Lifelong Learning: O Segredo para Ter Colaboradores de Alto Nível!

Lifelong Learning é o segredo para você conquistar colaboradores de alto nível ao estimular o aprendizado contínuo fora do ambiente de trabalho ou da sala de aula!

Ele foca na curiosidade natural das pessoas de aprenderem algo novo, o que desenvolve as soft skills e as habilidades do futuro, que são altamente requisitadas no mundo corporativo atual.

As empresas descrevem o lifelong learning como parte do perfil comportamental do ser humano. 

Nos últimos anos, os gestores e líderes perceberam que as hard skills não são as únicas competências necessárias dos colaboradores para manter a empresa competitiva e relevante no mercado, mas a flexibilidade e adaptabilidade também são, pois é preciso se manter atualizado com a realidade de hoje e, sempre que possível, absorver o conhecimento que é disponibilizado para nós.

Mas afinal, o que é o Lifelong Learning e por que ele deve ser tão importante na vida das pessoas?

O que é Lifelong Learning e Por que é Importante?

O lifelong learning é uma característica comportamental relacionada a busca por novos conhecimentos, fugindo dos termos formais da educação, o desenvolvimento pessoal acontece fora do ambiente corporativo, escolar ou universitário!

Uma pessoa que apresenta o perfil lifelong learning costuma ter as seguintes características também:

lifelong learning

Conheça os Benefícios Incríveis de Adotar o Lifelong Learning entre seus Colaboradores!

Uma vez que o lifelong learning é parte do perfil comportamental dos colaboradores, esses profissionais conquistam benefícios para suas vidas que refletem diretamente na sua empresa. Conheça alguns deles agora!

Despertar a AutoMotivação

Quantos profissionais você conhece que estão presos às suas rotinas diárias e fazem as mesmas coisas dias após dias? 

Ao incorporar o lifelong learning na vida dos seus colaboradores, eles encontram novas inspirações e propósitos para continuarem ativos e se reinventando, tanto em suas vidas pessoais quanto no trabalho!

Reconhecer Interesses e Objetivos Pessoais

Com o lifelong learning, seus colaboradores sabem reconhecer interesses e objetivos pessoais, os quais são os responsáveis por incentivar os profissionais à busca pelo conhecimento e por novas oportunidades de futuro.

Desenvolver as Soft Skills de Maneira Simultâneas

Enquanto seus colaboradores aprendem uma soft skill nova ou se aperfeiçoa nela, estão, também, desenvolvendo novas habilidades que agregam valor às vidas pessoais e profissionais.

Exemplo: quando aprendemos a arte da liderança, também aprendemos a enxergar pela ótica do outro e ter empatia pelo próximo.

Essas soft skills, habilidades comportamentais de um indivíduo, envolvem:

aprendizado continuo

Conquistar a Autoconfiança

Você já deve ter se deparado com uma pessoa insegura ou, até mesmo, ter sido ela. Quando você se tornou mais experiente e habilidoso, sentiu que sua autoconfiança aumentou? 

A resposta é clara: Sim! 

Em nossa vida pessoal, nós adquirimos autoconfiança quando nos sentimos realizados com o que conquistamos. Por outro lado, a autoconfiança da vida profissional está altamente ligada à quantidade de conhecimento que temos em nossas áreas de atuação e a nossa capacidade de aplicá-los em nosso cotidiano no trabalho.

No entanto, engana-se quem acredita que o lifelong learning nasce com a pessoa! Se você sente que os seus colaboradores não carregam essa característica, saiba que é possível despertá-la!

5 Dicas para seus Colaboradores Adotarem Lifelong Learning Hoje!

Aqui, daremos 5 dicas de como adotar o lifelong learning na vida dos seus colaboradores ainda hoje e permitir que eles aperfeiçoem suas competências e habilidades de maneira simultânea às soft skills!

#1: Mostre aos Colaboradores que Eles são os Protagonistas do Próprio Destino

O lifelong learning pauta a aprendizagem ao longo da vida e isso é, inteiramente, responsabilidade de cada colaborador. Apenas ele é o protagonista de seu próprio destino e ele deve refletir sobre o que busca para o futuro.

Se o profissional busca progredir em sua carreira, apresente a ele as maneiras para alcançar o que almeja e dê suporte quando necessário, mas cabe apenas a ele decidir se vai correr atrás ou não!

#2: Organize uma Lista de Interesses e Necessidades dos seus Colaboradores

Uma vez que você sabe o que motiva cada colaborador, os incentive a explorar os interesses e metas que almejam. Assim é possível identificar quais são os que mais querem se aprofundar em seus interesses.

Por exemplo, será que o seu colaborador gostaria de ter uma graduação ou uma especialização?

#3: Ofereça Diferentes Maneiras de Aprendizado

É importante que diferentes maneiras de ensino sejam oferecidas aos profissionais. Pode ser por meio de livros, podcasts, vídeos na internet, cursos ou uma universidade. 

O fato é que, quando o colaborador tiver em mente seu objetivo pessoal, ele mesmo buscará pela melhor maneira de ensino, uma que supra sua necessidade de aprendizagem e o leve à conquistar sua meta.

#4: Estruture os Objetivos de Aprendizagem dos Colaboradores

Cada profissional tem sua vida pessoal, que vai além do ambiente corporativo. Isso quer dizer que encaixar a aprendizagem na rotina corrida do seu colaborador se torna uma necessidade.

Apesar de ser uma responsabilidade dele, você pode dar suporte nisso e planejar, junto ao profissional, as estratégias de aprendizagem que serão aplicadas para que ele alcance o objetivo, encaixando o ensino nos horários disponíveis do dia a dia.

Seus profissionais precisam compreender que deve haver um momento dedicado aos estudos, porém, esse tempo precisa ser realista e de acordo com a agenda de cada um!

#5: Incentive o Comprometimento ao Lifelong Learning

A dica final é: incentive os seus colaboradores a se comprometerem com o lifelong learning

Se você perceber que os profissionais estão desmotivados, lembre eles as razões de terem se envolvido com o ensino contínuo, como metas, objetivos e propósitos de cada um. O importante é não deixá-los desistir!

Exemplos de Lifelong Learning para seus Colaboradores Aprenderem Sempre!

Abaixo você encontra alguns modelos de lifelong learning que os seus colaboradores podem começar a aplicar ainda hoje:

  • Desenvolver uma nova habilidade - falar em público, ser empático com o próximo, saber trabalhar em equipe, etc.
  • Estudo Independente - aprender um novo idioma, assinar um podcast, pesquisar algum assunto que seja do seu interesse, etc.
  • Aprender um novo esporte ou atividade - saber jogar algum esporte que haja a necessidade de trabalhar em time, aprender a se exercitar, etc.
  • Aprender a usar uma nova tecnologia - aprenda a usar um novo aplicativo que está fazendo sucesso entre o seu círculo de pessoas próximas, conheça outros aparelhos tecnológicos, etc.
  • Adquirir novos conhecimentos - buscar por cursos que o desenvolvam e aperfeiçoam em suas áreas de interesse, etc.

Lembrando que há outras competências e habilidades que são desenvolvidas em simultâneo a esses exemplos de lifelong learning, ok?

De maneira conclusiva, o lifelong learning é, sem dúvida, uma vantagem competitiva no mundo corporativo. Então se você quer adotá-lo entre seus colaboradores também, entre em contato conosco e descubra as melhores soluções para implementar essa solução na sua empresa ainda hoje!

Fonte: Niduu - Disseminando Conhecimento.


Comentar
Compartilhar