Como a Gamificação Pode Inovar os Treinamentos da Sua Empresa

O uso da Gamificação nos treinamentos corporativos pode tornar o desenvolvimento dos colaboradores mais dinâmica e eficiente! Como o próprio nome diz, gamificação refere-se ao uso de elementos de jogos na aplicação de processos ou resolução de problemas. Vem cada vez mais sendo utilizado por empresas para otimizar a produtividade organizacional, uso de sistemas e processo de integração entre funcionários.

Se você passa por desafios na gestão de pessoas - tais como: mau atendimento, comportamento inadequado, turnover, falhas processuais ou culturais - integrar os colaboradores é uma solução. Gamificar essas ações podem deixá-las ainda mais interessantes e divertidas!

Portanto, para saber como aplicá-lo na sua empresa, continue a leitura deste post!

Quais são os elementos dos jogos?

Basicamente são quatro os elementos que compõem os jogos: história, personagens, pontos e insígnias.

História do jogo:

Por mais bem elaborado que um jogo seja em termos visuais, um elemento não pode faltar: uma boa história! Afinal, é ela que move o personagem em direção ao seu objetivo.

Personagens:

Os personagens representam os jogadores dentro do game. Também são chamados de avatares porque as pessoas que jogam, dependendo do formato do game, podem ter a liberdade de criar o personagem da maneira que quiser ao escolher seu nome, aparência, comportamento, etc.

Por essa razão, é comum que as pessoas criem personagens que sejam similares à própria aparência e personalidade ou justamente o contrário para que o jogador possa se tornar no game alguém que jamais poderia ser na vida real.

Pontos:

Esse é o elemento de Game mais utilizado em treinamentos gamificados. Pois assim como nos games, os aprendizes correm atrás de pontos, isto é, classificações numéricas que aumentam no decorrer do jogo.

Além disso, conforme as regras do game, uma quantidade de pontos pode ser necessária para indicar que você avançou para um próximo nível.

Insígnias:

Da mesma forma que nas competições esportivas você ganha medalhas se tiver uma boa performance, a mesma coisa acontece nos games. Por isso, é comum nos jogos - tanto online quanto offline - os jogadores conseguirem insígnias toda vez que eles conquistam algo dentro do jogo.

O game pode trazer vários tipos de insígnias, cada uma designada para uma conquista diferente, tais como:

treinamento corporativo

Vale ressaltar que a Gamificação pode ser analógica e que nem todos os elementos citados estão necessariamente presentes em treinamentos gamificados.

Quais são as vantagens da gamificação dentro do processo de integração?

Para saber quais são os benefícios da gamificação, levantamos aqui os três principais.

Novas interações entre funcionários

A primeira vantagem de gamificar o processo de integração é fazer os membros da empresa interagirem com outros departamentos. Em grandes companhias é comum que alguns times não tenham muito contato, apesar de todos estarem trabalhando em prol do mesmo objetivo.

O jogo é um ponto em comum entre todos os colaboradores, o que faz eles conversarem sobre o assunto, independente do cargo que possuam na firma.

Recompensa pelo trabalho em equipe

Como dissemos acima, o jogo traz recompensas para quem obtiver melhores desempenhos, as insígnias são um exemplo. Contudo, os jogadores não precisam necessariamente serem recompensados individualmente, mas também em equipe.

Alguns games apresentam missões que devem ser executadas em time de modo que cada pessoa precise usar o melhor de suas habilidades para ter sucesso.

Isso é muito importante no trabalho corporativo, pois toda vez que os funcionários tiverem a necessidade de trabalhar em conjunto, colocarão em prática o espírito de união que aprenderam no jogo e que a recompensa da vez será a eficiência do trabalho bem feito.

Rapidez no aprendizado

Colaboradores podem ter dificuldades em aprender as tarefas da empresa, normalmente isso ocorre quando o processo não é interessante.

Claro que num ambiente de trabalho há processos que são desinteressantes, mas quanto maior for a vontade de aprendê-los, mais rápido será esse aprendizado, tal como ocorre na gamificação.

Como fazer um processo de integração gamificado

Confira agora o passo a passo de como planejar e iniciar a gamificação na sua empresa.

Apresente a gamificação

Apesar da gamificação estar em evidência cada vez maior no mercado, nem todos conhecem. Portanto, comece apresentando o processo a todos na empresa e apresente os objetivos do jogo, regras, elementos e recompensas.

Analise o perfil dos colaboradores

Não são todos os tipos de games que agradam os jogadores. Alguns preferem jogos estratégicos, outros de ação, aventura, fantasia, e assim por diante.

Como o seu treinamento gamificado será feito para os seus funcionários, ele deve ser construído baseado no perfil dos seus aprendizes considerando o que poderá engajá-los.

Você pode fazer isso utilizando o Mapa da Empatia, que é uma ferramenta simples e capaz de determinar o comportamento do seu colaborador e do seu público.

Além disso, você pode fazer um teste com os seus colaboradores para descobrir mais sobre o comportamento de cada um baseado nos 4 Arquétipos de Bartle:

  1. Socializador - focam em interagir com outros jogadores;
  2. Conquistador - focam em desbravar o jogo;
  3. Explorador - focam em acumular pontos e riquezas;
  4. Predador - focam em derrotar outros jogadores.

Através do Mapa da Empatia e dos Arquétipos de Bartle você consegue traçar o perfil dos seus profissionais, elaborar um plano de integração e capacitação sólido e criar recompensas cativantes de acordo com o desejo de cada um.

treinamento para empresas

Implemente o seu treinamento gamificado

Depois que o planejamento acima for construído, é hora de implementar o seu treinamento gamificado. Faça um Day One, o dia do lançamento do projeto, que explique seu funcionamento e regras para que todos consigam jogar.

Agora que você entendeu como a gamificação pode inovar os treinamentos da sua empresa, deve estar se perguntando a quem recorrer para desenvolver uma solução assim, certo?

Uma das soluções que a Niduu oferece é justamente a gamificação de processos de treinamento. Usamos jogos para fazer os colaboradores ficarem mais engajados e levarem a sua empresa a atingir os resultados esperados. Além disso, pelo aplicativo, você também consegue acompanhar o desempenho de cada colaborador em tempo real.

Para saber como funciona, clique aqui e solicite agora mesmo uma demonstração nossa!

Fonte: Niduu - Disseminando Conhecimento.

Niduu Somos uma startup de Educação Corporativa com uma solução que consegue treinar todos os colaboradores de qualquer nível de forma contínua, dinâmica e efetiva com base na Microlearning, Mobile Learning e Gamificação.

Comentar
Compartilhar