Fit Cultural: Desenvolvendo a Cultura dos Colaboradores e da Empresa

O Fit Cultural é o principal fator que trará o encaixe perfeito de novas contratações com as vagas ofertadas pela sua empresa.

Com ele, você será capaz de evoluir o nível dos processos de Recrutamento e Seleção da companhia e trazer mais resultados positivos para os negócios.

Este tutorial sobre como o Fit Cultural pode mudar a sua empresa contém todas as informações necessárias para você transformar o futuro da companhia, como:

  • O que é Fit Cultural;
  • Qual é a sua importância nos processos de Recrutamento e Seleção, evitando profissionais ineficientes e tornando as contratações assertivas;
  • Como inserir o Fit cultural na sua empresa;
  • Como avaliar o Fit Cultural de cada candidato participante do processo;
  • O que são e qual a importância das Hard Skills e das Soft Skills. 

Chegou a hora de você encontrar o melhor do Capital Humano: os candidatos mais motivados, engajados e comprometidos com o seu negócio!

O que é Fit Cultural?

Já se sabe que a Cultura Organizacional da empresa é formada por todos os indivíduos que trabalham lá. Pois bem, esses colaboradores, reunidos, integram a cultura da companhia. 

O Fit Cultural será o responsável por alinhar todos os colaboradores à essa cultura.

Dessa forma, todas as características que o profissional possui, como suas skills e traços que compõem sua personalidade estarão adequadas aos valores ideológicos da empresa, assim como andarão em conjunto com a missão do negócio. 

O encaixe perfeito do colaborador com a empresa, descrito acima, resultará no envolvimento e engajamento do profissional com os objetivos do seu cargo.

Portanto, com o tempo, será perceptível que esse colaborador atingirá maiores metas para a empresa por estar acima do nível em relação a indivíduos que não possuem a sintonia do Fit Cultural. 

Inclusive, as decisões tomadas pelo colaborador em harmonia com os negócios envolverá a tomada de decisões assertivas, buscando por soluções mais inteligentes e beneficiando a empresa tanto da forma interna quanto externa.

Ou seja, um indivíduo comum se tornará um profissional que possui uma visão estratégica quando adequado ao Fit Cultural na companhia, elevando os resultados do negócio e auxiliando a manter a empresa em nível competitivo no mercado.

Como dito anteriormente, o Fit Cultural é o encaixe perfeito do colaborador com a companhia. 

Importância do Fit Cultural no Recrutamento e Seleção

Quando se possui um time de profissionais que andam de acordo com os objetivos da empresa e valores, muitos benefícios surgem, principalmente na hora de realizar o processo de Recrutamento e Seleção. Conheça 5 deles abaixo. 

1. Contratações Assertivas com Fit Cultural

Quando um processo seletivo está em andamento, os responsáveis pelas contratações, provenientes do Departamento de Recursos Humanos, devem conhecer muito bem as seguintes coisas:

  • Cultura Organizacional da empresa;
  • Como avaliar o Fit Cultural dos candidatos em seleção.

Sabendo disso, é possível realizar uma contratação assertiva e vantajosa para todas as áreas da empresa, os motivos são que uma pessoa que tem o Fit Cultural adequado para a companhia terá facilidade de interação com as equipes e agregará valor ao negócio.

Como consequência, possuindo um time de colaboradores que se encaixam em termos de ideologias, o sucesso da empresa se tornará cada vez mais palpável por ter profissionais de alto nível que caminham a favor dos interesses da companhia.

Logo, a identidade da empresa se torna mais forte no mercado, mantendo a competitividade e ganhando destaque, conquistando e ultrapassando metas e objetivos.

2. Novas Contratações que Geram Resultados Reais

É um desafio para o RH buscar por indivíduos que sintam orgulhosos de trabalhar na companhia. Porém, quando se encontra essas pessoas, elas trazem diversas vantagens para os negócios.

Esses indivíduos se sentem motivados por fazer parte de uma equipe e de uma empresa que desperta o sentimento de acolhimento neles, buscando sempre entregar o melhor que podem.

Imagine conquistar um time que seja formado apenas de pessoas que se empenham ao máximo para conquistar o sucesso da companhia e o reconhecimento profissional! O Fit Cultural entrega essa possibilidade na hora de contratar novos profissionais, formando uma equipe de alto escalão que conquista resultados reais e surpreendentes

Esse crescimento é mútuo, eleva o grau de profissionalismo dos indivíduos e posiciona a empresa em um nível competitivo no mercado

3. Retenção de Talentos

Para que todos os benefícios sejam alcançados, todos os colaboradores precisam conviver com o sentimento de pertencimento à equipe e se sentir à vontade no ambiente de trabalho.

Portanto, sabendo identificar o Fit Cultural nos indivíduos em seleção, como já foi falado, é possível saber se eles conseguirão se adequar aos outros colaboradores e à empresa e, com isso, a permanência deles na companhia resultará na queda de rotatividade de colaboradores.

