5 Impactos da Cultura Organizacional nos Colaboradores e Como Implementar na sua Empresa Hoje!

5 Impactos da Cultura Organizacional nos Colaboradores e Como Implementar na sua Empresa Hoje!

Os impactos da cultura organizacional nos colaboradores impulsionam as empresas no mercado. Então adote uma atitude transparente com os profissionais e os alinhe aos propósitos do negócio se quer ver a sua organização decolar também!

A PwC realizou uma pesquisa global onde reuni dados relacionados a cultura organizacional de um negócio e seus impactos nos colaboradores da empresa:

  • 55% dos brasileiros concordam que a cultura é o fator mais importante para haver comprometimento com o negócio, enquanto 71% dos entrevistados mundialmente concordam com essa afirmação também;
  • 95% dos brasileiros se sentem orgulhosos em fazer parte de uma empresa que tem seus valores e propósitos bem definidos, sendo que 90% destes acreditam que a cultura é uma forte razão para atrair novos talentos e retê-los;
  • 64% dos líderes e 62% dos colaboradores contam que a maneira que as pessoas agem em situações rotineiras é alinhada à cultura organizacional do negócio em que elas atuam.

Inclusive, Tomas Roque, sócio de consulting da PwC Brasil comenta o assunto:

“A cultura organizacional bem definida é capaz de gerar uma vantagem competitiva importante para as empresas, pois elas conseguem atrair melhores talentos e mantê-los mais alinhados e engajados. Isso resulta em melhor desempenho, alcance dos objetivos estratégicos da empresa e cumprimento de promessas da marca para os clientes”

Mas o que é a cultura organizacional?

A cultura organizacional é o conjunto de valores, políticas e práticas comportamentais no negócio que refletem a maneira que a organização se apresenta aos parceiros e clientes.

Com isso, é essencial que os colaboradores estejam alinhados à cultura porque são o capital humano da empresa.

Apesar de ser difícil tirar o planejamento da cultura organizacional do papel e implementá-la no negócio, muitas empresas estão aderindo à essa cultura porque beneficiam a companhia através de grandes impactos na organização:

  • Os colaboradores costumam abraçar o que a cultura determina. 

Por exemplo, se a sua empresa busca ser sustentável, então as equipes tendem a serem sustentáveis também;

  • A empresa atrai novos talentos e os retêm porque a integração é pensada para estimular o sentimento de pertencimento do recém-contratado à equipe. 

Como consequência, esse onboarding combate o turnover, que pode ser calculado de maneira online para descobrir a porcentagem da taxa de rotatividade do negócio.

  • A cultura também beneficia a imagem da empresa porque reflete suas qualidades na atmosfera corporativa e no momento de entrar em contato com o cliente. 

Por exemplo, se o seu negócio demonstra se importar com o meio ambiente, os consumidores enxergam a marca como sustentável e consciente. 

Inclusive, quando a empresa conhece o público-alvo, esse benefício se torna mais um grande aliado para divulgar a organização entre as pessoas.

Sabendo o que é a cultura organizacional e quais são seus benefícios, também é preciso compreender os impactos que ela causa nas equipes e na empresa.

5 Impactos da cultura organizacional nos colaboradores

Os impactos da cultura nos colaboradores trazem resultados positivos para a organização porque estimula o envolvimento, capacita os profissionais e otimiza os processos corporativos, e muito mais!

Impacto #1: aumento da motivação dos colaboradores

Você sabia que a Apple tem salários iniciais relativamente baixos em comparação a outras empresas da área de tecnologia, mas mesmo assim atrai talentos de alto nível?

Isso acontece porque os profissionais valorizam mais companhias que têm uma cultura organizacional bem definida do que empregos que pagam muito.

Portanto, uma cultura com visão forte e clara e que dê um propósito ao trabalho é um grande motivador aos colaboradores para continuarem alinhados ao negócio.

Impacto #2: aumento do engajamento das equipes

A cultura organizacional também é a determinante do engajamento das equipes, então é preciso que haja demonstrações constantes de como os colaboradores são importantes e valorizados na organização:

Profissionais que se sentem valorizados e importantes para a sua equipe se tornam colaboradores engajados e que têm orgulho do trabalho que exercem. 

Impacto #3: promoção da ética profissional

A má ética profissional acarreta em diversas consequências negativas para a empresa, como altas taxas de absenteísmo, desvio de conduta e um ambiente de trabalho disfuncional.

Há três motivos principais para isso acontecer:

impactos da cultura organizacional

Se esse tipo de comportamento está ocorrendo na empresa, é indicado que adote uma política de transparência e os colaboradores sejam notificados sobre as mudanças que entrarão em vigor na organização.

Logo, cabe ao departamento de RH inovar a cultura organizacional da empresa e colocá-la em prática no negócio para impactar na boa conduta dos colaboradores, revolucionando processos corporativos e atendimento ao cliente.

Impacto #4: diminuição da rotatividade de colaboradores

Você sabia que muitos profissionais se desligam das empresas porque não há um plano de carreira bem definido?

Além da necessidade de haver uma integração de novos talentos eficaz com checklist, é indicado traçar estes planos de carreira de maneira individual. 

Dessa forma, cada profissional aspira suas metas e focam em seus desenvolvimentos profissionais e pessoais.

Esse é um fator impactante que influencia na adoção da cultura de aprendizagem contínua e, inclusive, na cultura organizacional que otimiza a experiência dos profissionais na empresa.

Ao final, a rotatividade de colaboradores é combatida porque os colaboradores estão satisfeitos com a empresa e alinhados ao propósito do negócio.

Impacto #5: otimização da produtividade das equipes

A otimização da produtividade das equipes é o resultado de todos os impactos anteriores. 

Inclusive, quando os colaboradores são produtivos em seus cargos e se mostram motivados e empenhados em suas funções, os clientes e parceiros do negócio enxergam isso.

Se a empresa percebe que alcançou esse impacto, então pode ter certeza que está trilhando o caminho certo de adoção da cultura organizacional.

Como criar e implementar a cultura organizacional na empresa?

O primeiro passo para criar e implementar a cultura organizacional na empresa é demonstrar transparência no negócio e valorizar os colaboradores. Para isso, indico contratar uma solução que dê o suporte necessário.

Opte por escolher uma plataforma de treinamentos personalizados e ferramentas que facilitam a integração de novos talentos, como a Niduu. Já treinamos mais de 160 mil colaboradores em todo o Brasil, com mais de 5 milhões de lições feitas através dos treinamentos corporativos para clientes como:

Portanto, a Niduu é a solução certa para favorecer os impactos da cultura organizacional nos colaboradores. Entre em contato com os especialistas agora e impulsione a sua empresa no mercado!

cultura organizacional para colaboradores

Fonte: Niduu - Disseminando Conhecimento.

Niduu Somos uma startup de Educação Corporativa com uma solução que consegue treinar todos os colaboradores de qualquer nível de forma contínua, dinâmica e efetiva com base na Microlearning, Mobile Learning e Gamificação.

Comentar
Compartilhar