As mentiras que te contam sobre T&D e você acreditou! 🤥

O T&D de colaboradores deve ser prioridade em todas as organizações, mas o tema ainda é cercado de mentiras que devem ser desmistificadas. Acompanhe este conteúdo e descubra quais são.


O investimento em T&D é imprescindível para a organização fidelizar seus talentos, positivar sua reputação e gerar mais lucros. 

Segundo relatório publicado no The International Journal of Business and Management Research, é apontado que 90% dos colaboradores acreditam que os programas de treinamento corporativo impulsionam seu desempenho na empresa, assim como:

  • Otimiza o capital humano e melhora a utilização dos recursos humanos da companhia;
  • Aumenta a produtividade, a motivação e o engajamento dos talentos em suas atividades no trabalho;
  • Melhora a cultura organizacional do negócio e o clima interno entre os colaboradores;
  • Maximiza a lucratividade da organização por aumentar o envolvimento dos talentos em seus respectivos cargos;
  • Otimiza o employer branding da empresa por positivar sua reputação, tanto no mercado de trabalho quanto para o público em geral.

No entanto, apesar dos claros benefícios citados acima, muitas mentiras ainda são dissipadas acerca de T&D. Pensando nisso, trouxemos as 10 maiores delas e as desvendamos neste conteúdo, acompanhe.

Mentira #1: o aprendizado deve ser padronizado 🤨

Há quem diga que o aprendizado deve ser padronizado para entregar os mesmos conteúdos aos participantes do treinamento corporativo, os nivelando em questão de conhecimento.

Porém, há algum tempo as organizações notam que a personalização da aprendizagem tem trazido melhores resultados para os negócios, mas por quê?

A verdade é que os colaboradores não aprendem de uma única maneira. Como cada talento é único, assim também é sua maneira de aprendizagem.

Logo, o aprendizado padronizado é um mito. O mais recomendado atualmente são as trilhas de aprendizagem personalizadas, as quais atendem às seguintes demandas:

  • Os módulos de conhecimento são elaborados a partir das necessidades de treinamento de cada talento;
  • É disponibilizado diversas abordagens de ensino, assim como vários conteúdos e materiais disseminados de diversas maneiras;
  • O incentivo ao treinamento é estabelecido por recompensas e premiações da gamificação, os quais são elaboradas conforme o perfil comportamental de cada colaborador.

 Planilha de levantamento de necessidades de treinamento

Mentira #2: apenas organizações de grande porte têm acesso ao T&D 👀

Empresas que ainda não implementaram o treinamento e desenvolvimento de colaboradores em suas dependências possuem uma forte crença de que apenas organizações de grande porte proporcionam esse benefício.

No entanto, esse é outro mito. Pequenas organizações já relataram um crescimento significativo de suas receitas quando a capacitação foi adotada, inclusive, representando 88% das companhias de pequeno porte.

Essa crença é bastante pautada porque acreditam que o investimento é alto em T&D, mas a verdade é que existem diversas abordagens que trazem excelentes resultados para o negócio e são de baixo custo, basta saber onde investir.

Mentira #3: treinamentos tradicionais continuam sendo a melhor maneira de desenvolver os colaboradores 👎🏽

Os treinamentos tradicionais, também conhecidos como treinamentos em sala de aula, eram modelos de capacitação corporativa bastante utilizada antigamente, mas hoje são considerados obsoletos pelos seguintes motivos:

  • O custo de palestrantes é alto, assim como o aluguel do ambiente;
  • É necessário se comprometer com o transporte e a alimentação dos colaboradores;
  • Os talentos precisam deixar o posto de trabalho para realizarem a capacitação, o que compromete sua produtividade diária e os resultados para o negócio;
  • Os conteúdos são massivos e representam uma grande carga aos participantes, que não conseguem absorver grande parte do conhecimento;
  • Caso ocorra uma atualização no tema do treinamento, se torna necessário dá-lo novamente para colocar os colaboradores a par das mudanças.

Por outro lado, com os novos modelos de treinamento e desenvolvimento corporativo no mercado apresenta as seguintes vantagens:

  • As soluções permitem uma economia maior em questão de investimento em capacitação;
  • Não é necessário tirar os talentos de seu posto de trabalho porque os módulos são entregues por meio de mobile learning. Ou seja, os participantes se capacitam por meio do próprio celular.
  • Não há preocupação em questão de absorção dos conteúdos porque o microlearning entrega módulos de conhecimento completos, ágeis e objetivos - em torno de 7 minutos - que estimulam a retenção completa dos tópicos.

Portanto, pode-se afirmar que os treinamentos em sala de aula não são mais a melhor opção para as organizações, e sim as novas modalidades de T&D que estão surgindo no mercado e levando diversos resultados positivos para os negócios com suas soluções e funcionalidades.

LEIA: Como transformar seus treinamentos presenciais em online?

Mentira #4: é importante acompanhar e implementar todas as tendências de T&D 🤔

Anualmente, novas tendências de T&D são lançadas no mercado, porém é mito dizer que todas elas precisam ser implementadas nas organizações. 

De fato, é importante acompanhar as tendências, mas é igualmente importante compreender quais são as que se encaixam nas necessidades da sua empresa e de seus colaboradores.

Dessa maneira, torna-se possível elaborar uma estratégia de treinamento e desenvolvimento assertiva e sem erros, além de não investir tempo e capital em soluções que não se adequam ao que o seu negócio precisa.

