O que é e como definir um Plano de Carreira eficaz na sua empresa

Existem diversas escolhas que dependem de você para decidir o caminho a ser seguido. Mas a sua empresa pode te dizer aonde deve ir para crescer e te ajudar através de um Plano de Carreira eficaz.  

Apesar de serem outros tempos e uma carreira que se inicia e termina em uma mesma empresa não ser um acontecimento mais tão recorrente como antigamente, ainda existe a necessidade de se ter em mente uma evolução profissional. 

Por isso, hoje um talento desenha sua evolução em diversas empresas, levando em conta suas considerações sobre reconhecimento profissional, dentro das experiências que acredita serem pertinentes. 

homem crescendo

Isso faz com que, futuramente, a conquista de um cargo que ocupe altos níveis hierárquicos não seja vista como um prêmio ou medido pelo tempo na empresa, mas sim uma conquista planejada. 

O contexto do mercado funcionou como alavancas para que o profissional fosse cada vez mais exigido e também buscasse meios de se tornar mais competente, completo e disposto a trilhar seu próprio caminho profissional.

Com isso, o Plano de Carreira funciona também como uma forma de trabalhar a motivação dos profissionais que desejam ter mais conhecimentos, novas experiências, oportunidades de aprendizado e dentro da empresa.

Afinal, assim como são frequentemente trabalhados os aprimoramento em produtos e serviços de uma empresa, os colaboradores também necessitam de um “upgrade” para manter o melhor funcionamento. 

Quer entender mais do assunto e descobrir como criar um plano de carreira eficaz? Continue a leitura!

O que é Plano de Carreira?

Plano de carreira é a definição detalhada de um plano de ação, que vai demonstrar os potenciais caminhos de ascensão que os colaboradores podem conquistar na empresa, com base nas metas, objetivos e expectativas preestabelecidas.

De maneira geral, para quem já é integrante da equipe, sua proposta é similar a de um programa de aprimoramento profissional, uma vez que a sua ideia principal é de oferecer uma recompensa aos colaboradores que trouxeram resultados positivos até o momento.

Esse plano pode ter propósitos diferentes, como:

  • Promoção de cargos;
  • Aumento de salário;
  • Aumento de responsabilidade;
  • Contrapropostas;
  • Aquisição de novos conhecimentos e habilidades;
  • Experiência no exterior;
  • Melhoria de vida.

Seja para um objetivo ou para todos eles, implantar essas ações não é difícil, mas irá demandar dedicação, comunicação e planejamento.

Confira os 4 principais modelos de gestão de carreira e suas características.

Plano de Carreira em Y

O Plano em Y, como a própria letra sugere, proporciona ao funcionário em certo ponto a escolha entre trajetórias diferentes que ele possa seguir. 

São desenhadas duas opções paralelas e distintas para os colaboradores, que terão que escolher entre se tornarem especialistas em uma área determinada ou gestores.

Voltada principalmente para áreas de tecnologia, engenharia, indústrias e outros setores que valorizam e necessitam de desenvolver pesquisas, a carreira em Y é primordial para agregar em conhecimento e gerar autoridade ao negócio.

Deixando em aberto a possibilidade de desenvolvimento em gestão e coordenação, que pode ser atrativa para os profissionais com perfis mais engajados e das áreas administrativas, financeiras e comerciais.

Plano de Carreira em W

Assim como o plano anterior, a estrutura do W também está relacionada aos níveis de formação de gestores ou especialização, existindo ainda uma terceira vertente que agrega a gestão de projetos.

Sendo assim, os profissionais que optarem pela especialização podem vir a assumir cargos dentro de um projeto específico da empresa. 

Normalmente, esse plano de carreira é inserido em setores tecnológicos e não tem tanta adesão em outras áreas generalistas.

Plano de Carreira em linha

Esse tipo de plano apresenta uma estrutura simples e fácil de compreender: é uma opção que assume um caminho de forma linear, ou seja, os cargos já são pensados e planejados previamente, com uma ordem de interesse da organização. 

Apesar de apresentar vantagens, é um estilo que acaba restringindo as opções dos funcionários. E dependendo da empresa, pode não possibilitar um crescimento plausível ou significativo.

