Case Hyundai Batalha: usando a inovação para treinar colaboradores à distância

A busca por um treinamento intuitivo, inovador e gamificado uniu a Hyundai e Niduu. Em conjunto, uma capacitação corporativa foi elaborada para desenvolver os colaboradores de maneira pessoal e profissional, atingindo excelentes resultados para a organização e surpreendendo a todos.


A Hyundai Motor Brasil é uma organização multinacional com mais de 5000 colaboradores e 230 unidades do ramo automotivo que busca investir no treinamento e desenvolvimento de seus profissionais com constância.

No entanto, a organização encontrou um desafio em meio a pandemia, como capacitar os colaboradores de maneira eficiente se não seria possível levá-los presencialmente ao aprendizado? 

A solução era simples: levar o aprendizado aos colaboradores. Para isso, a Niduu entrou em ação e, conhecendo o desafio enfrentado pela Hyundai, elaborou trilhas de aprendizagem personalizadas para atender os departamentos que necessitavam de capacitação.

Quer saber como o case Hyundai Batalha se desenvolveu? Então acompanhe este conteúdo.

Qual era o desafio enfrentado pela Hyundai?

Em meio a pandemia, a Hyundai necessitava encontrar novas maneiras de desenvolver seus colaboradores, tanto pessoalmente quanto profissionalmente, proporcionando um aprendizado intuitivo, inovador e gamificado.

Esse treinamento deveria atingir os objetivos da organização e conquistar bons resultados para o negócio, então não tardou para a Hyundai entrar em contato com a Niduu para que uma boa capacitação fosse elaborada aos seus colaboradores.

No atual cenário do país, uma nova metodologia foi implementada na empresa, com trilhas de desenvolvimento capazes de revigorar e renovar as energias dos envolvidos e melhorar a sinergia e o entusiasmo de todos no momento de expandir seus conhecimentos e aplicá-los aos cargos.

O desafio enfrentado pela Hyundai era exatamente esse, entregar um treinamento inovador para driblar a pandemia e fazer com que seus colaboradores se mantivessem ativos e se desenvolvendo pessoalmente e profissionalmente.

Veja o vídeo do case:

Qual a solução proposta pela Niduu para enfrentar o desafio da Hyundai?

A solução proposta pela Niduu para enfrentar o desafio da Hyundai era um novo objetivo educacional para concessionária, assim aumentando o engajamento e o índice de aprendizagem dos colaboradores.

Os departamentos que foram atendidos pela nova metodologia de aprendizagem foram:

  • Departamento de vendas (gerentes e consultores de venda); 
  • Departamento de pós-venda (gerente e consultores de serviços);
  • Departamento administrativo e de relacionamento com o cliente (coordenadores de qualidade).

A curadoria de assuntos selecionou conteúdos que oferecessem novas possibilidades e perspectivas aos colaboradores, disponibilizando capacitações em diversas áreas, como:

  • Marketing digital para vendas pelo Instagram;
  • Técnicas de negociação;
  • Gestão de redes sociais;
  • Estratégias de vendas;
  • Persuasão;
  • Comunicação assertiva, e muito mais.

No decorrer deste trabalho, tanto a Hyundai quanto a Niduu descobriram que conseguiam oferecer um treinamento remoto inusitado, promovendo momentos de distração e interação entre os envolvidos, mesmo que à distância. Foi assim que nasceu a Hyundai Batalha.

Como a Hyundai Batalha foi elaborada e implementada aos colaboradores?

A Hyundai Batalha, também conhecido como Centro de Treinamento Hyundai, é um aplicativo elaborado para desenvolver e capacitar os colaboradores sobre os processos, produtos e habilidades através de treinamentos simples, práticos e divertidos, realizados por meio do próprio celular.

Primeiramente, foi utilizado um diagnóstico da organização, levantando as necessidades de treinamento dos colaboradores e quais seriam os departamentos atendidos para, então, determinar os módulos de conhecimento disponibilizados nas trilhas de aprendizagem, os quais já foram citados anteriormente.

Porém, durante a etapa de lançamento, era preciso chamar a atenção destes colaboradores para fazê-los se interessar pelo treinamento. Pensando nisso, um vídeo foi elaborado para mostrar a nova forma de capacitação, como o layout do aplicativo, seus benefícios e vantagens e as mecânicas da gamificação, como ranqueamento de pontos e recompensas.

