Trilha de aprendizagem: por que investir no capital humano?

Uma trilha de aprendizagem é capaz de otimizar os resultados da sua organização ao entregar dois modelos de ensino aos colaboradores, dando autonomia de ensino e garantindo o desenvolvimento de cada talento de maneira genuína.


Já é de conhecimento geral que o aprendizado não se consolida da mesma forma para todas as pessoas. Cada uma tem suas próprias limitações, individualidades e lacunas de ensino.

Assim surgem as trilhas, capazes de entregar autonomia aos participantes, estimular o engajamento e a motivação no conhecimento e desenvolvê-los naturalmente e eficientemente.

Porém, o que são as trilhas de aprendizagem, quais são suas vantagens e como é possível implementá-las com sucesso na sua organização? É o que veremos neste conteúdo, acompanhe.

O que é trilha de aprendizagem?

Podemos determinar que trilha de aprendizagem é o conjunto integrado, sistemático e contínuo de atividades que desenvolvem as competências técnicas e comportamentais dos envolvidos por meio da flexibilidade, experiência e diversidade de estímulos.

Neste método, os talentos são expostos a diversas abordagens de ensino, havendo a possibilidade de escolher os que melhor se adaptam às suas preferências e combinando conteúdos teóricos e práticos para um melhor desempenho.

Alguns exemplos de abordagens diferenciadas para trilhas incluem gamificação, aulas expositivas, podcasts, infográficos, testes, vídeos, e outras opções que fomentam o ensino.

Qual sua importância na educação corporativa?

A aplicação de trilhas de aprendizagem na educação corporativa representa uma grande vantagem ao negócio.

Ao mesmo tempo que atendem as necessidades da empresa, também suprem as lacunas de conhecimento dos colaboradores ao colocá-los como protagonistas do ensino. Porém, como é possível alcançar ambas as vantagens simultaneamente?

O fato é que neste método de aprendizagem, os participantes elaboram suas próprias trilhas de conhecimento a partir de suas expectativas e carências de ensino.

Então, enquanto a empresa é beneficiada com o desenvolvimento das competências técnicas e comportamentais de seus colaboradores, cada talento também se beneficia ao investir em si mesmo. Assim, simplificando seu caminho à uma carreira de sucesso.

Ainda há outros benefícios que as trilhas agregam para ambos, conheça quais são abaixo:

  • Aumento da visão do participante em relação às competências requeridas;
  • Nivelamento de conhecimento e incentivo ao seu compartilhamento;
  • Estímulo à autonomia e autodesenvolvimento integral do indivíduo;
  • Promoção da cultura de aprendizagem contínua;
  • Potencialização do processo de aprendizado;
  • Desburocratização de capacitação e meios alternativos de aprimoramento;
  • Maior percepção das possibilidades de carreira na área de interesse.

Como resultado, o engajamento individual é estimulado, o investimento no capital humano se torna recorrente e os resultados do negócio aumentam.

As 5 vantagens das trilhas de aprendizado e exemplos

Agora que você sabe o que é trilha de aprendizagem e sua importância para educação corporativa, conheça quais são suas cinco vantagens e exemplos a seguir.

Vantagem #1: o aprendizado é inclusivo

As trilhas de aprendizado combinam uma variedade de abordagens de ensino no processo de transmissão do conhecimento.

Dessa maneira, os participantes ganham a chance de optarem pelos quais melhor se encaixam em suas preferências pessoais e necessidades individuais, como já citado aqui.

Como exemplo, se um talento tem maior facilidade em absorver o conteúdo por meio de vídeos e um outro tem maior facilidade ao lê-los, ambos têm a mesma possibilidade de retenção de conhecimento porque as duas abordagens são entregues nas trilhas.

Vantagem #2: promove a autonomia do participante

Também como já citado aqui, mas nos aprofundando melhor nesta vantagem, cada participante opta pelo melhor caminho para seu próprio desenvolvimento. Assim, pode-se afirmar que a promoção da autonomia acontece.

Por exemplo, o participante escolhe quais são os módulos de conhecimento que acredita fazer diferença para o desenvolvimento e aperfeiçoamento de suas habilidades técnicas e comportamentais.

Com isso, ele alcança uma postura mais ativa no ensino.

Vantagem #3: incentiva o ensino por competências

Se opondo ao treinamento tradicional, o ensino por competências conecta diferentes áreas do saber e combina conhecimentos, recursos, estímulos, entre outros, para que os resultados sejam mais eficientes em relação ao desenvolvimento do talento.

Um bom exemplo é a possibilidade que os participantes têm de aprender por meio de combinações de ferramentas capazes de completar o aprendizado, envolvendo habilidades práticas, técnicas, cognitivas e socioemocionais.

Vantagem #4: aumenta a taxa retenção de talentos

Com as transformações do mercado nos últimos anos, é comum nos depararmos com um cenário competitivo e com falta de pessoas realmente capacitadas para atuar nas empresas.