Com isso, não é a melhor opção para quem deseja criar um plano, por não conter muitas alternativas e resultar em funcionários com uma motivação restringida a tempo ou hierarquia.

Plano de Carreira em rede

Já o sistema em rede oferece opções mais completas para os colaboradores, possibilitando até mesmo “pular” de um cargo para outro, de acordo com as competências que os funcionários apresentam. 

Esse modelo representa uma estrutura mais abrangente e com mais liberdade de escolha do caminho a ser seguido.

Outro ponto de destaque é que a tomada de decisão para mudança de cargos não é uma exclusividade dos altos níveis da empresa, mas depende muito também da trajetória de cada funcionário e do que eles pretendem realizar.

É importante pensar que, para cada cargo existe mais do que uma alternativa. 

Tudo isso irá contribuir para que a sua empresa se mantenha atrativa e aberta, dentro da realidade de um mercado que passa por constantes mudanças, contribuindo ainda para a construção de um bom clima organizacional.

Segundo a pesquisa realizada pelo LinkedIn sobre tendências de recrutamento, é considerado fundamental em uma empresa buscar o alinhamento perfeito entre a retenção de funcionários e a mobilidade interna.

Ainda com base na pesquisa, reduzir o Turnover e trabalhar na conservação dos funcionários é uma preocupação que atinge 42% dos líderes de equipes de atração de talentos. 

E apenas 34% das empresas entrevistadas disseram ter uma contratação interna conduzida caso a caso, enquanto 22% revelaram ter um programa de oportunidades de avanço profissional bem definido. 

Ao criar um plano de carreira, é dada a oportunidade dos profissionais que estão na base da empresa chegarem até o topo, assumindo cargos de liderança e direcionando outros profissionais. 

Descubra os  outros benefícios que o Plano de Carreira pode oferecer para as duas partes envolvidas!

Benefícios que o Plano de Carreira traz para a Empresa e o Colaborador

O desenvolvimento e aplicação de um Plano de Carreira oferece benefícios para as duas partes.

Quando não há um plano, os profissionais podem se sentir perdidos no que fazem. Isso também dá margem a uma má interpretação da promoção dos colegas de trabalho, abalando sua confiança e trazendo o sentimento de preterição e injustiça. 

Mas e para as empresas? Confira agora alguns dos principais benefícios.

pessoas apertando a mão feliz

Retenção de talentos

Cada vez mais as empresas têm consciência da importância do capital humano e da necessidade de manter os profissionais no quadro de trabalho, para atingir melhores resultados.

O processo de recrutamento e seleção além de gastar tempo e dinheiro, também prejudica a produtividade e pode trazer grandes dificuldades no preenchimento do perfil ideal.

E de acordo com estudo elaborado pelo Dieese sobre o tema, a taxa de rotatividade subiu de 53,9% para 64% entre 2002 e 2012.

Tudo isso faz com que a retenção seja crucial e o plano de carreira também, uma vez que é uma forma de manter os funcionários. 

Motivação no ambiente de trabalho

Trabalhar sem foco e sem objetivo não motiva ninguém. Então, ao criar um plano de carreira, dando uma visão de progresso realista e transparente ao seu funcionário, ele saberá onde pode chegar dentro da empresa o que precisa fazer para isso.

Nesse sentido, é um dos programas com maior poder motivador para todos. Então, não deixe de utilizá-lo e divulgá-lo apropriadamente em seu empreendimento.

Você notará melhores resultados de assiduidade, comprometimento com as metas e prazos, além do sentimento de pertencimento, através de planejamentos a longo prazo. 

Formação de líderes 

A liderança sempre é considerada um grande desafio, principalmente se você precisa que entendam perfeitamente os valores e prioridades do negócio e abracem isso no seu dia a dia. 

E para que isso seja possível e muito mais simples de se realizar, você poderá preparar profissionais que já são parte do time, uma vez que a liderança pode sim ser uma habilidade desenvolvida. 

Essa abertura para um crescimento profissional além de aumentar o empenho dos funcionários também colaboram para reforçar os valores e a cultura da empresa.

