Carnaval: Lucrando Mais com Produtos Sazonais

O Carnaval é uma das altas temporadas mais esperadas do ano e é uma oportunidade que todo comércio varejista deve se atentar.

É nessa época que a busca por produtos específicos da comemoração carnavalesca aumentam e o seu estabelecimento precisa estar preparado para atender a demanda dos consumidores. 

Aqui, você poderá aprender mais sobre os produtos que a sua loja deve fornecer, como garantir o estoque com os fornecedores e, inclusive, como fazer o melhor merchandising de Carnaval para a sua empresa lucrar muito!

O Carnaval está chegando, então acompanhe o artigo abaixo!

Pessoas carnaval

O que Vender no Carnaval para Lucrar Muito?

O Carnaval é uma excelente temporada para lucrar mais e alguns itens são indispensáveis para o seu comércio, como: fantasias e acessórios, produtos para a folia e bebidas e alimentos. 

Quer saber quais mercadorias dentro dessas categorias é fundamental o seu comércio varejista oferecer? Então confira abaixo!

Fantasias e Acessórios

É comum vermos pessoas fantasiadas ou usando outros acessórios para comemorar o Carnaval nas ruas da cidade. Portanto, é essencial que o seu comércio disponibilize os itens mais buscados nessa temporada do ano.

Algumas mercadorias que precisam estar nas suas gôndolas são as fantasias, que podem ser:

  • Abelhinha - consiste em um vestido curto com listras pretas e amarelas, as asas da abelha e uma tiara de antenas.
  • Sereia - essa fantasia é formada por um top e uma saia, que pode ser tanto longa quanto curta, com as cores geralmente sendo metálicas. Para tornar esse produto mais interessante, monte um kit com glitter e uma coroa de sereia.
  • Heróis - aposte na comercialização de fantasias de heróis para o Carnaval, ou seja, são roupas mais simples e com a possibilidade de haver capa, geralmente sendo compostos por um símbolo e cores do herói ou heroína.
  • Flores - uma opção que surgiu nos últimos Carnavais é a fantasia de flores, onde é composto por um top e uma saia, ambos enfeitados com flores.
  • Unicórnio - essa fantasia é, geralmente, um collant branco e uma saia de tule colorida, além de uma tiara com o chifre de unicórnio.

Essas são fantasias comumente usadas pelo público feminino, sendo tanto para crianças quanto para adultas.

Por outro lado, para os consumidores masculinos, as fantasias são mais simples e feitas em casa. No entanto, para não perder o lucro que pode vir desse público, alguns acessórios podem ser comercializados para compor a fantasia, como capas e elmos.

Produtos para a Folia

Sabemos como o Carnaval dura dias, portanto, para o cliente, é importante ter vários itens sendo disponibilizados para compra. Dessa forma, além dele encontrar tudo o que precisa para participar da folia carnavalesca, o seu negócio estará lucrando mais ainda.

Com isso, é interessante oferecer no seu estabelecimento varejista:

  • Máscaras e chapéus coloridos;
  • Colar de flores e cachecol de penas;
  • Tatuagens temporárias;
  • Copos personalizados com tiras de pescoço;
  • Serpentinas e confetes;
  • Glitter para o corpo e tinta spray para cabelo.

Inclusive, os produtos a seguir também são importantes de manter expostos nas gôndolas:

  • Protetor solar e labial;
  • Coolers e bolsas térmicas;
  • Pochetes e doleiras;
  • Biquínis e maiôs;
  • Óculos de sol;
  • Camisinhas. 

No entanto, não só apenas de fantasias ou acessórios que se aproveita o Carnaval. É imprescindível que o seu comércio varejista, principalmente supermercados ou mercearias, fornecerem as mercadorias que estarão no próximo tópico.

Bebidas e Alimentos

Agora, a grande parte da população que comemora o Carnaval gosta de folia, portanto, é fundamental que o seu estabelecimento possua várias opções de bebidas e comidas rápidas, como:

  • Bebidas alcoólicas e energéticos;
  • Água e água de coco;
  • Salgadinhos assados e fritos;
  • Bolachas e doces.

