Capital Humano: você está investindo em seus colaboradores o quanto deveria?

Capital Humano é uma das principais bases de funcionamento para a empresa, visto que o foco é na competência de todos os seus colaboradores para agregação de valor econômico nos negócios e manter a competitividade da companhia no mercado.

Em outras palavras, se você deseja que a sua empresa alavanque, investir em um Capital Humano de qualidade é essencial, já que influencia diretamente os resultados da organização e é o principal fator para alcançar objetivos, metas e o sucesso do seu negócio.

capital humano

No entanto, é muito além de contratar um indivíduo com todos os requisitos necessários para o cargo. Os profissionais responsáveis pelo Departamento de Recursos Humanos e diretores devem estar aptos à aperfeiçoar seus colaboradores e equipe.

O que é Capital Humano?

Capital Humano se configura em um indivíduo tendo as competências para desempenhar funções atreladas às suas habilidades e obtendo uma renda a partir disso.

Inclusive, é preciso que a empresa invista no aperfeiçoamento de seus colaboradores para o bem do negócio, ou seja, invista no Capital Humano para o impulsionamento da organização no mercado

Porém, o termo não se resumido apenas a isso!

Cada pessoa possui um histórico em sua vida que cria suas habilidades, conhecimentos e o conjunto de suas competências, que surgem por meio das vivências, perícias e da educação que esse indivíduo recebeu. 

Tudo isso deve ser levado em consideração para que o novo colaborador seja uma adição valiosa para a empresa e importante para gerar valor econômico para os negócios. Assim como respeitando e compreendo os valores e a Cultura Organizacional da empresa.

Logo, você, profissional de RH, deverá ser responsável por oferecer todas as oportunidades para um profissional que já possui todas as competências, se aperfeiçoar mais e elevar o potencial da sua companhia no mercado o quanto antes.

Capital Humano e Liderança

É da natureza humana se sentir motivado quando se há alguém para se espelhar. Partindo desse princípio, o Capital Humano de eficiência anda lado a lado com uma liderança de alta qualidade.

Quando um líder se porta comprometido com o desenvolvimento da companhia e promovendo o bem estar da equipe e do negócio, todos os colaboradores se sentirão motivados a cumprir prazos, realizar todas as atividades com empenho e, acima disso, garantir sua lealdade à equipe e à empresa.

Quando a valorização pelo Capital Humano se encontra vigente, esses e outros resultados positivos surgem na companhia, inclusive a capacidade de se manter competitiva no mercado.

No entanto, cuidado! 

Se a sua empresa possuir chefes ao invés de líderes, o caminho do seu negócio está na contramão e logo a companhia poderá ser desvalorizada, portanto, invista em um Líder de Alta Performance para andar lado a lado com seu Capital Humano de eficiência. 

Capital Humano RH

O Departamento de Recursos Humanos será o responsável por encontrar os novos talentos e aproveitar o máximo de seu potencial. Sendo assim, o RH irá:

  1. Atrair indivíduos interessados pelas vagas de emprego ofertadas;
  2. Por meio de um Recrutamento & Seleção de qualidade, reter os indivíduos que possuam competências para os cargos;
  3. Desenvolver e aperfeiçoar as habilidades de cada um e aproveitar o quanto possível da capacidade dos novos talentos do negócio.

Inclusive, é aconselhável que se utilize o Recrutamento Inteligente, que possibilitará uma adição à companhia sem erros! Então, se a sua empresa ainda não trabalha com esse tipo de recrutamento, chegou a hora de se modernizar.

Os colaboradores são a engrenagem que faz a empresa funcionar, sendo assim, um recrutamento de qualidade e cursos para aperfeiçoamento são essenciais por diversos motivos, como:

  • Eliminação do turnover na empresa;
  • Estabilização do financeiro do negócio, evitando perdas e aumentando o lucro;
  • Posicionamento da companhia no mercado e seu reconhecimento;
  • Manter uma equipe de alta eficiência que supra todas as demandas do negócio.

Abaixo você terá a oportunidade de conferir quais são as competências e características necessárias para se levar em consideração na mensuração de cada capital humano:

  • Nível de educação;
  • Habilidades de comunicação interpessoal;
  • Criatividade, capacidade de inovação;
  • Experiência de trabalho;
  • Habilidades e qualificações para o cargo;
  • Inteligência emocional e personalidade.

Lembrando que tudo deve ser mensurado como um conjunto de competências necessárias para a sua empresa, eliminando a necessidade de uma contratação futura para suprir a demanda que já deveria estar sendo atendida pelo novo talento. 

