Liderança: descubra o que é e como exercer de forma eficaz

Uma empresa sem liderança é um local onde todos podem fazer o que querem, da forma como querem, sem ter alinhamento, foco em objetivos maiores ou resultados.  

E essa ideia de algo caótico é que constrói essa necessidade de se existir alguém no comando. 

Afinal, seu papel será o de tornar o ambiente organizacional mais saudável e agradável para todos, assim como o de apontar os caminhos para o sucesso, para que as pessoas consigam obter melhores resultados corporativos.

liderança nas empresas

E se na sua cabeça líder é aquele com terno e gravata, ocupando um alto cargo executivo, está na hora de desconstruir essa visão, pois liderar é mais uma questão de postura, do que status ou condição financeira.

É sempre importante lembrar que a construção de uma empresa é feita por pessoas, o que pede um ambiente voltado para desenvolvimento humano e profissional e bem-estar para os colaboradores. 

E se você deseja conquistar mais espaço e ganhar mais destaque no mercado de trabalho desenvolvendo sua liderança, enriquecendo seu potencial dentro da profissão escolhida para seguir sua carreira esse post é para você.

Entenda mais sobre o que é liderança, quais os tipos de líderes e como desenvolver essas habilidades. Confira! 

O que é liderança?

Antes de falar sobre conceitos e definir “o que é liderança”, é preciso analisar que se trata não apenas de uma posição em que se é colocado, mas sim em um conjunto de atitudes e comportamentos que interferem no desempenho de um grupo.

Para exercer uma boa liderança, é preciso se conhecer e conhecer sua equipe, para identificar forças, valores, potenciais e assim utilizar disso para inspirar, engajar e conduzir sua equipe aos resultados esperados.

Ainda que isso signifique o incansável trabalho de auxiliar o desenvolvimento de novas competências e no aprimoramento das já existentes.  

No entanto, pode ser algo complexo, pois o bom líder, além de habilidades técnicas, deve ter inteligência emocional para gerir pessoas, agir de forma ética, justa e positiva, de modo que conquiste a confiança e empenho de todos.

E terá que trabalhar com seus colaboradores de forma que atenda às expectativas pessoais e profissionais, e tudo isso sempre alinhado com os interesses e cultura organizacional.

Assim, irão contribuir voluntariamente e com entusiasmo para alcançarem os objetivos da equipe e da organização, com vontade de fazer a diferença.

Trazendo isso para a prática podemos dizer que: um bom líder traz resultados. 

É possível desenvolver a liderança?

A característica pode surgir de forma natural, nos considerados “líderes natos”. Mas a verdade é que todos possuem recursos que podem facilitar certas tarefas, enquanto outras habilidades podem ser desenvolvidas. 

a liderança pode ser desenvolvida

Seja através de estudos, cursos, livros, treinamentos e prática, a aplicação de técnicas de liderança pode trazer excelentes resultados para quem quer se empenhar nisso.

E por mais que pareça uma tarefa difícil, não é nenhum bicho de sete cabeças se você tiver as orientações certas para colocar em prática. 

Assim como o conhecimento humano, que se expande todos os dias, a definição e conceitos sobre o que é liderança também está em constante atualização. E não existe, precisamente, um jeito de liderar apontado como certo ou errado.

Embora alguns formatos sejam mais eficazes do que outras, tudo pode variar de acordo com a necessidade de cada equipe, assim como do perfil dos profissionais envolvidos.

Mas para encontrar o jeito que mais combina com você, descubra quais sãos os principais tipos de liderança. 

Tipos de liderança

Os estilos de liderança geralmente estão ligados ao tipo de personalidade do líder e à influência de mentores anteriores, que também determinarão o estilo de conduzir as tarefas e o grupo. 

E seu formato pode interferir diretamente nos resultados alcançados. Por isso, separamos os tipos mais comuns. Qual será o seu? Veja a seguir.

Liderança autocrática

Aquele que assume uma postura mais autoritária diante do seu grupo, centralizando tarefas e tomando decisões por sua conta, sem consultar e envolver os demais, está praticando uma liderança autocrática. 

Nesses casos, não é costume exercitar o diálogo e pode representar uma grande imprevisibilidade para os colaboradores. 

É notória a falta de autonomia dos subordinados, que se comportam como cumpridores de ordens.

Agindo dessa forma, o líder conduz o time da forma que entende e acredita que irá trazer resultados.

