5 Maiores Problemas no Supermercado e Como Resolvê-los

Os problemas no supermercado são muito comuns e podem afetar quaisquer tipos de companhias comerciais também. Inclusive, não importa se estiver ocorrendo uma alta movimentação no negócio ou não, as adversidades podem surgir.

problemas supermercado atendente

Aliás, a realidade é que não há estabelecimento que nunca tenha passado por algumas das maiores dificuldades que serão citadas abaixo. A solução é apenas uma: reconhecer o problema e criar estratégias eficazes para combatê-los, evitando que ocorram novamente.

Sendo assim, se você acredita que a sua empresa está vivenciando adversidades que não deveriam fazer parte do negócio, basta identificar quais são e como repará-las a seguir.

1. Desperdício de Mercadorias

Um fator muito comum, principalmente entre os supermercados, é o desperdício de mercadorias. Muitos motivos envolvem essa desvantagem, como:

  • As mercadorias para comércio são compradas em demasia e ocorre o vencimento de parte do estoque;
  • Clientes mal-intencionados podem furtar produtos do supermercado;
  • Colaboradores podem ser responsáveis por fraudes ou desvios de mercadoria;
  • A má manipulação de produtos podem acarretar avarias.

Logo, os motivos de desperdício de mercadorias são, inevitavelmente, prejudiciais para a saúde financeira do supermercado.

Para que o desperdício seja cessado, é essencial criar um plano estratégico para combater as suas causas. Portanto, algumas das melhores ações são:

  • Utilizar o método PEPS para ter um maior controle do estoque e evitar que os produtos alcancem suas datas de vencimento.

O PEPS, também sendo conhecido como FIFO, é o método “Primeiro que Entra, Primeiro que Sai”. Sendo assim, as mercadorias que chegaram primeiro, deverão ser as primeiras a serem vendidas.

  • Contratar fornecedores que mantenham a alta qualidade dos produtos e cumpra com as exigências de mercadorias que o seu estabelecimento exige.

Inclusive, é imprescindível dar atenção aos seguintes detalhes quando um fornecedor for contratado:

  • Como é realizado a estocagem do item;
  • Como é feito o transporte da mercadoria;
  • Como a manipulação dos produtos é realizada.

Esses 3 detalhes citados acima são os responsáveis por manter a qualidade dos itens e, inclusive, influenciam no tempo de deterioração de cada mercadoria.

Portanto, dê atenção especial para avaliar a qualidade dos seus fornecedores.

  • Possuir um controle de consumo interno bem definido. Em outras palavras, todos os setores que usam itens do supermercado deverão anotar a sua retirada. Como, por exemplo:

O setor da limpeza necessita de mais água sanitária e, para isso, retiraram uma do estoque ou da prateleira. Portanto, essa retirada deverá ser anotada para que, com isso, os encarregados pelo controle interno saibam qual foi o destino do produto.

Logo, com essas ações e algumas outras, é aconselhável colocar a Gestão de Desperdício em prática no seu supermercado.

2. Conflitos Internos

É inevitável que ocorram conflitos internos no seu supermercado, principalmente pelo fato de que há colaboradores de diferentes tipos.

Dessa forma, será necessário colocar a Gestão de Conflitos em execução no seu estabelecimento, podendo ser dividida em 4 etapas, conheça:

1) Apuração - Em todos os casos, é necessário descobrir qual foi a origem do conflito e quais os colaboradores que estão envolvidos. 

Para isso, será preciso conversar com cada colaborador de forma individual, conhecendo as várias versões do ocorrido e chegando à conclusão sobre o que realmente aconteceu.

2) Negociação - Esse será o momento em que você deverá buscar por soluções que serão capazes de dar um desfecho para o conflito. 

Sendo assim, reúna os colaboradores envolvidos e incentive o diálogo entre eles.

3) Resolução - Com a etapa anterior, as soluções podem surgir e o conflito, ou apenas o mal entendido, podem ser resolvidos. 