Na prática, o aplicativo Hyundai Batalha atingiu bons resultados, visto que a sua solução em gamificação, mobile learning e microlearning foram capazes de envolver bastante os colaboradores na aprendizagem

Enquanto a gamificação era responsável por mantê-los engajados nos módulos de aprendizagem, o mobile learning permitiu que os participantes acessassem as trilhas por meio do celular e o microlearning permitiu um ensino mais fluido que estimulasse a retenção do conhecimento aos colaboradores.

Nas palavras de Marcio Saito, gerente de treinamento de vendas e pós-vendas da Hyundai Motor Brasil: 

"São conteúdos pequenos que são absorvidos rapidamente. A gente percebeu que as pessoas começaram a se engajar de forma natural. Quanto mais as pessoas querem ficar bem no ranking, mais elas vão se desenvolvendo profissionalmente", afirmou.

Ainda vale ressaltar que as recompensas elaboradas para os colaboradores foram determinadas por meio de pesquisas, as quais apontavam que mais de 80% das pessoas gostariam de ter visibilidade na empresa, sendo que bonificações financeiras foram uma das respostas menos citadas. 

Sendo assim, as recompensas para estimular o engajamento dos colaboradores foram participações em palestras e lives, as quais trouxeram diversos resultados positivos em termos de envolvimento, empenho e motivação na aprendizagem.

Quais os resultados coletados a partir da Hyundai Batalha?

Resultados do treinamento Hyundai Batalha

No fechamento da primeira campanha do Hyundai Batalha, a colaboradora que liderava o ranqueamento de pontos já havia realizado todas as lições disponíveis no aplicativo 11 vezes.

Segundo notícia da Uol, os números de engajamento impressionaram a Hyundai. Como conta Saito: “Registramos um pico de 15 dias seguidos com pelo menos um acesso na madrugada. Curiosamente, o Dia das Mães foi o dia em que tivemos mais lições de encerramento da primeira fase, foram mais de 5.600 no mesmo dia.”

A Hyundai ainda conta que receberam elogios diários sobre a qualidade e importância dos conteúdos abordados durante os treinamentos, além da plataforma ser interativa e de fácil acesso, permitindo a facilidade de capacitação aos participantes.

Inclusive, a Niduu permite um sistema onde seus clientes acompanhem, em tempo real, a evolução de seus colaboradores. Logo, a Hyundai era capaz de acompanhar o tracking de aprendizagem, realizando análises comparativas dos números, como:

  • A quantidade de colaboradores ativos no aplicativo;
  • A quantidade de lições realizadas;
  • Quais as lições que os participantes tiveram mais dificuldade;
  • Quais os principais horários de acesso, entre outros fatores.

Ao total, foram mais de 718 mil lições feitas, todas sendo monitoradas em tempo real para avaliar os indicadores de desempenho do treinamento e determinar se as ações estratégicas estavam trazendo bons resultados para a organização, atingindo o objetivo proposto desde o início.

Em 2021, o Case Hyundai Batalha foi vencedor no Prêmio Destaque Gestão de Pessoas, promovido pela ABTD (Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento). O evento é uma oportunidade que as organizações têm de mostrar ao mercado a efetividade das ações em T&D, RH e Gestão de Pessoas que elevaram seus resultados, inspirando outros profissionais e empresas.

Considerações finais

Com as necessidades apresentadas pela Hyundai Motor Brasil, a Niduu se tornou capaz de elaborar as trilhas de aprendizagem eficientes para enfrentar o principal desafio que a organização apresentava, a pandemia.

A solução encontrada era intuitiva, inovadora e gamificada, unificando o treinamento corporativo dos colaboradores, mesmo que trabalhando remotamente, para atingir melhores resultados para a empresa, assim como o objetivo proposto no início da capacitação.

A execução do treinamento foi excelente e os colaboradores refletiram positivamente o conhecimento adquirido durante os módulos de ensino, aplicando em sua rotina diária desde as primeiras lições do aplicativo.

Logo, pode-se afirmar que o case Hyundai Batalha, elaborado pela Niduu e pela Hyundai, atingiu todas as expectativas da organização e surpreendeu a todos os envolvidos nesse projeto, o qual foi capaz de alcançar um grande sucesso!

Fale com a Niduu e capacite os seus talentos.

Fonte: Niduu - Disseminando Conhecimento.

Niduu Somos uma startup de Educação Corporativa com uma solução que consegue treinar todos os colaboradores de qualquer nível de forma contínua, dinâmica e efetiva com base na Microlearning, Mobile Learning e Gamificação.

Comentar
Compartilhar