Como implementar a gamificação para engajamento nas empresas?

Uma excelente ferramenta para motivar os colaboradores é a gamificação para engajamento nas empresas, então se você quer saber como ela funciona e como é possível colocá-la em prática na sua organização, acompanhe esse conteúdo.


O engajamento e satisfação dos colaboradores em suas respectivas empresas é o que determina a eficiência das atividades propostas pela organização, como em treinamentos corporativos e dinâmicas de grupo para integração de novos talentos.

Porém, estimular esse envolvimento dos colaboradores com a empresa não é tão simples quanto parece, é preciso proporcionar um diferencial no ambiente de trabalho para atrair a atenção dos profissionais e engajá-los nas metas da empresa, e é por esse motivo que a gamificação surge.

Afinal, o que é gamificação e como ela se aplica no contexto empresarial?

A gamificação é uma prática de engajamento corporativo que faz uso das mecânicas de jogos para estimular os colaboradores a se desenvolverem durante os treinamentos da empresa ou em atividades que a organização propõe para sua evolução pessoal e profissional.

Os elementos básicos de uma estratégia gamificada para colaboradores envolve:

  • Personalização: as estratégias são personalizadas de acordo com o perfil comportamental de cada participante;
  • Regras: as regras são claras para que os colaboradores recebam o direcionamento correto sobre o desenvolvimento de suas competências;
  • Objetivos: o objetivo é preciso para que os participantes tenham ciência do motivo de estarem se capacitando e sobre o que devem atingir para completar a capacitação;
  • Pontuação: os pontos tornam possível os colaboradores avançarem no treinamento e sentirem seu progresso até atingir o objetivo;
  • Recompensas: o esforço que cada participante coloca na gamificação vale recompensas, principalmente para os que se sobressaíram. 

Em empresas, a gamificação é comumente disponibilizada por meio de uma plataforma de aprendizagem online que prepara e capacita os colaboradores, otimizando o capital humano da sua empresa e conquistando resultados reais para o seu negócio.

Porém, a gamificação não é presente apenas em treinamentos corporativos, ela também é uma prática bastante utilizada em onboarding de novos talentos e uma solução que alavanca os indicadores de produtividade das equipes ao acompanhar e mensurar seus resultados.

Conheça os 5 benefícios de implementar a gamificação na sua organização

Agora que você sabe o que é gamificação e como ela se aplica no contexto empresarial, vejamos quais são os cinco principais benefícios que ela agrega para as organizações e saiba como ela auxilia sua companhia a atingir melhores resultados no mercado.

Benefício #1: maior eficiência nos treinamentos corporativos de colaboradores

A capacitação dos colaboradores é fundamental para destacar a empresa no mercado, no entanto, os treinamentos tradicionais vêm se tornando obsoletos por não estimularem a retenção de conhecimento dos participantes e gerarem altos custos para as organizações.

Por outro lado, os treinamentos corporativos gamificados surgiram para suprir essas lacunas, proporcionando uma capacitação eficiente e engajante para os colaboradores por meio de trilhas de conhecimento, pontuações e recompensas, níveis de dificuldade e muito mais.

Essas características de uma capacitação gamificada estimulando a retenção do ensino e permitindo que se desenvolvam por meio de módulos rápidos de conhecimento em qualquer horário e lugar que estiverem.

Benefício #2: possibilidade de coletar feedbacks instantâneos dos participantes

Para todas as organizações, é bastante recomendado que haja uma cultura de feedback bem estruturada no negócio e, uma vez que a gamificação é implementada na empresa, a coleta de feedbacks é instantânea por acontecer de maneira automática.

Logo, se torna possível acompanhar o desenvolvimento dos participantes da gamificação em tempo real, observando suas conquistas, superações e evoluções e outras características a todo instante. 

Esse mesmo acompanhamento pode ser utilizado para ver suas dificuldades e pontos que merecem maior atenção, por exemplo, em treinamentos corporativos, abrindo a oportunidade de fazer um reforço de aprendizagem para garantir a qualidade de ensino.

Benefício #3: melhora no direcionamento comportamental dos profissionais

O direcionamento comportamental dos colaboradores é um ponto importante a ser pautado nas organizações porque os talentos precisam suprir as lacunas da equipe e, também, da própria companhia.

Veja bem, nos jogos, os níveis subsequentes só podem ser desbloqueados quando o jogador completar as missões. No mundo corporativo acontece a mesma coisa, se o colaborador não consegue atingir as próprias metas, como o aperfeiçoamento de alguma lacuna de conhecimento, não há evolução profissional.

Logo, fazer uso da gamificação nas organizações é uma opção interessante para mostrar que o direcionamento comportamental e o desenvolvimento profissional e pessoal dos talentos é imprescindível, tanto para a empresa quanto para eles mesmos.