Liderança democrática

O estilo de liderar caracterizado como democrático, como o nome já propõe, compreende as ideias e as decisões de forma mais balanceada entre a equipe. 

Nesse caso, o líder atua como orientador e facilitador dos processos internos, abrindo discussões, enquanto a equipe é incentivada a assumir mais responsabilidades. 

Dessa forma, o colaborador consegue participar de forma mais ativa, demonstrando suas habilidades e também se sente mais valorizado e confiante, o que acaba gerando um aumento da produtividade e engajamento.

Liderança liberal

Na liderança liberal, existe um certo afastamento, para conceder mais autonomia para os liderados. 

Os colaboradores assumem um papel de protagonismo, com grandes responsabilidades e costumam até agir sem o consentimento do líder.

É algo que pode trazer um efeito positivo ou negativo. Acontece, por exemplo, quando a falta de orientações leva o time a perder o foco nas metas e objetivos da empresa.

Nesse caso existe uma participação mínima do líder nas decisões pessoais e profissionais. Esse tipo de liderança praticamente não participa das decisões.

Liderança transformadora / coach

Esse líder é caracterizado por proporcionar o desenvolvimento da sua equipe, tendo o seu autoconhecimento como ponto de partida.

Sua proposta é de que cada vez mais os liderados entendam as suas potencialidades e aprendam a aprimorar as habilidades comportamentais deficientes ou inexistentes.

Ele incentiva os colaboradores a pensar criticamente e os líderes costumam ser inspiradores, carismáticos e com uma visão ampla.

Este estilo de liderança costuma trazer bons resultados, como uma abordagem eficaz em todos os aspectos.

Liderança situacional

Adotar esse estilo combina com aqueles que fazem parte de organizações que estão em constante transformação, como as startups.  

Nesse caso, é importante ter profissionais com habilidade em lidar com situações diversas, propondo ações e estratégias de acordo com os acontecimentos.

A flexibilidade, portanto, é uma das características marcantes desse estilo de liderança.

Liderança servidora / transacional

A liderança servidora, é uma liderança simples, que conta com um profissional focado em atender aos objetivos e às expectativas da equipe. Nesse caso, a habilidade que mais se destaca é a empatia e a consistência dos resultados.

Seu estilo não é rígido, como é um tipo de liderança autocrático, mas fornece incentivo em casos de desempenho positivo, como, por exemplo, uma remuneração variável.

E o incentivo financeiro é suficiente para motivar e aumentar a produtividade no trabalho.

Como ser um bom líder

Para ser um bom líder, com alta performance, alguns pontos são fundamentais. Entre eles, estão:  

Excelente comunicação e bom relacionamento interpessoal

Quando estamos falando de pessoas, a forma, coerência e clareza ao se expressar é fundamental para que a equipe confie, compreenda e consiga agir em consonância com o que foi solicitado. 

comunicação e bom relacionamento são características de uma boa liderança

E para se caracterizar como uma boa comunicação, ela deve ainda, ser cordial e respeitosa, para manter o clima organizacional, as conexões e contatos da melhor maneira possível.

Esse recurso será necessário para a convivência interna, mas também pode ser válido para atuações externas, como apresentações e reuniões.

Dessa forma, um bom líder deve ter uma relação amigável com todos no ambiente de trabalho. E deve, principalmente, saber ouvir.

Muitas boas ideias podem surgir e serem excelentes oportunidades de crescimento. Seja capaz de aceitar sugestões. Além disso, o potencial criativo dos colaboradores pode aumentar, assim como o sentimento de motivação.

Visão do futuro e de mercado

Se tratando de um líder, uma competência fundamental é se antecipar a problemas e pensar rapidamente na hora de propor soluções.

Assim, ele pode tomar decisões importantes diante de situações desafiadoras, que influenciam diretamente nos resultados.

E para que isso seja possível, o líder precisa estar a par de estratégias, entender bem o mercado e o negócio, além de ter vontade de atingir resultados através de melhorias constantes avaliadas por métricas.

Conheça sua equipe

É imprescindível conhecer quem está na sua equipe e entender as particularidades, comportamentos e necessidades de cada pessoa.

Somente assim será possível criar uma melhor relação com eles, bem como saber como motivá-los e extrair de cada um seu melhor potencial.

