Habilidades do Futuro: Sua Empresa está Preparada para Inovações?

As novas habilidades do futuro são aptidões necessárias para acompanhar a transformação digital, que vem ocorrendo nos últimos anos em todos os setores corporativos. Você sabe quais são?

Certamente, com o avanço tecnológico, os profissionais precisam se reinventar para seguir caminhando lado a lado com o que o mercado atual vem solicitando, evitando que seu emprego seja substituído por máquinas ou pessoas melhor capacitadas.

Um outro fator que devemos dar atenção é ao fato de que muitos empregos que surgirão no futuro ainda não existem no presente, os quais serão ocupados por 65% das crianças que estão entre seus 5 e 12 anos atualmente, como indica o artigo do World Economic Forum.

Portanto, observando esse mercado que está sempre evoluindo e expandindo, se torna claro a necessidade de todos os profissionais, inclusive eu e você, acompanharmos as aptidões que ele exige.

habilidades do futuro

O que são Habilidades do Futuro?

As habilidades do futuro são competências que continuarão em alta enquanto que outras se tornarão obsoletas, geralmente sendo cognitivas avançadas, sociais, emocionais e tecnológicas.

Habilidades Cognitivas Avançadas

Esse tipo de habilidade representará um crescimento de 8% no mercado, sendo representada pelas soft skills mais conhecidas, como criatividade, capacidade de trabalhar sobre pressão e liderança.

Habilidades Sociais e Emocionais

Essas habilidades representarão um crescimento de 24% de demanda entre os profissionais.

Com as soft skills também presentes aqui, como a capacidade de adaptação, comunicação interpessoal e empatia, que é fundamental para reconhecer sua persona a fundo, fidelizando clientes e lucrando mais.

O motivo de habilidades cognitivas avançadas, sociais e emocionais serem importantes? Até então não se sabe como elas poderiam ser automatizadas pela tecnologia.

Habilidades Tecnológicas

Por fim, essas habilidades representam a maior taxa de avanço em relação às citadas anteriormente, representando 73% de crescimento.

Aqui, a capacidade de se adaptar se faz necessária, já que é preciso desenvolver as competências digitais para se encaixar no que o mercado pede, principalmente quando falamos de profissionais que integram cargos técnicos, como programadores.

Portanto, as competências tecnológicas e adaptativas são requeridas.

Quais são as Habilidades do Futuro?

As habilidades do futuro englobam 10 competências que serão exigidas de um profissional de alto nível, então se você quer estar preparado para acompanhar o mercado, veja a seguir.

1. Flexibilidade Cognitiva

Você já deve ter ouvido o termo “pensar fora da caixa”. Pois então, o termo se aplica à flexibilidade cognitiva, que nada mais é do que ampliar o modo de pensar, como encontrar novas formas de resolver problemas ou outras maneiras de alcançar metas.

Essa habilidade faz o profissional sair de sua zona de conforto e pode ser enxergada tanto em âmbito pessoal quanto profissional.

2. Poder de Negociação

Já falamos sobre o Poder de Negociação em outro artigo, mas é importante ressaltarmos que essa habilidade é indispensável para os colaboradores do futuro, independente de quais cargos ocupam.

Isso porque é uma competência social e será altamente solicitada para negociar com cliente ou, até mesmo, outros membros da empresa, sendo superiores ou subordinados.

3. Inclinação para Auxílio

Muitas empresas já têm prestado atenção se os seus colaboradores têm inclinação para auxiliar outros integrantes da equipe e principalmente os próprios consumidores.

Isso porque é essencial dar suporte aos cliente, conhecendo o seu perfil e sabendo como orientar, oferecer o serviço e tirar dúvidas. Dessa forma, sua empresa ganha prestígio entre os o público e, claro, o seu respeito.

4. Autonomia

Os profissionais que fazem parte da sua empresa precisam saber interpretar informações e dados, e fazer escolhas a partir daí.

Portanto, os colaboradores precisam estar preparados para realizar julgamentos e buscar pela melhor decisão para a companhia

Logo, além de ter autonomia, deverá ter proatividade, saber compreender números, elaborar estratégias e analisar dados, estabelecendo a melhor forma de alcançar os objetivo determinados para o negócio.

5. Inteligência Emocional

A inteligência emocional é uma competência extremamente importante para as empresas, principalmente quando se trata das habilidades do futuro.

É a partir deste controle emocional que profissionais de alto nível são formados, trazendo inúmeras vantagens para a sua companhia simplesmente por saberem gerenciar suas próprias emoções e, também, reconhecerem as dos outros.

6. Conexão Interpessoal

Como dito anteriormente, não há como as máquinas realizarem o tipo de serviço mais humanizado, portanto, será muito pedido que os colaboradores tenham empatia e tato para conseguirem se conectar com outros membros da equipe e clientes.

Não é apenas sobre saber se comunicar, é também sobre se colocar no lugar do próximo e cultivar uma conexão saudável, independente das diferenças que haja entre o grupo.

