Conheça 3 métodos de mensuração de resultados em treinamentos corporativos

A mensuração de resultados em treinamentos corporativos de colaboradores é fundamental para analisar a eficiência dos programas de capacitação implementados na empresa, otimizando os processos de aprendizagem e desenvolvendo os talentos do negócio.


A mensuração de resultados em treinamentos corporativos é a ação responsável por medir o impacto da capacitação de colaboradores em seu conhecimento, melhorando as habilidades técnicas e comportamentais que influenciam os resultados da organização no mercado.

Por exemplo, a produtividade dos colaboradores e o seu desempenho no negócio podem ser mensurados antes da capacitação e após o aprendizado ser concluído. Assim, se torna possível analisar a eficiência do programa de treinamentos da empresa, otimizando os processos de ensino e atingindo os resultados e metas da organização com eficiência.

Por que realizar a mensuração de resultados em treinamentos corporativos de colaboradores?

Existem diversos motivos relevantes para começar a mensurar os resultados de treinamentos corporativos para os colaboradores da sua organização, então separamos aqui três dos motivos mais relevantes, acompanhe.

Motivo #1: determinar se o treinamento trouxe resultados reais aos colaboradores

Um dos principais motivos para mensurar os resultados de capacitações é determinar se o aprendizado agregou, de fato, às habilidades técnicas e comportamentais dos colaboradores, o que proporciona um bom desempenho na companhia.

Inclusive, sem a mensuração, os talentos sentem que o ensino não é valorizado na empresa porque não há acompanhamento e apontamentos importantes acerca da aprendizagem realizados pelos gestores e líderes corporativos durante o desenvolvimento de cada profissional.

Esse acompanhamento pode ser transmitido por meio de feedbacks construtivos, elogios e técnicas de motivação para incentivá-los a completar o treinamento com eficiência, além de suporte aos colaboradores para se sentirem apoiados durante todo o processo de aprendizagem.

Motivo #2: observar o impacto de desempenho do negócio no mercado e o ROI do treinamento

É importante estabelecer as metas do treinamento corporativo para os colaboradores e para a empresa, e também é igualmente importante observar os impactos de desempenho gerados do negócio no mercado, como o impulsionamento da produtividade, das vendas e dos lucros.

Existem estudos que apontam que organizações que investem com frequência nas capacitações de seus talentos são mais propensas a conquistarem os impactos citados acima, mas é essencial lembrar que é preciso escolher pelo treinamento certo para as necessidades apresentadas pelos colaboradores, além de monitorar e medir seus resultados com precisão.

Essa mensuração é fundamental para determinar se o treinamento em questão é o responsável por, por exemplo, o aumento nas vendas, ou se esse aumento é resultado de alguma outra ação interna na companhia.

Motivo #3: identificar problemas no processo de capacitação e otimizá-los

Como os programas de treinamentos corporativos são um investimento que envolve recursos valiosos, como tempo, dinheiro e energia dos envolvidos, é fundamental mensurá-los para compreender se existem processos que devem ser otimizados ou não.

Ao mensurar os resultados conquistados pela capacitação e observar seu impacto no negócio, se torna simples determinar o desfecho dos treinamentos, como quais são os processos que merecem otimização e quais são aqueles que já trazem os resultados esperados pela companhia.

Uma vez que os treinamentos passam pelas otimizações necessárias, eles se tornam altamente eficientes e podem ser implementados em todos os setores da empresa. Por exemplo, uma capacitação que deve ser entregue para todos os níveis da companhia é o que trata sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), abrangendo desde os executivos da organização até os talentos recém-contratados.

Como mensurar os resultados em treinamentos corporativos na prática?

A mensuração de resultados em treinamentos corporativos pode ser realizada através de discussões com os colaboradores, pesquisas, questionários, avaliações e exames. 

O mais recomendado é que o método de mensuração seja escolhido antes da capacitação começar porque, assim, a organização se prepara para coletar os dados corretos para realizar a mensuração, tanto durante o aprendizado quanto depois de ser finalizado.

A seguir você encontra três métodos para realizar a mensuração de resultados do programa de treinamento corporativo implementado na sua organização. Acompanhe o conteúdo abaixo.

