Integração: 3 etapas simples para receber um novo talento na equipe

O Processo de Integração de colaboradores é um método que fará com que a sua equipe se torne unida, engajada e receba de braços abertos um novo talento ao time!

Nós da Niduu sabemos que a integração, também conhecida como onboarding, é necessária para conquistar maiores resultados para sua empresa e, pensando nisso, elaboramos esse artigo para explicar à você, etapa por etapa, como uma integração de sucesso é feita.

Ficou interessado? Então acompanhe as etapas do processo de integração para implementar entre os seus colaboradores e não deixe de conhecer as facilidades que a Niduu entrega para você!

Colaborador participando das etapas do processo de integração.

O que é um "Integração de Colaboradores"?

O processo de integração de colaboradores é um conjunto de ações que, com o apoio do líder direto ou do gestor, a equipe integra ao time o talento que foi contratado recentemente.

Esse processo é dividido em etapas que começam antes do primeiro dia de trabalho do recém-contratado e continua sendo estimulado pelos líderes durante um período de tempo para ter certeza que há a completa inclusão do novo membro ao time.

Por que a Integração de Colaboradores é importante para a empresa?

Você sabia que em 2018, empresas brasileiras perderam cerca de R$ 400 bilhões por causa de mau atendimento? Segundo uma pesquisa realizada pela revista Exame, 65% dos consumidores estavam frustrados com a baixa qualidade de atendimento das companhias.

O atendimento precário ao público geralmente ocorre quando:

  • Os seus colaboradores não estão alinhados com a demanda do negócio;
  • Não se sentem valorizados;
  • Não conhecem a cultura organizacional da empresa;
  • Não se enxergam como uma equipe.

A partir do momento que você reconhece que seus profissionais precisam de um treinamento para estar de acordo com as necessidades da sua companhia desde o seu primeiro dia, trabalhando como uma equipe e proporcionando um atendimento de qualidade aos clientes, sua empresa tem oportunidade de ir contra a estatística levantada em 2018 pela Exame.

Planilha pronta de levantamento de necessidades na educação corporativa. Material gratuito. Baixar. Fazer download.

Colocando o processo de Integração em Ação

O processo de integração começa quando o colaborador é aprovado no recrutamento e seleção e termina quando sua incorporação na equipe é dada de fato. Para compreender como o onboarding acontece e implementar na sua empresa, explicaremos cada etapa.

Etapa 1: Kit de Boas-Vindas da Empresa e Conteúdos de Valor

É importante que a integração dê início antes do primeiro dia de trabalho do recém-contratado pelos seguintes motivos:

  • O novo colaborador se sente reconhecido como parte da equipe;
  • Não haverá excesso de informações para serem absorvidas no primeiro dia de trabalho, evitando pressão e estresse desnecessários;
  • O profissional se sentirá seguro e motivado à começar suas atividades com uma nova equipe.

Se sua empresa não adotou o kit de boas-vindas, aconselhamos considerar sobre. Nesse kit pode haver:

  • O uniforme dos colaboradores;
  • Um crachá de identificação com o nome do novo talento;
  • Caneta e caderno com o logo da empresa.

Exemplo de kit de boas vindas

Agora sobre os conteúdos de valor que devem ser disponibilizados antes do primeiro dia, esses são documentos importantes sobre a companhia que os profissionais devem ter acesso, como:

  • Valor, missão e visão;
  • Cultura organizacional;
  • Normas e diretrizes.

Dessa forma o recém-contratado inicia as atividades tendo um conhecimento inicial sobre a sua empresa. 

Esses conteúdos podem ser disponibilizados em uma das soluções de negócios da Niduu, a Plataforma Creator, onde você consegue adicionar os documentos e materiais importantes da sua companhia e distribuir entre os colaboradores de forma online.

Checklist de integração de colaboradores

Etapa 2: Apresentação da Empresa, do Líder de Setor e da Equipe

Peça ao novo talento se dirigir ao departamento de RH assim que chegar na empresa em seu primeiro dia. Dessa forma você poderá retirar as dúvidas que podem surgir com os conteúdos que ele recebeu inicialmente e dar início à próxima etapa de integração.

Apresente ao recém-contratado o líder do setor que ele trabalhará e solicite à este líder que mostre as instalações da companhia, as atividades do cargo e, no final, realize a apresentação dos colaboradores do time que ele fará parte.

Indicamos que alguns dias antes informe a esses profissionais que um novo membro chegará na empresa, assim você estará preparando a equipe para receber o integrante e eles ficarão animados para a recepção.

Etapa 3: Promover a Integração Contínua

Após as etapas anteriores serem realizadas com eficiência, chega o momento de promover a integração contínua, que consiste em:

  • Planejar momentos de descontração para os colaboradores relaxarem e interagirem entre si, como coffee breaks, happy hours ou atividades de interesse em comum;
  • Implementar o buddy up, onde um membro mais antigo é designado para auxiliar o novo talento em suas dúvidas ou dificuldades do cargo;
  • Analisar os indicadores de desempenho para identificar possíveis brechas de conhecimento que precisam ser aperfeiçoadas.

Lembre-se que o processo de integração termina quando o talento está totalmente incorporado à equipe.

Conheça os Benefícios de um Processo de Integração Bem Feito

Existem benefícios que surgem quando um processo de integração simples e bem feito é realizado. O que é conquistado são vantagens competitivas que são de grande valor à sua empresa:

  • União da Equipe e Clima Organizacional - uma integração de qualidade promove a união da equipe e o clima organizacional é aprimorado, conquistando colaboradores de alto nível.
  • Produtividade e Engajamento - a produtividade e o engajamento surgem quando seus profissionais se sentem valorizados e reconhecidos em seus cargos, o que é ressaltado durante as capacitações e a integração dos colaboradores.
  • Qualidade no Atendimento e Positivação de Clientes - com uma equipe unida, engajada e um clima organizacional bem estabelecido, a qualidade no atendimento se torna consequência, assim como a positivação de clientes.

Para você adotar um processo de integração simples e que abrace o novo talento de forma efetiva, entre em contato com a Niduu e conheça mais sobre os treinamentos para sua equipe, assim como a Plataforma Creator, que possibilita que você dissemine a cultura da sua empresa online pelo celular e os profissionais podem acessar em qualquer hora e lugar!

Saiba como gamificar o onboarding da sua empresa.

Fonte: Niduu - Disseminando Conhecimento.

Niduu Somos uma startup de Educação Corporativa com uma solução que consegue treinar todos os colaboradores de qualquer nível de forma contínua, dinâmica e efetiva com base na Microlearning, Mobile Learning e Gamificação.

Comentar
Compartilhar