No entanto, é fundamental se certificar de que as partes estão cientes e de acordo com o desfecho, realmente finalizando o conflito interno que estava em andamento.

4) Acompanhamento - Por fim, será preciso dar atenção especial às pessoas que estavam envolvidas no conflito e acompanhar para que não haja retornos à questão finalizada.

Inclusive, possuir uma forte Cultura Organizacional no supermercado é imprescindível para que os conflitos internos sejam reduzidos ou cessados.

3. Ruptura de Gôndolas

O seu supermercado já passou pela experiência de não haver estoque de alguma mercadoria após terem acabado, também, nas gôndolas? Pois então, isso é a ruptura de gôndolas.

ruptura gôndola

Aliás, esse é um dos principais motivos que levam os seus consumidores a irem até a concorrência. Portanto, para evitar que isso aconteça, o seu estabelecimento precisará de uma boa Gestão de Estoque e fornecedores fiéis.

Dessa forma, a quantidade certa de produtos sempre estará disponível para preencher as prateleiras e, se acontecer vendas em excesso inesperadas, o seu fornecedor deve estar disposto a repor o estoque quanto antes para o seu supermercado.

4. Baixa Lucratividade

Se o seu supermercado está em um momento de baixa lucratividade, há alguns fatores que devem ser analisados, além dos que já foram citados acima, e influenciam no baixo retorno financeiro, veja:

  • Não oferecer mercadorias de qualidade e que resultam em sendo os produtos de maior saída;
  • Não saber como realizar promoções no supermercado sem ter prejuízos;
  • Não acompanhar a sazonalidade das mercadorias e vender apenas o básico.

Para começar, todo supermercado ou qualquer outro estabelecimento precisa possuir produtos de marcas que são consideradas Top of Mind, ou seja, as marcas mais conhecidas pelos consumidores.

Em segundo, para realizar promoções sem prejuízos, será necessário analisar até quanto a empresa pode abaixar os preços. No entanto, não compensa dar um desconto que fique abaixo do preço que foi pago pelo produto ao fornecedor, será preciso ter um lucro.

Os descontos mais baixos, geralmente, são destinados à produtos que estão próximos da data de vencimento e que necessitam ter uma maior saída.

Agora, é imprescindível que o seu supermercado aproveite a sazonalidade dos produtos. Lembre-se que são mercadorias que ficam apenas por um período do ano nas gôndolas e, com certeza, haverá clientes que buscam por eles.

Com as resoluções daqui, o seu supermercado poderá aumentar os lucros e fidelizar os consumidores.

5. Colaboradores Despreparados

É comum que os colaboradores do supermercado apresentem dificuldades em alguns aspectos de suas funções. A melhor solução é apenas uma: treiná-los.

Portanto, a melhor empresa de treinamentos corporativos que pode auxiliar os seus colaboradores de supermercado a alcançarem o desempenho desejado é a Niduu.

Você acredita que a sua equipe necessitará de treinamentos personalizados? A Niduu se encarrega da criação. Os ensinamentos serão enviados em doses de conhecimento, que facilitam a fixação do conhecimento por meio de lições rápidas.

Inclusive, a Niduu disponibiliza os treinamentos pelo celular, o que facilita para os seus colaboradores a aprenderem onde quer que estejam e em qualquer horário.

Agora, para você, é possível acompanhar o desenvolvimento de cada indivíduo, identificando se está havendo um resultado positivo e alcançando a expectativa imposta.

Com a Niduu, os seus colaboradores estarão preparados para o crescimento do seu estabelecimento, driblando os problemas no supermercado e fidelizando os clientes. Quer entrar em contato com a Niduu e conhecer a solução para o seu supermercado? Clique aqui!


Fonte: Niduu - Disseminando Conhecimento.

Niduu Somos uma startup de Educação Corporativa com uma solução que consegue treinar todos os colaboradores de qualquer nível de forma contínua, dinâmica e efetiva com base na Microlearning, Mobile Learning e Gamificação.

Comentar
Compartilhar