Quais são as tendências em treinamento de segurança para 2022?

As tendências em treinamento de segurança para 2022 são responsáveis por atualizar os seus colaboradores frente às mudanças do mercado e atingir melhores resultados para sua organização.


Desde 2020, diversas organizações têm buscado soluções eficientes para atualizar e reformular seus programas de treinamento corporativo frente às mudanças e surpresas que o mercado trouxe, surgindo a necessidade de desenvolver os colaboradores de maneira remota devido à pandemia da Covid-19.

Sendo assim, como estamos no início de 2022 e muitas empresas ainda buscam por essas soluções e querem, inclusive, otimizá-las, é fundamental compreender quais são as tendências em treinamento de segurança para este ano, então acompanhe este conteúdo.

O que esperar de tendências em treinamento de segurança para 2022?

Com o avanço da tecnologia, principalmente em época de pandemia, as tendências em treinamento de segurança evoluíram para 2022. 

As soluções de capacitação vêm ganhando impulso no mundo digital e existem quatro tendências principais que você deve conhecer para implementar, também, na sua organização, então acompanhe o conteúdo a seguir.

Tendência #1: aprendizagem adaptativa

A aprendizagem adaptativa se tornou bastante conhecida no setor de treinamentos corporativos nos últimos anos, e existem motivos relevantes para isso ter acontecido. 

Essa primeira tendência permite que haja uma experiência educacional elevada aos participantes porque se ajusta às suas necessidades individuais e interações em tempo real. 

Logo, durante o treinamento, o conteúdo é diferente para cada colaborador, fazendo com que eles se tornem os protagonistas do próprio ensino, o que aumenta o seu envolvimento e a probabilidade do conhecimento ser, de fato, retido após a conclusão das trilhas de aprendizagem.

Tendência #2: tecnologia imersiva

A tecnologia imersiva é, em outras palavras, a realidade virtual (VR) e realidade aumentada (AR). 

Enquanto a realidade virtual utiliza as informações geradas em computador ou CGI para fornecer sensações de imersão total durante uma experiência aos participantes, a realidade aumentada é o resultado da combinação do CGI com o ambiente real. 

Apesar de existirem há décadas, essas tecnologias começaram a ganhar espaço no mercado nos últimos anos e, atualmente, são capazes de oferecer inúmeros benefícios para o treinamento de segurança.

Por exemplo, a realidade virtual pode ser implementada com o intuito de treinar os colaboradores para encontrar falhas nos equipamentos de proteção individuais (EPI), assim, não há necessidade de manter equipamentos defeituosos na empresa para que essa experiência seja adquirida.

Por outro lado, uma sobreposição de realidade aumentada também pode ser utilizada em um canteiro de obras para determinar se os funcionários são capazes de identificar quais são os riscos à segurança sem precisar, de fato, colocarem outras pessoas em perigo.

Tendência #3: aprendizagem social

A aprendizagem social é um conceito desenvolvido como teoria pelo psicólogo Albert Bandura em 1960. Em essência, esse é um modelo de ensino que determina que a aprendizagem acontece em contexto social e ocorre por meio da observação ou instrução direta.

Por exemplo, em um ambiente de treinamento no local de trabalho, esse aprendizado pode acontecer de diversas maneiras, como a utilização de um sistema que incentiva os colaboradores a realizarem perguntas ou a implementação de uma ferramenta onde os usuários conseguem conversar entre si para trocarem conhecimento.

Na aprendizagem social, não importa como ela é introduzida em uma organização, o que importa é a experiência do ensino coletivo capaz de auxiliar na solidificação da cultura da aprendizagem na empresa.

Tendência #4: gamificação

Você já imaginou se os colaboradores da sua organização se sentissem entusiasmados com o treinamento corporativo, especialmente em tópicos de segurança, mesmo que desafiadores? A gamificação surgiu para isso.

Essa é uma solução implementada em diversas capacitações para fazer com que a taxa de adesão e conclusão ao treinamento se elevasse ao manter os participantes engajados com o ensino, motivados e se dedicando aos módulos de conhecimento.

