O que é Mobile Learning e qual seu impacto para as organizações e seus colaboradores?

O mobile learning é um recurso de capacitações corporativas que diverte e engaja os colaboradores durante os treinamentos, além de permitir que os participantes aprendam no horário e no local que acharem mais conveniente, driblando a curva do esquecimento e estimulando a retenção da aprendizagem por módulos rápidos e objetivos.


O que é mobile learning?

O mobile learning, também conhecido como aprendizagem móvel, é um recurso de treinamentos corporativos que permite que os módulos de ensino sejam entregues por meio do próprio celular do participante.

Assim, as pessoas que estão realizando a capacitação conseguem acessar os conteúdos quando for mais conveniente, independentemente do lugar que estiverem ou do horário que possuírem disponível.

Por exemplo, se o participante está na fila do banco ou esperando para ser atendido no dentista, existe a possibilidade de completarem um módulo do treinamento pelo celular enquanto aguardam a vez de serem atendidos. 

Clark N. Quinn é um estrategista de experience design voltado ao mobile learning e também autor de Designing mLearning que descreve a aprendizagem móvel como detentora de cinco Cs:

  1. Conteúdo: materiais, dados e informações sempre disponível aos participantes, em qualquer horário e lugar;
  2. Captura: disponibilização de imagens, vídeos e dinâmicas para desenvolver e aperfeiçoar habilidades técnicas e comportamentais dos participantes;
  3. Comunicação: necessidade de que os participantes, a então equipe que está passando pela capacitação, mantenha uma interação saudável com os colegas e superiores;
  4. Cálculo: proporciona cálculos rápidos e pesquisas de palavras para maior compreensão dos conteúdos entregues nos módulos do treinamento;
  5. Combinação: recursos capazes de envolver os participantes e engajá-los na capacitação para que bons resultados sejam atingidos.

Ainda há quem paute um sexto C, o então intitulado “Colaboração”. A colaboração é importante para o mobile learning porque estimula a aprendizagem colaborativa, onde os talentos da empresa compartilham suas experiências e conhecimentos e crescem em conjunto, inclusive dando suporte e orientando os colegas com dificuldades no ensino.

Qual a importância da aprendizagem móvel para os colaboradores e organizações?

Para que a importância do mobile learning seja compreendida em sua totalidade, alguns dados devem ser vistos e analisados a seguir:

  • O tempo médio que as pessoas gastam nos celulares atualmente, sem o tempo gasto em ligações, é de 4 horas e 23 minutos por dia, segundo uma pesquisa publicada pela Statista;
  • Um artigo publicado no Think with Google explica que 75% das pessoas contam que seus smartphones as auxiliam em serem mais produtivas no dia a dia;
  • 43% das organizações estão usando aplicativos de celular para disseminar o conhecimento para seus colaboradores devido à flexibilidade e conveniência do ensino, ainda segundo a Statista;
  • Como conta a Shift, 72% das organizações relatam que se tornaram mais responsivas às mudanças do mercado após implementarem o mobile learning como solução de ensino;
  • Um outro estudo da Statista mostra que 61% dos colaboradores relatam confiar em seus dispositivos móveis pessoais para buscarem pelo conhecimento e se desenvolverem profissionalmente através dele.

Os dados acima expõem a evolução do mercado em relação ao aprendizado móvel, onde as pessoas estão ficando cada vez mais em seus celulares, buscando suporte à produtividade e ao conhecimento por meio deles e a receptividade que possuem em relação ao ensino online.

Então a importância que o mobile learning carrega para os colaboradores e as organizações é a flexibilidade de aprendizado, a simplificação da busca pelo conhecimento e o fácil acesso aos módulos do treinamento, permitindo capacitar os talentos com maior eficiência e levar melhores resultados para os negócios.

Os 3 benefícios do mobile learning em treinamentos corporativos

No mobile learning, existem três grandes benefícios que agregam vantagens competitivas para as organizações, além de desenvolver e aperfeiçoar os colaboradores tanto de maneira profissional quanto pessoal, então acompanhe a seguir para conhecer quais são.

Benefício #1: a aprendizagem móvel estimula a interação dos participantes

Só porque a aprendizagem é móvel, não quer dizer que precisa ser isolada. É possível elaborar módulos de ensino que estimulam a interação entre os participantes, o que representa um benefício aos colaboradores porque a força de trabalho atual dá preferência por concluir atividades em grupo.

