Gestão de Pessoas: sua empresa realmente tem uma gestão estratégica de pessoas?

A gestão de pessoas é um dos pilares de uma empresa com o objetivo de desenvolver e alavancar o potencial de cada colaborador.

Inclusive, a gestão de pessoas alinhadas com planejamento estratégico é a chave de sucesso para uma mudança positiva dos resultados internos de cada colaborador e setor, refletindo diretamente na imagem da empresa para o cliente.


Com a falta da gestão estratégica, tanto a empresa quanto os funcionários podem estar fadados a oferecer mais do mesmo, deixando de conquistar pessoas e clientes.


Isso é resultado de diversos fatores, como por exemplo:


  • Falta de engajamento dos colaboradores com a empresa;
  • Falta de treinamento adequado para atendimento ao cliente e resolução de problemas;
  • Falta de comunicação líder e liderado.


Existem muitos programas de T&D ofertados como o passo inicial para o sucesso da empresa, no entanto não basta ser apenas mais um treinamento, é necessário analisar a empresa como um todo.


Agora, se você busca uma planilha de controle de T&D com o intuito de gerenciar 100% dos treinamentos, desde a satisfação dos colaboradores até o investimento dado, basta clicar aqui e terá todo o conteúdo de graça!


Sem dúvidas que um dos principais objetivos de uma boa gestão estratégica de pessoas é a valorização de cada colaborador, desenvolvimento de suas habilidades e impulsionamento de sua produtividade.


Uma dica preciosa para manter o ambiente de trabalho minimamente organizado é aplicar a gestão à vista, um quadro de informações indispensável para todas as empresas.

O que é Gestão de Pessoas?


Em suma, a gestão de pessoas é um conjunto de capacidades em que se é capaz de definir e impulsionar cada colaborador em seu cargo de melhor desempenho.


Em outras palavras, um indivíduo que sabe exercer uma boa gestão estratégica de pessoas será capaz de:


  • Analisar o melhor cargo para um futuro colaborador ou saber se ele se encaixa no que for ofertado;
  • Identificar as dificuldades do colaborador e saber reconhecer quando ele possui alguma habilidade;
  • Garantir que cada pessoa esteja executando sua função com satisfação.


A partir do momento em que se sabe realizar a gestão de pessoas de forma correta, toda a empresa é beneficiada.

Inclusive, a alta rotatividade de colaboradores desaparecerá e a empresa poderá se focar nos lucros e no alavancamento dos negócios.


Contudo, as tarefas do responsável pela gestão de pessoas não se resumem às citadas anteriormente. Conheça mais a seguir.


Cultura Organizacional


Imagine a empresa como sendo um universo com normas, dinâmicas únicas e crenças escolhidas a dedo.

A Cultura Organizacional deve ser apresentada, implantada e seguida pelos colaboradores e supervisionada pelo responsável de gestão de pessoas.


Dessa forma, é possível que se mantenha um ambiente de trabalho harmonioso e sem conflitos.


Aperfeiçoamento do Ambiente de Trabalho


Uma empresa que almeja crescimento sempre acompanhará as tendências do mercado. Sendo assim, as mudanças devem ser constantes.


Como resultado, o aperfeiçoamento do ambiente de trabalho e o desenvolvimento de cada colaborador para se encaixar às necessidades atuais da empresa deve ser constante.


Plano de Desenvolvimento


Os planos de desenvolvimento são elaborados para cada colaborador e é uma forma de incentivo para todos se manterem em desenvolvimento, tanto pessoal quanto profissional.


Planos de desenvolvimento constituem de:



Inclusive, deve ser realizado uma pesquisa minuciosa para não haver erros e influências no futuro da empresa de forma negativa.


Investir no Colaborador


Um importante fator que nem todas as empresas levam em consideração é investir no colaborador.


Se a empresa sente falta de um time engajado, que esteja preparado para atender ao cliente, então essa é a prova de se investir em seus colaboradores, desde:


  • Treinamentos;
  • Palestras;
  • Workshops;
  • Cursos;
  • Entre outras opções de aprendizagem e aperfeiçoamento.


O retorno do investimento será para ambos os lados. Inclusive, o planejamento de treinamentos pode ser desenvolvido na própria empresa.


Bom Relacionamento de Setores


Reconhecer que a empresa possui falhas na comunicação de seus setores é o primeiro passo para a mudança.


Um bom exemplo é imaginar a empresa como um organismo com distintas partes, se houver falha em algum setor, os outros serão afetados.


Sendo assim, a gestão de pessoas é essencial em uma empresa para manter a coesão entre todos os setores, interligando todos os times e gerando resultados objetivos.


Comunicação Direta


A comunicação eficaz é o principal elemento para uma boa gestão de pessoas, seja para ouvi-los ou para aconselhá-los.


É preciso estar apto e disposto a resolver problemas ou encontrar soluções, tanto para insatisfação de colaboradores quanto para a busca de seu aperfeiçoamento.