Inclusive, a gamificação permite que haja interatividade entre os colaboradores, fornecendo funcionalidades que fazem parte das mecânicas de jogos, como pontuações e seu ranqueamento, sistema de premiações e recompensas, e mais.

Todas as funcionalidades da gamificação geram uma competitividade saudável entre os participantes. Por exemplo, o ranqueamento de pontos permite que os demais colaboradores visualizem quem são os primeiros colocados e, por meio disso, se empenham cada vez mais para atingirem boas posições e conquistarem as recompensas.

Nesta última tendência citada, a chave é encontrar o equilíbrio entre os métodos de treinamentos eficientes e as mecânicas de jogos que divertem e engajam os colaboradores.

Solução em treinamentos corporativos para sua organização

Se a sua organização acredita que uma solução em treinamentos corporativos é a maneira certa de treinar os seus colaboradores para suprir suas lacunas de conhecimento e atingir melhores resultados no mercado, é importante compreender que existem recursos importantes de serem fornecidos por essa solução.

A seguir veremos quais são os seis recursos essenciais para se ter conhecimento, veja.

Recurso #1: materiais e conteúdos ricos em conhecimento

Para que o treinamento de segurança se torne eficiente, é fundamental que os materiais e conteúdos disponibilizados durante a capacitação que chamem a atenção dos colaboradores ao serem ricos em conhecimento. 

Logo, é interessante que sejam intuitivos, amigáveis e responsivos, além de divertidos e envolventes para que a taxa de retenção do conhecimento seja evidente. 

Ainda vale ressaltar que os materiais e conteúdos devem estar sempre atualizados, então é importante certificar-se que o treinamento seja revisado e atualizado com frequência pelos seus criadores, atendendo as tendências e as mudanças nos requisitos e regulamentos da organização ou do mercado.

Recurso #2: análise de risco

Atualmente, a área de saúde e segurança ocupacional também tem evoluído bastante em relação à prevenção de acidentes. Logo, especialistas em segurança têm se concentrado em capacitar os colaboradores na identificação destes problemas, não mais apenas no controle de danos.

Alguns dos perigos que rodeiam setores de empresas específicas podem incluir equipamentos elétricos, mercadorias perigosas ou máquinas pesadas, as quais são capazes de resultar em incidentes preocupantes no trabalho.

Porém, ao realizar uma análise de risco, torna-se possível compreender quais são os setores que correm maiores riscos de segurança à saúde do trabalhador e adotar medidas corretivas e preventivas com o intuito de reduzir ou eliminar a probabilidade de acidentes, lesões e doenças provenientes do local de trabalho.

Recurso #3: variedade de idiomas

Segundo estudo realizado pelo Center to Protect Workers’ Rights (CPWR), foi determinado que colaboradores com habilidades limitadas em inglês não eram capazes de compreender os treinamentos de segurança neste idioma ou não tinham habilidades para realizarem perguntas.

Sendo assim, determinou-se que é importante disponibilizar as capacitações em diversos idiomas para que, por meio disso, o participante tenha a oportunidade de escolher pela sua língua nativa, o que faz com que compreendam melhor os conteúdos e retenham as informações.

Dependendo da organização, é fundamental entregar o treinamento em, além de português, inglês, mandarim, alemão e japonês, por exemplo.

Recurso #4: relatórios de fácil acesso em tempo real

As organizações sabem que não seguir os regulamentos de segurança podem ocasionar em multas potencialmente graves para a empresa, então é crucial que os colaboradores compreendam quais incidentes devem ser rastreados para os registros da companhia e quais documentos precisam ser enviados diretamente ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Esse é um dos grandes motivos de capacitar os colaboradores. Dessa maneira, uma solução em treinamentos corporativos é a recomendação necessária para manter os registros em dia ao capacitar os funcionários.

Logo, é preciso investir no desenvolvimento e treinamento de colaboradores, assim como em relatórios de fácil acesso em tempo real caso o Ministério decida realizar uma visita à sua organização para fiscalizar a segurança do ambiente de trabalho.

