Recrutamento Inteligente: quanto tempo o seu time de RH gasta recrutando as pessoas erradas?

Recrutamento Inteligente é a nova tendência dos profissionais do departamento de Recursos Humanos para contratações eficazes, gerando melhores resultados para a empresa.

No entanto, ainda pode ser um método desconhecido pelos responsáveis de gestão de pessoas, visto que na era da transformação digital, estão ocorrendo muitas ascensões de sistemas tecnológicos complexos para empresas.

Como consequência, há uma explosão de informações e muitas vezes, o que é realmente importante, não é necessariamente absorvido pelos profissionais que realizam os recrutamentos e seleções.

Ou seja, em tempos que há tantas ferramentas e novidades, é preciso encontrar um método eficiente para realizar a contratação de novos colaboradores sem erros. 

O Recrutamento Inteligente é o método que você, profissional de RH e responsável por novas contratações, procura para alavancar a sua empresa!

gestor de RH faz recrutamento inteligente em sua empresa

O que é Recrutamento Inteligente

Como o nome já diz, é um método de recrutamento que consiste em uma baixa margem de erros na hora de escolher um colaborador novo para os negócios, ou seja, geralmente o profissional selecionado desempenha suas tarefas de forma que gere resultados reais.

No entanto, o departamento de Recursos Humanos conta com ferramentas para realizar o recrutamento desde a fase de triagem de currículos. 

Essas ferramentas de inteligência artificial realizam testes avançados para separar os currículos que são aparentemente bons dos que não atendem as necessidades da vaga. 

Inclusive, os currículos selecionados são escolhidos com base em competências técnicas e comportamentais, sempre visando a melhor opção para a vaga e diminuindo a probabilidade de uma contratação equivocada, tudo isso apenas por uma análise de dados.

Como Funciona o Recrutamento Inteligente

O Recrutamento Inteligente utiliza diversas etapas e ferramentas para escolher a pessoa certa para o cargo. Abaixo você poderá conferir os passos de como funciona o recrutamento e tudo o que se é preciso saber para o colocar em prática na sua empresa o quanto antes!

1. Divulgação das Vagas

Existem diversos sites destinados à divulgação de vagas de emprego e que, inclusive, alinham as propostas com os perfis adequados de usuários registrados.

Além disso, há aqueles que são como uma rede social de profissionais, como o LinkedIn.

Em outras palavras, não basta apenas divulgar as vagas, é preciso escolher o melhor tipo de plataforma para encontrar a pessoa mais qualificada para a vaga.

2. Triagem de Currículos

Como dito anteriormente, há ferramentas avançadas que são usadas a partir deste passo do recrutamento. Aliás, são softwares que otimizam o trabalho do RH, já que a separação de currículos será realizada por meio de inteligência artificial, poupando tempo.

3. Entrevistas à Distância

Agora chegou a hora de realizar a primeira entrevista à distância, inclusive podendo ser feita por inúmeros sites ou aplicativos de qualidade e de forma gratuita, como o Skype ou próprio Hangouts Meeting do Google.

Testes de Perfil Comportamental

Uma vez que todas as etapas anteriores estão concluídas, se torna mais simples realizar um mapeamento de perfil comportamental de cada candidato, definindo qual deles possui os aspectos que a empresa possui, como por exemplo, desde:

Aliás, com essa etapa concluída, será perceptível qual candidato se alinhará com a cultura organizacional da sua empresa.

Controle Organizacional no Recrutamento Inteligente

Durante todo o processo, é aconselhável que se use um software ou uma solução que ajude no processo de Recrutamento Inteligente. Sendo assim, um suporte durante as etapas acima auxiliará na hora de tomar a decisão final sobre qual colaborador será contratado.

Em outras palavras, todos os dados do futuro contratado e de outros candidatos estarão salvos em um software, por exemplo, simplificando a análise final. 

Vantagens do Recrutamento Inteligente

Recrutamento Inteligente é indispensável para manter a qualidade dos funcionários e dos serviços oferecidos pela empresa. Logo, resulta em vantagens para ambos os lados. Conheça algumas a seguir.

