Motivação no trabalho: aprenda como motivar e garantir que os colaboradores alcancem as metas!

Levando em conta que muitas pessoas trabalham 8 horas por dia durante a semana, isso corresponde a 1/3 do dia. Portanto, é essencial que esse tempo valha a pena, isto é, que seja produtivo e que exista motivação no trabalho.

Porém, nem sempre isso acontece. É comum ver, em algumas empresas, colaboradores desmotivados por não terem uma ideia clara dos objetivos que o levam todos os dias ao ambiente de trabalho e como poderá crescer profissionalmente dentro dele.

Claro que isso gera preocupação dos gestores, pois como será possível desenvolver e reter talentos se eles não se sentem estimulados no ambiente corporativo?

Por isso, trabalhar a motivação é necessário. Neste artigo, apontamos porque isso é tão importante e como você pode aplicar essas ações na empresa para a qual você trabalha. Vamos lá?

motivação no trabalho: funcionário motivado comemorando meta batida

Por que incentivar a motivação no ambiente de trabalho?

A motivação no trabalho é um dos fatores mais importantes para o reconhecimento e crescimento dos funcionários de uma empresa, além de aumentar a sinergia entre outros colaboradores e a produtividade na execução de tarefas.

Apesar de algumas empresas ainda não aplicarem ações desse tipo, elas são fundamentais para que diversos gestores possam gerir e reter talentos no ambiente corporativo. Afinal, a retenção é tão importante quanto a captação, pois faz com que as melhores pessoas permaneçam na empresa e cresçam junto com ela.

Mas, afinal, o que é motivação no trabalho?  

O significado de motivação é “motivo para ação”, ou seja, toda vez que precisamos fazer alguma coisa, seja por vontade ou por necessidade, nos sentimos motivados. 

Por exemplo: se a um time de vendedores é prometida uma celebração caso batam a meta, essa é a motivação que eles terão para chegar lá da mesma forma que vendedores da equipe comercial podem se sentir motivados a vender mais para alcançar uma promoção.

Portanto, a motivação é natural em todos nós, ela precisa apenas ser ativada e trabalhada constantemente no ambiente corporativo para que as pessoas não entrem na zona de conforto. 

E em mercados cada vez mais competitivos, é essencial que os colaboradores sejam pró-ativos e façam o melhor trabalho. Porém, isso não será feito apenas porque os gerentes pedem, deve ser uma atitude natural de todos os membros da organização.

Claro que isso é muito desafiador, pois equipes de vendas devem seguir buscando novas soluções para os problemas de sempre. Afinal, os incentivos que, hoje, agradam os funcionários podem não agradar mais amanhã.

Por isso a importância também de fazer NPS a fim de saber o que os colaboradores mais querem, o que mais poderá mantê-los motivados durante o trabalho.

A falta de conhecimento do que pode motivar colaboradores ou não é algo comum de ser encontrado nas empresas. E, por mais incrível que pareça, ela pode se tornar uma aliada para implementar a motivação no ambiente de trabalho.

A motivação deve ser feita tanto pela direção quanto pelos gerentes 

As conversas que os gerentes têm com seus liderados podem trazer ideias de como motivá-los ainda mais. 

Aliás, é importante membros da direção terem contato com os gestores de outras áreas a fim de identificar o que esses colaboradores mais buscam em termos de reconhecimento e, assim, desenvolver os melhores métodos de motivação.

E claro que isso precisa ser monitorado, pois, mesmo as ações que aparentam ser eficientes, de nada servem se não trouxerem resultados. Por isso, analisar os níveis de crescimento no reconhecimento no trabalho por parte dos funcionários e o quão animados eles estão faz parte de uma estratégia de motivação organizacional.

Para que isso ocorra, um mapeamento dos times, de seus membros e de suas atuais performances pode ajudar a identificar quais foram os índices de melhoria. 

Se uma das equipes se encontrava desestimulada, com mau desempenho de suas tarefas e, após a implementação da motivação, esse quadro mudou para melhor, é porque as ações motivacionais surtiram efeito.

Ao tornar isso um hábito, os próprios gerentes da empresa passam a checar quais são as oportunidades de promover a motivação e passar essa informação à direção que poderá, a partir dessas orientações, aperfeiçoar cada vez mais tais técnicas.

Dicas de como motivar no trabalho

Agora que você já sabe o que é motivação dentro do ambiente de trabalho, vejamos algumas dicas de como colocá-las em prática.

