Recursos Humanos: Você conhece a verdadeira importância do RH na empresa?

O Departamento de Recursos Humanos é muito conhecido pela gestão de pessoas, como recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento e conjuntos de ações dentro da empresa para impulsionar o negócio graças ao Capital Humano.

Recursos Humanos é muito conhecido pela gestão de pessoas

No entanto, a visão que profissionais de diversas áreas possuem sobre o RH ainda é muito subestimada, relacionando esse departamento apenas como o responsável por novas contratações.

Se você é profissional de Recursos Humanos, este artigo será um agregador de valor inestimável para você e para a sua companhia, onde será abordado:

  • Todas as tarefas e atividades do departamento;
  • A importância da Gestão de Recursos Humanos de alta qualidade e benefícios que ela traz tanto para os colaboradores quanto para os negócios;
  • Como ocorreu a evolução do RH e ainda vem ocorrendo;
  • Tendências do mercado que modernizarão o departamento.

Chegou a hora de você mudar a visão que os profissionais de outras áreas possuem sobre o seu trabalho e, além disso, fazer com que eles olhem para o seu departamento e saberem que o Recursos Humanos é um dos principais motivos da empresa estar em crescimento no mercado!

O que é Recursos Humanos? 

Recursos Humanos são todos os colaboradores da empresa trabalhando de uma forma conjunta e que gere lucros para o negócio. 

Sendo assim, o RH como departamento é responsável por alinhar os interesses da empresa com o dos colaboradores, criando um relacionamento vantajoso para ambos.

Certamente não é tão simples assim. Inúmeras medidas devem ser implementadas na empresa para que seus integrantes mantenham uma produtividade constante. Essas implementações são responsabilidade integral do Departamento de RH.

Portanto, o Recursos Humanos pode ser dito como a mão de obra que faz a empresa funcionar no mercado enquanto o Departamento de Recursos Humanos é o responsável por manter a mão de obra como sendo de alta eficiência e qualidade.

RH Estratégico

Uma das implementações indispensáveis no departamento e que deve ser realizada o quanto antes é a do RH Estratégico, onde a valorização dos colaboradores e suas experiências dentro da empresa serão o foco para o crescimento do negócio.

Para que essa medida seja assertiva no âmbito empresarial, o departamento deve criar ações que reforcem o desenvolvimento profissional de cada colaborador em suas áreas e, além disso, prezar por um ambiente de trabalho saudável e acolhedor

Inclusive, durante a implementação do RH Estratégico, os profissionais do departamento devem reanalisar a Cultura Organizacional existente na empresa e, se necessário, realizar alterações pensando no bem estar de seus colaboradores.

Lembre-se que os integrantes da companhia são o Capital Humano, e esse pode tanto fazer a empresa alavancar para o sucesso quanto definhar no mercado

Você, profissional do Departamento de Recursos Humanos, deve estar preparado para contornar as adversidades, independentes de quais sejam, e manter a harmonia da relação empresa-colaborador.

Agora, uma outra medida para o RH Estratégico é a digitalização dos processos. Se a tecnologia está disponível, boa parte desses processos podem ser automatizado. Inclusive, a segurança de dados e a produtividade do departamento aumentam consideravelmente.

Se você quer saber quais são as outras implementações que devem ser agregadas na sua empresa para acompanhar o mercado de forma competitiva e todas as responsabilidades que fazem parte do Departamento de Recursos Humanos, acompanhe abaixo. 

Gestão de Recursos Humanos

A Gestão de Recursos Humanos é responsável pelo relacionamento dos colaboradores com a empresa, identificando onde há pontos que devem ser aperfeiçoados com base na análise de seus integrantes e resultados do negócio. Portanto, a busca pelo alinhamento de interesses é constante.

Inclusive, o departamento possui diversas atribuições para que os objetivos e metas da companhia sejam alcançados. Confira a seguir.

Provisão de Recursos Humanos

O Recrutamento & Seleção é uma das tarefas mais estratégicas do departamento de RH, visto que é preciso se atentar as competências, habilidades, experiências e todo o histórico do interessado pela vaga para conseguir definir, sem erros, se é adequado para o cargo.

