Engajamento em Treinamentos Corporativos: entenda o que isso significa de uma vez por todas

O termo engajamento se tornou obrigatório na gestão de pessoas, mas ainda há um longo caminho pela frente.

Se queremos colaboradores realmente envolvidos em seu trabalho e empolgados para oferecer seu melhor, precisamos avançar – e muito – na valorização do capital humano.

Embora as empresas estejam lutando para se adaptar às mudanças globais, as taxas de engajamento mostram que é preciso voltar os olhos às pessoas.

Afinal, são os talentos que movem as organizações, e sua motivação é essencial para o sucesso de qualquer negócio.

Será que você está aproveitando ao máximo o potencial humano ou está desperdiçando essa energia vital?

Vamos descobrir juntos analisando o cenário global e trazendo alguns insights importantes.

Ao longo do texto, você vai entender como as empresas bem-sucedidas estão garantindo altos níveis de engajamento – e como aplicar a fórmula no seu negócio.

O desafio global do engajamento

A estatística global do engajamento é preocupante: apenas 15% dos colaboradores de período integral estão engajados em seu trabalho.

Isso significa que a esmagadora maioria dos cidadãos economicamente ativos e empregados vão trabalhar desmotivados todos os dias.

O dado é do relatório State of the Global Workplace 2017, um dos estudos mais completos sobre as condições do capital humano no mundo, baseado em informações corporativas de 155 países.

A Gallup, uma consultoria estratégica norte-americana de reputação impecável, realiza essa pesquisa anualmente para diagnosticar o status da relação empresa-colaborador e fornecer insights para líderes de todo o planeta.

Logo, estamos diante de um quadro crítico, em que milhões de pessoas saem de casa para trabalhar sem o menor entusiasmo.

Como consequência, há um desperdício enorme de potencial humano.

Basta considerar que as poucas empresas bem-sucedidas em engajar seus colaboradores apresentam uma produtividade 17% maior e lucros 21% superiores (Gallup).

Mas, afinal, quais são as razões por trás dessa crise do engajamento?

Segundo a Gallup, os principais vilões da motivação nas empresas são a resistência às mudanças e a dificuldade de adaptação às rápidas transformações no mundo do trabalho.

Tendências como a revolução digital, globalização, ascensão da economia sob demanda (gig economy) e chegada das novas gerações são os maiores desafios para as organizações.

Quando os empregadores não conseguem acompanhar esse ritmo, os profissionais sentem na pele os efeitos de uma cultura obsoleta.

O sucesso norte-americano

Surpreendentemente, enquanto a Europa Ocidental apresenta um nível de engajamento de apenas 10%, os EUA despontam no ranking global com 33% – o triplo de motivação entre os colaboradores.

Esse sucesso é explicado, em parte, pela gestão orientada ao desempenho e valorização de uma cultura engajante nas empresas norte-americanas.

Inclusive, os EUA conquistaram a maior taxa de engajamento da história na última atualização da Gallup, em agosto de 2018: 34% de colaboradores empolgados com seu trabalho.

É importante explicar que 53% dos trabalhadores estão na categoria “não engajados”, o que significa que estão razoavelmente satisfeitos, mas não conectados emocionalmente.

Na categoria “totalmente desmotivados” estão apenas 13%, o que é uma grande conquista.

Entre os fatores que explicam o êxito, temos:

Equipe de trabalho dando as mãos

Essas pistas nos levam à importância do investimento no capital humano da empresa, que hoje representa o verdadeiro diferencial competitivo no mercado.

Treinar e desenvolver: a chave para o engajamento

O que diferencia as empresas norte-americanas com as melhores taxas de engajamento é seu foco no desenvolvimento humano.

Por desenvolvimento, entendemos todas as iniciativas em gestão de pessoas que buscam capacitar, empoderar e motivar pessoas.

Quando as empresas se preocupam em melhorar as competências, habilidades e bem-estar de seus colaboradores, elas ganham profissionais mais confiantes, autônomos e dispostos a dar o seu melhor pelos objetivos do negócio.

Assim, o treinamento e desenvolvimento funciona como um poderoso combustível de engajamento, despertando o potencial máximo dos talentos.  

Os profissionais do século 21 não querem apenas um salário: eles querem um trabalho com propósito, uma cultura inspiradora e oportunidades para crescer.

As empresas que entenderem isso e acompanharem as mudanças estarão à frente na competição global por talentos.

Para isso, há inúmeras estratégias que podem tornar o desenvolvimento muito mais dinâmico, instigando todos a crescerem juntos com a organização.

Gamificação como estratégia de engajamento

Quando se trata de engajamento, a gamificação é uma das melhores estratégias para utilizar no T&D.

Gamificar significa usar técnicas e mecanismos de jogos em contextos de não jogos para motivar pessoas a cumprir desafios, e pode ser usada com ou sem o apoio da tecnologia.

Você se lembra da sensação empolgante de passar de fase, ganhar pontos e completar missões?

É desse tipo de engajamento que seus colaboradores precisam, e treinamentos gamificados podem despertar todas essas emoções.

Quando combinada aos dispositivos mobile e técnicas de microlearning, a gamificação pode acelerar o aprendizado e disparar os níveis de engajamento em uma empresa.

Vamos explicar como.

Case de Engajamento - Casa Sertaneja: 100% de colaboradores engajados

Para ilustrar nossa ideia de engajamento no T&D, vamos analisar o case de sucesso da rede varejista de materiais de construção Casa Sertaneja.

O desafio da empresa era treinar todos os seus colaboradores, alocados em quatro regiões diferentes, para melhorar o atendimento ao cliente.

Como treinar tantas pessoas de uma vez só, com uma abordagem única e o mais rápido possível?

A solução estava no aplicativo com cursos gamificados da Niduu, que usa a tecnologia da forma mais inteligente para engajar e capacitar colaboradores.

Foram criadas 4 campanhas com cursos de Atendimento Básico e Vendas Consultivas, formados por microlições interativas que podiam ser feitas pelo celular a qualquer hora e lugar.

O resultado foi um recorde de 100% de engajamento em apenas um mês: todos os colaboradores completaram o curso e tiveram uma experiência única de aprendizagem.

Além disso, os gestores tiveram acesso completo a relatórios sobre o conhecimento adquirido e desempenho dos profissionais por região e setor.

Com uma solução simples e prática, a empresa engajou seus colaboradores, capacitou o atendimento e comprovou o retorno do treinamento em todas as filiais.

Seguindo o exemplo das empresas norte-americanas, essa é uma estratégia de engajamento que valoriza o desenvolvimento humano e se adapta às novas dinâmicas de aprendizagem.

Você pode aplicar a mesma fórmula do sucesso na sua empresa. Clique aqui e descubra o segredo para engajar muito em pouco tempo.

Card com informações sobre taxa de engajamento Gallup

Fonte: Niduu - Disseminando Conhecimento.

Niduu Somos uma startup de Educação Corporativa com uma solução que consegue treinar todos os colaboradores de qualquer nível de forma contínua, dinâmica e efetiva com base na Microlearning, Mobile Learning e Gamificação.

Comentar
Compartilhar