Conheça bem o perfil dos seus colaboradores

Apenas saber que os funcionários precisam ser motivados não é o suficiente, é preciso, antes de qualquer ação, ter ciência de que a motivação é capaz de melhorar e deixar mais agradável o ambiente corporativo, por isso a necessidade de implantá-la.

E para saber quais ações serão mais eficazes, conhecer o perfil dos colaboradores é fundamental. Empresas cujos membros são mais jovens podem gostar mais de festas e confraternizações que os deixam mais felizes e unidos.

Já organizações cujos funcionários são mais velhos podem preferir benefícios que melhores a qualidade de vida, tais como assistência médica, vale-cultura, prêmios em dinheiro ou viagens.

Algumas atividades praticadas no dia-a-dia da empresa também podem fazer com que os colaboradores se sintam motivados, tais como almoço, lanches, atividades físicas como exercícios e dança, e relaxantes como massagem ou acupuntura (claro, caso a empresa tenha espaço e orçamento para receber profissionais que prestem esses serviços).

motivação no trabalho: 7 dicas sobre como motivar colaboradores usando a gamificação

Trabalhe junto aos líderes

A motivação não é um trabalho exclusivo somente da direção. Como dissemos anteriormente, a participação dos gerentes, supervisores e líderes é fundamental para engajar os colaboradores e explorar todo o potencial que eles têm.

Assim, os profissionais que assumem cargos de liderança podem apontar quais ações funcionam melhor para motivar os seus liderados e executar o que, efetivamente, vai deixá-los mais animados e produtivos.

Tenha uma boa comunicação com os colaboradores

Além dos gerentes, é essencial ter uma boa comunicação com todos os funcionários também. Afinal, ao passar informações para os membros da organização, você pode lembrá-los de quais são as visões, missões e valores da empresa que são a base do trabalho de todos à que ela pertencem.

Além disso, ser transparente na comunicação faz com que os funcionários sintam confiança para dar feedbacks, inclusive sobre tudo que os deixaria mais felizes, o que é o passo inicial para elaborar ações de motivação.

Tenha um ambiente que estimule a motivação

A Pirâmide de Maslow ilustra o crescimento vital que todos nós temos como seres humanos que, no ambiente corporativo, pode ocorrer nas esferas de crescimento profissional e auto realização.

E isso poderá depender de cada indivíduo e da sua vontade de atingir seu potencial a ponto de crescer dentro da empresa e alcançar o nível laboral que tanto deseja.

Empresas que não têm essa abertura para que seus colaboradores possam evoluir dificilmente conseguirão estimulá-los, o que poderá fazer com que eles busquem oportunidades noutras organizações onde possam, finalmente, encontrar uma maior satisfação profissional.

motivação no trabalho: ambiente com motivação no trabalho

Tenha metas que sejam alcançáveis

Em mercados cada vez mais competitivos, as empresas passam a ter objetivos maiores e, para alcançá-los, é necessário que seus colaboradores atinjam as metas. Embora alguns se assustem só de ouvir a palavra "meta", ela não precisa ser aterrorizante, pelo contrário, pode ser um dos maiores motivadores de uma empresa.

Uma vez que essas metas sejam alcançáveis - e isso fique evidente por conta dos funcionários que conseguem atingi-la ou mesmo superá-la - as equipes podem se sentir animadas e dispostas em atingir esse nível. Por outro lado, metas inatingíveis podem desmotivar e tirar a credibilidade de quem as define por exigir dos membros da empresa um desempenho muito além dos recursos disponíveis.

Portanto, se você, como membro da direção da empresa ou que faz parte do setor de RH, perceber que isso está ocorrendo em algum time, converse com o líder dele para, juntos, alinharem uma forma de tornar a meta real e recuperar o ânimo da equipe.

Faça uso de feedbacks para motivar

Mesmo os melhores funcionários terão momentos ruins dentro da empresa em termos de desempenho. Há diversas razões que podem ocasionar isso, tais como dificuldade em se adaptar à mudanças, problemas pessoais, etc.