Como é um processo que exige muita atenção e tempo disponível, algumas companhias terceirizam o serviço ou optam por utilizar softwares de R&S, os quais falaremos mais nos próximos tópicos.

Valores dos Profissionais de Recursos Humanos

Os profissionais de RH também são responsáveis por:

  • Criação e implementação de políticas e normas de convivência nas dependências da empresa;
  • Tornar o ambiente de trabalho saudável para todos os colaboradores se sentirem à vontade;
  • Incentivar a comunicação entre todos os setores e todos os níveis hierárquicos da companhia;
  • Implementação de medidas para valorização de todos os indivíduos.

A prioridade é manter os colaboradores engajados e motivados com a empresa. 

Profissionais de Recursos Humanos

Benefícios Oferecidos pelos Recursos Humanos

Para uma boa gestão de benefícios na companhia, é preciso conhecer os integrantes da equipe e compreender o que eles querem e o que precisam.

É necessário achar um equilíbrio para que os interesses destes indivíduos se alinhem com os objetivos e metas da empresa, podendo ser, por exemplo:

  • Bonificação de horas;
  • Reconhecimento dentro da companhia;
  • Ter a oportunidade de levar seus filhos para conhecer o trabalho.

Saiba o que seu colaborador gostaria ou precisaria ter para manter engajado e empenhado nas atividades diárias da empresa. 

Recursos Humanos Investindo em T&D

Investir em T&D para aperfeiçoar a competência dos seus colaboradores é indispensável. 

Além de ser uma forma de valorizar quem está na sua empresa, é a garantia de que as atividades serão feitas com excelência, que o indivíduo se sentirá seguro na companhia e que resultados positivos virão, além do desenvolvimento pessoal ganho. 

Recursos Humanos Atento às Métricas

Em suma, realizar a monitoração de métricas e implementação de estratégias para a melhoria do negócio causa um impacto positivo em todos os setores da empresa. 

Antigamente o Departamento de Recursos Humanos era estritamente operacional, mas nos tempos atuais vem inovando, se atualizando e aperfeiçoando todos os processos. 

Portanto, tudo que pode ser medido pode ser melhorado!

Evolução do RH

O RH sempre passa por constantes evoluções para aperfeiçoamento da empresa, então nem sempre é fácil imaginar como esse departamento era anos atrás ou até mesmo comparar as responsabilidades antigas às atuais dessa área.

Departamento de Recursos Humanos na Antiguidade

Na antiguidade, o departamento de RH era um setor operacional e extremamente burocrático, sempre havendo falta de pessoal para suprir as demandas e exigências da área.

O fato de haver poucos funcionários atuantes neste departamento na época, gerava erros frequentes devido ao estresse que eram expostos. Isso era agravado por conta da baixa capacitação para as funções atreladas ao cargo.

Como consequência, o resultado era a desvalorização do setor aos olhos dos colaboradores e outras áreas da empresa, além de refletir na baixa produtividade da equipe e afetar o ROI de forma negativa.

Por outro lado, o departamento já era responsável por:

  • Recrutamento e seleção da equipe;
  • Demissões;
  • Treinamentos para as equipes;
  • Oferecimento de benefícios;
  • Controle do ponto eletrônico e férias.

Contudo, ainda não era implementado uma medida simples que mudaria toda a credibilidade do departamento no futuro e o crescimento da empresa além do esperado: a Mensuração.

Departamento de Recursos Humanos na Atualidade

Com o passar do tempo e com as evoluções no setor de Recursos Humanos ocorrendo, chegamos à uma época onde tudo é mensurado e aperfeiçoado

Os profissionais de RH perceberam que ao focar na experiência do colaborador, a empresa entraria em um constante crescimento. Foi então que o departamento começou a ganhar força e se tornar um setor indispensável para as empresas.

Inclusive, em certo ponto dessa evolução, os Sistemas de RH surgiram para auxiliar o departamento a dar maior atenção no que realmente é importante, o crescimento da empresa.

Sistemas de Recursos Humanos

Os Sistemas de RH, também chamados de Softwares, ganharam grande popularidade devido ao facilitamento de diversas funções da área, como por exemplo:

  • Armazenamento de dados;
  • Mensuração de resultados;
  • Controle de ponto;
  • Custos gerados e lucros ganhos em comparação a produtividade por colaborador.
  • Análise de treinamentos e mais.

