Integração de colaboradores terceirizados: as 5 dicas práticas para estimular seu onboarding

A integração de colaboradores terceirizados é igualmente importante ao onboarding de novos talentos, ambos são fundamentais para alinhar os profissionais, fazê-los se sentir parte do negócio e estimular o trabalho em equipe para melhorar os resultados da empresa. Portanto, saiba como realizar a integração de terceirizados a seguir.


Quem não gosta de chegar em uma nova organização e se sentir bem-vindo, não é mesmo? Além de haver essa expectativa entre os funcionários contratados, também há entre os colaboradores terceirizados. 

É o momento de se adaptar a um novo ambiente, cultura, colegas de equipe, novas atividades do cargo, procedimentos, horários de trabalho, rotina da empresa, e inclusive, para terceirizados, também é necessário se reportar tanto para sua empresa quanto para o cliente em que estará desempenhando as funções.

Parece uma tarefa complicada realizar a integração de colaboradores terceirizados, mas quando a integração é eficiente, o recém-chegado tem a chance de performar melhor na companhia, entregando bons resultados e trabalhando com mais motivação e empenho.

Uma boa integração permite que os profissionais se sintam parte do novo ambiente de trabalho e parte da equipe, independentemente de sua modalidade de trabalho. Porém, como fazê-la? 

Pensando nisso, elaboramos cinco dicas para realizar o seu onboarding, sendo válido tanto para funcionários contratados, mas principalmente para os colaboradores terceirizados da sua organização, acompanhe.

Dica #1: comunicar os demais colaboradores sobre os terceirizados

A primeira dica para elaborar uma integração de colaboradores terceirizados eficiente é comunicar os demais funcionários da empresa que, em breve, haverá uma recepção de terceirizados, os quais serão responsáveis por realizar trabalhos específicos na companhia.

Essa atitude evita que ocorram fofocas na organização e o desalinhamento das equipes com as lideranças corporativas, tornando possível manter um clima estável, harmônico e transparente dentro da empresa.

Inclusive, se necessário, também é indicado explicar para as equipes o motivo de colaboradores terceirizados estarem chegando à companhia, como qual será o objetivo e os benefícios dessa adição.

Dica #2: realizar uma recepção de boas-vindas para os terceirizados

Assim como é preciso estimular um ambiente harmônico e estável para os colaboradores que fazem parte da organização, também é fundamental realizar uma recepção de boas-vindas para os terceirizados, os deixando tranquilos em seu primeiro dia na empresa.

Durante essa recepção, é fundamental apresentar a cultura organizacional do negócio, qual é a visão, os valores e a missão da companhia, os principais produtos e serviços da empresa, e outras informações necessárias para os terceirizados executarem suas atividades com eficiência.

Ainda vale lembrar que é imprescindível indicar quais são os setores que eles podem acionar em caso de dúvida, assim como quem são os profissionais disponíveis para prestarem suporte quando solicitado. 

Por fim, enquanto a visita pelas dependências da organização ocorre, é indicado que o responsável por guiar os terceirizados pela corporação também os apresente aos demais funcionários presentes no percurso, promovendo a interação de ambos.

Dica #3: estimular um bom relacionamento entre colaboradores contratados e terceirizados

É imprescindível que todas as organizações estimulem um bom relacionamento entre os colaboradores, inclusive entre os contratados e terceirizados, dessa maneira conseguem com que trabalhem de forma colaborativa e atinjam melhores resultados para o negócio.

Aliás, apesar do bom relacionamento entre as pessoas também depender da proatividade dos próprios funcionários, a iniciativa cabe aos líderes corporativos e ao departamento de Recursos Humanos da empresa, os quais são responsáveis por promover uma integração de sucesso entre os colaboradores.

Sendo assim, torna-se necessário investir em uma comunicação aberta entre os profissionais, no trabalho em equipe colaborativo e em um ambiente empresarial leve e harmônico, detalhes que fazem com que todos os colaboradores se sintam confortáveis na companhia e com os demais colegas de equipe.