Ou seja, o Departamento de Recursos Humano será capaz de realizar uma retenção de talentos eficiente para os negócios.

4. Engajamento das Equipes de Colaboradores

Para reforçar, quando as crenças do colaborador, suas ideologias e traços de personalidade estão de acordo com os valores da empresa, o engajamento, desempenho e envolvimento aumentam, trazendo sucesso para a organização. 

5. Maior Índice de Trabalho em Equipe

De que adianta ter uma equipe com bons profissionais se eles não conseguem trabalhar em conjunto para alcançar os objetivos e metas da empresa?

Quando o time possui um Fit Cultural que se encaixa entre eles e com os valores da companhia, um trabalho em conjunto é desenvolvido com excelência.

Portanto, saber implementar o Fit Cultural na empresa é essencial para alcançar o sucesso do negócio.

Como Implementar o Fit Cultural na Empresa

Em primeiro lugar, o Departamento de Recursos Humanos deve se fazer as seguintes perguntas:

  • Quais são os valores que a empresa carrega atualmente?
  • Quais são as crenças que a companhia segue?
  • Do ponto de vista dos colaboradores que já integram a organização e do ponto de vista do mercado, qual é o comportamento que a empresa demonstra? 

Conseguindo encontrar as respostas certas para essas perguntas, é possível dar início na fase de implementação do Fit Cultural. Segue abaixo a ordem para dar início ao método de avaliação de adequação de indivíduos com a Cultura Organizacional da empresa.

1ª Etapa - Conhecer os Atributos da Empresa

Agora, para conhecer todos os atributos que a sua empresa possui será preciso analisar suas características, como:

  • A liderança que pode reflete diretamente nos valores do negócio;
  • A realização de tomada de decisões, se os colaboradores possuem participação ou se geralmente há um representante;
  • O comportamento da comunicação interna, podendo ser de forma aberta ou fechada;

  • A possibilidade de inovações e mudanças na empresa em questões de risco e novas ideias;
  • A busca por aprendizados e desenvolvimentos provenientes de colaboradores e líderes que pretendem conquistar novas competências e habilidades.

Com a análise de atributos da empresa em mãos, segue abaixo a 2ª etapa.

2ª Etapa - Saber os Valores que Deverão ser Alcançados pela Companhia

Nessa etapa será necessário realizar uma pesquisa de características da companhia entre colaboradores, líderes de empresas e referências que se encontram no mercado para definir a cultura que a sua empresa deseja alcançar.

Ou seja, reunir os elementos que precisam ser desenvolvidos e conquistados para que a nova cultura seja empregada nas dependências da sua companhia.

3ª Etapa - Identificar e Mapear Possíveis Deficiências no Negócio

É inevitável que as empresas tenham questões que devem ser aprimoradas nos negócios, portanto, essa etapa buscará encontrar essas deficiências que, talvez, nem sequer eram de conhecimento da sua companhia.

Essas lacunas que são identificadas e mapeadas na empresa podem ser preenchidas por práticas que buscam conquistar a nova cultura da organização. 

4ª Etapa - Criação de um Código Cultural para a Empresa

Um Culture Code, também conhecido como Código Cultural, deve ser criado para que a empresa tenha todas as suas práticas documentadas, contendo:

  • A declaração de missão da companhia;
  • Os valores fundamentais para os colaboradores e para os negócios;
  • Como o profissional pode trabalhar na empresa e conviver em mútuo acordo de valores;

  • Todas as tradições e crenças que a companhia deseja compartilhar com o colaborador.

Esse código deve ser entregue para todos os profissionais que integram as equipes, em qualquer formato, tornando-o acessível para todos e possibilitando que o Fit Cultural seja empregado naqueles indivíduos que já faziam parte da empresa antes da mudança do processo seletivo.

5ª Etapa - Implementação e Incentivo dos Valores

Agora, para que a implementação do Fit Cultural seja como o esperado pelo RH, será preciso realizar uma ação junto com as lideranças da empresa, abrangendo uma maior influência para que os colaboradores coloquem em prática as mudanças comportamentais.

Tendo o apoio da liderança e a atenção das equipes, os valores da empresa serão levados em consideração e os negócios alavancarão no mercado. 

6ª Etapa - Aplicação do Novo Processo Seletivo com Fit Cultural

Com toda a análise realizada e implementação na empresa com sucesso, o Fit Cultural passará a fazer parte dos novos processos seletivos do Departamento de Recursos Humanos.

Como consequência, a companhia realizará a atração e captação de profissionais mais bem adequados para as vagas ofertadas, confira o com o conteúdo a seguir.

Inserção da Cultura na Página de Retenção de Perfis para Banco de Talentos 

Atualmente muitas empresas têm apostado em páginas de retenção de perfis para cadastramento em seu Banco de Talentos

Dentro dessa página é essencial que a cultura da empresa seja muito bem especificada, assim o profissional que tem interesse em se aplicar para alguma vaga terá a oportunidade de conhecer mais sobre os valores, ideologias e cultura da companhia antes das próximas etapas do processo seletivo. 