Método #1: modelo de Kirkpatrick

O modelo de Kirkpatrick é um método de mensuração de resultados dividido em quatro níveis, sendo eles: 

  1. Reação: o que os colaboradores pensam sobre a capacitação?
  2. Aprendizagem: os talentos absorveram, de fato, o conhecimento transmitido durante o treinamento corporativo?
  3. Comportamento: os colaboradores mudaram o seu comportamento e estão aplicando o conhecimento adquirido na capacitação no dia a dia do seu cargo?
  4. Resultados: quais são os impactos gerados por meio dos treinamentos corporativos para os talentos e para a organização?

Método #2: modelo Phillips ROI

No método de Phillips ROI, a mensuração acontece em cinco níveis de avaliação, os quais realizam a coleta de dados para que a análise seja realizada com precisão:

  1. Reação, satisfação e ação planejada: dados que representam a satisfação e reação dos colaboradores em relação ao programa de treinamento corporativo e suas ações planejadas;
  2. Aprendizado: os dados do segundo nível são referentes aos conhecimentos adquiridos pelos talentos e ao desenvolvimento de habilidades técnicas e comportamentais;
  3. Aplicação e implementação: aqui, os dados coletados determinam o quanto que os colaboradores aplicam os conhecimentos e habilidades de maneira efetiva em seus respectivos cargos, assim como observa as barreiras que enfrentam em suas aplicações e os elementos de apoio para a prática;
  4. Impacto: a avaliação determina se a aplicação do conhecimento e das habilidades adquiridas e desenvolvidas pelos talentos está influenciando positivamente nos aspectos de melhorias empresariais da organização;
  5. Retorno sobre o investimento: por fim, as medidas de impacto são convertidas em valores monetários e os gestores e líderes corporativos são responsáveis por comparar os custos do programa de treinamento corporativo.

Método #3: modelo de avaliação somativa e formativa

Primeiramente, o modelo de avaliação somativa mede o ciclo de aprendizagem do colaborador ao final da capacitação, analisando o seu desempenho como um todo e realizando a comparação de antes e após o treinamento corporativo. 

As principais características da avaliação somativa incluem:

  • Informar e verificar o desempenho dos colaboradores na capacitação;
  • Delinear e nivelar o aprendizado de cada talento.

Por outro lado, a avaliação formativa é um conjunto de práticas provenientes de diferentes métodos avaliativos para mensurar, de maneira aprofundada e individual, o processo de aprendizagem de cada colaborador da organização. 

As principais características são:

  • Compreender que o desempenho não é estático e a avaliação não é pontual;
  • A avaliação é somativa é inclusiva e de mão dupla.

Inclusive, vale ressaltar que ambas as avaliações podem ser usadas em conjunto para mensurar os resultados de treinamentos corporativos da sua empresa com maior precisão.

Melhores práticas de mensuração de resultados em treinamentos corporativos

Mesmo com os três métodos de mensuração de resultados citados acima, é importante colocar algumas práticas de ação para garantir que a avaliação seja realizada com eficiência, veja:

  • Escolher os indicadores de desempenho corretos: os indicadores são responsáveis por mostrar como está o andamento do negócio, então é preciso escolher pelos indicadores corretos para mensurar os resultados dos treinamentos com precisão;
  • Personalizar a estrutura de avaliação: uma possibilidade de personalizar a avaliação é escolher por um dos três métodos citados acima e customizá-lo de acordo com as necessidades da sua organização, elaborando um método compatível com o seu negócio;
  • Agir de acordo com os levantamentos: depois de realizar os levantamentos da mensuração de resultados, é fundamental realizar as correções necessárias no programa de treinamento corporativo para otimizá-lo para as próximas capacitações.

Conclusão

Como os programas de treinamentos corporativos são focados no desenvolvimento e aperfeiçoamento das habilidades técnicas e comportamentais dos colaboradores, mensurar sua eficiência é fundamental para identificar lacunas que devem ser otimizadas em prol do talento e da empresa.

Portanto, não deixe de realizar a mensuração de resultados em treinamentos corporativos na sua organização e entrar em contato com a Niduu para conhecer mais sobre as soluções em educação corporativa que oferecemos para o seu negócio.

Banner da Niduu, plataforma de treinamento corporativo, com um smartphone exibindo uma tela de aplicativo com microlições gamificadas.

Fonte: Niduu - Disseminando Conhecimento.

Niduu Somos uma startup de Educação Corporativa com uma solução que consegue treinar todos os colaboradores de qualquer nível de forma contínua, dinâmica e efetiva com base na Microlearning, Mobile Learning e Gamificação.

Comentar
Compartilhar