Temas obrigatórios na SIPAT: quais são e como organizar sua programação?

Os temas obrigatórios na SIPAT são bastante relativos e devem estar de acordo com o nicho de mercado que a sua organização ocupa, então se você não sabe quais devem ser abordados e como elaborar a programação da semana, continue aqui.


A SIPAT significa Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho e, como seu próprio nome indica, é uma semana voltada para atividades de prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais nas organizações.

Logo, pode-se dizer que a finalidade da SIPAT é, principalmente, divulgar, orientar e promover a prevenção de acidentes no meio corporativo, garantindo a segurança e a saúde dos colaboradores no trabalho.

Inclusive, os treinamentos SIPAT desenvolvem a consciência dos profissionais em relação à importância de prevenir os acidentes ao assumir uma postura vigilante para reconhecer e corrigir condições e práticas que podem ser nocivas para o ambiente corporativo.

A legislação da SIPAT é prevista na Portaria nº 3.214 da Norma Regulamentadora de número 5, a então NR-5, no item 5.16, letra “O”, em que destaca que a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho é uma atribuição da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) em conjunto com o Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT).

A semana da SIPAT é obrigatória em todas as empresas, não havendo limite mínimo de colaboradores para ser pautada no negócio, e deve ser realizada de maneira anual.

Quais são os temas obrigatórios na SIPAT da sua organização?

A verdade é que não existe temas pré-estabelecidos para serem pautados na SIPAT de maneira obrigatória, no entanto, existem alguns assuntos que são abordados de forma indispensável para algumas empresas, como:

  • Alcoolismo, Tabagismo e Drogas;
  • IST’s e AIDS;
  • Segurança do trabalho, e mais.

Ainda vale ressaltarmos que em época de pandemia, novos temas se tornaram comuns na Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho. A seguir estão em destaque algumas opções de temas pautados na SIPAT de 2021:

  • Segurança no trabalho durante pandemia;
  • Segurança doméstica com os filhos;
  • Motivação em quarentena;
  • Comportamento seguro e saúde mental;
  • Qualidade de vida em casa e no trabalho;
  • Ergonomia;
  • Dependência digital;
  • Controle e inteligência emocional;
  • Risoterapia e no-stress;
  • Cuidados pessoais e higiene pessoal.

Além de tudo, é importante compreender que os temas da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho dependem do nicho de mercado que a sua organização se encontra, então é recomendado buscar por ideias e inspirações no site oficial da Escola Nacional da Inspeção do Trabalho (ENIT) para capacitar os colaboradores da sua empresa da maneira devida para a sua companhia.

Como organizar a SIPAT na sua empresa?

O departamento de Recursos Humanos é o responsável por debater quais são as atividades que devem ser abordadas durante a SIPAT e que causarão um impacto positivo nas questões comportamentais dos colaboradores referente à segurança do trabalho e cuidados com sua saúde, juntamente à CIPA e aos membros da SESMT.

O primeiro passo pode ser o estabelecimento de canais de comunicação com as equipes da empresa para recolher sugestões de temas a serem adicionados na SIPAT. As opiniões de pessoas de fora também devem ser bem-vindas, como fornecedores e clientes.

O segundo passo para organizar a SIPAT na sua empresa é determinar qual é o time que responsável por promover a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho na organização, além de:

  • Escolher um membro para assumir o posto de coordenador e realizar a divisão de tarefas;
  • Decidir quais serão as datas de reunião da CIPA para discutir sobre a SIPAT do ano;
  • Contratar as empresas responsáveis por preparar as atividades da SIPAT aos colaboradores.

Agora, o terceiro passo é organizar a programação da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho, a qual deve propor atividades dentro do horário de trabalho dos colaboradores, e colocar em prática a sua divulgação.

Como motivar os colaboradores a participar da SIPAT?

A motivação dos colaboradores é um assunto bastante levantado pelas organizações, principalmente quando buscam engajá-los em treinamentos corporativos para atingir bons resultados para o negócio.

Logo, para estimular os profissionais a participar da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho, existem algumas dicas que podem ser colocadas em prática:

  • Valorizar os talentos: reconhecer, valorizar e orientar os colaboradores é uma maneira de mostrar que os superiores e a empresa se importam com cada um, estimulando o sentimento de pertencimento na organização e os motivando naturalmente;
  • Clima organizacional agradável: um ambiente positivo e confortável envolve os talentos com as metas e objetivos do negócio, promovendo a união da equipe e o cooperativismo entre os colaboradores, o que os torna mais motivados na empresa;
  • Não pressionar: apesar da SIPAT ser obrigatória para todas as organizações, é importante não pressionar os profissionais para estarem presentes nessa semana. O indicado é investir em uma divulgação bem feita para atraí-los aos treinamentos e palestras da companhia, os motivando a participar voluntariamente;
  • Contar com o auxílio da liderança corporativa: os gestores e líderes têm o importante papel de inspirar, orientar e dar suporte aos colaboradores, sendo igualmente importante que incentivem e motivem os talentos a participar da SIPAT anualmente;
  • Gamificação: a gamificação é uma excelente maneira de motivar os colaboradores por meio das mecânicas de jogos que estimulam o engajamento, como sistema de pontuação, ranqueamento e recompensas.

Através destas dicas, a motivação dos colaboradores pode ser trabalhada em prol de sua participação na Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho da sua organização.

Case Grupo Mateus

Por fim, como a SIPAT é obrigatória, não poderíamos deixar de citar a solução que o Grupo Mateus, junto à Niduu, encontrou para apresentar a programação da semana forma online devido à pandemia, a qual impossibilitava reunir todos os cipeiros de maneira presencial na mesma sala de aula.

Nessa reunião, o novo formato de capacitação da SIPAT foi apresentado para os presidentes e vice-presidentes da CIPA, onde uma única campanha seria realizada e dividida em cinco fases no período de cinco dias.

Como resultado, o evento se tornou inteiramente digital, com 250 colaboradores capacitados e 83% de engajamento dos participantes. 

Portanto, agora que você sabe que não há temas obrigatórios na SIPAT e os treinamentos e palestras podem ser realizados online, conte com o suporte da Niduu, capaz de elaborar as capacitações certas para os seus colaboradores e treiná-los da maneira devida para a sua empresa.

Fonte: Niduu - Disseminando Conhecimento.

Niduu Somos uma startup de Educação Corporativa com uma solução que consegue treinar todos os colaboradores de qualquer nível de forma contínua, dinâmica e efetiva com base na Microlearning, Mobile Learning e Gamificação.

Comentar
Compartilhar