Dessa forma, se o candidato não se encontrar de acordo com o perfil da empresa, a aplicação não será enviada, otimizando tempo para ambos os lados.

Inclusive, apostar em depoimentos de colaboradores reais da sua empresa para deixar exposto na página de retenção de perfis com a cultura do negócio.

Realizar a Descrição Completa do Cargo Ofertado

Quando se trabalha com o Fit Cultural para contratação de novos talentos, a descrição do cargo ofertado deve ser minuciosa.

Investir uma boa quantidade de tempo para construir a descrição de características, habilidades e competências que a empresa busca no profissional é fundamental.

Aliás, ressaltando que um profissional que não se encaixe com a cultura da empresa jamais será uma adição valiosa para os negócios. Portanto, tomar cuidado com as contratações é essencial.

Inclusive, saber avaliar o Fit Cultural nos candidatos é fundamental para conseguir reter talentos excepcionais para os negócios. Acompanhe a seguir.

fit cultural: selecione os melhores candidatos no recrutamento com a Niduu

Como Avaliar o Fit Cultural dos Candidatos

A avaliação do Fit Cultural nos candidatos é mais simples do que se possa imaginar, podendo ser realizado de 3 maneiras.

Entrevistas e Testes Comportamentais com o Candidato

Muitos testes podem ser usados para realizar um filtro de seleção de características e comportamentos dos profissionais, como o Teste Comportamental. 

Dessa forma, é possível identificar quais são os indivíduos aptos às funções que o cargo exige, além do encaixe na cultura do negócio.

Ainda é preciso evitar que o viés inconsciente se manifesta durante um processo seletivo, ou seja, o recrutador precisa se manter imparcial durante todas as etapas de recrutamento e seleção.

A fim de fugir do viés inconsciente, o responsável pelas etapas deve possuir perguntas bem estruturadas e neutras, buscando sempre extrair informações reais do candidato para conhecê-lo melhor e, ainda assim, evitar pré-julgamentos. 

Uma dica é apostar na Inteligência Artificial que facilita todos os processos apresentados acima.

Dinâmicas em Grupo

As dinâmicas em grupo surgiram para avaliar o comportamento do candidato em ações práticas e específicas que possam surgir quando for contratado pela empresa. Sendo importantes para análise de:

  • Trabalho em equipe;
  • Respeito entre os colaboradores;
  • Adaptabilidade em diversos ambientes com diferentes tipos de pessoas.

Com as informações colhidas na dinâmica, a personalidade do indivíduo se torna clara e fica mais simples visualizar seu Fit Cultural na empresa. 

Avaliação de Histórico Profissional do Candidato

Realizando uma pesquisa de cultura nas empresas que o candidato já trabalhou, será possível observar se são semelhantes ao da sua companhia ou não, podendo ser uma vantagem na hora decisiva da contratação.

Se a sua empresa possui um Fit Cultural semelhante ao da companhia que o candidato fazia parte, será preciso analisar se ele não saiu da antiga empresa porque o Fit Cultural não estava de acordo com o necessário para os negócios.

Por último, sempre analise as Hard Skills e Soft Skills de todos os seus candidatos, já que esses serão os condutores das competências e habilidades de cada indivíduo.

Hard Skills: O que são?

Hard Skills podem ser conhecidas como as habilidades técnicas de uma pessoa, aquelas que são aprendidas ao longo da vida, seja em livros, treinamentos ou no trabalho. Um bom exemplo de hard skills são certificados de formação do profissional.

Por outro lado, as Soft Skills se referem a habilidade comportamental da pessoa, o que define a forma em que cada um se relaciona e interage com terceiros. Ela pode ser vista, como por exemplo, na:

  • Comunicação;
  • Atitude;
  • Tomada de decisões;
  • Gestão de tempo;
  • Liderança.

As Soft Skills devem ser observadas pelo recrutador devido a como elas podem afetar o ambiente corporativo, tanto para os colaboradores no geral quanto para os resultados da empresa.

A Niduu Pode Auxiliar Você no Recrutamento de Candidatos!

Muitas vezes, quando novos colaboradores estão sendo prospectados para fazer parte do time da empresa, é interessante analisá-los mais de perto. 

A Niduu, além de entregar à você a oportunidade de realizar treinamentos específicos sobre a cultura e valores da sua empresa em candidatos.

Inclusive, por meio de análise de dados, você receberá relatórios de desempenho da aprendizagem de cada indivíduo e o nível de esforço e comprometimento que possuem.

Dessa forma, você poderá compreender melhor o comportamento, a competência e a habilidade dos seus candidatos durante a fase de seleção, encontrando o perfil que possui o Fit Cultural perfeito para encaixar com a cultura da sua empresa!

Fonte: Niduu - Disseminando Conhecimento.

Niduu Somos uma startup de Educação Corporativa com uma solução que consegue treinar todos os colaboradores de qualquer nível de forma contínua, dinâmica e efetiva com base na Microlearning, Mobile Learning e Gamificação.

Comentar
Compartilhar