Teste Comportamental: Você sabe quem são os profissionais da sua empresa?

O Teste Comportamental possibilita que o Departamento de Recursos Humanos, durante as fases de recrutamento e seleção, conheçam seus candidatos mais a fundo, compreendendo a forma de ação de cada indivíduo e como ele pode se adequar às necessidades da empresa.

Dessa forma, o teste é um excelente aliado para os profissionais de RH que precisam definir se os candidatos possuem os aspectos comportamentais e habilidades técnicas para desempenhar a função que o cargo exige.

Teste Comportamental Testes Psicológicos

Inclusive, existem outros tipos de testes aplicáveis em seus colaboradores que você terá a oportunidade de conhecer neste artigo. 

Porém, ressaltamos que cada teste pode e deve ser montado pelos responsáveis do RH conforme o que precisa ser avaliado pela empresa. Sendo assim, cada negócio definirá o foco dos próprios testes, gerando resultados mais satisfatórios em relação a um teste abrangente. 

Teste de Perfil Comportamental

Em primeiro lugar, sua empresa precisa ter em sua equipe profissionais de alto nível que trabalham com a parte do Recursos Humanos que envolve Gestão de Pessoas, ou seja, indivíduos que lidam diretamente com a produtividade, interesses e treinamentos de seus colaboradores.

Aliás, é de suma importância que esses profissionais saibam manejar o dinheiro da companhia para alavancar o negócio, não representando gastos, mas sim investindo nas equipes afinal, Capital Humano é o que faz a empresa crescer

Agora, tendo esses profissionais de alto nível no RH, é fundamental reconhecer as necessidades do negócio e de seus colaboradores, como o que pode ser melhorado, quais são os pontos fracos e onde está havendo falhas de produtividade.

Em outras palavras, não adianta realizar quaisquer tipos de testes se a razão dele estar sendo aplicado for desconhecida ou mal definida. O resultado apenas será real e satisfatório se todos os detalhes do teste forem muito bem pontuados.

Falamos acima sobre dois fatores importantes para realizar um Teste de Perfil Comportamental, porém existe ainda o terceiro: Tempo.

Certamente cada pessoa é única, logo, cada colaborador terá seu próprio resultado do teste, podendo mostrar tanto minuciosidades que demorarão para serem notados quanto mudanças que ocorrerão mais rápido do que qualquer pessoa imagina.

A dica é simples, tornar os Testes Comportamentais cíclicos. Deverão ser realizados por todos os colaboradores semestralmente, anualmente ou como os responsáveis pelo Departamento de Recursos Humanos achar melhor, avaliando assim, as mudanças do colaborador de um teste anterior para o atual.

Análises Realizadas em Teste Comportamental

Em suma, quando realizado um Teste Comportamental no processo de recrutamento e seleção, o intuito é buscar o perfil que mais se adeque à vaga ofertada. Agora, quando o teste é realizado de forma cíclica, serve para buscar o aperfeiçoamento dos colaboradores e empresa.

As análises realizadas neste teste observam:

  • Capacidade de comunicação interpessoal e influência;
  • Nível de facilidade para adaptações ou mudanças repentinas;
  • Funcionamento do Modus Operandi de cada indivíduo e mais. 

Pode parecer que é analisado poucos detalhes, mas são eles que formam a personalidade do colaborador dentro da empresa e a partir disso, é possível compreender cada pessoa a fundo, sendo extremamente importante para a companhia.

Inclusive, podendo haver realocação de colaborador ou a percepção da necessidade de contratação de um novo integrante para a equipe.

Benefícios do Teste de Perfil Comportamental

O Teste de Perfil Comportamental apontará, em cada ciclo de testes, pequenos ajustes que serão responsáveis por manter a empresa no caminho certo para alcançar seus objetivos e metas.

Inclusive, um dos benefícios importantes de aplicar Teste Comportamental nos seus colaboradores é a redução do turnover visto que, ao invés de demitir um indivíduo que está sendo improdutivo, gerando mais gastos do que lucros, o teste buscará o motivo da pessoa não estar sendo produtiva e então corrigirá isso por meio de pequenas mudanças. 

