7 Ações que Não Podem Faltar no seu Processo de Onboarding

Você sabia que sem o processo de onboarding sua empresa enfrenta diversas desvantagens competitivas que comprometem o andamento e a lucratividade do negócio?

Uma pesquisa da Business News Daily onde mostra que:

onboarding de colaboradores

Porém, quando o onboarding proporciona uma experiência positiva, 69% dos profissionais ficam na empresa por, no mínimo, 3 anos e as organizações retêm 50% mais talentos do que aquelas que não investem na integração.

Mas afinal, o que é o onboarding?

O processo de onboarding é o responsável por promover a integração de novos talentos à empresa. Ele traz benefícios para a empresa como colaboradores mais engajados, redução de turnover, a positivação de clientes e o crescimento do negócio no mercado.

Agora que você sabe da importância do onboarding, vamos falar um pouco mais sobre as ações que não podem faltar no seu processo!

Ação 1#: Disponibilização dos Informação Relevante Online para o Processo de Onboarding 

Antes do colaborador chegue para o primeiro dia de trabalho, indicamos que você envie os documentos e informações sobre a empresa para ele:

  • Normas, diretrizes, missão, visão e valores do negócio;
  • Como é a Cultura Organizacional da companhia;
  • Quais serão as responsabilidades que o colaborador terá em seu novo cargo.

Lembre-se que ele, provavelmente, não saberá onde pode estacionar, quais são os horários de trânsito até o trabalho e nem as vestimentas adequadas para integrar o cargo, então explique tudo para ele! 

Essas ações tornam a primeira semana de trabalho menos estressante e o recém-contratado se sente mais à vontade com a equipe.

Ação #2: Kit de Boas-Vindas da Empresa

O kit de boas-vindas é uma ideia incrível para começar a integração do novo talento mesmo antes dele começar as atividades na sua empresa! Desperta o sentimento de pertencimento à equipe e estimula o onboarding.

Como Funciona o Kit de Boas-Vindas?

O kit de boas-vindas pode conter os seguintes itens entregues no momento da assinatura do contrato:

  • Caneta e caderno com o logo da empresa que o colaborador pode usar no dia a dia;
  • Uniforme da companhia;
  • Um crachá com o nome do novo talento.

Você também pode optar por outras opções que você considere plausível para o cargo.

Ação #3: Participação do Líder de Setor

É responsabilidade do líder de setor:

  • Fazer um tour com o recém-contratado pelas dependências da empresa;
  • Explicar as funções do cargo;
  • Mostrar o ambiente de trabalho;
  • Apresentar os colegas de equipe;
  • E, claro, promover e estimular o onboarding.

Como Preparar o Líder de Setor?

Utilize os indicadores de desempenho para determinar se os seus líderes de setores estão sendo eficientes e trazendo resultados, assim você consegue levantar as necessidades de treinamento e aperfeiçoar suas habilidades e competências

Para simplificar esse levantamento, utilize a planilha que preparamos para você!

Com o desenvolvimento desses profissionais, sua empresa conquista líderes de alta performance comprometidos com uma boa experiência de integração.

Agora basta que o departamento de RH informe ao líder que um novo talento chegará na empresa, solicitando sua participação no onboarding e o instruindo sobre como deve ser realizado o processo.

Ação #4: Incentivo ao Buddy Up

O buddy up é um sistema onde um colaborador mais antigo dá suporte e tira as dúvidas do profissional que acabou de chegar na empresa durante toda a integração. 

É uma boa maneira de estimular o contato entre os colaboradores e promover a integração e trabalho em equipe.

Como Incentivar o Buddy Up?

O buddy up costuma ser voluntário, então pergunte aos membros da equipe quais podem se dispor à auxiliar os novos talentos em suas funções.

Aquele que for designado para dar suporte geralmente é o profissional que compreende as responsabilidades do cargo do recém-contratado e tem disponibilidade para tirar dúvidas e orientá-lo.

Ação #5: Treinamento para o Colaborador Recém-Chegado

É comum que os seus novos colaboradores não tenham todo o conhecimento acerca do cargo e das necessidades que sua empresa apresenta, é algo que eles adquirem conforme o onboarding ocorre.

Você sabia que há profissionais que demoram cerca de 6 meses para alcançar sua produtividade real?

Então tenha paciência e forneça os treinamentos necessários para os novos talentos se desenvolvam e se aperfeiçoem

Como Implementar os Treinamentos?

Treinamentos podem ser dados tanto para o recém-contratado quanto para o resto da equipe.

Aconselhamos que você tenha uma boa solução de treinamentos corporativos ao seu lado que personaliza a capacitação dos profissionais, suprindo exatamente as necessidades de melhoria que sua empresa apresenta.

Então basta informar aos colaboradores que haverá um treinamento para se aperfeiçoarem em suas habilidades e competências, mostre os benefícios e deixe que a participação seja voluntária.

Além de estar investindo no aprendizado dos novos talentos, também está dando oportunidade aos profissionais, que já integram a sua empresa, de se desenvolverem. 

Ação #6: Acompanhamento dos Indicadores de Desempenho

Os indicadores de desempenho é uma ótima forma de medir as métricas do seu negócio, portanto, utilize-os para acompanhar o processo de onboarding dos novos colaboradores, assim como a capacitação e o resultado do aprendizado.

É a partir deles que você visualiza o retorno que estão dando para sua empresa.

Quais Indicadores de Desempenho Acompanhar?

  • Índice de Rotatividade - esse índice mostra que, quanto maior o número de demissões e contratações, maior o número de colaboradores que entram e saem da sua empresa, comprometendo a reputação do negócio e sua lucratividade.
  • ROI dos Treinamentos - com esse indicador é possível medir o retorno financeiro que houve após um investimento. 
  • Lucro por Colaborador - o objetivo desse indicador é medir o valor que cada colaborador converte para o negócio. 

Ação #7: Auxílio de uma Empresa Especialista no Processo de Onboarding

Por fim, algo que pode ajudar a otimizar os seus resultados é ter o suporte de uma empresa especialista em onboarding e treinamentos, como a Niduu!

Como a Niduu Auxilia sua Empresa no Processo de Onboarding?

A Niduu vem crescendo no mercado ao trazer facilitação no processo de onboarding e treinamento para os colaboradores de diversas empresas ao adotar a gamificação, o microlearning e o mobile learning

A gamificação faz uso das mecânicas de jogos comuns para engajar seus profissionais enquanto o microlearning entrega o ensino em doses de conhecimento que promovem a retenção do aprendizado e o mobile learning permite que as capacitações sejam realizadas pelo celular, em qualquer hora e em qualquer lugar.

Os treinamentos são personalizados para atender as necessidades dos seus colaboradores e da sua empresa, além de oferecer treinamentos personalizados com informações importantes para os colaboradores acessarem na palma da mão.

onboarding de sucesso

Fonte: Niduu - Disseminando Conhecimento.

Niduu Somos uma startup de Educação Corporativa com uma solução que consegue treinar todos os colaboradores de qualquer nível de forma contínua, dinâmica e efetiva com base na Microlearning, Mobile Learning e Gamificação.

Comentar
Compartilhar