5 problemas ao retirar colaboradores do posto de trabalho para treinamentos

Gerenciar uma empresa não é uma tarefa simples, requer muita organização e facilidade em dialogar com inúmeras pessoas de características tão distintas. Ter que remanejar um colaborador, ou até mesmo retirá-lo do posto de trabalho, pode gerar custos, além de uma série de problemas.

Este tipo de escolha deve ser feita de forma estratégica, visando melhorias no desenvolvimento das atividades, redução de custos ou, caso um posto de trabalho tenha que ser desativado, essa escolha deve ser feita visando minimizar os prejuízos para a empresa.

Existem problemas que são provocados pela retirada de posto de trabalho que são comuns nas organizações. Por isso separamos as 5 principais situações que esta mudança provoca e como minimizar seus efeitos.


1.Custos com o deslocamento do treinamento


Em alguns casos é preciso aplicar treinamentos para os seus colaboradores, porém nem sempre é possível realizá-los na empresa. Nestas situações, é necessário encontrar um outro colaborador que possa substituir o profissional que estará se especializando.

Embora a capacitação da mão-de-obra seja algo vantajoso tanto para a empresa quanto para o colaborador, é importante atentar que será necessário retirar um profissional de outro posto de trabalho para substituir este que estará em treinamento. Se isso não for feito de forma planejada, você estará apenas gerando mais problemas para a organização.

Você precisa levar em consideração quais as atividades deverão ser cumpridas, o tempo em que o profissional ficará fora e qual retorno a empresa terá com essa capacitação.


2.Disponibilidade de espaço físico adequado


Existem casos em que a empresa necessita que todos os colaboradores de determinados setores sejam qualificados para desenvolver um novo procedimento e melhorar a produtividade da empresa.

Mas como reunir tantas pessoas em um único lugar? Quais os custos que esta locação implica?

Alugar uma sala para um treinamento corporativo, dependendo do tamanho e localização, pode representar um custo muito alto para a empresa. Deslocamento de colaboradores, gastos com locação para os treinadores, equipe para realizar o atendimento, entre outros fatores que encarecem este tipo de investimento.

Com a utilização de uma plataforma online, o instrutor pode ministrar o treinamento da sua própria casa ou estúdio, e os colaboradores podem assistir em seus postos de trabalho. Assim você não precisará alugar um espaço para alocar todos os participantes.


3.Alto investimento logístico


Realizar um treinamento presencial pode ter algumas vantagens, mas os custos necessários para este tipo de ação podem torná-lo inviável e sua eficiência é questionável.

Se você tiver que treinar diversas equipes, muitos postos de trabalho serão desativados durante o treinamento, o que pode causar um certo prejuízo financeiro para a empresa.

Se a sua empresa não possui um local adequado para reunir tantos colaboradores, você terá que arcar com os custos de um salão de eventos que, além de estar sujeito à incompatibilidade de agenda, terá um custo elevado para a empresa.

Deslocar 4 ou 5 funcionários não é uma tarefa difícil. Aliás há diversos aplicativos de viagem que facilitam esta atividade. Porém, se você precisa treinar setores inteiros ou dezenas de colaboradores, terá que alugar ônibus de viagem, o que irá elevar os custos do seu investimento.

Caso você opte pelo treinamento corporativo online, todos estes problemas serão resolvidos, afinal os colaboradores poderão participar das capacitações, sem a necessidade de se ausentar dos postos de trabalho.


4.Diminuição das vendas e problemas de performance


Quando você desloca um colaborador para outro posto, alguns problemas podem surgir. Diminuição das vendas, queda no desempenho, os vendedores podem ficar desestimulados pois irão perder comissões, além de comprometer a performance de todo o setor.

Muitas vezes, quando a empresa deseja aumentar a performance do time, precisa deslocar os seus melhores vendedores. Não faz sentido investir em um processo de melhoria e perder vendas.

Já imaginou o prejuízo que isso pode causar para a sua empresa? Por isso que a busca por treinamentos corporativos online vem crescendo nas grandes corporações.

Com tantas tecnologias disponíveis no mercado, utilizar estes recursos para aumentar o desempenho da sua equipe é fundamental.

Hoje é possível realizar treinamentos online não apenas em diversos dispositivos, mas também através de microaulas que oferecem informações precisas para os seus colaboradores. É o uso do microlearning a favor da sua empresa.