Por meio do aplicativo de aprendizagem, os participantes criam e reforçam conexões através de recursos que promovem o compartilhamento de conhecimentos e a conclusão de tarefas em equipe. Veja ambos os exemplos:

  • Um fórum online onde as pessoas conseguem tirar suas dúvidas e dar suporte aos colegas que estão com dificuldade no entendimento de alguns assuntos específicos de ensino;
  • Adição de reações e a possibilidade de comentar nas publicações de outros participantes para que demonstrem suas opiniões e compartilhem experiências e conhecimentos relacionados ao assunto.

Benefício #2: a aprendizagem móvel é divertida e envolvente

O mobile learning é uma solução bastante divertida e envolvente aos colaboradores, principalmente quando também é combinada com a gamificação, que utiliza mecanismos de jogos para cativar os participantes e estimulá-los a completar o treinamento.

Sendo assim, o aprendizado móvel e a gamificação tornam a busca pelo conhecimento divertido pelos seguintes motivos:

  • Aumento no engajamento dos colaboradores através de jogos, questionários e desafios;
  • Promoção do sentimento de realização devido ao sistema de gamificação do aprendizado;
  • Possibilidade de interagir com os outros participantes da capacitação por meio de diversos formatos, como textos, fotos e vídeos.

Benefício #3: a aprendizagem móvel capacita no momento certo

A aprendizagem móvel entrega o benefício de ser um ensino rápido e que pode facilmente ser atualizado para que os colaboradores se mantenham em conformidade com o que o mercado demanda na atualidade.

Inclusive, ela é personalizável de acordo com as necessidades da empresa e lacunas de conhecimento dos colaboradores, onde os módulos são construídos a partir do diagnóstico da companhia e da equipe.

Ainda vale ressaltarmos que, quando o mobile learning se une ao microlearning, os resultados são impulsionados e o foco dos participantes em módulos de ensino e sua retenção de conhecimento a longo prazo aumentam em até 80%, como mostra a Raytheon.

Mobile learning ou capacitações tradicionais?

Os treinamentos tradicionais, também conhecidos como “em sala de aula”, carregam duas grandes desvantagens se comparados ao mobile learning:

  • Demandam que os colaboradores se retirassem do posto de trabalho para se locomoverem até o ambiente de ensino, além da companhia também se responsabilizar pelo transporte e alimentação de suas equipes e a contratação de palestrantes e especialistas;
  • São pouco engajantes e fazem com que os participantes permaneçam sentados por horas apenas recebendo o conhecimento de maneira passiva, o que facilita o surgimento da curva do esquecimento.

O alto investimento em treinamentos em sala de aula não trazia resultados significativos para as organizações porque os colaboradores não conseguiam reter o aprendizado para aplicá-lo no dia a dia do trabalho, levando ao comprometimento do ROI.

Então havendo a possibilidade de atingir eficiência nos treinamentos corporativos online e realizá-los em qualquer hora e local, não há motivos e tampouco a necessidade de organizações investirem em capacitações tradicionais, as quais geram altos custos e poucos resultados para o negócio.

Conclusão

A aprendizagem móvel é um propulsor na cultura de aprendizagem contínua e apresenta diversas vantagens para as organizações e seus colaboradores, como você pode ver até aqui.

Atualmente, a previsão é que esse mercado de ensino ultrapasse US$ 55 bilhões até 2026, como aponta o Global Market Insights, e as organizações estão se mobilizando cada vez mais para implementar essa solução em capacitações corporativas em suas empresas.

O mobile learning representa uma enorme vantagem competitiva no mercado mundial por ser uma tecnologia ágil que atinge resultados eficientes para companhias e seus colaboradores, então se você busca essa solução para sua empresa, entre em contato conosco e descubra como realizar essa implementação.

Conheça a Niduu

Fonte: Niduu - Disseminando Conhecimento.

Niduu Somos uma startup de Educação Corporativa com uma solução que consegue treinar todos os colaboradores de qualquer nível de forma contínua, dinâmica e efetiva com base na Microlearning, Mobile Learning e Gamificação.

Comentar
Compartilhar