Atração de novos talentos

Esse programa é capaz de atrair os maiores talentos do mercado, já que para aqueles profissionais que estão em busca de colocação, a sua empresa pode representar bem mais do que uma vaga, mas uma chance de fazer carreira. 

Nesse sentido, o plano também contribui para a formulação de uma marca empregadora de sucesso, eficaz para atrair os melhores.

Vendo as possibilidades de evolução, será menos provável de se perder um talento importante para o time e construção de resultados eficazes.

Mas agora que já sabe que vale a pena o investimento na carreira das pessoas que vestem a camisa pelo seu negócio, é hora de saber quem é o responsável por colocar em prática e criar o Plano da sua empresa.

Quem é o Responsável por Fazer o Plano de Carreira?

Sabe aquela famosa pergunta sobre “onde você se vê em alguns anos”? Ela não é em vão, já que quando se trata de desenvolver um plano de carreira, o RH possui um papel muito importante.

Mas o RH por mais estratégico e competente que seja, não fará todo o trabalho sozinho! Cabe também ao topo da pirâmide hierárquica decidir qual serão as estratégias no que se refere a carreira dos funcionários. 

Durante o processo, vale a pena para consolidar os cargos que já estão em vigor ou propor novas vagas para suprir as demandas da empresa.

Com isso, é necessário um brainstorming capaz de verificar todas as possibilidades, estruturar o organograma da organização e estabelecer um processo que faça sentido para os funcionários e para os objetivos da empresa.

Tente responder a eles:

  • Quais suas opções? 
  • Quando vai acontecer? 
  • O que é preciso para chegar lá? 
  • Quais são os desafios? 

O ideal é pensar no plano como um mapa de desenvolvimento, seguindo a ideia do plano em rede, que oferece o máximo de alternativas de desenvolvimento.

Deste modo, é possível incentivar o aprendizado, treinamentos, o aprimoramento de competências técnicas, administrativas e comportamentais, de acordo com as necessidades da empresa.

Lembre-se que para se programar, se planejar, definir objetivos e saber onde quer chegar, o colaborador precisa de informações precisas e que devem ser cumpridas. 

A questão agora é: como criar um plano de carreira eficaz? Continue lendo! Separamos algumas dicas importantes para você.

Elaborando um Plano de Carreira Eficiente

Antes de partir para a elaboração do Plano de Carreira, é preciso relembrar que cada cargo é importante para seguir um objetivo comum.

Tendo isso em vista, o primeiro passo é definir essas metas, que precisam contar com a objetividade e clareza, além de indicar as formas de alcançá-las.

Mas para ser eficiente, é preciso levar em consideração não apenas os interesses da empresa, como também dos colaboradores. Só assim as metas de desempenho e as expectativas farão sentido e serão funcionais para ambas as partes.

Dito isso, confira outros pontos importantes para pensar na hora de começar a agir! 

Pense sobre o futuro junto dos colaboradores

Para que realmente faça sentido para todos, é preciso ouvir os colaboradores e  entender como e por que eles desejam construir uma vida profissional na sua organização.

Você pode aproveitar essa conversa para mapear as competências dos profissionais, as habilidades, os sonhos, os ideais e o tempo que pensam que levarão para chegar aonde desejam.

Mesmo que ainda não estejam preparados para a responsabilidade que desejam, é importante saber onde almejam chegar.

É também aí que o plano de carreira será importante: mostrar as possibilidades para que o colaborador desenvolva novas competências. 

E não se esqueça do papel dos líderes, que devem estar preparados para ajudar os demais colaboradores a trilhar o caminho desejado.

  • Questionário: 

A pesquisa interna pode ser realizada por meio de um questionário online que tenha perguntas bem direcionadas e faça os funcionários exporem suas sugestões, sonhos e críticas com relação à instituição.

E se partir do CEO da empresa esse envolvimento e o email convidando a todos que respondam o questionário, melhor ainda! Não se esqueça de dar um prazo razoável aos funcionários, como o de 2-3 semanas. 

Se a sua companhia tiver uma rede social corporativa ou desejar criar uma, esse pode ser um excelente momento para utilizá-la.