Inclusive, além de aumentar a taxa assertiva dos cálculos, é uma forma de automatizar e otimizar as tarefas do RH, poupando tempo nas tarefas citadas acima e dando a oportunidade para os profissionais da área focarem no crescimento do negócio.

Esse crescimento tem raiz no Capital Humano, onde é sempre necessário um toque de humanidade. A tecnologia é boa, mas não é tudo em uma empresa.

Logo, é irrefutável que sempre haja profissionais do Departamento de Recursos Humanos no mercado e que esse setor esteja sempre presente em todas as companhias, garantindo colaboradores de alta qualidade e ultrapassando as expectativas do negócio, mantendo-se sempre atualizado.

Um exemplo de software que está sendo adotado por grande parte das empresas é o de Recrutamento Inteligente, que é um real facilitador para seleção de currículos e economiza muito tempo para o RH.

Tendências do RH

Como pode perceber até aqui, a valorização dos colaboradores se tornou prioridade nas empresas e sistemas de RH ganharam espaço no setor. 

Atualmente o mercado também está em aprimoramento e a tendência do RH é sempre acompanhar o aperfeiçoamento dos sistemas facilitadores e implementar novas medidas na empresa para o bem comum. 

Abaixo você poderá conferir as principais tendências do Departamento de Recursos Humanos, desde pequenas mudanças à novidades do mercado.

Indicadores de Recursos Humanos

Os indicadores são indispensável para o departamento definir o andamento de processos e resultados de colaboradores, analisando a eficácia de decisões tomadas dentro do setor de RH e que refletem na empresa como um todo.

Esse indicador é o principal fator na determinação de metas para otimização de desempenho da companhia, facilitando a:

  • Compreensão da situação da empresa em determinado momento ou aspecto;
  • Comparação de metas anteriores às atuais;
  • Definindo o futuro da empresa com novos projetos e metas a serem alcançadas.

Indicadores de Recursos Humanos

Aliás, existem 5 indicadores de Recursos Humanos que são de grande ajuda para os negócios, são elas:

  1. Absenteísmo - Controle de faltas e atrasos de cada integrante da companhia;
  2. Turnover - Rotatividade das contratações da empresa;
  3. Colaboradores - Quantidade de indivíduos ativos na companhia para comparação com a produtividade gerada;
  4. Avaliações - Avaliação de Desempenho, aceitação da Cultura Organizacional pelos colaboradores e seu aperfeiçoamento;
  5. Treinamentos - Comparar os resultados dos treinamento com a produtividade dos indivíduos.

O próprio departamento de RH pode aprimorar os indicadores acima conforme as necessidades do negócio, mas sempre focando nas metas que devem ser alcançadas. 

Dessa forma, é possível entrar com medidas corretivas para amenizar os problemas já existentes na companhia e, junto com as outras implementações para um bom relacionamento colaborador-empresa, esses problemas serão eliminados com facilidade. 

Inclusive, atitudes preventivas podem ser estabelecidas para o negócio não correr risco de ser afetado novamente de forma negativa. 

Dica: O RH deve ser encarregado de divulgar os indicadores para todos os setores da empresa. É uma forma de incentivo aos colaboradores para alcançarem melhores resultados e estarem mais próximos de bonificações e oportunidades de crescimento profissional. 

Realizando essa divulgação, a empresa gerará mais resultados em menores prazos e manterá seus integrantes motivados, satisfeitos e com um empenho constante nos negócios.

Portanto, fique atento aos indicadores da sua empresa e o que eles te mostram.

Leia mais: Indicadores de RH: descubra os principais utilizados nas empresas e como podem otimizar seus resultados


Estratégias do Departamento de Recursos Humanos

O crescimento organizacional só poderá ocorrer se estratégias efetivas forem implementadas na empresa, gerando resultados benéficos para o sucesso da companhia e satisfação dos colaboradores.

Confira as 5 estratégias para o crescimento organizacional a seguir.

1. Bom Relacionamento entre Colaboradores

Seja um novo integrante ou alguém que já faz parte da equipe, é importante que esse indivíduo compreenda os valores do negócio e suas normas, respeite a Cultura Organizacional e conheça as metas a serem alcançadas.  