Mentira #5: o desenvolvimento de colaboradores não precisa ser prioridade nas organizações 🙄

Você sabia que grande parte dos profissionais acredita que as organizações que investem em seu desenvolvimento profissional são empresas que valorizam seu potencial?

Além disso, companhias que implementam soluções em T&D atingem uma margem de lucro maior se comparadas àquelas companhias que não realizam esse tipo de investimento.

Logo, a partir do momento que sua organização compreender que não investir no desenvolvimento de colaboradores é mito, ganha-se a oportunidade de combater a rotatividade de talentos e lucrar ainda mais.

Mentira #6: os treinamentos são muito teóricos e pouco práticos 😴

Diferente do que acontecia antes, hoje é um mito de que os treinamentos são muito teóricos e pouco práticos. 

Atualmente, os especialistas em elaboração de treinamentos corporativos traçam estratégias de capacitação assertivas para criar uma experiência teórica e prática bastante equilibrada para favorecer os participantes.

No entanto, como isso é possível? A verdade é que existem diversos recursos e metodologias para colocar o conhecimento teórico em prático, como:

Basta especificar as necessidades da sua organização e as expectativas que possuem em relação ao T&D de colaboradores. Com isso, o especialista em treinamento corporativo elabora uma estratégia para a sua empresa capaz de atingir bons resultados e atender a demanda.

Mentira #7: o microlearning não é tão eficiente quanto treinamentos de longa duração 😒

É comum que as organizações acreditem que quanto mais curto o treinamento, mais ineficaz ele é. No entanto, esse é outro mito sobre T&D.

O microlearning tem se tornado um método bastante utilizado entre as companhias que buscam capacitações de qualidade e que podem ser realizadas em pouco tempo, além de serem extremamente engajantes.

Essa metodologia, a qual já foi citada neste conteúdo anteriormente, entrega pequenos módulos de conhecimento aos colaboradores com diversas abordagens, os quais conseguem aprender em seu próprio ritmo.

Os resultados do microlearning são facilmente mensuráveis, visto que gera retenção de conhecimento e dribla a curva do esquecimento dos talentos. Esse é o grande diferencial se comparado aos treinamentos tradicionais, já que costumam ser longos e com conteúdos em excesso.

Mesmo que o assunto necessite de mais tempo para ser transmitido aos participantes, o microlearning consegue reparti-lo em módulos de conhecimento e entregar aos participantes uma maneira simples e digerível de aprender.

Mentira #8: o investimento em T&D gera um alto custo para as organizações 🤡

Realmente, o investimento em T&D gera um alto custo para as organizações quando ele é implementado de maneira presencial, o já mencionado treinamento tradicional ou sala de aula.

Por outro lado, as capacitações que são implementadas de maneira online, como as quais já citadas aqui diversas vezes, não representam um alto custo para as empresas porque não há necessidade de:

  • Contratar palestrantes;
  • Alugar o local de treinamento;
  • Pagar transporte e alimentação aos participantes, entre outros.

Um treinamento e desenvolvimento online e alinhado às necessidades e demandas da sua organização não gera um alto custo, principalmente quando se opta por implementar o conjunto das seguintes soluções: gamificação, microlearning e mobile learning.

Mentira #9: não vale a pena investir em treinamento por conta da rotatividade dos talentos 🙅🏽‍♀️

Um outro mito que faz muitos gestores questionarem se vale mesmo a pena investir em treinamento e desenvolvimento de colaboradores é: e se eu capacitar o talento e ele se desligar da empresa?

O que acontece é que ele realmente se desligará da organização se não houver investimento nele. Hoje, os profissionais buscam integrar empresas que acreditam em seu potencial e os valorizam.

Sendo assim, investir em T&D é mostrar aos colaboradores que eles são fundamentais para o negócio, que possuem um grande potencial na empresa e que os querem ali fazendo carreira.

Com isso, torna-se possível reduzir a rotatividade de colaboradores e fidelizar os talentos na sua organização.

Calculadora de turnover

Mentira #10: qualquer um consegue entregar um T&D de qualidade nas organizações 😂

O T&D deve ser uma prioridade nas organizações e ao longo deste conteúdo você compreendeu sua importância e alguns mitos acerca dele.

Por outro lado, há quem investe na capacitação dos colaboradores, mas acredita que qualquer um pode realizá-la, e esse é um dos grandes mitos sobre o treinamento e desenvolvimento de talentos.

Não são todas as pessoas que têm o conhecimento, o discernimento e a habilidade de elaborar estratégias para uma boa capacitação, tampouco implementá-la com assertividade na sua companhia.

Por isso, é imprescindível buscar por uma especialista em treinamento corporativo.

Conclusão

Ao longo deste conteúdo, foi possível conhecer quais são as maiores mentiras sobre T&D que te contam e você acreditou.

Agora que você conhece as verdades sobre o treinamento e desenvolvimento de colaboradores, além da importância em encontrar um especialista para a elaboração da capacitação da sua organização, entre em contato com a Niduu.

Nós somos especialistas na criação de treinamentos personalizáveis para se adaptar às necessidades do seu negócio e dos seus colaboradores. Inclusive, possibilitamos que a liderança corporativa acompanhe o avanço de cada talento em tempo real.

Com a Niduu, o T&D a sua organização é implementado com assertividade e bons resultados.

Fale com a Niduu

Fonte: Niduu - Disseminando Conhecimento.

Niduu Somos uma startup de Educação Corporativa com uma solução que consegue treinar todos os colaboradores de qualquer nível de forma contínua, dinâmica e efetiva com base na Microlearning, Mobile Learning e Gamificação.

Comentar
Compartilhar