Cultura organizacional: o que é e tudo o que você precisa saber

O mundo dos negócios está em constante dinamismo e as empresas estão sempre em busca de adequação às exigências do mercado. E para alcançar bons resultados e se destacar no seu campo de atuação pode ser necessário rever alguns aspectos inerentes à cultura organizacional da sua empresa.

A cultura é fator primordial em grandes e bem-sucedidas empresas, que reforçam e buscam desenvolvê-la de forma contínua, para engajar seus funcionários nesse sentido.

Se você já se deparou com a expansão de um negócio que com o crescimento criou uma empresa totalmente descentralizada, em que cada unidade parece um negócio diferente do outro, você vai entender bem a importância desses aspectos.

Nessa situação, como em tantas outras, a resposta pode estar no fortalecimento da cultura organizacional da sua empresa.

E apesar do que muitos dizem sobre existir ou não uma cultura interna, a verdade é que todas as empresas possuem uma. Independentemente do tamanho, do segmento ou dos serviços que produzem.

Isso, porque todas as escolhas, até os mínimos detalhes já compõe a construção dessa identidade da empresa. A diferença vai ser entre hábitos formalmente instituídos e trabalhados ou não.

A seguir vamos falar mais sobre o conceito de cultura organizacional, os tipos de cultura e os elementos fundamentais para criar e reforçar essa mentalidade na sua empresa. Vamos também abordar sobre o recrutamento com base nos preceitos da cultura e a relação da cultura com o clima organizacional. Confira!

Cultura Organizacional: O que é?

Assim como a palavra cultura de forma geral se refere à um conjunto de valores, crenças, costumes, a cultura organizacional segue também essa linha.

Sendo, segundo especialista e teórico da área,  Edgar Schein (1986), exposto no livro “Comunicação Interna e Cultura Organizacional” seu conceito o seguinte:

“O conjunto de pressupostos básicos que um grupo inventou, descobriu ou desenvolveu ao aprender a lidar com os problemas de adaptação externa e integração interna e que funcionaram bem o suficiente para serem considerados válidos e ensinados a novos membros como a forma correta de perceber, pensar e sentir, em relação a esses problemas.”

Nesse sentido, pode-se dizer que ela representa a forma de perceber, pensar, sentir e agir dos gestores e colaboradores, sendo passada adiante e validada por todos. Mas, principalmente, que é o resultado de um encontro e interação entre pessoas dentro de determinado ambiente e da evolução desse ambiente com base nessas trocas.

Justamente por isso que, na prática, as preocupações iniciais geralmente estão voltadas para os produtos, serviços, vendas e finanças. E o empreendedor só passa a sentir de fato uma necessidade maior de tais definições a partir do momento que a empresa cresce de forma rápida e abrupta.

É natural que, enquanto o crescimento acelerado não aconteça, o cuidado com a conservação da cultura não seja prioridade. Mas com elevado número de contratações e com chegada de novas pessoas para a equipe, muitas vezes sem treinamentos, a falta de uma Cultura Organizacional definida pode gerar desconfortos.

Nesse momento será importante explicar e regrar o comportamento adequado na empresa, mostrando o caminho para mudanças, estratégias e melhorias. Mas existem várias possibilidades e tipos de cultura.

Pensando nisso, vamos descobrir os tipos de cultura e em qual a sua empresa se encaixa melhor!

Tipos de Cultura Organizacional

Saber em qual tipo de cultura sua empresa está inserida é muito importante, principalmente para aqueles que estão responsáveis pelas contratações de futuros funcionários e precisam encontrar aqueles estejam de acordo com o perfil da empresa.

Segundo Charles Handy, filósofo irlandês especializado em comportamento organizacional, os 4 tipos de cultura organizacional são:

1. Cultura do poder

O poder é mantido por poucas pessoas, que são capazes de influenciar a organização como um todo. Geralmente é o caso de empresas menores, em que o poder é centrado nos donos.

É focada em resultados e existem poucas regras e regulamentos, visto que o que acontece é dito apenas por aqueles com poder de decisão.

Sua desvantagem se deve a alta possibilidade de conflitos internos, que podem limitar o crescimento do negócio.

2. Cultura dos papéis

Essa organização é orientada por regras, cargos e funções bem definidas e estruturadas, e que devem ser seguidas. Com isso, são engessados, pouco flexíveis e inexiste espaço para sugerir novas ideias e aprimorar atividades.

Cultura organizacional de papeis

O poder, neste tipo de organização, é determinado pela posição de uma pessoa na estrutura organizacional. Normalmente são empresas mais burocráticas, hierárquicas e que não costumam assumir riscos.

3. Cultura das tarefas

O objetivo é realizar projetos, agregar conhecimento e o poder está nas mãos daqueles que possuem capacidade de resolver problemas e lidam bem com situações adversas.