Candidatos Adequados para Vagas

Com o método, as ferramentas e etapas que os interessados pela vaga passam, certamente será selecionado o indivíduo que melhor se classifica em relação às necessidades a serem preenchidas do cargo.

Vantagens do Recrutamento Inteligente

Incluindo aspectos organizacionais do candidato e suas habilidades técnicas para a função.

Dessa forma, a possibilidade de adicionar um colaborador ineficiente para a vaga ofertada é reduzido.

Muito Além de Análise de Currículo

Em uma entrevista à distância, é possível observar detalhes importantes do entrevistado, como por exemplo:

  • Organização pessoal;
  • Tom de conversação;
  • Comportamento profissional;
  • Potencial para liderança;
  • Entre outras questões.

Se você é um profissional de RH, é sabido que todas as posturas influenciam no desempenho do candidato na vaga que pretende preencher e, inclusive, nas relações interpessoais com a equipe.

Logo, tudo que puder se analisar, deve ser analisado.

Banco Virtual de Dados

Os bancos de dados são vantagens enormes para ambos os lados, tanto empresas interessadas em adicionar pessoal ao quadro de colaboradores quanto os interessados pelas vagas.

Com um banco de dados à disposição, para os interessados, torna-se simples atualizar sempre que uma nova experiência é adicionada ao currículo. Enquanto que, para as empresas, haverá mais opções de candidatos que se qualificam para as vagas. 

Inclusive, sendo tudo realizado em ambiente virtual, os processos se tornam mais ágeis.

Otimização na Gestão de Vagas

Para as empresas, basta um clique para alterar preferências de vagas. Ou seja, com tudo ocorrendo de forma virtual, a otimização da gestão de vagas é inevitável e facilita a vida dos profissionais de RH que realizam o recrutamento e seleção.

Serviços Terceirizados de Recrutamento Inteligente

Certamente não poderíamos deixar de citar a possibilidade de terceirizar os serviços de Recrutamento Inteligente. 

Você sabia que existem empresas terceirizadas que atuam na área de recrutamento, realizando uma pesquisa aprofundada dos candidatos e seus currículos e, por fim, encaminhando os melhores para a seleção?

Aliás, sempre respeitando os requisitos predefinidos pela empresa que contratou o serviço.

Exemplos de Recrutamento Inteligente

Se você já pensa em implementar o Recrutamento Inteligente na sua empresa, existem alguns softwares que ficaram conhecidos nos setores de RH, facilitando todo o processo de Seleção e Recrutamento.

Inclusive, esses sites costumam disponibilizar:

  • Descrição completa da vaga na empresa, incluindo opções de idiomas, remuneração, cronograma de todos os processos e os benefícios;
  • O acompanhamento dos processos em tempo real e em ambiente completamente virtual;
  • Com o algoritmo dos sistemas, você será capaz de priorizar outras tarefas enquanto ganha tempo na seleção dos melhores currículos;
  • Além de existir a possibilidade de personalizar as etapas de cada vaga que estará sendo ofertada.

Aliás, é assegurado que a qualidade da equipe que realiza o recrutamento aumentará devido aos processos facilitados pela tecnologia, como o gerenciamento de dados.

Você sabia que um estudo comandado pelo próprio LinkedIn constatou, em 2018, que há uma ruptura na qualidade do candidato da contratação? Isso é causado pela dificuldade de realizar algumas avaliações específicas.

 Certamente não poderíamos deixar de lado que 43% dos profissionais que realizam as entrevistas demonstraram ser difícil se manter imparcial na hora de conhecer um candidato.

Portanto, pode logo se perceber que existem três enormes vantagens em colocar em prática o método de Recrutamento Inteligente na sua empresa:

  1. Otimização do tempo;
  2. Gestão de dados, ou seja, tudo ficará centralizado em uma mesma plataforma e estritamente organizado devido aos algoritmos;
  3. Retenção de currículos de alta qualidade, fácil acesso e sempre disponíveis.

No entanto, mais auxílio está por vir logo abaixo! 