Cada mudança positiva afeta em cadeia seus colaboradores.

Imagine um líder de equipe que não está desempenhando sua função como se era esperado pelos superiores. Isso é refletido diretamente na equipe, em cada indivíduo que a integra. 

Porém, se o Departamento de Recursos Humanos aplicar um teste bem definido nesse líder, encontrar as insatisfações e dificuldades dele com a empresa ou o cargo e realizar ajustes para que essa pessoa se sinta mais empenhada, capaz ou reconhecida, essa mudança refletirá em cadeia na equipe.

Ou seja, um líder de alta performance poderá inspirar cada colaborador à gerar mais resultados, se sentir mais confiantes e criar um time autônomo que tome decisões assertivas para a companhia.

Inclusive, o benefício em cadeia do Teste de Perfil Comportamental não se reserva apenas a líderes ou superiores, ele pode ser percebido em todo complexo da empresa.

Teste Comportamental

Testes Psicológicos

Os Testes Psicológicos possuem o mesmo princípio que o Teste Comportamental visto acima e, inclusive, pode se encaixar em uma ramificação dos psicológicos. No entanto, possuem pequenas diferenças entre eles, como:

  • Testes Psicológicos precisam ser padronizados, ou seja, não deverá ser criado conforme necessidades que devem ser analisadas. Sempre será usado o mesmo questionário, o mesmo método e os mesmos instrumentos;
  • Em Testes Psicológicos, é aconselhável o auxílio de um instrutor, dessa forma é evitado que ocorra quaisquer erros durante o teste e no resultado. Quando se é preciso ouvir o analisado e realizar a observação comportamental ao mesmo tempo, um instrutor que está acostumado com esses testes se faz realmente necessário. 

Enquanto em Teste Comportamental, é comum que os colaboradores o façam sem auxílio.

Portanto, para realizar um Teste Psicológico tradicional de qualidade e certeiro, é preciso respeitar os dois pontos colocados acima. 

Inclusive, sempre faça com psicólogos capacitados que possuam CRP

Tipos de Testes Psicológicos

Agora você será capaz de conferir 7 dos testes mais utilizados nas empresas e que possuem uma margem de resultados positivos alta.

Inclusive, poderão ser excelentes opções para você implementar na sua empresa também!

1. Teste Psicológico Quati

O Teste Quati (Questionário de Avaliação Tipológica) avalia o comportamento do indivíduo por meio de situações apresentadas em 15 alternativas em um Questionário de Avaliação Tipológica. 

Consegue definir se são pessoas mais extrovertidas, introvertidas ou que tomam decisões baseadas em lógica ou de forma sentimental.

Suas finalidades se encaixam em:


2. Teste Psicológico Palográfico

Normalmente este teste é usado em exames psicotécnicos, consistindo em várias linhas verticais desenhadas uma ao lado da outra.

Apesar de ser um teste rápido e simples, a interpretação deverá ser feita por um psicólogo, visto que é necessário um bom nível de experiência para compreender os resultados comportamentais, temperamentais e de produtividade de quem está sendo avaliado.

3. Teste Psicológico BPR

O Teste Psicológico de Baterias de Provas de Raciocínio, abreviado apenas como BPR, é composto apenas de problemas que necessitam de raciocínio lógico.

É o teste adequado para quem necessitar avaliar se o candidato ao emprego possui realmente as competências para desempenhar suas funções no cargo.

4. Teste Psicológico AC

O Teste Psicológico de Atenção Concentrada, abreviado apenas como AC, faz juz ao nome.

Então logo, para o indivíduo conseguir obter um resultado satisfatório deste teste, é preciso focar na folha entregue a ele, onde terá uma diversidade considerável de triângulos e deve-se marcar aqueles que são iguais as referências dadas.

Inclusive, é um teste que pode ser visto em exames psicotécnicos também.

Teste Comportamental

5. Teste Psicológico de Zulliger

Há quem conheça este teste apenas como Teste Z, cujo avaliará aspectos da:

  • Inteligência;
  • Sociabilidade;
  • Pensamentos;
  • Relações emocionais e outros.

