7 provas de que o microlearning em treinamentos é mais engajante

Se faltavam motivos para usar o microlearning em treinamentos na sua empresa, agora você será convencido. As microlições estão no topo das tendências em aprendizagem e já mostram seus resultados no mundo dos negócios.

Ao invés de ajustar a rotina dos colaboradores ao treinamento, o microlearning em treinamentos inverte a lógica e se adapta perfeitamente a qualquer expediente. Bastam alguns minutos para completar pequenas lições que se acumulam e, com o tempo, formam um conhecimento sólido. Não faltam evidências de que essa é uma maneira eficiente, acessível e engajante de capacitar seus colaboradores.

E o melhor: você terá 100% de controle sobre o desempenho, padrões de aprendizagem e retenção de conteúdos das equipes. Quer uma boa razão para investir nessa metodologia? Continue lendo e descubra sete. 

O que é (e o que não é) microlearning em treinamentos 

A definição mais comum para microlearning em treinamentos  é uma forma de aprendizagem por meio de microaulas ou microcapacitações, ou seja, em pequenos passos.

Nessa abordagem, conteúdos longos e complexos são fragmentados em partes bem menores e muito mais fáceis de absorver. Mas o microlearning em treinamentos  não deve ser confundido com conteúdos rasos ou com “microresultados”, pois seu potencial é enorme, principalmente na época acelerada em que vivemos.

Se falta tempo para estudar, nós podemos simplesmente adaptar a aprendizagem aos pequenos intervalos do dia a dia, somando uma carga valiosa de conhecimento ao final do processo. Para que o método seja efetivo, as microlições devem se repetir frequentemente, fixando o conhecimento na mente do aprendiz aos poucos.

Quem usa o microlearning em treinamentos 

O microlearning em treinamentos é tendência absoluta no mundo dos negócios, pois está revolucionando a educação corporativa.

De acordo com o relatório Microlearning: Delivering Bite-Sized Knowledge da Association for Talent Development, 81% das empresas pesquisadas no mundo todo já utilizam o microlearning em treinamentos para desenvolver seus colaboradores. A escolha se deve à rapidez, eficiência e praticidade em treinar pessoas com lições constantes que duram poucos minutos, ao invés uma única aula com longas horas de duração.

Outro estudo da Axonify, o 2018 Microlearning Global Benchmark Report, mostra que os principais setores a adotar o microlearning em treinamentos  são o varejo (27%), indústria e logística (25%) e finanças e seguros (22%). Em geral, as empresas que possuem “colaboradores sem mesa” (deskless), que precisam circular por vários lugares e ambientes durante o expediente, são as que mais se beneficiam dos treinamentos em microlições.

Afinal, o método permite que os colaboradores aprendam sem interromper suas atividades diárias, principalmente quando aplicado ao mobile learning.

7 provas de que o microlearning em treinamentos  engaja mais e melhor

Vamos à promessa do título: as 7 provas de que o microlearning em treinamentos é a melhor estratégia para engajar seus colaboradores. Confira as razões definitivas para adotar esse método:

Abordagem irresistível

Se você quer realmente engajamento na aprendizagem corporativa, o microlearning em treinamentos tem o poder de fisgar a atenção dos colaboradores como nenhum outro método.

Na pesquisa da Axonify, os números são promissores: 74% dos colaboradores aderiram voluntariamente às microlições e completaram mais de 100 treinamentos do tipo em um ano.

Quando as microlições são combinadas à gamificação, a participação cresce 52% e o conhecimento adquirido aumenta 27%.

Aprendizagem contextual

A educação para adultos deve ser focada na contextualização dos conteúdos, ou seja, aplicação das lições aprendidas em cenários reais.

Com o microlearning em treinamentos, é fácil criar contextos que insiram o treinamento em situações práticas do dia a dia, adaptando o aprendizado ao universo do colaborador.

Assim, o profissional sente que está aprendendo na prática e compreende a importância desse conhecimento.

Adaptação à rotina de trabalho

Uma das maiores dificuldades da área de treinamento e desenvolvimento é ter que retirar os colaboradores de seus postos para atividades de capacitação.

O microlearning em treinamentos  resolve esse problema, pois o profissional pode realizar rapidamente as lições a qualquer momento do dia e retornar imediatamente ao trabalho.

Em geral, a média de tempo para completar uma microlição é de 5 minutos e 48 segundos segundo a pesquisa, ou seja, não há impacto na produtividade.

Mobilidade e praticidade

As empresas só têm a ganhar quando autorizam os colaboradores a utilizarem o microlearning em treinamentos em seus próprios dispositivos móveis.

microlições no treinamento corporativo

No estudo referido, os profissionais que usaram smartphones aumentaram em 42% a frequência nas microlições. Com o treinamento na palma da mão, é muito mais fácil se manter engajado e usar todas as pausas para aprender um pouco mais. 

Fixação em longo prazo

Nós, humanos, enfrentamos um fenômeno chamado curva do esquecimento, que representa a queda da retenção da memória em curto prazo. Basicamente, nós levamos cerca de 30 dias para esquecer 79% do que aprendemos em um treinamento.

O microlearning em treinamentos ajuda a superar esse problema, pois reforça o conteúdo em breves intervalos de tempo, mantendo a continuidade necessária para não perder informação ao longo da curva. Em média, os colaboradores participam de 8,7 microlições ao longo de 30 dias, distribuídas em três atividades semanais que garantem a fixação de conteúdos (Axonify).

Inteligência de dados

As soluções de microlearning em treinamentos  são orientadas por dados (data-driven), ou seja, coletam dados sobre o desempenho, frequência e progresso dos usuários durante todo o treinamento.

Esses dados são interpretados com ajuda da inteligência artificial, gerando relatórios completos sobre a performance do treinamento que revelam resultados, tendências, padrões valiosos.

Os sistemas de microlearning em treinamentos costumam oferecer dashboards ou painéis de indicadores completos, que oferecem os insights necessários aos gestores da área. Assim, a tecnologia e a ciência de dados tornam as microlições ainda mais poderosas para empresas.

Personalização e autonomia

Uma das grandes vantagens do microlearning em treinamentos  é a personalização da experiência, pois os colaboradores podem aprender no seu próprio ritmo. Os treinamentos genéricos já mostraram sua ineficiência ao usar uma única abordagem e esperar que todos acompanhem na mesma velocidade.

Com as microlições, os colaboradores praticam a aprendizagem automotivada, ganhando autonomia para decidir quando, onde e em que ritmo estudar.

Do lado da empresa, isso também é vantajoso, pois permite a avaliação individual de desempenho e compreensão mais profunda do comportamento dos colaboradores. É por isso que o microlearning em treinamentos vem crescendo e conquistando colaboradores e gestores, com seu método leve, dinâmico e incrivelmente eficaz.

Agora, imagine juntar o engajamento do microlearning em treinamentos, a praticidade do mobile e os desafios da gamificação na mesma ferramenta. O resultado é um aplicativo de treinamentos gamificados capaz de revolucionar seu T&D. Clique aqui e conheça o futuro da aprendizagem.

Fonte: Niduu - Disseminando Conhecimento.

Niduu Somos uma startup de Educação Corporativa com uma solução que consegue treinar todos os colaboradores de qualquer nível de forma contínua, dinâmica e efetiva com base na Microlearning, Mobile Learning e Gamificação.

Comentar
Compartilhar