Job Rotation: Tornando seu colaborador um Profissional Completo!

Job Rotation é uma das melhores formas de conhecer as competências do colaborador e aplicá-las no melhor cargo destinado à ele, resultando no aumento de engajamento com a empresa, ultrapassando metas e objetivos e gerando resultados reais para os negócios.

Essa prática vem se tornando popular nas organizações com a intenção de conquistar um melhor aproveitamento dos profissionais em áreas que eles apresentam uma produtividade elevada, promovendo o sucesso da companhia.

job rotation

Quem lê o termo Job Rotation pela primeira vez pode se confundir com a rotatividade de funcionários, como demissões e novas contratações. Porém, engana-se quem acredita que este termo é vinculado a isso.

Essa prática implementada pelas empresas forma profissionais completos e alavanca a produtividade dos negócios, levando sua empresa a se manter competitiva no mercado atual e gerando resultados impressionantes com uma equipe engajada com as metas e objetivos da companhia.

Agora, se você ainda não sabe o que é Job Rotation, acompanhe!

O que é Job Rotation?

Job Rotation é uma prática em que o colaborador conhece todas as áreas da empresa ao desempenhar responsabilidades dentro de cada setor.

Em outras palavras, o indivíduo rotacionar por alguns cargos para conhecer cada função dos setores da companhia em um período de tempo pré determinado.

Talvez você se pergunte por quanto tempo essa rotação deve ficar ativa entre seus colaboradores, mas na realidade é algo que deve ser acordado entre os setores e o Departamento de RH, podendo ser uma rotação diária ou até semestral.

Aliás, essa rotação dependerá da demanda do negócio e da segmentação da companhia.

A principal intenção dessa prática nas empresas é capacitar trainees ou novos colaboradores para seu cargo final, apresentando todas as atividades, processos e as responsabilidades de cada área, onde todas são interligadas, para o crescimento do negócio. 

Inclusive, apesar de ser mais comum o Job Rotation para novas contratações, ele pode ser aplicado em colaboradores que já fazem parte da companhia, dando a possibilidade para compreender melhor todas as áreas e desempenhar seu cargo da melhor forma possível, contribuindo para:

  • Dinamismo das equipes;
  • Motivação de cada indivíduo;
  • Conhecimento de todos os colaboradores e áreas, ou seja, dão a possibilidade de conhecerem melhor a companhia de forma geral;
  • Encorajamento do trabalho em equipe entre todos os setores e muito mais!

Pode ser considerado um promissor método de treinamento interno, além de gerar baixos custos para o financeiro da empresa, mas não elimina a necessidade de outros Treinamentos e Desenvolvimentos para as equipes.

Benefícios do Job Rotation para a Empresa

O Job Rotation traz inúmeros benefícios para a empresa, como encontrar novos talentos, alocar colaboradores de maneira assertiva para cargos específicos ou até mesmo sua realocação.

A rotatividade de colaboradores auxilia a busca pelo melhor cargo, sendo algo vantajoso tanto para os negócios quanto para os próprios indivíduos, os quais estarão colocando em prática suas competências de forma que traga resultados palpáveis para a companhia.

Inclusive, o Job Rotation é uma prática de Recrutamento & Seleção, onde o RH será responsável por:

  • Conhecer as habilidades dos possíveis novos colaboradores;
  • Organizar um planejamento de rotatividade nos setores;
  • Analisar os resultados de aprendizagem, produtividade e desenvolvimento.

Dessa forma, o Departamento de Recursos Humanos optará pelos melhores profissionais para os setores que necessitam de novas contratações para suprir a demanda do negócio.

Agora, com os profissionais desempenhando suas melhores funções e conhecendo todas as áreas da empresa e como se interligam, o relacionamento de todos os colaboradores será impulsionado de forma positiva, assim como o relacionamento deles com a empresa.

Essa harmonia no âmbito empresarial fará com que as equipes se tornem mais motivadas e produtivas, logo mais conscientes sobre suas ações e atentas sobre como suas atitudes refletem nos outros setores. 

A empresa atuará como o corpo humano, um setor auxiliando o outro

Isso será o primeiro passo para o sucesso da sua companhia no mercado atual, inclusive para estabelecer um posicionamento competitivo e em constante crescimento.

Benefícios do Job Rotation para a Empresa

Logo, é obrigação do Departamento de RH sempre buscar manter essa harmonia e interação entre as áreas e seus colaboradores, promovendo uma alta produtividade das equipes e gerando resultados reais para a empresa.