Será apresentado 3 imagens de manchas para seus candidatos e, por meio disso, será possível realizar a avaliação dos aspectos ditos acima. Cada imagem possui um significado:

  • Imagem 1 - Aspectos da personalidade que são primitivos.
  • Imagem 2 - Afetividade do avaliado e suas emoções.
  • Imagem 3 - Relacionamentos.

Certamente é um teste psicológico que remete ao Psicodiagnóstico de Rorschach e, ao contrário dos vistos acima, ele não define a personalidade das pessoas, mas sim se os indivíduos necessitarão passar por testes psicológicos ou não.

6. Teste Psicológico de Inventário de Administração de Tempo

Ter no quadro de colaboradores uma pessoa que é proativa e sabe administrar o tempo de cada tarefa e atividade é uma vantagem enorme para os negócios.

Logo, este teste mostrará em 96 questões se o indivíduo sabe utilizar seu tempo de trabalho da melhor forma possível, sem gerar custos para a empresa e aumentando a margem de lucro.

Inclusive, é indispensável que a avaliação seja feita por uma pessoa que possua experiência com esse tipo de teste psicológico.

7. Teste Psicológico de Wartegg

O Teste Psicológico de Wartegg é, entre todos os citados acima, o que mais se faz necessário a presença de um psicólogo com experiência para realizar as interpretações.

Esse é um teste tem o intuito de compreender a personalidade da pessoa, tanto na dinâmica quanto na estrutura individual de cada ser.

Logo, é disposto 8 quadrantes para o avaliado desenhar em cada um, sendo que:

  • Não é necessário que os desenhos sejam feitos em ordem;
  • O tema é livre, podendo fazer o que quiser ou sentir vontade;
  • Não precisa ter pressa, o indivíduo deverá fazer tudo no próprio ritmo.

Agora entra a parte do psicólogo, onde deverá realizar a interpretação de cada quadrante, sendo que cada um corresponde a um aspecto da essência do indivíduo:

  • Campo 1 - Ego e autoestima. 
  • Campo 2 - Fantasias e afetividade.
  • Campo 3 - Metas, objetivos e ambições.
  • Campo 4 - Angústia, capacidade de lidar com conflitos.
  • Campo 5 - Energia vital, capacidade de lidar de maneira simples com obstáculos.
  • Campo 6 - Criatividade e inovação.
  • Campo 7 - Sensibilidade, sensualidade, sexualidade.
  • Campo 8 - Social, capacidade de desenvolver empatia por terceiros.

No entanto, este não é um método comumente usado entre empresas, apesar de ser uma ótima forma de conhecer seu colaborador realmente a fundo.

Teste Comportamental DISC 

O Teste Comportamental DISC é conhecido mundialmente e é usado para compreender o comportamento de cada pessoa em determinado ambiente, podendo se dividir em 4 categorias comportamentais que são resultados da dimensão interna e externa do indivíduo.

A dimensão interna pode ser resumida como a percepção de poder da própria pessoa em um ambiente específico, enquanto a dimensão externa é a percepção de favorabilidades no mesmo ambiente.

O Teste Comportamental DISC é um conjunto de iniciais das 4 categorias comportamentais existentes neste teste, sendo elas:

  • Dominance (Dominância) - Capacidade de lidar com os problemas.
  • Influence (Influência) - Capacidade de lidar com outras pessoas e influenciá-las.
  • Steadiness (Estabilidade) - Capacidade de lidar com mudanças e rotinas.
  • Conscientiousness (Conformidade) - Capacidade de lidar com regras e procedimentos.

Quando o teste for finalizado, cada indivíduo possuirá uma pontuação maior e menor em algumas dessas categorias, definindo um perfil comportamental bem pontuado em combinação com ambas. Veja a seguir:

Dominance (Dominância)

Alta pontuação - Pessoas ativas para lidar com problemas e desafios. São descritas como egocêntricas, ousadas, dominadoras, exigentes e determinadas. 

Baixa pontuação - Pessoas que tendem a ser mais conservadora e moderada. São descritas como realistas, discretas, precavidas, pacíficas e modestas.