O importante é encontrar a melhor forma para alinhar os interesses.


Gestão Estratégica de Pessoas


A gestão estratégica de pessoas reúne duas partes indispensáveis de uma empresa nos dias de hoje: os interesses do negócio e o desenvolvimento de seus colaboradores.

Dessa forma, há a possibilidade de crescimento da empresa junto ao seu time. Podendo também ser conhecido como RH Estratégico.


Agora, talvez algumas pessoas se perguntem como implantar uma gestão estratégica de pessoas em sua empresa. Existem 3 pilares para isso ocorrer:


  1. A empresa deve investir e incentivar o seu colaborador ao crescimento profissional e pessoal;
  2. O colaborador precisa estar engajado com a empresa;
  3. Ambas as partes, tanto a empresa quanto o colaborador, precisa estar em equilíbrio para caminharem juntos e atuar como uma unidade única.


Como é perceptível, é indispensável que ocorra um bom processo seletivo para definir se o futuro colaborador está de acordo com a vaga ofertada e, consequentemente, realizar um plano de carreira para as partes se equilibrarem como um todo.


Inclusive, é necessário que se avalie, durante o processo, outros detalhes, como por exemplo:


  • Competências e habilidades;
  • Valores e ideais;
  • O que o indivíduo em processo seletivo espera ao atuar na empresa com o cargo concorrido;
  • Qual a pretensão do futuro profissional.


A contratação de um funcionário impróprio pode afetar a produtividade interna do negócio, portanto é indispensável que se saiba realizar um processo seletivo de excelência.


Além disso, feedbacks devem ser gerados para avaliação de gestão estratégica de pessoas, assim como métricas e indicadores.

Essa é uma forma de acompanhar cada colaborador de perto, descobrindo suas dificuldades até sua área específica de melhor desempenho.


Aliás, essa é uma excelente forma de análise para aperfeiçoamento do time, focando na melhora do colaborador e nos objetivos da empresa.


Vale lembrar que não basta apenas recrutar um bom colaborador que desenvolva um trabalho de excelência. É de suma importância manter essa pessoa na empresa.


Gestão de Pessoas Chiavenato


Certamente a era da tendência de gestão de pessoas Chiavenato será citada e explicada aqui com o livro “Teoria Geral da Administração” e “Gestão de Pessoas”.


Teoria Geral da Administração


Idalberto Chiavenato no livro Teoria Geral da Administração afirma que inovação, sustentabilidade e flexibilidade é a nova era da gestão de pessoas.


Gestão de Pessoas: O Papel dos Recursos Humanos nas Organizações


Neste livro de 2014, Chiavenato ressalta os novos desafios que chegaram no RH junto à nova geração de profissionais, conectando:


  • Agregação;
  • Recompensação;
  • Desenvolvimento;
  • Monitoração;
  • Mantenimento;
  • Aplicação.


Para Chiavenato, a gestão não é realizada de forma efetiva sem os seis pontos citados acima, sendo completamente necessários para uma boa base de gestão de pessoas.


Inclusive, independe da segmentação da empresa. Profissionais de qualquer área são capazes de implementar os seis pilares no negócio.


Assim como dito anteriormente, segundo a gestão de pessoas Chiavenato, a relação colaborador-empresa deve ser de mútua dependência também, beneficiando a todos.


Sendo assim, pode-se dizer que Chiavenato estava a frente do seu tempo quando previu a mudança de tendência que apareceu de forma sutil alguns anos atrás.


Agora, não poderia faltar o último tópico extremamente importante desse artigo, onde será apresentado como a gestão de pessoas nas organizações se torna fundamental para o impulsionamento do colaborador e da empresa rumo ao sucesso.


Gestão de Pessoas nas Organizações


Esse tópico começará com a explicação da Pirâmide de Maslow, que nada mais é do que a sociedade ir se moldando a realidade cultural e social vivenciadas.


Dessa forma, o bem-estar do colaborador no ambiente de trabalho passou a ser preocupação relevante da empresa, já que atualmente se busca mais que apenas a segurança da estabilidade financeira.


Nos dias de hoje, um colaborador busca também por estima e realização pessoal, portanto é obrigação da empresa suprir essas necessidades para alinhar interesses.


Sem dúvidas a gestão estratégica de pessoas nas organizações deve atuar em papel humanizado para proporcionar a satisfação durante o vínculo empregatício.


Como consequência, será notável a produtividade crescente de um colaborador satisfeito, podendo também ser alinhado com feedbacks positivos e investimentos, gerando resultados para a empresa.


Pode-se classificar a gestão de pessoas nas organizações nos cinco pilares citados a seguir.


Motivação


O incentivo financeiro é bom, mas nem sempre é a melhor forma de motivação.


No mercado atual, a dica é, em caso de haver um líder, este se posicionar como mentor e dar espaço para o seu colaborador ter voz.


