Toda empresa está em um eterno processo de evolução e, para alcançar o potencial desejado, todos devem estar dispostos a aceitar algumas mudanças. E dentre essas mudanças, houve uma separação natural com a prática do RH. Agora, existem duas noções distintas de Recursos Humanos: o RH tradicional e o RH Estratégico.
Por causa das constantes modificações que o setor empresarial tem sofrido a noção de RH Tradicional está enfraquecendo. E no seu lugar está sendo empregado o RH Estratégico.
Sobre a noção de RH Estratégico
O estilo do RH Tradicional está se tornando ultrapassado e vem perdendo desempenho no ambiente empresarial. Ao perceber isso, surgiu a necessidade de um modelo de RH que fosse capaz de sintetizar alguns aspectos. São as novas necessidades do mercado com as tendências tecnológicas e com o novo comportamento social. Assim nasceu o Recurso Humano Estratégico.
Este, por sua vez, tem foco no crescimento sustentável da empresa, sempre realizando buscas por benefícios mútuos para a empresa e os funcionários. Isso possibilita que talentos escondidos na equipe venham à tona.
O processo de seleção, contratação e de treinamento ainda existem. Porém acontece de forma integrada, buscando alinhar determinados aspectos desses processos aos objetivos de cada setor da empresa e com a empresa como um todo.
Ao alinhar os interesses dos funcionários e os da empresa em um objetivo comum, é possível ajudar a empresa a crescer e a se fortalecer.
Com o RH Estratégico, fica mais fácil reter e atrair talentos dentro de sua empresa. E hoje em dia, ter uma equipe com pessoas talentosas pode ser a grande diferença. Sem contar que é mais barato e interessante investir na própria equipe do que contratar uma nova.
A gestão de talentos
O T&D favorece o treinamento de talentos escondidos na empresa
Para uma empresa saber se há talentos escondidos entre seus funcionários, é necessário realizar uma gestão de talentos. Esse trabalho do RH não deve ser considerado como algo vago, pelo contrário.
Realizar a gestão de talentos requer cuidado pois visa, além de treinar e contratar, reter o talento escondido e que foi encontrado dentro da empresa. E para isso, a gestão de talentos atua com diversos processos que tem como objetivo garantir:
– Desenvolvimento profissional;
– Avaliação;
– Reconhecimento na área de atuação;
– Ascensão na carreira.
Isso significa que a empresa passa a valorizar e a integrar os seus funcionários. Quando há planejamento e estratégia para descobrir os talentos escondidos, se torna mais fácil manter os funcionários atuais. Isso ainda incentivá-os a quererem crescer na empresa e com a empresa.
Para poder oferecer esses benefícios, a equipe de RH precisa conhecer a empresa e seus funcionários muito bem, a fim de poder desempenhar um trabalho dentro do desejado pela organização.
Ao conhecer as aptidões, ambições e preferências (apenas para citar alguns), a equipe de RH pode elaborar um plano estratégico de gestão de talentos para o desenvolvimento individual. Pois irá aprimorar as qualidades e habilidades de cada um da equipe, de acordo com o que as exigências da empresa.
No momento que há esse plano estratégico, o funcionário “não visto” anteriormente pode se destacar e demonstrar o seu interesse em continuar e a crescer na organização na qual ele trabalha.
Por que implementar a gestão de talentos?
A gestão de talentos é uma forma de mostrar aos futuros e atuais funcionários que a empresa valoriza o trabalho feito por eles. Também demonstra que está disposta a ajudar no seu crescimento profissional – se o interesse deles for o de crescer na empresa.
Talentos escondidos nas empresas
Além disso, realizar um planejamento e uma estratégia de busca por talentos escondidos em uma empresa é mais barato. Também é mais importante do que realizar uma busca por novas contratações – que pode até causar efeitos negativos para os objetivos da empresa.
Isso é importante pois, mostra que a empresa valoriza os funcionários empregados. Além de demonstrar interesse em mantê-los na empresa. A empresa que investe mais em sua equipe tem mais chances de ser bem-sucedida.
Para a empresa, existem associações diretas e comprovadas que mostram que ter a melhor equipe de talentos consegue gerar mais resultados bons em seus negócios. E a implantação da gestão de talentos pode ser a diferença que falta para a sua empresa.
Outro motivo importante para implantar a gestão de talentos é que, em estudo realizado em 2007 pelo Hackett Group, concluiu que as empresas que focam na gestão de talentos faturam cerca de 15% a mais do que as empresas concorrentes. Ou seja, há uma melhoria de resultados financeiros, que pode chegar a ser centenas de milhões nas grandes corporações.
A importância do RH Estratégico e da Gestão de Talentos
Pode-se dizer que ambas estratégias estão conectadas, pois não há uma gestão de talentos bem-sucedida sem uma equipe de RH estratégico. O RH estratégico será fundamental para aperfeiçoar os processos de recrutamento e de seleção de uma empresa, da mesma forma que será fundamental para a eficiência da estratégia planejada para a atração e retenção de talentos na empresa.
No caso da gestão de talentos, ao realizar ações com a empresa a fim de construir uma identidade empresarial única, o RH estratégico consegue apresentar um conjunto de vantagens e benefícios de sucesso aos futuros colaboradores e ainda impulsionar os processos de sucessão entre os funcionários já contratados.
Também, ao saber de cada perfil dos membros das equipes, o RH estratégico consegue realizar um trabalho melhor sobre o clima organizacional e sobre a produtividade da empresa.
Isso porque, o RH estratégico irá trabalhar diretamente com a gestão e com a valorização do capital humano – onde se encaixa a gestão de talentos – garantindo assim um melhor ambiente de trabalho para os funcionários e garantindo um melhor bem-estar, fazendo com que todos se sintam respeitados, valorizados e com vontade de permanecer na empresa.
Antes, com o RH tradicional, não era possível permitir um ambiente de trabalho como o descrito acima, e ainda incentivar os colaboradores. Com o RH estratégico, a gestão de talentos se torna relevante, pois demonstra a importância do papel de gestores e de líderes no ciclo de vida do funcionário, dentro da empresa, e permite que haja foco no apoio e no desenvolvimento dos colaboradores.
A gestão de talentos é normalmente feita sob um amplo planejamento de longo prazo, conforme as necessidades da empresa, e fortemente associada aos objetivos de negócios da empresa.
É por causa dessa associação e desse planejamento, que as empresas que implementam o RH estratégico e a gestão de talentos conseguem destacar seus talentos escondidos, trazendo resultados positivos tanto para os funcionários envolvidos como para a empresa; e que conseguem se estabelecer com sucesso no mercado escolhido.
No momento que o RH estratégico sabe tudo sobre a empresa e sobre seus funcionários, será possível planejar uma gestão de talentos com um treinamento ideal.
E para perpassar os resultados dos treinamentos tradicionais e físicos, uma das tendências de sucesso nas empresas modernas são as técnicas de e-learning e gamificação.
(Aqui você vai descobrir o poder que gamificação tem para otimizar seu T&D).
Essas estratégias podem ser facilmente absorvidas pelas equipes da sua empresa, e assim alcançar o desenvolvimento pessoal e profissional, dentro da sua organização.
Com informações de: Blog da Impulse.