Por meio dessa ferramenta, a companhia pode direcionar suas perguntas e desenvolver o seu plano de carreira de um modo condizente com a sua realidade interna.

Identifique pontos fortes e fracos

Identificando os pontos positivos e que precisam ser melhorados em cada membro da sua equipe, você também terá uma visão mais clara do que precisa traçar. 

Tenha em mente que é muito mais simples trabalhar as habilidades que os colaboradores já trazem do que tentar desenvolvê-las partindo do zero. Veja também o perfil individual e quais habilidades podem ser trabalhadas. 

Essa é uma tarefa desafiadora e, por isso, pode ser necessário contar com uma ajuda para traçar o perfil de cada colaborador. 

Essa prática deve ser feita tanto na seleção interna quanto externa de candidatos, para que sejam contratadas pessoas que tenham o perfil do plano de carreira da empresa.

Defina quais serão as progressões de carreira

É inevitável adiar! Com as informações que você conseguir durante a sua conversa com os funcionários e o planejamento acima em mãos, é preciso definir como serão as progressões de carreira.

E não é só isso. É preciso dizer se a movimentação será vertical ou horizontal, quais os critérios para ascender de cargo e quanto tempo será necessário para esse processo acontecer. 

Sem contar que as decisões em relação às progressões devem estar de acordo com a estrutura, os cargos e a política salarial que o profissional pode desejar no futuro.

  • Adaptações:

Lembre-se que essa definição não é permanente. O plano de carreira deve sempre estar aberto a adaptações. Não existe um caminho certo para uma empresa que foca em um serviço de qualidade.

Assim como em qualquer nicho de mercado as adaptações são necessárias e permitem uma melhora contínua dos processos da empresa, no Plano de Carreira isso acontece. 

Pode ser que em pouco tempo sua empresa passe por transformações relevantes e o que era bom em determinado momento, passa a não ser tão fundamental assim mais adiante.

O tempo e aplicação do plano atual podem mostrar as mudanças necessárias e é preciso ter um índice de desempenho atualizado, para verificar se tudo está seguindo conforme o planejado. 

E a comunicação entre gestores e colaboradores será um fator decisivo para estabelecer essas progressões quando necessário. 

Remuneração

É claro que o tipo de remuneração também fará toda a diferença, afinal, aquilo que for estipulado, irá interferir no comprometimento e interesse das pessoas em relação ao cargo.

Podem ser trabalhadas remunerações variáveis ou em outros formatos, com a exploração de benefícios ou por competência, que estimulam o envolvimento nas metas da empresa. 

Considere sempre três pilares básicos: o conhecimento, a habilidade e a atitude.

Realize treinamentos

Pode ser que não encontre o funcionário perfeito, com todas as habilidades que você precisa. Por isso, o treinamento é essencial para equilibrar esses pontos e estimular as forças.

E não só para aqueles que ainda não estão como deveria, como para profissionais com desempenhos já satisfatórios, o treinamento serve para melhorar e revisar as qualidades, garantindo seu contínuo aprimoramento.

A Niduu oferece aprendizado online, com gamificações e diferentes formatos, realizados através do próprio celular do colaborador. Isso permite que ele adquira o conhecimento necessário em micro lições de forma rápida e objetiva. 

E ainda existe a possibilidade de customizar cursos de acordo com as necessidades de cada equipe interna.

Não basta apenas dizer que existem bilhões de benefícios e remunerações, é preciso trabalhar e investir no crescimento dos funcionários, para crescerem junto com a empresa.

Isso permitirá que o Plano de Carreira seja cumprido, através de muito empenho, feedbacks e conhecimento. 

Gostou do artigo? Essa pode ser a ideia que faltava para a sua companhia crescer e elaborar um plano de carreira eficiente. Conte com a gente e coloque em prática agora mesmo! 

Fonte: Niduu - Disseminando Conhecimento.

Niduu Somos uma startup de Educação Corporativa com uma solução que consegue treinar todos os colaboradores de qualquer nível de forma contínua, dinâmica e efetiva com base na Microlearning, Mobile Learning e Gamificação.

Comentar
Compartilhar