Como medir o ROI no Treinamento & Desenvolvimento?

Alguma vez você já notou que o planejamento feito por você ou por sua equipe de RH não deu muito resultado? Para saber se o planejamento está alcançando os objetivos desejados e se a empresa está ganhando ou perdendo dinheiro com seus investimentos, é necessário realizar um cálculo do ROI.

Esse cálculo indicativo se chama Retorno sobre o Investimento, comumente chamado de ROI.


O que é o ROI (Retorno sobre o Investimento) e como calculá-lo?



O Retorno sobre o Investimento, ou ROI, é um cálculo indicativo, que permite a empresa saber como está a situação de seus investimentos.

Para realizar esse cálculo, é necessário incluir todos os dados financeiros que visam lucro, seja ele imediato ou futuro, como, por exemplo, campanhas de marketing, treinamento de venda, aquisição de ferramentas de gestão, novas estratégias, etc.

Com tudo incluso e detalhado, é possível identificar onde há falhas em investimentos que não estão alcançando o objetivo desejado, e então trabalhar para tentar recuperar alguma coisa desse investimento.

E é possível calcular o ROI em diversas áreas da empresa, como, por exemplo, é possível calcular o ROI do e-mail marketing, ROI do marketing digital, ROI de SEO e ROI de Treinamento & Desenvolvimento.

A fórmula do ROI é a seguinte: ROI (%) = Lucro do Investimento menos Custo do Investimento dividido por Custo do Investimento.

Fórmula: ROI = (Lucro do investimento – custo do investimento) / Custo do investimento

 

Exemplo: 50.000 – 10.000 / 10.000
ROI = 4


Você pode multiplicar o resultado (4) por 100. Então seria 400% de retorno.

O ROI na área de Treinamento & Desenvolvimento


Realizar um processo de treinamento corporativo geralmente significa que a organização tem interesse em aumentar o seu lucro.

Isso é possível, pois quando há um investimento em desenvolvimento de pessoas, espera-se que o resultado do treinamento gere um aumento de produtividade, melhora nas inovações e um aumento da vantagem competitiva, entre outros aspectos.

Como consequência direta, os funcionários se tornam mais motivados e mais satisfeitos com seus desempenhos e trabalhos realizados, já que a empresa demonstrou interesse em investir em seus potenciais.

Mas como é possível medir o retorno no investimento nessa área de Treinamento & Desenvolvimento? Além do cálculo matemático, que dirá à empresa se os investimentos valeram ou não a pena, há outros exercícios que também podem ajudar a medir o ROI.

A empresa pode realizar as seguintes avaliações:

– Avaliação de Reação: Avalia a opinião do funcionário em relação ao treinamento que recebeu. Momento de perguntar se o investimento em treinamento e em contratação supriu as necessidades da organização.

– Avaliação de Aprendizado: Avalia se o conteúdo dado pelo treinamento foi esclarecido corretamente e satisfatoriamente, e se foi bem assimilado pelo funcionário. Isso pode ser feito através de um teste, a fim de medir o nível de aprendizado.

– Avaliação do Gestor: Após um período de tempo, o gestor deve avaliar, através do método de observação, se os funcionários que passaram pelo treinamento estão conseguindo aperfeiçoar as competências e se estão conseguindo aplicá-las de forma satisfatória nas atividades diárias.

– Avaliação de Indicadores: O momento ideal para essa avaliação é antes do treinamento começar, quando a empresa acha que há algum tipo de interferência negativa no trabalho do(s) funcionário(s), como, por exemplo, erros de execução, fraca produtividade, resultados fracos, etc.

Para ter um resultado satisfatório, o ideal é identificar e mensurar todas as interferências antes do início do treinamento com os funcionários. Após o término do treinamento, novas avaliações e medições devem ser feitas e comparadas com as anteriores, a fim de descobrir se os treinamentos feitos melhoraram o desempenho dos funcionários e se as interferências foram suprimidas.

Também é possível medir o ROI na área de Treinamento & Desenvolvimento com uma avaliação envolvendo e identificando os funcionários que participaram do processo de treinamento.

– Pesquisa de clima organizacional: É possível avaliar através dessa pesquisa, o quanto o treinamento realizado aumentou (ou não) a satisfação das necessidades e a motivação do funcionário. Note que será necessária outra avaliação do tipo para fazer comparações.


A importância do ROI em uma empresa

Quando se visa melhorar o desempenho de uma empresa, fazer o cálculo do ROI e avaliar seus resultados é essencial para saber onde o investimento foi bem aproveitado e onde precisa melhorar.

E quando se fala de ROI na área de Treinamento & Desenvolvimento, é ainda mais pertinente, já que realizar treinamentos e gestão de talento é investir na capacitação de pessoas.

(Entenda quais são os cuidados e a importância da gestão de talentos neste post.)

E um dos grandes benefícios de ter investido corretamente na área de T&D é o aumento da receita, ocasionado graças a otimização de resultados das equipes treinadas.

E no momento em que uma ação de Treinamento & Desenvolvimento é efetiva, agregando valor e outros benefícios para a empresa e para os funcionários envolvidos, haverá cada vez mais pessoas que se darão conta disso e que também irão se envolver e engajar com a(s) proposta(s) da empresa.


Mas, e se não houver investimento em T&D, como fica o ROI?


Se uma empresa não investe na área de Treinamento & Desenvolvimento, não significa que a empresa fracassará, porém, essa empresa provavelmente terá dificuldades em alcançar seus objetivos e suas metas.

Além disso, será mais difícil reter e atrair bons funcionários se não há interesse em investir na capacitação de pessoas. E se não há investimento nessa área, as chances da produtividade, a motivação e o alinhamento e engajamento dos funcionários caiam são maiores.

Sem investimento em uma capacitação de funcionários, aumentam a chances do ROI total de uma empresa não ser tão vantajoso, pois por mais que haja retornos positivos de investimentos em algumas áreas, haverá uma carência em uma das áreas mais importantes de uma organização: a área humana.

Por isso, a fim de garantir com que uma empresa não desperdice dinheiro com novas contratações e com treinamento para esses novos funcionários, o ideal é que haja um investimento na capacitação dos funcionários atuais. Dessa forma, a empresa e os funcionários prosperam em conjunto.

Fonte: Niduu - Disseminando Conhecimento.

Niduu Somos uma startup de Educação Corporativa com uma solução que consegue treinar todos os colaboradores de qualquer nível de forma contínua, dinâmica e efetiva com base na Microlearning, Mobile Learning e Gamificação.

Comentar
Compartilhar