Lembrar que as pessoas querem ser ouvidas é essencial, além de despertar um sentimento de importância e visibilidade por quem foi ouvido.


No entanto, a motivação pode vir de outras formas, como:


  • Maior flexibilidade em relação aos horários de trabalho, como aumentar o horário de almoço por alguns dias ou, até mesmo, disponibilizar algum dia de folga ao colaborador;
  • Uma parede da fama, onde ficarão registrados as fotos dos colaboradores com melhores resultados mensais;
  • Cada setor possuir um troféu que ficará na mesa do colaborador que apresentar bons resultados para a empresa mensalmente;
  • Elogios que podem ser enviados por e-mail e, quem sabe, uma carta assinada pelo próprio presidente ou diretor da empresa, reconhecendo o esforço do colaborador;
  • Reservar um dia para levar os filhos para conhecer o trabalho e a empresa.


Dessas formas, todos os colaboradores se sentirão vistos e reconhecidos pelos seus superiores e, inclusive, se tornando um exemplo a ser seguido pelos colegas do setor.


Comunicação


Sempre que surgir um novo colaborador na empresa ou algum que já faz parte da equipe traz dúvidas, elas devem ser ouvidas, levadas em consideração e resolvidas.

Em qualquer quesito da vida, seja pessoal ou profissional, comunicação sempre foi o pilar de sustento.

Perguntas claras e respostas objetivas são a melhor via de mão dupla que uma conversa pode ter, a comunicação é indispensável para alcançar um objetivo.


Agora, se a empresa sentir dificuldade de expressão por parte do colaborador, buscar outras formas de solução são necessárias, canais de comunicação interna da empresa.


Esses canais de comunicação podem ser livres para:


  • Elogios;
  • Sugestões;
  • Reclamações;
  • Dúvidas.


O importante é o colaborador conseguir se comunicar com a empresa e sentir que a empresa está ali por ele.


No entanto, é aconselhável que a medida de canais de comunicação sejam a última opção, visto que o sentimento de pertencimento e visibilidade cria vínculos, os líderes e gestores precisam saber se comunicar com seus colaboradores de forma eficiente.


Inclusive, focando sempre no equilíbrio das partes, visto que é essencial para que ambos caminhem juntos.


Trabalho em Equipe


Desde os tempos em que eram realizados trabalhos em equipe na escola, já era de conhecimento geral a importância de cada

membro conhecer a função de todos.


Essa era a medida básica para todas as partes do trabalho estarem em harmonia no final.

A gestão de pessoas nas organizações possui essa mesma ideia quando o assunto é trabalho em equipe.


Cada colaborador possui seu papel e deve conhecer afundo, no entanto é preciso conhecer o papel de cada indivíduo da equipe também, sabendo como será o impacto final de cada parte.


Aliás, pode ser uma excelente opção para colaboradores multidisciplinares aperfeiçoarem suas melhores habilidades e, quem sabe, vencer suas limitações.


Inclusive, uma outra vantagem de se trabalhar em grupo são as ideias de inovações e geração de resultados rápidos e eficientes em grupo.


Habilidade e Competência


A empresa deve conhecer as habilidades e competências de seus colaboradores para, então, poder investir de forma certeira em seu aprendizado e melhoria.


Uma avaliação de desempenho pode ser realizada para definir os pontos fortes e fracos do colaborador, suprindo o que estiver em falta e aperfeiçoando o que for necessário.


Desenvolvimento


Independente do desenvolvimento ser pessoal ou profissional, é fundamental que a empresa esteja disposta a investir em seus colaboradores.


Isso deve ser feito tanto para a própria empresa, que segue a tendência de um mercado em constante mudança, quanto para o colaborador, que auxilia no crescimento da mesma.


Agora imagine uma empresa que proporciona treinamentos com gamificação e analytics focada em resultados.

Inclusive, se você quiser avaliar o treinamento dos colaboradores, a Planilha ROI em Treinamentos pode te ajudar e o contéudo é todo gratuito!


Agora, essa empresa de treinamentos já está no mercado brasileiro e você pode mudar o rumo do futuro do seu negócio ao aprimorar os colaboradores para focar no mesmo objetivo da empresa!


Você prefere desenvolver um time capacitado que será responsável pelo alavancamento da empresa ou continuar com uma equipe rotativa que não sabe mais além do básico?


Será um impulsionamento para ambos, já que esse é o investimento sem erros para eles e para a empresa! Chegou a hora de deixar os métodos tradicionais de RH no passado.


Aliás, o RH também obterá resultados com a solução de treinamentos para colaboradores e empresas com gamificação e

analytics agora!


A gestão de pessoas da sua empresa nunca mais será a mesma!



Fonte: Niduu - Disseminando Conhecimento.

Niduu Somos uma startup de Educação Corporativa com uma solução que consegue treinar todos os colaboradores de qualquer nível de forma contínua, dinâmica e efetiva com base na Microlearning, Mobile Learning e Gamificação.

Comentar
Compartilhar