Em momentos assim, é necessário dar um feedback. Porém, é preciso cuidado para que o empregado não fique desmotivado ao receber a avaliação que o aponta como abaixo da expectativa. Para que isso não aconteça, o gerente deve começar a conversa mostrando os pontos positivos primeiro para, depois, mostrar os negativos.

feedback para motivação no trabalho

Afinal, uma vez que um líder demonstra preocupação com o desenvolvimento profissional de um colaborador, ele sairá da conversa de feedback com uma maior vontade de trabalhar e confiante de que conseguirá trazer os resultados solicitados pela empresa. Portanto, o feedback é uma ótima maneira de aumentar a motivação no local de trabalho.

Demonstre reconhecimento sempre que for preciso

Algumas empresas costumam reconhecer o bom trabalho de um funcionário somente nos momentos em que ele se destaca, por exemplo, ao bater ou superar metas. Porém, o reconhecimento deve ser uma prática aplicada em todos os estágios, desde o momento em que o colaborador chega à empresa.

Ao passar no processo seletivo, é importante que ele receba os parabéns por ter sido selecionado e isso deve ser lembrado durante o treinamento que receberá nos primeiros dias de trabalho.

As pequenas vitórias também merecem o reconhecimento. Quando o líder elogia o bom atendimento ao cliente que pode fidelizar um cliente ou o bom discurso de vendas que poderá trazer novos clientes para a empresa, por exemplo, o reconhecimento dessa postura profissional é uma forma de motivá-los a continuar fazendo o bom trabalho.

E, uma vez que isso passa a ser visto pelos outros membros da empresa, eles também passam a se sentir motivados a trabalharem de forma ainda mais produtiva para receberem esse reconhecimento que os fará superar suas metas e performances.

A importância da motivação no trabalho

Como vimos até agora, a implantação da motivação nas empresas pode aumentar a permanência e produtividade dos funcionários. No entanto, a falta dela faz com que o desinteresse pelo trabalho aumente e os colaboradores se tornem apenas cumpridores de tarefa sem qualquer objetivo de crescer profissionalmente.

E para frisar essa importância, levantamos aqui os três pontos que devem ser levados em conta no que diz respeito à motivação no trabalho.

A motivação deve ser praticada o tempo todo

A motivação não deve ser praticada somente em reuniões ou momentos de descontração na empresa, mas sim o tempo todo. 

Afinal, motivação significa ter motivo para fazer alguma coisa, portanto, se um colaborador pretende se tornar um profissional cada vez melhor, conquistar a tão sonhada promoção e ser reconhecido por isso, ele deve manter esse foco durante toda a sua escala laboral.

Certifique-se que os líderes conheçam os membros de sua equipe

Os gestores precisam compreender os perfis individuais dos membros de suas equipes para motivá-los da maneira correta. Embora medir a competência técnica de um funcionário seja importante, é preciso ter atenção também à competência comportamental, pois a razão que motiva uma pessoa no ambiente de trabalho pode ser completamente diferente da outra. 

Assim, é papel de um líder conhecer bem o seu time e despertar em cada membro as razões que o levam à empresa e fazer uso delas para motivar cada vez mais o trabalho. Caso os gerentes de uma empresa não tenham essa percepção, é essencial que os membros do RH lembrem dessa importância. 

Afinal, uma das principais causas de desmotivação no ambiente corporativo é justamente o fato de o funcionário se sentir perdido, sem saber aonde ir e o que esperar da empresa. 

Por isso, a aproximação de um líder pode, inclusive, identificar talentos e habilidades que podem otimizar a performance da organização como um todo. Isso dá ao colaborador uma sensação de pertencimento e valorização do seu melhor trabalho.

Faça com que a motivação seja coerente

Quando o assunto é motivação, é fundamental que a teoria esteja alinhada com a prática ou as ações motivacionais não trarão os resultados esperados.

Por exemplo: se os gerentes não estiverem motivados, pedir que eles motivem os seus liderados é algo totalmente sem sentido e todos os colaboradores perceberão isso.

Portanto, ao implantar ações de motivação, é preciso que o discurso e a prática sejam coerentes com a cultura e os valores organizacionais.

Aliás, além de motivação no trabalho, fortalecer a cultura organizacional também é muito importante para o crescimento de uma empresa. Confira neste artigo como você pode fazer isso por meio de treinamentos.

Fonte: Niduu - Disseminando Conhecimento.

Niduu Somos uma startup de Educação Corporativa com uma solução que consegue treinar todos os colaboradores de qualquer nível de forma contínua, dinâmica e efetiva com base na Microlearning, Mobile Learning e Gamificação.

Comentar
Compartilhar