Inclusive, sempre que necessário, reforce o propósito da empresa aos funcionários e terceirizados, às vezes é importante lembrá-los que possuem um propósito em comum na organização, devendo realizar um trabalho em conjunto para alcançá-lo.

Dica #4: promover o sentimento de valorização para todos os colaboradores

Quando uma pessoa se sente valorizada no trabalho, seu comportamento positivo continuará com constância e sua produtividade e motivação serão impulsionadas, melhorando seu desempenho no cargo e os resultados para a organização.

Portanto, invista na promoção do sentimento de valorização. Isso pode ser realizado, por exemplo, através do feedback construtivo. Quando for preciso pontuar detalhes negativos, converse em particular, e quando for pontuar detalhes positivos, elogie em público.

O feedback é uma excelente ferramenta para otimizar os pontos fracos dos funcionários e colaboradores terceirizados, assim como reforçar os positivos.

Ainda é válido elaborar ações de reconhecimento para a promoção do sentimento de valorização, como comunicados internos em que há o nome, foto e conquista de cada profissional, independentemente se for uma pessoa contratada da empresa ou um terceirizado.

Por fim, a valorização também pode ser gerada por meio de treinamentos corporativos, os quais são bastante citados no onboarding de novos talentos e carregam a mesma importância na integração de colaboradores terceirizados.

Dica #5: preparar reuniões periódicas para realizar o alinhamento de colaboradores

A última dica diz respeito à preparação de reuniões periódicas para manter os colaboradores alinhados às metas da organização e determinar quais são as ações necessárias para que elas sejam atingidas.

Ainda nessas reuniões, é aconselhável mostrar às equipes os resultados que já foram alcançados, mesmo que sejam parciais, assim os colaboradores têm a oportunidade de visualizarem o seu desempenho e avanço na conquista de metas da empresa.

Para que a integração de colaboradores terceirizados seja um sucesso, essa dica inclui tanto os funcionários contratados da companhia quanto os terceirizados, ressaltando que fazem parte da organização e são elementos importantes para que conquistem as metas do negócio, por isso deve haver um bom alinhamento entre as partes.

Os responsáveis por realizarem as reuniões periódicas devem sempre manter uma comunicação aberta, clara, objetiva, consistente e transparente, mostrando como o engajamento e o desempenho de cada indivíduo faz diferença para a companhia.

A periodicidade das reuniões é determinada pela liderança corporativa e pelo departamento de RH, além de que sempre que houver alguma mudança nos processos da empresa, alterações nas políticas internas ou quaisquer ajustes que impactam no dia a dia do negócio, também é preciso agendar novas reuniões.

Conclusão

As cinco dicas citadas acima são simples, porém efetivas, capazes de contribuir para um ambiente acolhedor, produtivo e receptivo aos colaboradores terceirizados que estão chegando à companhia agora.

Inclusive, vale lembrar que mesmo sendo terceirizados, é importante receberem treinamento para executarem suas funções com excelência, e para isso a Niduu está aqui. 

A Niduu é uma solução em treinamentos corporativos personalizáveis, onde torna-se possível elaborar capacitações de acordo com as necessidades dos colaboradores e atingir melhores resultados no mercado após o seu desenvolvimento.

O conhecimento pode ser dissipado tanto para os funcionários contratados quanto para os colaboradores terceirizados, agregando valor para ambos, além de estimular a motivação, o engajamento e o desempenho na companhia.

Portanto, se você busca realizar uma integração de colaboradores terceirizados eficiente, coloque essas dicas em prática e entre em contato com a Niduu!

Mulher sorrindo com para a camera segurando uma prancheta na mao

Fonte: Niduu - Disseminando Conhecimento.

Niduu Somos uma startup de Educação Corporativa com uma solução que consegue treinar todos os colaboradores de qualquer nível de forma contínua, dinâmica e efetiva com base na Microlearning, Mobile Learning e Gamificação.

Comentar
Compartilhar