Benefícios do Job Rotation para o Funcionário

O principal benefício do Job Rotation para os colaboradores é a saída da zona de conforto, o lugar onde nada se aprende e, como todos já sabem, uma mente que não aprende tende a se tornar obsoleta. 

Portanto, a rotação de cargos surgiu para todos os indivíduos conhecerem mais sobre a empresa que fazem parte, tanto do cargo mais simples ao mais complexo, se mantendo sempre em constante aprendizado.

O Job Rotation auxilia o colaborador à:

  • Tomar conhecimento das funções de todos os setores da empresa;
  • Aprender os processos, atividades e responsabilidades de todas as áreas;
  • Aumentando do networking entre as equipes;
  • Tornar-se um profissional completo para a empresa, ou seja:
  • São conscientes sobre seus cargos e como refletem em outros setores;
  • São capacitados à darem opiniões e tomarem decisões sem influência de terceiros, em outras palavras, autônomos;
  • São flexíveis, dinâmicos, comprometidos e gostam de trabalhar em equipe, prezando pelo bom relacionamento com a companhia e com outros colaboradores;
  • Trabalham pelo bem comum do negócio e seu sucesso;

Inclusive, a partir de uma análise do Job Rotation é possível criar um Plano de Carreira assertivo para cada indivíduo que participou da rotação de cargos, aumentando o engajamento do profissional com os interesses da empresa.

Benefícios do Job Rotation para a Empresa

O Job Rotation traz diversos pontos positivos para a empresa e para o colaborador, portanto, antes de aprender como colocar na prática, conheça as 6 das maiores vantagens de aderi-lo ao seu negócio!

1. Impulsionamento no Engajamento entre Colaboradores

O engajamento é resultado da motivação dos colaboradores. 

Isso ocorre devido a possibilidade que a empresa oferece de conhecer as atividades, responsabilidades e processos de outras áreas da companhia, além do aumento de networking de cada indivíduo.

O networking é uma excelente ferramenta para auxiliar na motivação quando resulta em conhecer outras pessoas, igualmente ou mais competentes, que poderão acrescentar conhecimento de forma tanto profissional quanto pessoal.

2. Conhecimento Amplo sobre a Empresa

Como dito no início deste artigo, a rotação de cargos pode ocorrer entre novos colaboradores ou entre aqueles que já fazem parte da empresa. 

Sendo assim, o Job Rotation oferece a oportunidade de cada indivíduo integrante da companhia conhecer a empresa de forma ampla, compreendendo como cada cargo se encaixa no outro e como tudo se interliga para o crescimento dos negócios.

3. Crescimento da Empresa se torna Constante

Uma vez que o relacionamento entre as equipes e a empresa é incentivado e fortalecido, assim como o conhecimento entre os setores e sobre a companhia de forma ampla, a assertividade do negócio se torna constante.

Essa assertividade se torna possível devido aos colaboradores estarem mais preparados para desempenhar suas funções, sabendo como suas decisões refletirão nos outros setores e na empresa como um todo. 

4. Surgimento de Profissionais mais Competentes

Ao sair da zona de conforto, os integrantes da companhia aprendem novos processos e responsabilidades, isso contribui para a formação de um profissional mais competente e completo. 

Como resultado, o colaborador que teve a experiência de Job Rotation desenvolve um olhar apurado para novas estratégias de crescimento para os negócios e passam a buscar por soluções inovadoras para seus cargos e para a própria empresa.

Benefícios do Job Rotation para o Funcionário

5. Maior Produtividade e Resultados

Com todo o conhecimento adquirido com a experiência de rotação de cargos, o colaborador se torna mais seguro para tomar decisões sozinho e com a motivação, sua produtividade é alavancada.

A consequência de todas essas vantagens da implementação do Job Rotation na companhia para formar profissionais de alto nível é superar metas e objetivos, conquistando resultados impressionantes para os negócios. 

6. Clima Organizacional de Qualidade

Com o relacionamento entre os colaboradores se aproximando e o alinhamento dos interesses desses profissionais com os objetivos e metas da empresa, o Clima Organizacional de qualidade tende a crescer. 

Essa é uma vantagem incrível para os negócios, já que uma equipe poderá auxiliar a outra e o compartilhamento de informações, valores e conhecimentos se tornará algo constante entre os setores.