Agora, só porque falamos acima de realizar novas contratações, não elimina o fato de que você pode possuir colaboradores com alto nível de competência na empresa! Dê a oportunidade de aperfeiçoamento para esses indivíduos. 

capital humano

Lembre-se que uma pessoa que integra o quadro de colaboradores da empresa já possui o conhecimento do cargo, sabe como funciona a rotina do negócio e, inclusive, possui laços importantes com a equipe, podendo ser uma vantagem enorme na hora de receber um treinamento específico para aperfeiçoamento e transmitir a aprendizagem para os outros colaboradores.

Gestão do Capital Humano

Para uma boa Gestão de Capital Humano, é preciso que algumas medidas sejam implementadas dentro da empresa pelo Departamento de Recursos Humanos com o intuito de valorizar cada colaborador e incentivá-lo a sempre se tornar melhor.

Logo, acompanhe a seguir as 5 medidas que devem se tornar existentes no seu negócio.

1. Desenvolver Planos de Carreira

O desenvolvimento de um Plano de Carreira para seus colaboradores é fundamental para valorizar o desempenho que estão gerando para a empresa e, além disso, oferecer oportunidade de crescimento na área de atuação.

Esse plano é benéfico para ambos os lados, já que o colaborador se aperfeiçoará e a companhia terá maiores resultados devido a isso.

Inclusive, esse crescimento é indicado principalmente para colaboradores que já integram a equipe, visto que seus superiores já conhecem a rotina de trabalho e a personalidade do indivíduo.

2. Promover a Autonomia da Equipe

O responsável direto por promover a autonomia da equipe é o líder. É tarefa do líder apoiar e auxiliar cada colaborador da equipe.

Inclusive, é essencial que estes colaboradores confiem em si mesmos, não se tornando dependentes de algum superior para definir qual a melhor decisão para suas próprias atividades. 

Para isso, os líderes precisam demonstrar confiança em cada indivíduo e, logo, todo colaborador se sentirá à vontade para tomar suas próprias decisões e assumir suas consequências, seja de forma positiva ou negativa. 

Lembre-se o que já foi dito neste artigo: “É da natureza humana se sentir motivado quando se há alguém para se espelhar.”

3. Gerar Engajamento dos Colaboradores para a Empresa

Um colaborador engajado com a empresa torna as metas e objetivos reais para o negócio.

Cada indivíduo participa ativamente do crescimento da companhia e o engajamento é o principal fator para que esse crescimento seja constante.

No entanto, a geração atual não trabalha apenas por dinheiro, sempre há algo a mais para almejar. Sendo assim, para manter um colaborador engajado, opte por:

Inclusive, não se pode esquecer do que sempre funciona: Reconhecimento!

O que for oferecido ou ofertado como alcançável ao colaborador deve ser visto como um incentivo para ele se empenhar cada vez mais em suas funções, gerando maiores resultados para a empresa.

Porém, sempre ofereça ou oferte algo que é possível para a empresa dar ao indivíduo. 

4. Possuir Líderes de Alta Performance

Na parte de Capital Humano e Liderança deste artigo já foi explicado como um líder possui um papel importante ao lado do Capital Humano para a empresa alcançar e manter a competitividade no mercado. 

Portanto, investir em Líderes de Alta Performance é indispensável para o seu negócio, visto que serão eles os responsáveis tanto por engajar quanto por complementar o Capital Humano e gerar reconhecimento para a sua empresa. 

5. Investir em Treinamentos e Capacitações

Você pode até possuir colaboradores com alto nível de competência na sua empresa, mas sempre tem algo que pode ser aperfeiçoado, elevando a produtividade no negócio e obtendo maiores resultados em menores prazos.

Investir em capacitações e treinamentos específicos é sempre necessário, visto que o mercado se mantém em constantes mudanças e toda a sua equipe deve se atualizar junto.

Logo, sendo um colaborador novo ou antigo, há sempre algo para melhorar. 

Resultado da Implementação da Gestão de Capital Humano na Empresa

Além de, resumidamente, impulsionar a empresa no mercado, gerando reconhecimento e aumentando a produtividade de seus colaboradores, a implementação da Gestão de Capital Humana na sua empresa criará uma Cultura Organizacional saudável para os negócios.