Gamificação e Inteligência de Dados para o seu Recrutamento Inteligente

9 Dicas para um Recrutamento Inteligente de Sucesso

No entanto, não basta apenas optar por um software de alta qualidade, é preciso que você, profissional do departamento de Recursos Humanos, adote algumas medidas que serão eficientes na hora de realizar um Recrutamento Inteligente.

Abaixo você poderá conferir 9 dicas imprescindíveis para um recrutamento inteligente de sucesso na sua empresa!

1. Participação em T&D ou outros Eventos

Em primeiro lugar, é aconselhável que todo o setor de RH participe de:

  • Treinamentos específicos da área de RH e T&D;
  • Congressos;
  • Palestras;
  • Seminários.

Dessa forma, o conhecimento para a atuação no setor aumenta por meio da atualização de novas soluções tecnológicas, cases de sucesso e trocas de experiência no networking entre profissionais da área, a fim de promover ações de RH benéficas aos colaboradores.

2. Colocar as Vagas no Site da Empresa

Pode parecer uma medida ineficiente, mas a realidade é outra! 

Quando se coloca as vagas bem especificadas no site da empresa, com tudo que é exigido de um candidato e as funções a serem desempenhadas, os interessados analisarão se os princípios do negócio condizem com os próprios princípios.

Dessa forma, aqueles que acreditam não se encaixarem na vaga acabarão por não enviar o currículo e, aqueles que acreditam suprir tudo o que a empresa pede, irão se candidatar.

3. Ser uma Empresa Modelo

Quem não quer profissionais talentosos integrando o quadro de colaboradores da empresa?

Para que o leque de candidatos de alta qualidade busque pelas suas vagas, é importante tornar seu negócio reconhecido e bem falado no mercado, sendo modelo entre os colaboradores. 

Dessa forma, quando uma vaga for aberta, você receberá diversos profissionais excelentes querendo trabalhar na sua equipe.

Inclusive, existem sites que realizam o ranking das melhores empresas para se trabalhar. Muitas vezes, esses indivíduos talentosos acessam essas listas em busca de uma nova oportunidade.

Agora, se você quer pesquisar os rankings de melhores empresas, basta entrar no site da GPTW (Great Place to Work). Aliás, se a sua empresa tem o certificado da GPTW, pode se candidatar ao ranking facilmente!

4. Investir em Employer Branding

Em suma, o Employer Branding é a satisfação dos colaboradores de sua empresa. Logo, diversas medidas estratégicas podem ser implementadas para que isso ocorra.

O primeiro passo é identificar os indivíduos que desempenham funções estratégicas que promovam a eficácia de operações realizadas no negócio, criando então um “público-alvo” que precisa ser atingido para gerar o sentimento de valorização.

Dessa forma, um ambiente saudável de trabalho será criado, com objetivos bem estabelecidos e o reconhecimento de seus colaboradores sempre em alta.

Como resultado, sua Employer Branding começará a ser formada.

5. Criar um Processo Seletivo Certeiro

Sabemos como um processo seletivo pode gerar altos custos para o setor financeiro, principalmente quando se contrata um novo colaborador de forma equivocada, não gerando resultados bons o suficiente quanto se esperava.

Inclusive, todo o departamento de Recursos Humanos já se perguntou como selecionar uma pessoa talentosa sem erros. A verdade é que um processo seletivo de eficiência deve ser criado pelo próprio RH de forma em planejada, estruturada e objetiva.

Algumas empresas optam por enviar os currículos para todos os seus gestores, dessa forma, eles participam do processo de análise de candidato e, quem sabe, auxiliar nas entrevistas.

Ao ter participação dos gestores, a porcentagem assertiva da nova contratação aumenta pelo simples motivo de que, se o gestor for da área onde a vaga será preenchida, saberá identificar as competências do interessado e as necessidades do setor.

6. Utilizar a Técnica de Fit Cultural

Em primeiro lugar, é necessário compreender completamente a visão, missão e valores do local em que trabalha. Dito isso, o Fit Cultural será o responsável por eliminar os candidatos que não possuem relação com essas características do negócio.

Ao se colocar em prática essa técnica, a pessoa selecionada para integrar o time da empresa será, com certeza, alguém que possui potencial para interagir de forma saudável com os colaboradores já existentes.