Benefício #4: estímulo à proximidade com as novas gerações do mercado

Atualmente, os millennials ocupam uma parcela significativa de profissionais ativos no mercado de trabalho, então é preciso que as organizações saibam conversar e se conectar com estes talentos.

A gamificação surge nesse contexto para entregar interatividade e desafios no momento de se desenvolverem e aperfeiçoarem como pessoas e profissionais por meio de princípios provenientes de uma atividade que grande parte dessa geração cresceu fazendo: jogar videogame.

Inclusive, vale ressaltarmos que uma pesquisa feita pela NDP Group mostra que 82% dos brasileiros com faixa etária entre 13 e 59 anos gostam de jogos eletrônicos, o que aponta o grande envolvimento que as mecânicas de jogos são capazes de promover nas pessoas.

Benefício #5: desenvolvimento e aprimoramento de habilidades técnicas e comportamentais

A gamificação é uma excelente ferramenta a ser alinhada com os treinamentos corporativos para desenvolver diversas habilidades técnicas e comportamentais fundamentais para as organizações, como:

  • Conhecimento sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD);
  • Comunicação interpessoal;
  • Cooperativismo;
  • Softwares e programas específicos;
  • Poder de negociação;
  • Inteligência emocional;
  • Gestão de pessoas, e muito mais.

Por que é importante investir no engajamento dos colaboradores na empresa?

No mundo corporativo, o engajamento é responsável por estimular o colaborador a se alinhar, de maneira voluntária, aos valores da organização, além de atingir bons resultados para a companhia e participar de suas atividades ativamente.

Uma vez que a empresa investe no engajamento de seus colaboradores, ela consegue reunir uma equipe satisfeita e orgulhosa de fazer parte da companhia, o que, como consequência, agrega diversas vantagens para a organização.

No entanto, existem algumas práticas importantes para que o engajamento seja estimulado no negócio, como uma cultura organizacional sólida e líderes corporativos envolvidos em suas atividades de cargo, dando suporte e servindo de exemplo e inspiração para os demais colaboradores.

É preciso estar ciente de que o engajamento dos colaboradores se constrói ao longo do tempo, assim como a relação de confiança entre as partes, ambos sendo fruto de um esforço diário da empresa para tornar o ambiente de trabalho saudável e descontraído para seus colaboradores.

Essa boa experiência das equipes também é conquistada por meio da valorização de profissionais, reconhecimento de sua dedicação e esforços envolvendo o negócio e a possibilidade de crescimento profissional.

A importância no investimento do engajamento de colaboradores na empresa diz respeito à rotatividade de funcionários, que é combatida diretamente quando os talentos se sentem realizados na organização.

Tornando a retenção de colaboradores uma realidade no negócio, a vantagem competitiva é impulsionada porque os talentos amadurecem junto à empresa, aumentando o cooperativismo, a eficiência nos processos internos, a produtividade e o engajamento, o que resulta, inclusive, no destaque da organização no mercado.

Como a gamificação se relaciona com o engajamento de colaboradores?

Uma vez que se conhece os benefícios da gamificação e por que é importante investir no engajamento dos colaboradores da sua empresa, vejamos como relacionas ambas as situações a seguir para agregar uma vantagem competitiva forte ao seu negócio.

Ação #1: identificar qual é a lacuna de engajamento dos colaboradores

A primeira ação que deve ser colocada em prática é identificar as lacunas de engajamento dos colaboradores como, por exemplo, eles precisam desenvolver uma habilidade comportamental ou se aprofundar na LGPD mas não conseguem? Então a gamificação entrega uma solução personalizada para que estes colaboradores se desenvolvam.

Para descobrir essas lacunas, é possível analisar os indicadores de desempenho e realizar um feedback com os membros das equipes, levantando informações sobre o clima organizacional da empresa, a qualidade das ferramentas e equipamentos utilizados por cargo e as capacitações que cada talento gostaria de ter. 

Assim, as lacunas de engajamento dos colaboradores são levantadas e se torna possível supri-las por meio de soluções gamificadas e personalizadas para cada talento.

Ação #2: determinar quais são as metas a serem atingidas

Uma vez que as lacunas são identificadas, é preciso determinar quais são as metas que devem ser atingidas pelos colaboradores. 

Por exemplo, se a equipe de vendas não está batendo as metas do mês, o objetivo é otimizar o atendimento ao cliente. Se um membro da equipe não está trabalhando bem com o time, o objetivo é desenvolver sua cooperatividade.

Uma vez determinadas as metas, a gamificação entra em ação através de jogos que desenvolvem os participantes e os estimulam a atingir as metas estipuladas pela empresa para o aperfeiçoamento das habilidades de cada talento.