Inclusive, é interessante apostar, também, em comidas congeladas, que facilitarão o consumidor a se alimentar rapidamente e bem, já saindo de casa para participar da comemoração de Carnaval.

Merchandising para Carnaval

O merchandising para Carnaval requer uma atenção especial, visto que é um importante passo para lucrar mais. Portanto, se atente nas 3 dicas que serão dadas a seguir.

1. Decoração do Comércio

Em primeiro lugar, dedique-se a realizar a decoração de Carnaval do seu comércio varejista, como:

  • Uma vitrine chamativa e recheada de produtos carnavalescos que atrairão o desejo de compra do público. 
  • Na parte interna da loja, aposte em decorações com glitters e brilhos, tudo que remeta ao Carnaval, principalmente nos produtos vendidos.

Lembre-se que os outros estabelecimentos já estão cheios de serpentinas e confetes como decoração, então, um conselho é fugir dos enfeites tradicionais. Busque algo que represente o seu comércio e seja o que os seus clientes buscam para essa época do ano.

2. Kits de Carnaval

O consumidor busca duas coisas dentro de um comércio: a praticidade da compra e valores baixos. Portanto, o que acha de montar um kit de Carnaval para o público?

Para isso, basta separar alguns itens que são fundamentais para as pessoas curtirem as comemorações, por exemplo:

  • Kit 1: fantasia + copo personalizado + bolsa térmica
  • Kit 2: fantasia + tatuagens temporárias + 1 bebida alcoólica
  • Kit 3: acessório para fantasia + protetor solar + 10 garrafas de água


3. Ações Promocionais

As ações promocionais são excelentes para ganhar reconhecimento ao seu negócio e atrair consumidores para o comércio. Sendo assim, aproveite para, na frente do estabelecimento, distribuir:

  • Picolés;
  • Algodão doce;
  • Pipoca;
  • Leques.

Com uma vitrine bem pensada e a ação promocional, as pessoas se interessarão pelos produtos expostos na fachada e entrarão na loja para conhecer e realizar suas compras de Carnaval.

Como os Comércios Varejistas Devem se Preparar para o Carnaval

Em primeiro lugar, o necessário é estar ciente de que o seu comércio deve se preparar desde o início de fevereiro, analisando o estoque atual e se organizando para a chegada de um novo pedido.

Inclusive, será preciso pensar nos produtos sazonais que serão colocados à venda no estabelecimento, além do merchandising que será realizado na loja. Lembre-se, devem se atentar a demanda do seu público e chamar atenção para conquistar mais vendas.

Portanto, para que tudo dê certo, é preciso ter um bom planejamento, entrar em contato com o fornecedor com antecedência e ter uma equipe de vendas preparada.

Para essa última opção, a Niduu pode auxiliar a sua equipe com treinamentos pelo celular e em doses de conhecimento para a fixação do aprendizado, tornando os seus colaboradores um time de vendas de alta performance.

O treinamento pode ser feito em qualquer hora e em qualquer lugar e você tem total acesso ao desenvolvimento e desempenho de cada colaborador.

Agora, se você quer conhecer mais sobre a Niduu e como ela é capaz de preparar os seus colaboradores para suprir a demanda do Carnaval, basta clicar aqui.

Entrando em Contato com Fornecedores para Garantir o Estoque

Como já dito anteriormente, é aconselhável que tudo já esteja encaminhado no início de fevereiro. Com fornecedores parceiros, a reposição de estoque para o Carnaval deve ser tranquila, mas é fundamental que seja informado com antecedência.

Portanto, será necessário dar uma atenção especial à Gestão de Estoque, a qual deve aumentar os pedidos de certos produtos e marcar a entrega das mercadorias para antes da alta temporada iniciar. 

Por fim, se houver uma venda inesperada dos itens e você perceber que o seu comércio está próximo à ruptura de gôndola, contate o fornecedor de imediato para realizar a reposição. 

Agora o seu comércio varejista está pronto para se preparar para o Carnaval!

Fonte: Niduu - Disseminando Conhecimento.


Comentar
Compartilhar