7. Gestão de Pessoas

Certamente, o departamento de Recursos Humanos estaria incluso nas habilidades do futuro quanto se trata de gestão de pessoas, isso porque, apesar de ter bons profissionais, há dias que eles podem não estar tão bem quanto gostaríamos, e isso é completamente natural e compreensível.

É comum as pessoas ficarem doentes, cansadas ou desmotivadas. É por esse motivo que os responsáveis pelo RH devem saber gerenciar as equipes, dando a força que elas precisam para se manterem produtivas dia após dia

Então se torna claro a necessidade dos colaboradores deste setor, além de terem sua empatia e conexão interpessoal apuradas, estarem constantemente se atentando a esta competência.

8. Criatividade

criatividade habilidades do futuro

O mercado não quer mais do mesmo. Logo, ter profissionais na sua equipe que possuem a capacidade de conectar informações e dados diferentes e apresentar uma nova maneira de pensar é indispensável. Isso é a criatividade! 

Sim, ações assim podem facilmente ser realizadas por máquinas, mas não há nada igual como a criatividade do ser humano, que pode e deve ser usada para trazer soluções inovadoras para o negócio.

9. Pensamento Crítico

Até então falamos sobre pensar fora da caixa, criatividade e empatia, mas o pensamento lógico também é uma habilidade do futuro que estará em alta entre as empresas.

Você já percebeu como em toda equipe de sucesso, sempre tem um membro que questiona? 

O profissional que possui o pensamento crítico apurado será o responsável por pensar de forma lógica e racionalizar as decisões, sendo capaz de ponderar entre “prós” e “contras” de processos, considerando as melhores soluções para resolver os problemas sem que haja uma consequência negativa.

10. Resolução de Problemas

A resolução de problemas complexos é uma habilidade que é conquistada com o tempo e experiência de trabalho, principalmente quando tratamos de gestão de conflitos

Como uma habilidade do futuro, os profissionais terão que possuir uma flexibilidade mental para encontrar a origem do problema e determinar uma solução adequada, sem efeitos colaterais. 

Nós sabemos que isso é difícil e, inclusive, é raridade encontrar um colaborador que saiba resolver grandes empecilhos com maestria. Por isso é importante desenvolver as competências pensando no futuro.

Profissionais com Habilidades do Futuro: Como Atrair e Motivar?

Já existe uma parcela de profissionais que estão desenvolvendo suas competências, adquirindo e enriquecendo suas habilidades do futuro, mas é preciso que a sua empresa compreenda como atrair, engajar e motivar esses colaboradores.

Para isso, é preciso que haja um líder de alta performance que incentive o profissional, realizando avaliações de desempenho para acompanhar a integração e o desenvolvimento dos novos colaboradores na equipe.

Não se pode esquecer dos feedbacks, que além de servirem para alinhar os profissionais com as necessidades do negócio, também servem para elogiar e parabenizar.

Por fim, uma forma de valorizar e motivar os seus colaboradores que possuam as habilidades do futuro é investir em treinamento para eles se aperfeiçoarem em seus cargos, o que veremos a seguir em ações que desenvolvem as competências!

3 Ações na sua Empresa para Incentivar o Desenvolvimento de Habilidades do Futuro

Quer conhecer as melhores ações que a sua empresa pode implementar para desenvolver as habilidades do futuro? Confira!

1. Remanejamento de Colaboradores

O que acha de dar oportunidade para aqueles profissionais que gostariam de incorporar as habilidades do futuro? O remanejamento de colaboradores é válido para incentivar esse desenvolvimento.

Basta observar se a pessoa possui potencial e qualidades prévias e então, assim, oferecer a chance de se aperfeiçoarem e crescerem na empresa. Lembre-se que o remanejamento é benéfico para o negócio também.

2. Contratação e Terceirização de Novos Talentos

Tanto novas contratações quanto terceirizações são uma excelente opção para a empresa, visto que será possível suprir as necessidades da companhia e colocar os seus colaboradores em contato com profissionais que estejam alinhados com as habilidades do futuro.

Muitos trabalhadores terceirizados focam em aperfeiçoar as competências para estar sempre no mercado de trabalho e colocar os colaboradores da sua empresa em contato com essas pessoas é uma chance de incentivo, motivação e aprendizado.

3. Treinamento

Treinamentos são excelentes ferramentas para demonstrar que sua empresa valoriza os profissionais, além de ser uma ótima maneira de reforçar a Cultura Organizacional do negócio.

As capacitações desenvolvem tanto as soft skills quanto as hard skills dos colaboradores, desenvolvendo as aptidões necessárias para acompanhar o mercado

Inclusive, você já ouviu falar sobre a Niduu? Com as soluções de treinamento online e acompanhamento da evolução das habilidades do futuro dos seus profissionais, será possível alcançar grandes resultados para sua empresa. Contate a Niduu!

Fonte: Niduu - Disseminando Conhecimento.


Comentar
Compartilhar