Inteligência artificial na aprendizagem corporativa: como elas se relacionam?

A inteligência artificial na aprendizagem corporativa agrega diversos benefícios para os colaboradores e para a empresa, os desenvolvendo e atingindo metas e objetivos por meio de cinco principais aplicações que beneficiam o mundo empresarial.


A educação corporativa é uma das grandes soluções de capacitação de colaboradores nas organizações mundiais, visto que as trilhas de aprendizagem e universidades corporativas surgem para desenvolver e aperfeiçoar as competências técnicas e comportamentais de cada profissional.

Investir na educação de colaboradores também é uma forma de investir na empresa, reforçando a cultura do negócio e alinhando os profissionais à missão, visão e valores da organização. 

Logo, a inteligência artificial surge para otimizar a aprendizagem corporativa por meio do impulsionamento das maneiras de ensino, melhoramento dos processos do negócio, acompanhamento da evolução dos colaboradores e muito mais.

Então para conhecer mais sobre como a inteligência artificial se relaciona com a aprendizagem corporativa, acompanhe esse conteúdo.

Quais são os benefícios da aplicação da inteligência artificial na aprendizagem corporativa?

A aplicação da inteligência artificial na aprendizagem corporativa resulta em diversos benefícios para os colaboradores e para a empresa, como a precisão dos conhecimentos transmitidos aos participantes da capacitação e a simplificação da comunicação entre as partes.

Com isso, a inteligência artificial capta a atenção dos colaboradores e os envolve na aprendizagem, o que gera vantagens competitivas para a organização devido ao ensino dinâmico, que estimula a curiosidade e promove a retenção do conhecimento, principalmente quando combinada com trilhas de aprendizagem gamificadas.

Um outro detalhe positivo em relação à inteligência artificial é o fato de que ela consegue absorver o modo como o participante aprende, entregando o conhecimento de maneira didática e ajustada para cada pessoa.

Logo, se torna possível afirmar que as aplicações da inteligência artificial na aprendizagem corporativa deixam para trás os treinamentos tradicionais e passa a focar na experiência dos colaboradores, proporcionando uma aprendizagem ativa e engajante, capaz de driblar a curva do esquecimento.

As 5 aplicações da inteligência artificial na aprendizagem corporativa

A aprendizagem corporativa é a forma mais eficiente dos colaboradores desenvolverem suas competências técnicas e comportamentais, os aperfeiçoando de maneira pessoal e profissional para alcançarem seu máximo potencial.

Inclusive, o ensino constante é capaz de estimular a cultura da aprendizagem contínua, otimizar a cultura organizacional da empresa e melhorar os processos e resultados do negócio.

Então conhecendo a importância da inteligência artificial na aprendizagem corporativa e o seu impacto nos colaboradores e na empresa, abaixo há as cinco principais aplicações nas organizações, acompanhe cada uma a seguir.

Aplicação #1: chatbots

Os chatbots aparecem como a primeira aplicação da inteligência artificial na educação corporativa porque são programas de computador criados com o intuito de simular a interação humana com outras pessoas. 

Essa é uma aplicação que surge para melhorar a interação e conexão das pessoas com o estabelecimento que o utiliza, também sendo uma ótima solução para entregar conteúdos relevantes para os participantes de capacitações corporativas, já que otimiza o tempo de resposta e o bem-estar de quem busca pela interação.

Inclusive, a inteligência artificial por trás do chatbot também é programada para responder os participantes de acordo com o seu perfil comportamental e técnico, entregando uma melhor experiência para cada um.

Aplicação #2: ensino adaptativo

O ensino adaptativo é uma grande solução proveniente da inteligência artificial porque transmite o aprendizado de maneira personalizada para cada colaborador, que tem sua lacuna de conhecimento identificada por meio da inteligência artificial e recebe a melhor oferta de ensino para que ela seja suprida de maneira eficiente. 

Essa segunda aplicação da inteligência artificial é de extrema importância para as empresas devido a possibilidade de ajustar os módulos de ensino de acordo com o perfil de cada colaborador, visto que alguns aprendem melhor por meio de teoria, através de práticas e dinâmicas, pela aprendizagem baseada em vídeo, e assim por diante.

Logo, o ensino adaptativo é uma estratégia inteligente para otimizar o aprendizado dos profissionais da organização.

Aplicação #3: métricas e mensuração

Todas as empresas possuem suas metas e objetivos, então é imprescindível que as métricas sejam estabelecidas para serem atingidas e, assim, conquistar os resultados esperados pelas organizações. 

Sabendo disso, é fundamental que os responsáveis pela liderança corporativa observem, prestem suporte e orientem os colaboradores de perto para que estes consigam atuar com uma boa performance no negócio.

Nessa terceira aplicação, o mais recomendado é que as métricas sejam estabelecidas em acordo com os membros da equipe, sendo plausíveis e realistas, evitando que as pessoas se sintam sobrecarregadas pela quantidade de atividades exigidas.

Uma vez que as métricas são acordadas e entram em vigor na empresa, é essencial que haja a mensuração simultânea dos colaboradores, garantindo que as metas e objetivos sejam atingidos dentro do prazo estabelecido.

Inclusive, o acompanhamento das métricas também possibilita que erros sejam identificados antes de causarem quaisquer malefícios para o negócio.

Aplicação #4: automatização de processos

A inteligência artificial tem um grande papel na automatização de processos porque os otimiza de maneira prática e dinâmica, permitindo que os colaboradores que estavam focados nessas tarefas tenham disponibilidade para dar atenção a outros processos importantes da companhia, como o planejamento estratégico.

Além do melhoramento da distribuição de tarefas e do tempo otimizado para estes profissionais, também há maior confiabilidade dos processos, visto que as chances de ocorrerem erros quando a automatização é implementada são bastante reduzidas.

Inclusive, a partir do momento que a automatização aumenta a confiabilidade dos processos, a organização se mantém mais adequada à Lei Geral de Proteção de Dados, já que a chance de haver perda, vazamento ou acesso indevido de dados é diminuída.

Por último, outros benefícios da automatização de processos são o fato de ser uma solução sustentável porque reduz a utilização de papel na companhia, muito utilizado por certos setores da empresa, e impulsiona a produtividade no trabalho.

Aplicação #5: tutoria de robôs

A tutoria de robôs é a quinta aplicação da inteligência artificial na aprendizagem corporativa e diz respeito à elaboração de robôs que possuem capacidade de ensinar as pessoas.

Essa solução otimiza o tempo de elaboração do conhecimento aos colaboradores, aumenta o interesse que possuem pelo aprendizado e permite que cada profissional se aprofunde em questões estratégicas e pertinentes para a companhia.

Além das vantagens citadas acima que essa aplicação proporciona, os robôs são capazes de entregar o conhecimento de maneira objetiva e fidedigna. 

Conclusão

A inteligência artificial na aprendizagem corporativa tem uma grande importância e impacto, tanto para os colaboradores, os quais ganham a chance de se desenvolverem com eficiência, quanto para as organizações, que conseguem atingir suas metas e objetivos.

Então se torna possível afirmar que a inteligência artificial na aprendizagem corporativa é uma grande solução para sua empresa e ela pode ser facilmente implementada por meio da Niduu, basta entrar em contato conosco e começar a capacitar os seus colaboradores o quanto antes.

Homem usando tablet no trabalho

Fonte: Niduu - Disseminando Conhecimento.

Niduu Somos uma startup de Educação Corporativa com uma solução que consegue treinar todos os colaboradores de qualquer nível de forma contínua, dinâmica e efetiva com base na Microlearning, Mobile Learning e Gamificação.

Comentar
Compartilhar