram o treinamento;
  • Satisfação dos participantes da capacitação;
  • Retorno sobre o investimento em treinamento corporativo;
  • Taxa de retenção de novos talentos e de colaboradores antigos;
  • Mensuração da receita de vendas dos colaboradores após o ensino.

Ainda, é possível realizar a mensuração por meio de alguns métodos conhecidos no mercado, como o de modelo de Kirkpatrick, Phillips ROI e avaliações somativas e formativas. O importante é saber qual é o método mais adequado para o seu negócio.

Conclusão

Chegamos ao final de mais um conteúdo e tornou-se possível compreender como a psicologia explica o funcionamento do engajamento de colaboradores, além de descobrir quais são as mecânicas capazes de motivar os seus colaboradores e como mensurar seus impactos.

Agora, para atingir bons resultados de engajamento de colaboradores com gamificação, entre em contato com a Niduu e conheça as soluções mais adequadas de treinamento corporativo para a sua equipe.

Banner da Niduu, plataforma de treinamento corporativo, com um smartphone exibindo uma tela de aplicativo com microlições gamificadas.

Fonte: Niduu - Disseminando Conhecimento.

Niduu Somos uma startup de Educação Corporativa com uma solução que consegue treinar todos os colaboradores de qualquer nível de forma contínua, dinâmica e efetiva com base na Microlearning, Mobile Learning e Gamificação.

Comentar
Compartilhar