Essa Cultura Organizacional incentiva a cultura de aprendizagem entre os colaboradores, auxiliando o aperfeiçoamento e melhoramento de suas funções na empresa. 

capital humano

Portanto, os hábitos coletivos e individuais se manterão em constante evolução, promovendo a autonomia de cada um em se manter atualizado com as mudanças do mercado e trazendo soluções benéficas para dentro da companhia

Softwares Auxiliam na Gestão de Capital Humano 

Os softwares podem ser uma opção estratégica para manter uma Gestão de Capital Humano de qualidade, já que otimizam a produtividade dos profissionais de RH e torna mais simples e rápida a análise dos colaboradores.

Conheça algumas vantagens abaixo.

- Otimização no Departamento de Recursos Humanos

O RH é responsável por diversas áreas de uma empresa, incluindo treinamentos, avaliações, contratações e implementações que auxiliam o crescimento do negócio.

Certamente, com tantas responsabilidades que os profissionais deste departamento possuem, um software que entrega resultados rápidos e de maneira assertiva sobre seus colaboradores é extremamente útil. 

Sendo assim, imagine a facilidade em possuir análises de produtividade e desempenho de cada colaborador, as necessidades de treinamentos individuais e outras coisas que normalmente demoraria, em poucos minutos.

Com um software de Gestão de Capital Humano, os profissionais economizam tempo e podem focar em tarefas que são igualmente essenciais para a empresa, além de outras vantagens, como a automatização de relatórios e notificações.

- Melhoramento de Resultados do Treinamentos e Desenvolvimentos

Como dito acima, o software pode auxiliar na mensuração de produtividade e desempenho dos colaboradores, assim como na hora de identificar suas dificuldades nas atividades que devem ser realizadas no dia a dia da empresa.

Logo, com esse dado no software, o RH terá a oportunidade de focar no melhoramento destas dificuldades por meio de treinamentos e desenvolvimentos, alinhando com os objetivos e metas da empresa. 

Inclusive, durante os treinamentos, é possível acompanhar o aprendizado de cada colaborador, havendo a oportunidade também de comparar com os indicadores anteriores ao treinamento.

- Garantia de Segurança de Dados

O software é acesso apenas por senha individual, ou seja, garante a segurança de todos os dados da empresa que estiverem registrados no sistema, além de toda a organização que a própria plataforma oferece.

- Conheça a Niduu e suas Facilidades para Você!

Você sabia que a Niduu possui soluções de treinamentos que auxiliarão o Departamento de Recursos Humanos a gerenciar o Capital Humano da sua empresa, além de ferramentas completas para você acompanhar os relatórios de desempenho de todos os colaboradores?

Com a Niduu você terá a possibilidade de identificar as dificuldades da sua equipe e buscar pelo aprimoramento eficiente, destruindo as barreiras do seu negócio e alçando voos para o sucesso da empresa!

Invista no Capital Humano Agora!

Esse artigo demonstrou de todas as formas possíveis como é importante a implementação de um Capital Humano de alta qualidade na sua empresa e de inúmeras vantagens que isso traz para os negócios. 

Recapitulando essas vantagens:

  • Diminuição na rotatividade de colaboradores da empresa, valorizando cada indivíduo e resultando na maior produtividade deles;
  • Mantenimento de uma economia saudável, buscando sempre o crescimento da companhia;
  • Aumento de lucro para o negócio devido ao empenho dos colaboradores, fazendo a empresa alcançar objetivos e metas em menores prazos;

capital humano

  • Posicionamento e reconhecimento da marca no mercado e sua valorização;
  • Possibilidade de manter a companhia a nível competitivo no mercado;
  • Criar relações de confiança com seus colaboradores, gerando sua autonomia para decisões importantes e desenvolvendo sua cultura de aprendizagem.

Portanto, se a sua empresa ainda não realizou essa implementação, atente-se!

Faça isso o quanto antes para evitar que a sua companhia se torne obsoleta e seja desvalorizada. É importante que todos os colaboradores acompanhem as tendências do mercado, inclusive você, profissional de Recursos Humanos.

A cultura de aprendizagem é um hábito que pode ser facilmente adotado pelos seus colaboradores e até mesmo por você quando as medidas ditas acima forem colocadas em prática na sua empresa.

Inclusive, a tecnologia surgiu para auxiliar melhores resultados, use a favor da sua companhia, da otimização do seu tempo e do aperfeiçoamento dos seus colaboradores.

O Capital Humano é capaz de levar sua empresa ao potencial máximo, então invista nele!

Fonte: Niduu - Disseminando Conhecimento.


Comentar
Compartilhar