Inclusive, essa é uma excelente medida para se realizar quando se pensa em investir em Employer Branding.

7. Optar por um Software de Gestão

Como viemos falando desde o início deste artigo, escolher um software de gestão para simplificar os processos de recrutamento e seleção da sua empresa é necessário.

Dentro das plataformas, todo o suporte é dado, desde a fase de descrição da vaga até a contratação.

Aliás, há plataformas que oferecem a técnica de Fit Cultural, descrita acima, e também testes comportamentais e de perfil. 

Lembre-se que o Recrutamento Inteligente é indispensável para a otimização do tempo do RH.

8. Entrevistar o Candidato sem Pressa

Dentre todas as etapas de Recrutamento Inteligente e seleção, a entrevista com os candidatos deverá acontecer, seja de forma presencial ou à distância.

Esse será o momento do entrevistador ter em mãos perguntas previamente planejadas e sempre fugir daquelas que podem simplesmente ser respondidas com “sim” ou “não”.

Recrutamento Inteligente - entrevistas com candidatos

A dica é elaborar perguntas situacionais, onde o interessado pela vaga deverá encontrar uma solução rápida e efetiva para o problema apresentado. Mescle com perguntas/situações em que será capaz de avaliar:

  • Conhecimento;
  • Habilidade;
  • Capacidade de Raciocínio;
  • Elaboração.

Dessa forma, será mais fácil concluir se o perfil do candidato é adequado para a vaga oferecida, alcançando as expectativas da empresa.

Atenção, não deixe de avaliar as referências de cada candidato!

9. Faça uso das Redes Sociais

Atualmente as pessoas não possuem tanto pudor sobre o que postar nas redes sociais e isso pode ser um excelente meio de conhecer um pouco mais os seus candidatos, tanto para o bem quanto para o mal.

Uma das plataformas que as pessoas usam diariamente e de forma descontraída é o Facebook, por outro lado, se você busca por conhecimento profissional do seu candidato, LinkedIn.

Neste último site você pode encontrar as informações profissionais do interessado pela vaga na sua empresa e, melhor ainda perceber que ele participa de grupos de discussões, pois isto demonstra o quão engajado e atualizado em sua área ele é!

Agora, ao longo deste artigo você foi capaz de perceber a importância do Recrutamento Inteligente para a sua empresa. O que acha de colocar em prática tudo o que aprendeu aqui no seu próximo R&S?

Gamificação e Inteligência de Dados para o seu Recrutamento Inteligente

A junção de atrair grandes talentos para sua empresa, melhorar a performance e engajamento do seu negócio e aperfeiçoar a postura de seus colaboradores pode se tornar real. 

A Gamificação é, com certeza, uma tendência surpreendente para gerar o envolvimento da sua equipe com os interesses da empresa. Agora, ao utilizar essa tendência junto a Inteligência de Dados, você conquistará o mercado!

A Niduu disponibiliza uma análise de dados sobre o desenvolvimento de cada colaborador do seu negócio. Além disso, você poderá identificar:

  • Comportamentos padrões de cada indivíduo;
  • Nível de habilidades e conhecimentos técnicos de cada um.

Inclusive, essa identificação será realizada logo na fase inicial de R&S, durante o recebimento e triagem dos currículos.

Agora, com o uso da Gamificação no processo de triagem, cada indivíduo interessado pela vaga terá sua própria pontuação. Dessa forma, você analisará quais são os mais aptos de passaram para a próxima fase do processo seletivo.

Aliás, se você acredita que o seu RH ainda está na zona de conforto, talvez tenha chegado a hora de inovar no departamento de Recrutamento & Seleção e torná-lo estratégico e eficaz.

Quer saber mais sobre como a Niduu pode te ajudar? Entre em contato e faça uma etapa de R&S. Sinta a facilidade do Recrutamento Inteligente nas suas mãos!

Fonte: Niduu - Disseminando Conhecimento.

Niduu Somos uma startup de Educação Corporativa com uma solução que consegue treinar todos os colaboradores de qualquer nível de forma contínua, dinâmica e efetiva com base na Microlearning, Mobile Learning e Gamificação.

Comentar
Compartilhar