Cultura organizacional de tarefas

Apresenta maior flexibilidade e possibilidade de mudanças, já que possuem liberdade para agir com criatividade e autonomia.

Os funcionários são mais motivados e satisfeitos e as regras não são tão importantes quanto os resultados.

4. Cultura de pessoas

O colaborador está sempre em primeiro lugar, independente do seu cargo, ele tem voz ativa e são muito valorizados.

Incentivam e reconhecem com os funcionários perante a consciência de que são eles que fazem a empresa existir, crescer e se desenvolver. Apresentam também maior integração entre as equipes, gestão de talentos e maior possibilidade de crescimento.

Cultura organizacional de pessoas

Esse tipo de cultura organizacional é bastante utilizada em empresas novas, especialmente startups. Há pouca hierarquia e o trabalho é mais autogerenciado.

Agora que já conhece os tipos de cultura, conheça os elementos fundamentais para dar início a implantação da sua cultura Organizacional e tirar apenas da ideia.

Elementos da Cultura Organizacional

A Cultura Organizacional pode ser dividida em vários elementos, conheça alguns que são fundamentais para quem quer montar ou rever sua Cultura.

Objetivos

Antes de mais nada é preciso focar nos objetivos e propósitos a serem alcançados a curto, médio e longo prazo. Afinal, é preciso saber aonde quer chegar para poder incentivar e ter o apoio dos colaboradores.

Avalie se esses objetivos traçados são condizentes com a realidade da sua empresa, com a mensagem que sua cultura organizacional representa e com o perfil dos seus funcionários. Caso contrário, talvez seja necessário revisá-los.

Fatores básicos

Antes de definir a cultura da sua empresa, é preciso entender alguns pressupostos básicos que compõem a expressão da organização e seus significados.

Para identificar essas características da cultura organizacional, considere sobre:

- Valores organizacionais: fenômenos que orientam o comportamento geral

- Poder organizacional: a capacidade de determinar resultados na organização

- Jogos políticos: como as pessoas influenciam decisões com sistemas de poder

- Ritos: atividades que demonstram os valores na prática

- Mitos: acontecimentos manifestos em forma de histórias, símbolos e metáforas

E agora tente inserir esses conceitos na realidade da sua empresa. Lembrando que ela é única, composta por pessoas singulares e, portanto, possui uma identidade exclusiva.

E por falar em identidade, vale ressaltar que ela é consolidada ao longo do tempo, em um processo de solidificação que fixa certas práticas, valores e atividades.

Assim, os colaboradores podem se identificar com as representações da empresa, o que gera engajamento e sensação de pertencimento.

Quer fortalecer sua Cultura Organizacional? Saiba como os treinamentos podem ajudar nesse processo!

Missão, Visão e Valores

A essência da cultura organizacional está nas pessoas, na sua mentalidade e visão de mundo. Mas apesar de ser construída com o tempo e com base nos relacionamentos, os fundadores da empresa são os grandes responsáveis por determinar os valores iniciais a serem seguidos.

Em sua maioria, utilizam como base as suas crenças pessoais para então fundar uma empresa. E mais que isso, estão a frente da construção de um legado com capacidade de sobreviver e ser transmitido por gerações.

Nesse processo, existem 3 pilares que moldam a cultura organizacional. Porém, com o desenvolvimento da organização, esses pilares podem – e devem – ser ajustados para acompanhar a evolução das metas e perspectivas da empresa.

Os pilares são conhecidos e você certamente já viu muitas empresas falando sobre sua missão, visão e valores, mas agora está na hora de desenvolver ou reformular esses pilares na sua empresa.


Essa tríade é responsável pela maior parte da definição da cultura organizacional de uma empresa e para que ela seja aceita e gere engajamento em toda a equipe, é preciso que ela seja desenvolvida de forma a integrar totalmente esses três princípios.

As pessoas precisam acreditar e valorizar no que está sendo passado para que  estejam determinadas a produzir mais. Por isso, devem ser escolhidos valores de impacto, além de se investir em programas e ações voltados à interação dos colaboradores, que despertem a vontade coletiva de trabalhar em prol da organização.

Assim, na hora de definir os pilares, leve em conta os seguintes conceitos:

  • Missão: é a razão de existência da sua empresa e seu papel no mercado
  • Visão: é o destino da empresa, o lugar onde ela se enxerga no futuro
  • Valores: são os valores inegociáveis que funcionam como um mantra.

E reforce com seu time sempre que possível, deixando visível o lembrete dessa identidade da empresa.

Profissionais demitidos

Pode parecer contraditório, principalmente se você está acostumado a trabalhar com métodos tradicionais no seu RH, mas neste momento, é mais importante considerar as pessoas que você demite, do que as que você contrata. Acima de moldar os hábitos aceitáveis, é preciso definir os que não são.

