RH Tech: como a tecnologia otimiza estratégias empresariais?

O Human Resources Technology (RH Tech) é a otimização dos processos internos da sua companhia, permitindo colocá-la em nível competitivo no mercado ao implementar soluções tecnológicas no negócio.


É comum nos depararmos com pessoas que acreditam que apenas as grandes organizações deveriam se preocupar com a implementação da tecnologia em sua cultura organizacional. 

No entanto, não é bem assim.

Com a transformação digital sendo vivenciada por todos os setores nos últimos anos, as soluções em tecnologia se tornaram extremamente presentes e necessárias para as empresas - independentemente do seu porte.

Mas o que é o RH Tech que tanto falam, quais são suas vantagens e como implementá-lo? É o que veremos neste conteúdo.

O que é RH Tech?

Esse é um termo usado para designar um segmento da organização que, durante o processo de transformação digital, aderiu a soluções tecnológicas capazes de otimizar as rotinas e processos da empresa.

Atualmente, o termo também é bastante utilizado para se referir a um departamento de Recursos Humanos, que implementa novas técnicas e recursos para potencializar a gestão de pessoas e acompanhar as inovações do mercado.

Quais são as suas características?

Ele apresenta algumas características bem marcantes que são capazes de tornar a organização - como um todo - mais eficiente. Por exemplo:

  • Implementação de softwares de gerenciamento de processos;
  • Utilização de plataformas digitais para recrutamento e seleção de novos talentos, como a Gupy;
  • Viabilidade para coletar, mensurar e analisar as métricas da empresa.

Por meio dessas e de outras características, a organização consegue otimizar suas atividades, além de desburocratizar e integrar os processos. Assim, garantindo uma atuação mais estratégica frente ao mercado.

Kit Profissional do RH

Como funciona e qual é a sua importância?

Por meio da transformação digital, a tecnologia passou a ser amplamente usada em ambientes de trabalho por popularizar os sistemas de gestão empresariais e simplificar o acesso à internet através de diversos dispositivos eletrônicos.

Logo, pode-se afirmar que o Tech funciona como uma maneira de implementar inovações às soluções da empresa, proporcionando diversas vantagens para o seu negócio, as quais veremos mais abaixo.

Mas antes, você imagina qual seria sua importância para as organizações?

Hoje, é inevitável que a sua empresa acompanhe as tendências e o avanço do mercado para manter um nível competitivo em relação às outras companhias, principalmente quando pontuamos os concorrentes diretos.

Inclusive, devido à pandemia da Covid-19, investir na modernização dos processos nunca se mostrou tão fundamental, já que grande parcela dos colaboradores passaram a atuar como home office e os negócios tiveram que se adaptar para suprir o “novo normal”.

A importância do RH Tech surge neste contexto precisamente para atender às novas demandas, idealizando e simplificando diversos processos, sendo alguns dos mais importantes: 

  • Fazer uma gestão remota de colaboradores com eficiência;
  • Realizar o recrutamento e integração de novos talentos a distância;
  • Otimizar a comunicação entre equipes, e mais.

As 5 vantagens do RH Tech para o seu negócio

Conhecendo a importância que ele desempenha na sua empresa e quais são suas características, chega o momento de compreender também quais são as suas vantagens competitivas.

Elencamos cinco delas a seguir, confira.

Vantagem #1: uma gestão de pessoas de sucesso

As metodologias, ferramentas e estratégias que surgiram devido ao avanço tecnológico nas organizações resultam no engajamento dos colaboradores e sua boa performance no negócio.

Com a inclusão destas tecnologias e a integração de processos - como o Big Data, o People Analytics e a Inteligência Artificial - torna-se possível analisar com facilidade os indicadores de desempenho e projetar cenários internos e externos à companhia.

As consequências positivas incluem:

Logo, a gestão de pessoas é realizada com sucesso na organização.

Vantagem #2: maior rapidez na execução de processos

Não são apenas as empresas que se envolveram na transformação tecnológica. O comportamento do consumidor evoluiu devido ao acesso e avanço da tecnologia, e o resultado disso é o aumento do fluxo de trabalho.

Para atender às demandas e necessidades do público, as empresas buscaram meios de se manter a nível competitivo no mercado por meio de soluções eficientes.

Os softwares e as aplicações digitais têm se tornado bastante presentes neste cenário de negócios, visto que agilizam os processos internos e otimizam o tempo dos talentos.

Vantagem #3: otimização no gerenciamento de contratações

Novamente, a transformação digital impactou mais um setor importante da companhia: as contratações. E o que isso quer dizer? 

Significa que a gestão de contratações tem exigido mais dos profissionais do departamento de RH. Para isso, o Tech surge para fazer uso de tecnologias e estratégias que simplificam o processo de recrutamento e seleção, além de garantir sua precisão.

Com algoritmos, Big Data e outras soluções, a análise de perfis comportamentais e a aplicação de testes são otimizadas, assim como outros procedimentos que fazem parte da etapa de contratação de novos talentos.

Inclusive, vale ressaltarmos que um dos grandes benefícios dessa vantagem é a redução de custos referentes ao desligamento de colaboradores, assim como a necessidade de realizar novas contratações.

Por exemplo, você sabia que a demissão e o novo processo seletivo resultam em valores que representam de 100% a 300% do salário anual de um profissional, segundo dados do Business News Daily?

Vantagem #4: simplificação ao acesso de métricas e eficácia

Como William E. Deming, estatístico e consultor estadunidense, apontava: “Não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não se define, não se define o que não se entende, e não há sucesso no que não se gerencia.”

Em outras palavras, não há um RH estratégico se não há coleta de dados, métricas, mensurações ou análises em torno delas.