É essencial que todos os colaboradores se sintam à vontade no ambiente em que trabalham, então todo esforço do Departamento de Recursos Humanos para que isso aconteça é mínimo. 

Para novos integrantes, apresentar a empresa, os indivíduos da equipe e reforçar a cultura da companhia são atitudes que podem criar o sentimento de acolhimento, criando engajamento e motivação nessa nova adição ao time.

Inclusive, o setor de RH deve se manter sempre disponível para todos.

2. Investir em Qualificação dos Colaboradores

Os profissionais de RH precisam criar um planejamento de treinamento para os colaboradores se aperfeiçoarem e se manterem atualizados com o mercado, suprindo as demandas do negócio com qualidade.

O Treinamento e Desenvolvimento aumenta as competências, alavanca a produtividade e gera resultados reais para a companhia. 

Aliás, a definição de necessidade de treinamento requer atenção especial do RH para analisar:

  • Indicadores;
  • Feedbacks;
  • Carências da própria empresa.

Inclusive, é preciso aplicar avaliações antes e depois dos treinamentos e comparar indicadores antigos aos atuais, observando se o cada indivíduo aproveitou a qualificação e se está sendo aplicável na empresa para gerar resultados.

3. Facilitar a Comunicação entre Setores

Sabemos que essa é uma das grandes dificuldades na empresa, estabelecer uma comunicação eficiente entre os níveis hierárquicos. 

É preciso combater essa falta de diálogo, visto que é um dos principais fatores que desmotivam um colaborador.

É importante que haja contato entre todos os setores e o fornecimento de Feedbacks construtivos. Lembre-se que um setor complementa o outro, logo o diálogo é indispensável para uma boa harmonia interpessoal e nos negócios. 

4. Avaliações de Colaboradores

Avaliações de Desempenho são as responsáveis por identificar necessidades, problemas e dificuldades em uma empresa, tanto em colaboradores quanto na própria cultura do negócio.

É possível definir:

  • Quando é preciso realizar novas contratações ou realocações;
  • Se o desempenho dos indivíduos e da companhia estão satisfatórios;
  • Identificar necessidades de treinamentos e desenvolvimento profissional;
  • Se está havendo dificuldade de comunicação entre os setores e mais.

Recursos Humanos

Com a Avaliação de Desempenho em mãos, Planos de Ação são criados para prevenir, corrigir ou alavancar a empresa.

5. Criação da Gestão de Carreiras 

A criação de uma Gestão de Carreiras é tendência por um simples motivo: Planos de Carreira engajam colaboradores.

É essencial ter um plano de carreira para cada cargo existente na empresa. É muito motivacional para o indivíduo saber por quais caminhos deve percorrer para conquistar os objetivos e metas.

Torna o futuro tangível e isso garante o sentimento de segurança no cargo que possui na sua empresa. 

No entanto, o plano de carreira não é feito apenas de promessas. É dever da companhia cumprir o que está sendo dito no papel e o Departamento de Recursos Humanos é responsável por isso. 

Recursos Humanos é a Base do Negócio

Com a evolução do Recursos Humanos e as novas tendências para se atentar, o RH continua sendo o elo entre colaborador e empresa.

Portanto, se a sua empresa quer se tornar competitiva no mercado, alcançar o sucesso e ultrapassar objetivos e metas, um Departamento de RH de alta qualidade e eficiência é o primeiro passo. 

Apenas o RH conseguirá focar na experiência do colaborador, mantendo a produtividade em alta e gerando lucros reais para sua companhia. Inclusive, a Niduu pode te ajudar soluções únicas e incríveis para o seu RH ser cada vez mais estratégico e otimizar os processos de treinamento e desenvolvimento de colaboradores!

O Departamento de Recursos Humanos jamais deve ser subestimado! Lembre-se que você, profissional de RH, é o coração da empresa.

Fonte: Niduu - Disseminando Conhecimento.

Niduu Somos uma startup de Educação Corporativa com uma solução que consegue treinar todos os colaboradores de qualquer nível de forma contínua, dinâmica e efetiva com base na Microlearning, Mobile Learning e Gamificação.

Comentar
Compartilhar