Recurso #5: gestão de incidentes

É comum que as organizações busquem reconhecer e eliminar os perigos antes que se tornem um problema, mas é preciso admitir que acidentes acontecem, e por esse motivo é fundamental que os colaboradores e a empresa em si estejam preparados.

Relatórios completos e precisos garantem que o incidente seja resolvido de maneira adequada e, inclusive, indicar onde o treinamento de segurança deve ser focado, assim como capacitações adicionais ou novas medidas preventivas.

A gestão de incidentes é um procedimento imprescindível para as organizações, devendo ser claro e consistente, e todos os colaboradores devem ter acesso às suas informações para que possam compreender como o procedimento funciona e como é colocado em prática, visto que nunca se sabe quem pode acabar se envolvendo no acidente.

Recurso #6: valores flexíveis

Uma outra ressalva em relação aos recursos disponíveis em uma solução em treinamento corporativo são os valores. É importante encontrar um sistema que disponibilize um pacote que atende as necessidades da sua organização, sendo transparente em seus valores e que não carreguem taxas ocultas por extras desnecessários.

Normalmente, soluções de alto nível preparam pacotes individuais para cada cliente, sempre se atentando às suas necessidades e elaborando módulos de conhecimento de maneira personalizável para impulsionar a experiência dos colaboradores. 

Inclusive, atente-se também aos custos da implementação e suporte, sempre se certificando dos serviços que estão inclusos no seu pacote. 

Quer uma indicação de uma boa solução de treinamentos corporativos para sua empresa? Então entre em contato com a Niduu.

Será que as tendências passadas ainda têm relevância no mercado atual?

Certamente 2022 está trazendo tendências emergentes de treinamento, no entanto, existem algumas tendências que continuarão ganhando popularidade e espaço no mercado nos próximos anos também, são eles: mobile learning e microlearning.

Com a proliferação dos smartphones entre a população, assim como outros dispositivos móveis que se conectam à internet, tornou-se crucial garantir que os conteúdos e materiais de treinamento fizessem parte dessa nova tecnologia, proporcionando uma boa experiência aos usuários onde quer que estivessem.

Inclusive, devido à pandemia, o treinamento remoto se torna ainda mais comum, além de ser uma solução eficiente para as organizações que buscam dar continuidade para a capacitação e desenvolvimento de seus colaboradores.

Esse é o tão conhecido mobile learning. Por outro lado, o microlearning traz uma outra proposta que, aliada a essa primeira e à gamificação, impulsiona a aprendizagem dos participantes.

Através do microlearning, os colaboradores se capacitam por meio de módulos de aprendizagem curtos, com duração média de 7 minutos, e capazes de se adaptar à realidade de cada um. 

O fato é que a probabilidade de permanecerem ativos durante o conhecimento ofertado até a conclusão do curso é mais alta devido a ambas soluções, além dos benefícios se comparados aos treinamentos em sala de aula.

O mobile learning e o microlearning permitem uma experiência adaptável ao se capacitarem em qualquer período e local que os participantes estiverem, assim como simplificam a retenção do conhecimento e driblam a curva do esquecimento, resultando em uma taxa de adesão e conclusão significativas para as organizações que as implementam nos treinamentos corporativos.

Conclusão

Agora que abordamos as principais tendências em treinamento de segurança para 2022, é fundamental determinar quais fazem sentido para a sua organização, como quais suprem as necessidades da sua empresa.

Inclusive, não se esqueça de conhecer mais sobre a Niduu, solução em treinamentos corporativos capaz de elaborar trilhas de aprendizagem personalizável para os seus colaboradores atingirem melhores resultados e estar de acordo com as regulamentações de segurança estabelecidas pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

Coloque as tendências em treinamento de segurança em prática e conte com o auxílio da Niduu!

Conheça mais sobre a Niduu

Fonte: Niduu - Disseminando Conhecimento.

Niduu Somos uma startup de Educação Corporativa com uma solução que consegue treinar todos os colaboradores de qualquer nível de forma contínua, dinâmica e efetiva com base na Microlearning, Mobile Learning e Gamificação.

Comentar
Compartilhar