Uma das principais características da cultura é a capacidade de autorregulação. Isso quer dizer que a cultura deve ser forte o suficiente para apontar o que pode ser corrigido e tolerado e o que deve ser eliminado por representar uma ameaça direta à estabilidade da cultura organizacional.

Nesse aspecto, é preciso questionar se a cultura da empresa está sendo devidamente divulgada e modelada para atrair os talentos certos para a organização? E para mantê-los?

Recrutamento

Um processo de recrutamento feito com base na cultura organizacional será responsável por atrair colaboradores alinhados nos mesmos ideais e valores, aumentando consideravelmente a probabilidade de acertar na contratação.

E para realizar o recrutamento dos profissionais corretos para a sua empresa, é possível contar com um software de recrutamento e seleção, que é capaz de conectar as pessoas com o melhor fit para a vaga com a sua empresa, além de trazer bastante agilidade e automação no processo.

Com um ATS (Applicant Tracking System), como também é conhecido esse software, o RH pode criar um sistema de avaliações inteligentes, com testes personalizados e entrevistas de fit cultural. Todas elas podem determinar o nível de compatibilidade do profissional com os valores da empresa. 

Também é importante priorizar a avaliação de soft skills, que são competências comportamentais como a comunicação, relações interpessoais e proatividade.

O que perguntar na entrevista de Fit Cultural? Confira algumas sugestões:

  • Como é o ambiente de trabalho ideal para você?
  • Quais são as práticas da empresa anterior que você pretende aplicar aqui?
  • Quais são os valores mais importantes na sua vida?
  • Como você descreveria nossa cultura pelo que viu até agora?

E após a contratação, para garantir a valorização dessa identidade cultural da empresa, você pode aplicar um processo de onboarding (programa de integração e acolhimento) e se preocupar em espalhar essa mensagem.

Além disso, deve dar atenção ao clima organizacional! Entenda!

Clima e Cultura Organizacional

Ao falar de Cultura Organizacional, muitas pessoas se confundem e pensam no clima organizacional. E apesar de serem coisas diferentes, elas são ligadas e complementares dentro do ambiente de uma organização.

Mas enquanto a cultura é composta por uma série de definições, o clima é algo mais fácil de se perceber dentro do ambiente de trabalho. Diz respeito às relações e pode ser rapidamente transformado.

Segundo Chiavenato, clima organizacional é um “conjunto de propriedades mensuráveis do ambiente de trabalho percebido, direta ou indiretamente, pelos indivíduos que vivem e trabalham neste ambiente e que influencia a motivação e o comportamento dessas pessoas”.

Ele está ligado às motivações, relações e indica se o colaborador está ou não satisfeito perante suas funções, colegas, clientes, modelo de gestão e processos de comunicação, por exemplo.

As consequências de um clima considerado desfavorável pelos funcionários pode resultar em perda de talentos, diminuição de produtividade, aumento de atrasos e falta de compromisso com as responsabilidades da empresa, motivação baixa, falta de engajamento e criatividade, inovação estagnada, etc.

Para identificar de fato esse clima e buscar soluções cabíveis, é possível realizar pesquisas com o time e analisar a opinião de todos sobre diversos aspectos que envolvem a empresa e sua cultura. Até mesmo para entender se a cultura está sendo vivida pelos colaboradores ou não.

Pesquisa de Clima Organizacional

O fator chave do clima organizacional é a percepção dos funcionários. Portanto, se o objetivo é descobrir como melhorar e modificar o clima, precisamos entender o que é compreendido por eles como ruim. E só depois disso partir para as ações e providências que irão alterar essa situação.

As pesquisas permitirão saber se o ambiente é competitivo, qual é o engajamento dos colaboradores e o foco nas tarefas. Desse modo, fica fácil saber se a cultura tem alta aderência.

Para tomar decisões mais assertivas, reorganizar os seus métodos e traçar novas diretrizes para a empresa as pesquisas são fundamentais.

Outra excelente alternativa para reforçar a cultura interna é investir em treinamentos. E a Niduu pode te ajudar!

Oferecemos opções dinâmicas, gamificadas e até personalizadas, que irão demonstrar, através de avaliações de desenvolvimento o nível de engajamento, as lacunas existentes no conhecimento e nos objetivos e muito mais.

Ressalte seus pontos fortes e entenda aqueles que precisam ser melhorados. E conte com a gente!

Assim, ficará fácil trabalhar a Cultura Organizacional da sua empresa para crescer de forma saudável e unificada, reforçando a identidade e facilitando os relacionamentos.

Fonte: Niduu - Disseminando Conhecimento.

Niduu Somos uma startup de Educação Corporativa com uma solução que consegue treinar todos os colaboradores de qualquer nível de forma contínua, dinâmica e efetiva com base na Microlearning, Mobile Learning e Gamificação.

Comentar
Compartilhar