3 Dicas Valiosas para Promover a Cultura de Aprendizagem Contínua na sua Empresa!

A Cultura de Aprendizagem Contínua é uma ótima ferramenta para estimular os profissionais a se desenvolverem com frequência, mas, você sabe como promovê-la na sua empresa?

Nos últimos anos e, principalmente, no mundo pós-pandemia, se torna essencial que os colaboradores aperfeiçoem suas soft skills e hard skills, deixando os treinamentos tradicionais para trás e dando boas-vindas às novas formas de capacitação corporativa.

Um tipo de capacitação que sempre abordamos aqui é o treinamento gamificado, mas hoje estamos trazendo uma nova maneira de adquirir conhecimento, a então chamada Cultura de Aprendizagem Contínua!

Essa cultura é capaz de mudar a mentalidade do profissional e estimulá-lo a buscar pelo conhecimento de maneira voluntária, sem que haja pressão de gestores ou líderes. Aqui, o colaborador vai atrás do próprio desenvolvimento!

O que é a Cultura de Aprendizagem Contínua e Quais são seus Benefícios?

Com a rápida evolução da tecnologia e a possibilidade de acesso à internet, os treinamentos tradicionais se tornam desatualizados muito rapidamente, surgindo a necessidade de buscar por essas novas formas de capacitação.

Logo, a Cultura de Aprendizagem Contínua é a cultura responsável por incentivar seus colaboradores, de maneira voluntária, a estarem desenvolvendo e aperfeiçoando seus conhecimentos com certa frequência.

Os profissionais do mercado atual buscam por ambientes corporativos flexíveis, que prezam pela saúde mental dos colaboradores e que os valorizem. Um estudo realizado pela Deloitte mostra que:

cultura de aprendizagem contínua

Inclusive, quando uma empresa oferece opções flexíveis de trabalho:

  • 82% dos entrevistados conta que usufruem de horários adaptáveis;
  • Enquanto que 48% dizem usufruir do trabalho remoto;
  • Sendo que 41% atuam somente em casa.

Isso mostra que, com os ambientes corporativos dando mais independência e importância aos colaboradores, é fundamental incentivá-los a se capacitarem de maneira autônoma também. 

Muitos profissionais que já adotaram a cultura de aprendizagem contínua relatam que estendem seus conhecimentos por meio do Youtube, livros didáticos, artigos ou cursos que eles mesmos encontram na internet em plataformas livres.

Como resultado, os benefícios são muitos, como: 

  • Desenvolvimento do capital intelectual dentro de casa;
  • Retenção de talentos e combate às taxas de rotatividade e absenteísmo dos colaboradores;
  • Aumento do desempenho e da produtividade dos profissionais.

Agora que você sabe o que é a cultura de aprendizagem contínua e alguns de seus benefícios, vamos aprender como promovê-la na sua empresa!

 Dicas para Promover a Cultura de Aprendizagem Contínua entre seus Colaboradores

Os profissionais precisam da mudança de mentalidade para adotarem essa cultura em suas vidas. Você pode promover essas mudanças com as 3 dicas a seguir.

#1: Reconheça as Necessidades dos Colaboradores

Há um relatório da Global Human Capital, também proveniente da Deloitte, que fala sobre a importância de dar atenção a atualização de habilidades, que é um ponto muito importante para os colaboradores.

A pesquisa divulga que 53% dos profissionais entrevistados para a pesquisa afirmam que, dentro de 3 anos, a força de trabalho mudará, havendo necessidade de se adaptarem para o futuro.

No entanto, se você estiver se perguntando o que queremos dizer com “reconheça as necessidades dos colaboradores”, é muito simples: você deve focar nas necessidades de desenvolvimento e aperfeiçoamento deles, não apenas da sua empresa.

Lembre-se que muitos profissionais pensam no futuro, não apenas na qualificação precisa para obter melhores resultados hoje. 

O que você pode fazer é dar suporte a estes colaboradores na busca pela otimização de suas habilidades, assim como explorar novas competências.

#2: Incentive os Colaboradores a Desenvolverem suas Competências e Habilidades

Como falamos no início do artigo, o mundo está em constante evolução e a pandemia nos fez adaptarmos às várias mudanças do mercado, inclusive, surgindo a necessidade de nos atentarmos mais às habilidades e competências profissionais.

Logo, abaixo há as soft skills mais importantes que devem ser desenvolvidas e aperfeiçoadas pelos colaboradores:

cultura de aprendizagem

Essas são as habilidades do futuro, competências que os profissionais precisam apresentar nessa nova era corporativa. Você deve incentivar o desenvolvimento dessas soft skills por meio do remanejamento de colaboradores, dando a possibilidade dos profissionais se encontrarem em novas áreas da empresa.

A ideia é que se você forçar o ensino, seus colaboradores não absorverão o conhecimento. Então dê oportunidade de explorarem outros departamentos e funções. 

Você já imaginou se o seu profissional que está tendo um desempenho baixo traria mais resultados em uma área que ele gostasse, mas que, talvez, ainda não conheça?

Para realizar o levantamento de necessidades de aprendizagem do seu colaborador, você pode clicar aqui e utilizar a planilha que fizemos para a sua empresa!

#3: Os Gestores, Líderes e Supervisores Diretos Precisam Dar o Exemplo

Se você quer promover a cultura de aprendizagem contínua entre todos os profissionais da sua empresa, primeiramente, tenha consciência de que não é uma tarefa tão simples e tampouco destinada apenas aos colaboradores.

Sempre afirmamos que os gestores, líderes e supervisores precisam dar o exemplo para que uma mudança seja implementada com sucesso, e com essa cultura, não é diferente.

Inclusive, com o apoio desses profissionais, é possível que os colaboradores recebam indicações de cursos, livros, conteúdos e outras recomendações de seus superiores, o que os incentiva a buscarem pelo conhecimento e se aperfeiçoarem em suas áreas de atuação.

Conclusão

Agora que você sabe que a Cultura de Aprendizagem Contínua é uma cultura necessária entre os seus colaboradores, entre em contato com um dos especialistas da Niduu e descubra como as nossas soluções podem auxiliar o seu negócio e os seus profissionais a crescerem no mercado!

Fonte: Niduu - Disseminando Conhecimento.


Comentar
Compartilhar