5 Maneiras de Aumentar seu ROI com o Mobile Learning

Você sabia que é possível utilizar o mobile learning para aumentar o ROI da sua empresa? Acompanhe abaixo algumas dicas de como essa prática pode ajudá-lo!

Em tempos de crise, as empresas tendem a abrir mão de algumas práticas a fim de cortar custos, e constantemente os treinamentos são deixados de lado em momentos de incerteza. No entanto, os resultados das empresas podem ser impulsionados consideravelmente através de um trabalho de desenvolvimento dos colaboradores, uma vez que refletem o seu desempenho.

O mobile learning já vem marcando presença a alguns anos e vem se fortalecido nos últimos meses por conta das dificuldades em reunir os aprendizes em sala de aula. O mobile learning é uma metodologia que incentiva a aprendizagem através de dispositivos móveis, tornando a experiência de aprendizagem mais fácil e acessível pelo uso dos smartphones e tablets.

A metodologia possibilita uma experiência de aprendizagem facilitada desde o momento do onboarding de novos colaboradores, à fomentação de uma cultura de aprendizagem e desenvolvimento constante, até a a disseminação de políticas e informações corporativas essenciais à colaboradores geograficamente dispersos e podem impulsionar os resultados financeiros da sua organização, além de reduzir custos.

Confira abaixo algumas vantagens do mobile learning que podem aumentar o ROI da sua empresa:

# 1. Aprendizagem Personalizada e no Tempo Adequado:

Com o mobile learning é possível desenvolver uma experiência de aprendizagem focada nas necessidades das empresas e de acordo com as especificidades de cada setor ou departamento.

Entendemos que cada função possui desafios e agendas particulares, então uso dessa metodologia aliada ao microlearning, que é o aprendizado em pequenas doses, possibilita que os colaboradores se desenvolvam a partir de qualquer hora e lugar, dentro do horário que melhor se encaixe na sua agenda, pois lições de 5 - 8 minutos são mais facilmente encaixadas ao longo do dia do que vídeos longos e com conteúdos extensos.

# 2. O Conhecimento Como Suporte para o Dia a Dia

Através do aprendizado virtual, é possível utilizar os materiais de treinamento como parte da preparação técnica para o desempenho de cada função, a fim de solidificar conhecimentos necessários para o cotidiano e aumentar o ROI dos treinamentos da sua empresa.

É possível ainda disponibilizar informações essenciais para quando o colaborador precisar delas e consultá-las em pequenas doses, ao invés de despender muito tempo em busca da informação em materiais extensos.

Com a ajuda de uma plataforma digital, a informação se torna de fácil acesso e projetada intuititivamente para que os colaboradores acessem à vontade até dominarem o assunto.

# 3: Mensuração de Resultados

Enquanto dados qualitativos podem ser observados através da mudança de comportamento e feedbacks dos colaboradores, os dados quantitativos podem ser gerados automaticamente através de uma plataforma de mobile learning.

Esses dados são mais facilmente rastreados e mensurados através do mobile learning, pois com os resultados são registrados e passam a ilustrar taxas de aprendizado, engajamento e produtividade, ajudando-o a mensurar resultados de cada treinamento e colaborador individualmente, assim você conseguirá analisar o que está funcionando bem e o que necessita ser melhorado.

Através da mensuração de todos esses dados, você conseguirá mensurar o quão eficiente foi o treinamento dos seus colaboradores.

treinamento corporativo pelo celular

# 4: Redução de Custos Com Viagens

Essa é uma das grandes vantagens do mobile learning. Em empresas que tem unidades em outras cidades, estados ou até países, possuem um orçamento relativamente alto para utilizar em viagens para a disseminação de informação e treinamentos presenciais.

Os custos com viagem incluem não somente passagens aéreas ou rodoviárias, mas também acomodações, diárias e custos, e podem ser diminuídos com a otimização do tempo de treinamentos presenciais.

# 5: Otimização de Tempo e Resultados com o Blended Learning

Você não precisa mudar totalmente o formato dos seus treinamentos para o virtual para melhorar o seu ROI. O blended learning é o ensino híbrido, utilizando a modalidade virtual e a presencial.

É possível disponibilizar conteúdo e verificar o nível de engajamento e conhecimento prévio dos colaboradores antes do momento de sala de aula. A partir disso, se reduz o tempo e esforço presencial, além de reduzir o tempo de afastamento do posto de trabalho, proporcionando uma experiência mais assertiva com base nos gaps de conhecimento da turma em questão.

Os resultados dessa prática são redução de custo e aumento nas taxas de aprendizado e retenção.

Transforme Seus Treinamentos em Resultados

Aqui na Niduu, temos ajudado diversas empresas a alcançar melhores resultados com seus treinamentos, utilizando o mobile learning, microlearning e a gamificação.

A transição de um modelo totalmente presencial para um modelo mais eficaz para alcançar todos os colaboradores independente de sua localização e formação se faz necessária nas organizações. Se quiser saber mais sobre como as vantagens expostas nesse artigo podem ser implementadas também na sua empresa, solicite o contato de um dos nossos especialistas.

treinamento de colaboradores mobile

Fonte: Niduu - Disseminando Conhecimento.


Comentar
Compartilhar