Porém, quando há, é possível determinar a eficácia das ações e realizar um planejamento eficiente por meio dos indicadores de desempenho. Esses geralmente incluem:

  • Nível de contratação, rotatividade e absenteísmo;
  • Índice de satisfação e retenção de colaboradores;
  • Retorno sobre o investimento (ROI) proveniente de treinamentos corporativos;
  • Lucro por colaborador e produtividade.

E com o Tech, também ocorre a simplificação do acesso de métricas, sendo mais fáceis de serem visualizadas e estudadas em prol da empresa.

Agora, antes de continuarmos este conteúdo, se você busca organizar o ROI do seu negócio de maneira simples, clique aqui e tenha acesso gratuito à nossa planilha.

Vantagem #5: aprimoramento da experiência dos colaboradores

Não poderíamos deixar de citar como o Tech é capaz de aprimorar a experiência dos talentos

Uma vez que o setor é mais estratégico, ele também é capaz de dar mais atenção aos colaboradores da organização. Assim, favorecendo a maneira que as pessoas se relacionam na empresa e com a marca.

Essa é uma questão importante para o negócio porque, como aponta pesquisa da Alight Solutions, a experiência do talento é uma chave capaz de atrair profissionais excepcionais e proporcionar maior vantagem competitiva para a companhia no mercado.

Segundo o indicador Employee Experience Index, elaborado pela IBM em parceria com o Workhuman Research Institute, existem cinco critérios para definir a experiência:

  • Pertencimento: sentimento de integração à equipe e empresa;
  • Propósito: compreensão da importância do cargo que ocupa;
  • Conquistas: sensação de missão cumprida em atividades realizadas;
  • Felicidade: sentimento de prazer que emerge em seu trabalho;
  • Vigor: presença de engajamento, entusiasmo e motivação na companhia.

Com estes critérios e os benefícios, inovações e facilidades que o Tech proporciona, a experiência do colaborador é impulsionada.

Como realizar sua implementação?

Para iniciar a implementação do RH Tech, é necessário ter ciência de algumas etapas essenciais. Assim, estruturando e colocando em prática as melhores soluções tecnológicas para a sua organização, acompanhe:

  1. Saiba quais são os indicadores de desempenho mais importantes para sua empresa e como mensurá-los;
  2. Por meio da análise dos indicadores, determine as lacunas de resultados referentes aos processos internos do negócio;
  3. Estruture quais são as soluções tecnológicas plausíveis para suprir essa demanda;
  4. Capacite os seus colaboradores para terem conhecimento de novas ferramentas e métodos que devem ser usados para otimizar os processos;
  5. Faça com que o Tech se torne parte importante da cultura organizacional da empresa.

Por meio destas etapas, a implementação é realizada. E confira algumas ferramentas que podem fazer parte das novas práticas da sua companhia:

  • HRIS: é um sistema de gerenciamento de recursos humanos e informações que integra diversas atividades empresariais, simplificando a gestão de pessoas e outros processos do negócio;
  • Gupy: software de recrutamento e seleção que torna as admissões digitais mais fáceis, além de encontrar o melhor colaborador para as exigências do cargo;
  • Niduu: solução em treinamento corporativo a distância, capaz de desenvolver as competências técnicas e comportamentais dos seus talentos de maneira eficiente e em um espaço de tempo reduzido.

Como as soluções da Niduu auxiliam no RH Tech?

A Nidu é uma especialista em capacitação de talentos que proporciona uma aprendizagem eficiente aos seus colaboradores, mas como ela auxilia no RH Tech?

Devido ao contexto atual do mercado e compreendendo a importância do Tech para as organizações, essa é uma solução em metodologia de ensino por combinar a gamificação e o microlearning.

E não para por aí. As capacitações da Niduu são estruturadas com o mobile learning, permitindo que os talentos acessem os módulos de conhecimento em qualquer horário que estiverem disponíveis e local.

Dessa maneira, não há necessidade de tirá-los do posto de trabalho para receber treinamentos que entregam conteúdos em demasia e resultam na curva do esquecimento.

Esses são considerados obsoletos pelo mercado hoje em dia, e a gamificação e o microlearning - que usam mecânicas de jogos para engajar e motivar os talentos por meio de conteúdos objetivos e rápidos - têm se tornado as melhores soluções de ensino para o “novo normal”.

Como mostra em suas estatísticas Review 42:

  • 72% dos talentos relatam que se sentem mais motivados em suas atividades quando a gamificação está presente na companhia;
  • Colaboradores que participaram de um processo gamificado pontuam 14% a mais em avaliações baseadas em habilidades;
  • 90% também relatam que se sentem mais produtivos ao fazer uso das mecânicas de jogos no dia a dia da empresa;
  • 69% dos colaboradores afirmam que pretendem permanecer na organização por mais de três anos quando as atividades são gamificadas;
  • Inclusive, 78% contam que o processo de recrutamento gamificado os deixa ansiosos para trabalhar na companhia, mas de uma maneira positiva, entre outros dados.

Em outras palavras, a Niduu simplifica a aprendizagem em questão de acesso ao conhecimento e tempo, além de estimular a retenção do conhecimento e de talentos, e otimiza os resultados da sua organização de uma maneira natural.

Quer mais Tech que isso? 

Entre em contato com a Niduu e assegure sua empresa de estar em nível competitivo no mercado, acompanhando a transformação digital e se beneficiando das vantagens que o avanço tecnológico trouxe para o mundo corporativo.

Niduu, a melhor plataforma gamificada de treinamentos corporativos.

Fonte: Niduu - Disseminando Conhecimento.

Niduu Somos uma startup de Educação Corporativa com uma solução que consegue treinar todos os colaboradores de qualquer nível de forma contínua, dinâmica e efetiva com base na Microlearning, Mobile Learning e Gamificação.

Comentar
Compartilhar