Conheça as principais estratégias de curadoria de conteúdo para treinamento corporativo

Conheça quais são as 10 estratégias de curadoria de conteúdo para treinamento corporativo e otimize os resultados do seu programa de capacitação de colaboradores o quanto antes, assim ganhando destaque no mercado ao investir no capital humano da sua organização.


Um estudo intitulado High-Impact Learning Organization, realizado pela Deloitte, determinou que os profissionais acreditam ser mais difícil aprender quando há uma demanda muito grande de conteúdo para ser absorvido, e não pela falta dele.

Inclusive, atualmente, muitas organizações adotam a curadoria de conteúdo como uma parte importante da estratégia de programas de treinamento e desenvolvimento de colaboradores, e com bons motivos.

Por meio de uma curadoria bem estruturada, torna-se possível entregar uma capacitação bem elaborada e com a quantidade certa de conteúdos de valor aos colaboradores, tornando o ensino suave e eficiente, além de motivar e engajar os participantes.

Portanto, se é isso que você busca para sua organização, acompanhe este conteúdo e conheça quais são as estratégias de curadoria de conteúdo para sua empresa, assim como quais são seus benefícios e como colocar o processo em prática.

Conheça as 10 estratégias de curadoria de conteúdo para treinamento corporativo

As estratégias de curadoria de conteúdo para treinamento corporativo são utilizadas para multiplicar os impactos positivos dos programas de capacitação da sua organização, então é importante que as companhias as conheçam. 

Acompanhe, a seguir, quais são estas estratégias e o que constitui cada uma delas:

Estratégia #1: alinhamento do programa com os colaboradores

Os treinamentos devem atender as necessidades de aprendizagem dos talentos da sua companhia, então é importante compreender quais são suas fraquezas por meio de avaliações, pesquisas e feedbacks. 

Para isso, invista em um canal de comunicação aberto, onde as informações necessárias possam ser coletadas em prol do programa de treinamento da sua empresa.

Estratégia #2: Conteúdos coletados para suporte ao treinamento em vários níveis

Os conteúdos escolhidos para suprir as lacunas de conhecimento dos colaboradores podem ser utilizados de diversas maneiras, como para completar uma capacitação formal, como recurso de aprendizagem com suporte just-in-time ou para incentivar a aprendizagem informal e promover a aprendizagem social. 

Logo, é preciso compreender qual é a melhor solução para sua organização e colocá-la em prática.

Estratégia #3: começar por áreas simples de treinamento

O programa deve começar abordando áreas simples de conhecimento para que, dessa maneira, os demais colaboradores vejam a melhoria de desempenho dos participantes e também queiram participar das capacitações propostas pela empresa a partir de um conteúdo de valor e bem organizado.

Estratégia #4: estabelecer uma equipe responsável pelo programa

É recomendado estabelecer uma equipe de curadores de conteúdo para o programa de treinamento da sua organização, mas que também sejam capazes de reestruturar a estratégia de treinamento e desenvolvimento de talentos com base nas pesquisas, avaliações e feedbacks coletados dos colaboradores.

Estratégia #5: disponibilizar flexibilidade de acesso aos conteúdos

Atualmente, um dos grandes diferenciais de programas de capacitação corporativa é a possibilidade de entregar uma aprendizagem flexível por meio do mobile learning. Essa solução permite que os participantes do ensino realizem o treinamento onde quer que estejam e em qualquer horário que possuem disponível;

Estratégia #6: permitir que os participantes sejam protagonistas do próprio ensino

Ao permitir que os colaboradores elaborem suas próprias trilhas de aprendizagem, a autonomia do treinamento é entregue em suas mãos, os tornando mais motivados, engajados e comprometidos com o ensino e com os resultados provenientes deste, principalmente quando a gamificação é implementada no programa da sua empresa.

Estratégia #7: incentivar os colaboradores a contribuir

Para que os colaboradores contribuam nas estratégias de curadoria de conteúdo para treinamento corporativo, é importante entregar um incentivo, como o destaque de quem tem o conteúdo selecionado para ser pautado durante o programa de capacitação.

Estratégia #8: identificar melhorias na curadoria e no programa de treinamento corporativo

É comum que as iniciativas empresariais comecem com bastante entusiasmo por parte dos colaboradores, mas que percam força no decorrer do percurso. 

Portanto, para combater essa tendência, é essencial ter uma equipe responsável por analisar, adicionar e refinar a abordagem do programa, identificando melhorias que devem ser colocadas em prática rapidamente.