Inclusive, é essencial que essa meta fictícia seja alcançável e esteja conectada à uma meta real que os colaboradores precisam atingir dentro de um determinado período.

Ação #3: conhecer os colaboradores para elaborar uma solução de engajamento personalizada

Para que todas as ações obtenham um resultado positivo, é fundamental conhecer os colaboradores. Logo, é recomendado buscar o máximo de informações sobre eles para elaborar uma solução de engajamento personalizada atrativa para cada um.

Os arquétipos de Bartle podem auxiliar com isso, assim como o teste de perfil dos seus colaboradores. 

Assim, além das soluções estarem de acordo com a preferência de cada talento, as recompensas da gamificação também estarão, os atraindo e engajando em situações que a gamificação é utilizada, como em treinamentos corporativos e dinâmicas de grupo.

Ação #4: elaborar uma estratégia de gamificação eficiente para os colaboradores 

Com todas as informações coletadas anteriormente, é o momento de elaborar uma estratégia eficiente de gamificação para os seus colaboradores. Aqui é possível reunir a equipe para realizar um brainstorming e determinar quais são as soluções mais divertidas e acessíveis para os participantes, podendo ser:

  • Quiz;
  • Diferentes modalidades de jogos, como da memória, forca ou em plataformas;
  • Medalhas virtuais, e mais.

Lembre-se que o intuito é engajar os colaboradores, então é fundamental deixar a criatividade fluir nesse momento, mas não se esqueça de alinhar as estratégias de gamificação com as necessidades da organização e dos colaboradores.

Essa ação também inclui a definição de regras, a história que será pautada ao percorrer do da trilha e os níveis de dificuldade que os participantes enfrentarão, mas tudo em equilíbrio para não ser muito simples ou muito complexo para os talentos.

Ação #5: divulgar a atividade gamificada nos canais de comunicação da empresa

Com uma estratégia bem definida e estruturada na empresa, é a hora de divulgar a gamificação para os colaboradores por meio dos canais de comunicação da organização.

Se a intenção é abranger todos os talentos da companhia, a melhor solução pode ser realizar a divulgação no mural de avisos do negócio ou através de uma publicação na intranet. Agora, caso busque atingir equipes ou colaboradores específicos, a melhor opção é enviar um e-mail personalizado para cada talento para comunicá-los individualmente.

Ainda, é possível contar com o apoio de gestores e líderes corporativos para realizar sua divulgação com maior abrangência entre os times da empresa.

Ação #6: analisar e mensurar os resultados dos colaboradores provenientes da gamificação 

É indicado analisar e mensurar os resultados dos colaboradores durante e após a estratégia de gamificação ter sido colocada em prática na organização. 

Para isso, os dados obtidos por meio de feedbacks automáticos são observados e mensurados para análise, como por exemplo, a evolução dos níveis de dificuldade e as pontuações conquistadas pelos participantes.

Além dessa forma de análise e mensuração, também é possível acompanhar os colaboradores em seu desenvolvimento por meio de testes, pesquisas de satisfação e coleta de feedbacks individuais para determinar se os conteúdos disponibilizados estão, de fato, agregando aos talentos e os desenvolvendo.

Ação #7: recompensar os participantes da gamificação e premiar os que obtiveram bom engajamento

Recompensar os participantes da gamificação é uma boa ideia para incentivar a participação, assim como a premiação daqueles que obtiveram bons resultados referentes ao engajamento na estratégia gamificada. Essa é uma maneira de valorizar os colaboradores pelo esforço.

No entanto, para encorajá-los, é importante que as recompensas e premiações sejam escolhidas de acordo com seus interesses e preferências pessoais, como indica os arquétipos de Bartle. 

Essas recompensas e premiações podem envolver jantares com a família, viagens de curta duração, ingressos para shows ou espetáculos culturais ou certificados de avaliação, entre outras opções. 

Inclusive, as recompensas e premiações devem estar alinhadas com as atividades gamificadas, sendo oferecidas de acordo com sua grandeza, além de ser conquistada de forma individual ou em grupo, tudo dependerá da natureza da atividade, como uma meta unitária ou em time.

Conclusão

Por fim, agora que você compreende o que é a gamificação e como ela funciona através de uma plataforma online que engaja e motiva os colaboradores da sua organização, entre em contato com a Niduu para conhecer a melhor solução para o seu negócio.

Banner da Niduu, plataforma de treinamento corporativo, com um smartphone exibindo uma tela de aplicativo com microlições gamificadas.

Fonte: Niduu - Disseminando Conhecimento.

Niduu Somos uma startup de Educação Corporativa com uma solução que consegue treinar todos os colaboradores de qualquer nível de forma contínua, dinâmica e efetiva com base na Microlearning, Mobile Learning e Gamificação.

Comentar
Compartilhar