Agora que você está ciente de todos os benefícios e vantagens que essa rotação traz para sua empresa, aprenda agora como você poderá aplicar isso na prática.

Passo a passo para aplicar


1º Passo: Realize uma Análise de Colaboradores

Para iniciar a prática do Job Rotation, é necessário que o Departamento de Recursos Humanos possua a Avaliação de Competência dos colaboradores que farão a rotação.

A partir disso, é possível que alguns pontos sejam avaliados durante e depois do processo com o intuito da criação de um Plano de Carreira eficaz, como:

  • Desenvolvimento dos colaboradores;
  • Habilidades e competências em cargos específicos.

O indivíduo que receber um Plano de Carreira se sentirá mais incentivado a continuar na empresa que oferece oportunidades de crescimento e aprendizado, eliminando qualquer possibilidade do surgimento de turnover no negócio.

2º Passo: Cronograma de Job Rotation

Quando o RH for organizar o cronograma dos setores a serem visitados, é necessário analisar também como uma área complementa a outra, criando a sequência de visitas em cima dessa lógica.

Uma dica é começar dos setores menos complexos e depois partir para os que demandam maior atenção, conhecimento e habilidade. Com isso, é possível que tudo o que foi aprendido nas áreas anteriores seja aplicado nas que serão visitadas a seguir.

Logo, o colaborador conseguirá obter o máximo de aprendizagem e contribuir de forma realista para a empresa.

3º Passo: Alinhe os Setores com o Cronograma

Existem 2 fatores extremamente importantes em relação ao alinhamento das equipes e seus mentores com o cronograma para que a prática de Job Rotation traga resultados benéficos, portanto se atente em:

  • Deixar claro aos mentores a expectativa posta no colaborador.
  • As equipes e mentores deverão trabalhar o aprendizado do indivíduo para que a produtividade e rendimento das áreas não sejam comprometidos.

Inclusive, os mentores não são necessariamente os líderes dos setores. Podem ser uma pessoa de cada área que conhece bem os processos, onde suas responsabilidades serão:

  • Apresentar seu setor;
  • Explicar as funções de cada integrante da equipe;
  • Ensinar os processos da área;
  • Retirar quaisquer dúvidas que possam surgir;
  • Incentivar a interação da equipe com o indivíduo.

Job Rotation na Prática

Os mentores possuirão um planejamento de atividades em mãos e deverão monitorar o desenvolvimento do colaborador em rotação conforme a ordem de tarefas, assim como sua aprendizagem.

4º Passo: Realize uma Análise Final de Colaboradores e Forneça Feedbacks

A análise final deverá ser composta por 2 relatórios:

  • Relatório do indivíduo que realizou o Job Rotation referente às dificuldades e aprendizagens em cada setor;
  • O outro relatório será fornecido pelos mentores de cada área, falando sobre a performance e desempenho do colaborador em seus setores e fornecendo também feedbacks construtivos.

Os feedbacks são importantes para os profissionais saberem onde precisam se aperfeiçoar, mas também podem ser uma forma alternativa de elogio, os incentivando a se manterem sempre engajado com a companhia.

Essa fase final será importante para definir em qual área o colaborador se encaixará melhor, onde trará mais resultados para a empresa e cumprirá suas funções com excelência. 

Job Rotation na sua Empresa Já!

Se você sente que a sua empresa não está gerando os resultados previstos, se os seus colaboradores não estão trabalhando em equipe e desempenhando suas funções de forma produtiva ou que as últimas contratações foram um grande erro, pare agora e se pergunte:

“Será que o Job Rotation será benéfico para minha empresa?”

A resposta com certeza será sim!

Como foi possível perceber neste artigo, essa prática resulta em inúmeros benefícios e vantagens para a sua empresa e seus colaboradores, conquistando o reconhecimento da sua companhia no mercado.

Portanto, com todo o conhecimento que você adquiriu até aqui, tem o poder de mudar o rumo dos seus negócios e aprimorar desde o mais antiquado funcionário até todo Clima Organizacional da companhia, formando colaboradores completos e de alto nível.

Logo, o Job Rotation é a solução para o crescimento profissional dos seus colaboradores e da sua empresa!

Fonte: Niduu - Disseminando Conhecimento.

Niduu Somos uma startup de Educação Corporativa com uma solução que consegue treinar todos os colaboradores de qualquer nível de forma contínua, dinâmica e efetiva com base na Microlearning, Mobile Learning e Gamificação.

Comentar
Compartilhar