Estratégia #9: planejar atualizações e enriquecimentos contínuos

Nesse momento, é a hora de fazer uso de comentários, análises e contribuições dos especialistas no assunto escolhido para o programa de treinamento corporativo, reunindo um conteúdo relevante e que, de fato, seja capaz de agregar conhecimento aos colaboradores que estão envolvidos com a capacitação.

Estratégia #10: arquivar os recursos

Por fim, lembre-se de arquivar os recursos coletados para o programa, assim como os seus conteúdos, para serem reutilizados no futuro, assim como atualizados em prol da empresa.

Quais são os benefícios que a curadoria de conteúdo causa no treinamento corporativo?

Os benefícios que a curadoria de conteúdo para treinamento corporativo agrega aos programas das organizações são diversos, sendo os principais deles:

  • Disponibilizar conteúdos e materiais atualizados e relevantes através de um acesso facilitado na própria plataforma de treinamento dos colaboradores;
  • Possibilidade de capacitar as equipes de treinamento e desenvolvimento, assim como os especialistas da área e outros participantes do programa, os tornando parte essencial no processo de curadoria de conteúdo;
  • Desenvolver a motivação dos profissionais da empresa ao incentivá-los a contribuir na busca por conteúdos relevantes de serem pautados nos treinamentos corporativos;
  • Promover a cultura da aprendizagem contínua na organização e torná-la parte da cultura organizacional do negócio;
  • Incentivar a aprendizagem informal, também conhecida como just-in-time, que é bastante utilizada em intervenção de apoio ao desempenho, assim como a aprendizagem autodirigida;
  • Estimular a aprendizagem inclusiva, onde o conhecimento disseminado é realizado por meio de contribuição dos colaboradores, permitindo que o conteúdo seja dinâmico, relevante e alinhado com os participantes.

Como funciona o processo da curadoria de conteúdo?

Agora, mesmo que se conheça as estratégias de curadoria de conteúdo para treinamento corporativo e quais são seus benefícios para as organizações que a utilizam, você saberia pontuar como funciona o seu processo? Vejamos a seguir as etapas.

  1. Agregação: o primeiro passo se refere à busca e coleta de informações necessárias para realizar a curadoria de conteúdo, geralmente provenientes de diversas fontes;
  2. Filtragem: é o momento de peneirar os dados, concentrando nas informações mais relevantes que atendem as necessidades de aprendizagem dos colaboradores;
  3. Organização: aqui, acontece a divisão do conteúdo, o qual deve ser transmitido de maneira lógica e bem estruturada, o que otimiza a aprendizagem ao simplificar a compreensão;
  4. Contextualização: refere-se à melhorar o conteúdo por meio de comentários e notas explicativas, agregando informações relevantes aos participantes do programa de treinamento corporativo. Por exemplo, um comentário pode conter a importância daquele conteúdo para a rotina de trabalho do talento, assim ele compreende como aquele módulo de ensino impulsiona seu desempenho na organização;
  5. Compartilhamento: além de publicar um conteúdo ou organizar uma sessão de treinamento em grupo, o compartilhamento diz respeito à partilha dos recursos de aprendizagem com os colaboradores, mas apenas quando buscam as informações e em canais de fácil acesso;
  6. Armazenamento e arquivamento: é preciso armazenar, catalogar e arquivar o conteúdo para uma referência futura. Inclusive, essa também é uma etapa importante para permitir que os participantes dos programas percorram montes de informações e encontrem facilmente o que procuram;
  7. Feedback: a coleta de informações referentes aos conteúdos do programa de treinamento é imprescindível para determinar quais são os pontos de melhoria dos materiais, então lembre-se de investir nesta última etapa.

Conclusão

A curadoria de conteúdo trata-se da identificação das informações mais relevantes para um grupo específico de colaboradores e a contextualização e organização destas informações para agregar conhecimento aos envolvidos.

Neste conteúdo, você foi capaz de absorver a importância da estratégia de curadoria de conteúdo para treinamento corporativo, além de descobrir quais são suas estratégias, seus benefícios e como colocar em prática seu processo. 

Agora, chega o momento de você ter o suporte de uma solução em educação corporativa para organizar e elaborar o programa de capacitação da sua empresa, então entre em contato com a Niduu e invista nos seus colaboradores agora!

Entre em contato com a Niduu e invista nos seus colaboradores agora!

Fonte: Niduu - Disseminando Conhecimento.

Niduu Somos uma startup de Educação Corporativa com uma solução que consegue treinar todos os colaboradores de qualquer nível de forma contínua, dinâmica e efetiva com base na Microlearning, Mobile Learning e Gamificação.

Comentar
Compartilhar