Invista no capital humano


Fica clara a importância de investir na capacitação dos funcionários da sua organização e como isso impacta no planejamento estratégico da empresa. Pessoas qualificadas são difíceis de serem encontradas, pois muitas vezes já estão desempenhando alguma atividade em outra empresa.

Por isso, investir em treinamentos para sua equipe garante não apenas a redução do tempo de capacitação dos membros, mas a diminuição da taxa de turnover e o desenvolvimento dos mesmos com aquisição de mais competências para que os colaboradores gerem mais resultados em suas empresas.

O profissional de T&D deve ser qualificado para treinar equipes em diferentes situações e formações. É possível preparar um membro experiente da sua equipe para desenvolver outros profissionais dentro da sua empresa.

Através da nossa plataforma é possível acompanhar o desempenho de cada colaborador, assim a equipe de T&D poderá identificar os pontos exatos onde houve melhoras. É mais praticidade e rapidez nos processos de melhoria da mão-de-obra da sua empresa.


5. Ausência de recursos para desempenhar a tarefa



Algumas áreas possuem mais recursos que outras, e isso certamente é uma forma estratégica de dirigir uma empresa. Afinal, você irá investir nos setores que geram a maior receita da empresa. Porém, é importante estabelecer um padrão mínimo para não ter problemas.

Imagine que você precisa deslocar sua equipe de designers para trabalharem ativamente durante um evento, e diariamente eles trabalham com macbooks. Se você colocá-los para desempenhar as atividades em um PC, provavelmente a produção irá cair, além de alguns recursos serem incompatíveis com outras plataformas.

Em casos onde os profissionais necessitam de equipamentos maiores para desempenharem suas funções, o deslocamento pode se tornar inviável.

Por isso, você deve planejar todos os detalhes quando precisar remanejar os colaboradores para outros postos. Se ao chegar no posto o colaborador notificar os problemas técnicos para os seus superiores, o mesmo deverá ser resolvido rapidamente, caso contrário sua equipe ficará ociosa.


O RH deve estar preparado!


O T&D possui uma grande importância para a equipe de RH. Por isso é fundamental que estes profissionais se mantenham atentos às novidades do mercado, para que as metodologias aplicadas na empresa sejam cada vez mais efetivas.

É importante alinhar a estratégia com todos os membros da equipe. Utilizar metodologias ágeis como o Scrum e o Kanban, permite que sua equipe atue de forma eficiente e produtiva.

O RH deve se posicionar de forma tão estratégica, quanto qualquer outro setor. Manter os colaboradores qualificados e sem prejudicar a execução das suas tarefas, pode ser um grande desafio. Por isso criamos uma solução para auxiliar os profissionais de RH a combaterem este tipo de problema.

Nossa plataforma oferece diversas formas de aplicação de treinamentos, mensuração e aprendizagem. Assim todos os colaboradores terão tecnologia de ponta na palma de suas mãos.


Reduzindo custos com treinamentos online


Para empresas que precisam treinar grandes equipes ou têm a necessidade de capacitar seus colaboradores sem prejudicar uma viagem de negócios, o treinamento à distância pode ser uma solução.

Mas como reduzir os custos, otimizar o tempo e eliminar a necessidade do espaço físico, sem comprometer a qualidade do treinamento?

O microlearning é a solução que o setor de Treinamento e Desenvolvimento(T&D) encontrou para não diminuir a eficiência dos colaboradores. Através de micro capacitações ou micro aulas, o profissional recebe um conteúdo menor mas que garante uma retenção maior. Assim ele pode se capacitar durante o deslocamento para realizar uma visita ao cliente ou em pequenos intervalos na sua rotina diária.

Hoje a Niduu oferece uma plataforma especializada na otimização de Treinamentos e Desenvolvimento, onde é possível utilizar métodos de Mobile Learning, Gamificação e Micro Learning, que facilitam a gestão do desenvolvimento de pessoas de forma rápida e flexível.

Precisa de ajuda para manter o desenvolvimento da sua equipe? Treinar colaboradores de diferentes regiões tem sido um processo muito caro para a sua empresa? Nossa solução é capaz de atender às necessidades da sua organização com um custo acessível. Quer saber mais? Então entre em contato conosco e conheça a nossa solução.

Fonte: Niduu - Disseminando Conhecimento.

Niduu Somos uma startup de Educação Corporativa com uma solução que consegue treinar todos os colaboradores de qualquer nível de forma contínua, dinâmica e efetiva com base na Microlearning, Mobile Learning e Gamificação.

Comentar
Compartilhar