Porém, uma vez que há investimento na qualificação do profissional e os talentos reconhecem que são valorizados pela companhia, há maiores chances de diminuir a rotatividade de colaboradores e aumentar a retenção daqueles que estão em treinamento.

Sendo assim, além das trilhas atribuírem grandes vantagens para o desenvolvimento dos participantes, também é um grande diferencial em termos de reunir uma equipe preparada para dar o seu melhor no mercado.

Veja o seguinte exemplo: se o talento não sente que está evoluindo na empresa, ele buscará por novas oportunidades fora dela. 

Mas se ele sente que é parte do time e do negócio, desempenhando um papel importante na organização e tendo a chance de se desenvolver cada vez mais, é neste ambiente de trabalho que busca permanecer.

Assim, as empresas também conseguem se colocar em nível competitivo em um mercado que está exigindo cada vez mais dos profissionais.

Vantagem #5: auxilia no nivelamento de conhecimento

A trilha da aprendizagem também é uma excelente maneira de nivelar o conhecimento dos talentos ao fazer com que estejam no mesmo grau de experiência em relação ao conteúdo.

Por exemplo, não há atrasos e desigualdades muito discrepantes entre os participantes quando a trilha é uma prática na organização, além de fazê-los se sentir mais motivados porque caminham em conjunto.

Como resultado, a qualidade do ensino é otimizada.

Planilha de avaliação de treinamento

Trilhas de aprendizagem como estratégia para desenvolvimento de competências

Você sabia que as trilhas de aprendizagem por competências aplicadas como estratégia para desenvolvimento dos colaboradores são divididas em dois modelos de ensino? Confira:

  1. Modelo Linear: a aquisição de um novo aprendizado depende do anterior, sendo organizado em módulos sequenciais lineares. Inclusive, o criador da trilha é o responsável por direcionar o caminho do participante.

Um bom exemplo deste modelo é o estudo do Código Penal porque, para que haja compreensão da parte especial do Código, é preciso estudar a parte geral - regras ao aprendizado integral - antes.

  1. Modelo Agrupado: a organização da trilha não apresenta uma ordem predeterminada como o modelo anterior. Aqui, se entrega autonomia ao participante para organizar o aprendizado da maneira que melhor se encaixa para si.

Por exemplo, os melhores assuntos para serem encaixados neste modelo são aqueles que apresentam um grande número de ramificações, mas que não necessitam de conhecimento prévio.

Por meio destes modelos, os talentos têm a possibilidade de vivenciarem as trilhas de aprendizagem por competências, as quais são capazes de estimular o engajamento e agregar conhecimento em relação às suas habilidades técnicas e comportamentais.

Mas quais seriam as competências favorecidas? 

Elas vão desde as mais simples até as mais complexas, entregando tanto conhecimento em processos, metodologias e ferramentas quanto em habilidades do futuro e competências estratégicas, como:

  • Raciocínio abstrato: elaboração de hipóteses ao pensar de maneira ampla e relacionar conceitos e o oferecimento de soluções inovadoras para questões empresariais difíceis de serem resolvidas;
  • Visão sistêmica: compreender o todo a partir da análise das partes, assim como entender como se inter-relacionam e funcionam de maneira integrada;
  • Visão estratégica: capacidade de pensar no futuro, identificar e determinar as prioridades da empresa, perceber oportunidades estratégicas e elaborar ações no presente para atingir as metas propostas.

Inclusive, um grande exemplo de trilhas são as disponibilizadas no portal institucional da Secretaria Municipal da Educação da Cidade de São Paulo, para conhecê-la, clique aqui.

Como criar uma trilha de aprendizagem de sucesso?

Existem algumas dicas que você pode aplicar para que as trilhas sejam implementadas com eficiência na sua empresa e permitir que os colaboradores participem em sua elaboração de acordo com suas expectativas e carências de ensino.

Para conhecer quais são estas dicas, acompanhe a lista a seguir:

  • Conhecer os talentos e suas lacunas de conhecimento;
  • Estruturar a trilha de aprendizagem em níveis de dificuldade;
  • Proporcionar abordagens de ensino variadas;
  • Elaborar um storytelling que engaje os participantes;
  • Realizar o acompanhamento das métricas de desempenho individualmente;
  • Contratar uma especialista em treinamentos corporativos personalizados.

Agora, se você busca se aprofundar nas dicas citadas acima, saiba mais sobre cada uma em nosso outro conteúdo sobre a implementação de trilhas de aprendizagem, basta clicar aqui.

E se você ainda não sabe qual é a melhor especialista em treinamentos corporativos para dar suporte e orientação para sua empresa na estruturação das trilhas, assim como outras soluções que permeiam o conhecimento, converse com um dos nossos da Niduu.

Niduu, a melhor plataforma gamificada de treinamentos corporativos.

Fonte: Niduu - Disseminando Conhecimento.

Niduu Somos uma startup de Educação Corporativa com uma solução que consegue treinar todos os colaboradores de qualquer nível de forma contínua, dinâmica e efetiva com base na Microlearning, Mobile Learning e Gamificação.

Comentar
Compartilhar