Influence (Influência)

Alta pontuação - Pessoas que influenciam facilmente as outras por meio de conversas ou atividades e são emocionais. São descritas como persuasivas, amistosas, comunicativas, convincentes e otimistas.

Baixa pontuação - Pessoas que tendem a influenciar melhor com dados e fatos, não sendo sentimentais. São descritas como pessimistas, reflexivas, seletivas, factuais e desconfiadas. 

Steadiness (Estabilidade)

Alta pontuação - Pessoas que preferem uma rotina bem definida e sem mudanças. São descritas como previsíveis, pacientes, gentis, confiáveis e persistentes.

Baixa pontuação - Pessoas que tendem a apreciar variedades e alterações de rotina. São descritas como inquietas, impulsivas, espontâneas, impetuosas e impacientes.

Conscientiousness (Conformidade)

Alta pontuação - Pessoas que valorizam os regulamentos e regras estabelecidas, não dando oportunidade para margem de erro. São descritas como perfeccionistas, disciplinadas, analíticas, cautelosas e sistemáticas.

Baixa pontuação - Pessoas que tendem a serem independentes, desafiando regulamentos e regras. São descritas como obstinados, teimosos, arbitrários, rebeldes e possuidoras de um comportamento indiferente aos detalhes. 

Onde Utilizar o Teste Comportamental DISC

O DISC pode ser usado para diversas ações na empresa, sendo aplicáveis em:

  • Coaching e Mentoria;
  • Atendimento ao Cliente;
  • Team Building;
  • Gerenciamento de Habilidades;
  • Resolução de Conflitos e mais.

No entanto, assim como o Teste Comportamental DISC é conhecido mundialmente e a maioria das empresas fazem seu uso, o DISC não é um método aprovado pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) segundo o Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos (SATEPSI).

Esse tipo de teste já foi eliminado entre os psicólogos certificados e representam uma batalha para fiscalizar de maneira eficiente seu uso, evitando que indivíduos despreparados o aplique e, acima disso, usem a internet para coletar testes sem validação.

Inclusive, o posicionamento do Conselho Federal de Psicologia é contrário à quaisquer indivíduos sem certificado realizarem Testes Psicológicos, afinal, a psicologia é uma área séria da saúde e para exercê-la, deve-se estar preparado.

Para conferir se os testes utilizados na sua empresa são favoráveis e aprovados, basta consultar o site oficial SATEPSI.

Curso DISC da Niduu para sua Empresa!

O Curso DISC da Niduu é altamente indicado para que líderes conheçam seus colaboradores, compreendendo seus comportamentos, tendências e sabendo analisá-los.

Teste Comportamental DISC na Niduu

Com isso, o líder aprende a delegar de forma efetiva para cada indivíduo, mantendo um bom relacionamento entre as partes e focando no sucesso do negócio.

Inclusive, é aconselhável que toda a equipe realize o Curso DISC!

Dessa forma, as pessoas passam a entender como lidar com outras que antes, talvez, tivessem dificuldades. Ou seja, as relações se tornam mais fáceis e o desempenho da equipe é impulsionado devido a baixa de conflitos e aumento de cooperatividade.

Para empresas que possuem departamentos em contato direto com o cliente, o Curso DISC é indispensável! Sabendo analisar o perfil do cliente, tornará mais fácil o contato com ele, tanto vendas, reclamações, coleta de feedbacks, entre outros.

Logo, você pode perceber a importância que o Curso DISC da Niduu carrega, além de ser um agregador imensurável para os seus negócios.

Por fim, com tantos Testes Psicológicos aqui, você agora tem a oportunidade de aplicar o melhor para a sua equipe ou em seus recrutamentos e seleções, incluindo a Niduu nas suas escolhas!

O Teste Comportamental é a melhor opção para sempre aperfeiçoar seus colaboradores e ultrapassar objetivos e metas da sua empresa, mantendo os seus negócios a nível de competitividade no mercado!

Fonte: Niduu - Disseminando Conhecimento.

Niduu Somos uma startup de Educação Corporativa com uma solução que consegue treinar todos os colaboradores de qualquer nível de forma contínua, dinâmica e efetiva com base na Microlearning, Mobile Learning e Gamificação.

Comentar
Compartilhar