Assim, o líder pode explorar os potenciais individuais, contribuir com o aprimoramento de pontos fracos do time e incentivar a participação e habilidades de trabalho em grupo, afinal, uma maior integração trará benefícios de produtividade.

Atue com equilíbrio

Procure manter-se sempre em equilíbrio e aplicar inteligência emocional em todas as suas ações, além de não praticar exageros em relação aos liderados.

É necessário manter os pés no chão, como na hora de cobrar o desempenho e estipular metas, ou seja, não adianta nada estipular números impossíveis de serem alcançados.

Isso tratá insucesso nos resultados, assim como um ambiente estressante e improdutivo, e, consequentemente, turnover.

Também é preciso saber delegar responsabilidades de forma equilibrada e com senso de prioridade. Essa é uma das técnicas de liderança mais expressivas, pois aponta o nível de desenvolvimento e amadurecimento profissional.

Ao exercitar essas habilidades e ganhar experiência, sua equipe estará mais próxima de chegar onde você deseja.

Atenção aos feedbacks

O feedback é uma prática essencial no que se refere a uma boa gestão de pessoas, uma vez que permite corrigir falhas ou ressaltar acertos de cada colaborador. É a chave para melhorar suas habilidades de liderança.

Mas para que ele seja realmente funcional é preciso saber como dar um bom feedback.

Então lembre-se de priorizar conversas individuais, manter uma frequência e sempre levar em consideração dados concretos, que comprovem sua avaliação.

A opinião de terceiros sobre uma ação, resultado ou comportamento nosso é de extrema importância, seja para feedbacks positivos quanto negativos, afinal, sempre há espaço para melhorar.

Buscar atualização e desenvolvimento constante

O mercado muda o tempo todo e se atualiza e é preciso inserir na cultura organizacional a preocupação de buscar continuamente o desenvolvimento de habilidades.

E o líder exerce um papel ainda mais relevante, ao reforçar esse comprometido com o crescimento e evolução, uma vez que é também uma fonte de inspiração para os liderados.

De forma geral, o maior trabalho da liderança é agregar valor e isto se dará por meio de programas e processos efetivos de desenvolvimento profissional e humano, o que reflete nos resultados positivos.

Conduzir e gerir pessoas de forma eficaz é uma tarefa bastante complicada e exige muito. E a essência de se especializar pode começar pelo processo de se tornar um líder e entender como funciona a liderança. 

Por meio de treinamentos, cursos, livros e palestras fica mais fácil desenvolver competências mais valorizadas pelas organizações atualmente, que geram alta performance.

Se está na busca pelo aperfeiçoamento, conheça a trilha de liderança da Niduu

Curso de liderança

Quantas vezes você já começou a fazer algo mais complexo e largou pra lá? Ou mesmo parou um artigo no meio?

Essa é a primeira reação de muitas pessoas ao se depararem com dificuldades. É muito mais fácil parar, do que se esforçar para entender algo. 

Mas para quem quer se destacar, aperfeiçoar técnicas e se desenvolver em algo novo é preciso fazer um esforço. 

Um curso estruturado, completo, de fácil acesso, com formatos diferenciados e que trarão bons e visíveis resultados para sua empresa pode ajudar bastante a mantê-lo motivado.

É por isso que a Niduu tem, em sua prateleira de cursos, uma série de opções muito interessantes, com gamificação, relatórios de desempenho e tudo isso disponível a qualquer momento, na palma da sua mão. 

Utilizando do mobile learning, nós criamos conteúdos em formato de pílulas, o que permite que você utilize bem o seu tempo e aprenda com qualidade. 

Temos trilhas sobre diversos cursos voltados para: 

  • Atendimento;
  • Vendas;
  • Celulares;
  • Gestão;
  • Inglês;
  • Desenvolvimento pessoal;
  • Produtividade;
  • Empreendedorismo;
  • Liderança e muito mais.

E para quem quer potencializar todas as características e habilidades descritas nesse artigo, para ser capaz de coordenar de forma eficaz uma equipe, a nossa trilha de liderança é a solução.

Você aprende a liderar mudanças, construir estratégias, ganhar mais poder e influência na empresa, trabalhar com metas e resultados e muito mais. 

Descubra nossos cursos e tenha uma liderança exemplar. Aproveite para levar todo esse conhecimento para a sua equipe e empresa. 

Fonte: Niduu - Disseminando Conhecimento.


Comentar
Compartilhar