Gamificação: sua empresa já está utilizando esta metodologia revolucionária para engajamento dos colaboradores?

É comum que algumas empresas foquem na captação de novos funcionários dentro da gestão de talentos. Contudo, além de captá-los, é preciso retê-los e, para isso, algumas técnicas que aumentem o engajamento e a motivação dos colaboradores podem ser bastante eficientes. A gamificação é uma delas.

Afinal, imagine se, durante o expediente de trabalho, os funcionários pudessem aprender e executar todas as tarefas de uma forma divertida por meio de elementos de jogos e que isso pudesse reter os melhores funcionários em todas as áreas da empresa. Seria incrível, não é verdade?

gamificação nas empresas

Para entender como elementos de games podem ajudar você, gestor, a conquistar esse objetivo em sua empresa, continue a leitura até o final deste post. 

O que é Gamificação

Gamificação é o processo de levar elementos encontrados em jogos e aplicá-los em atividades reais que podem, inclusive, envolver o ambiente de trabalho.

A gamificação corporativa tem atraído e agradado um número cada vez maior de pessoas por trazer objetivos bem parecidos aos que encontramos nos jogos. Porém, em vez de derrotar dragões para salvar a princesa, no mundo corporativo, essa realidade pode ser modificada para passar por todos os desafios para bater a meta.  

E se basear em games para construir essas ações de trabalho é muito útil, pois os jogos têm a incrível capacidade de manter as pessoas envolvidas por um longo tempo, além de construir relacionamentos e confiança entre as pessoas e desenvolver os seus potenciais criativos.

Apesar de que alguns games de hoje em dia (sobretudo os online) sejam embasados no escapismo, ou seja, fazer com que as pessoas que o jogam esqueçam, por um momento, do mundo real, imagine o quão grandioso é uma estratégia dentro de sua empresa com gamificação e que, quanto mais tempo alguém gasta, mais produtiva fica?

Dessa forma, a pessoa poderia passar o dia inteiro jogando sem sentir qualquer sentimento de culpa, pois, a medida que joga, as habilidades de carreira também cresceriam, o que tornaria a vida profissional dela muito melhor!

Quais são as Técnicas de Gamificação?

As técnicas de implementação da gamificação são voltadas para alavancar os desejos naturais das pessoas por socializar, aprender, vencer, ter status, autocontrole, entre outros. Também podem ser voltadas para simplesmente mostrar o desenvolvimento do jogador e o quão próximo está de completar a missão no game.

Portanto, as estratégias iniciais de gamificação são voltadas para a entrega de recompensas àqueles que cumprem as tarefas propostas, tais como: 

  • pontos;
  • níveis de desempenho;
  • preenchimento de barra de progresso;
  • moedas simbólicas

Além disso, recompensas em troca de tarefas realizadas ou dar “power-ups” no cargo do jogador são algumas formas de manter todos dentro da dinâmica e estimulá-los a competir.

Inclusive, essa é uma boa maneira de tornar aquelas tarefas que quase ninguém gosta de fazer em algo interessante, unicamente por adaptá-la à gamificação dentro do ambiente de trabalho. E por falar nisso...

Como aplicar a Gamificação nas Empresas?

Toda empresa quer que seus funcionários atinjam seus potenciais máximos. Afinal, uma vez engajados e motivados, eles podem contribuir para que a organização cresça e tenha sucesso.

E para que você veja como a gamificação pode ser usado para conseguir isso, levantamos aqui as quatro áreas que podem ser mais beneficiadas pelo uso dessas técnicas.

gamificação nas empresas gera motivação e engajamento entre os colaboradores

1. Motivação dos funcionários

O comportamento dos colaboradores é fortemente ligado aos resultados que a organização pode ter. Afinal, funcionários engajados, ou motivados, com os objetivos do negócio influenciam diretamente em 4 fatores: 

  • tempo de permanência na empresa;
  • redução do turnover;
  • produtividade dos funcionários; 
  • redução do custo com captação de talentos.

A gamificação, inclusive, dá às empresas que ainda não têm uma cultura de engajamento tão forte a começarem ela do zero, enquanto aquelas que já a possuem podem aumentá-la ainda mais. 

Por meio de soluções gamificadas, os funcionários podem acompanhar com facilidade o seu processo de trabalho, entender quais são os seus pontos fortes e fracos, e também direcionar as ações que o ajudem a alcançar o sucesso.

A exemplo dos elementos de jogos, cada pessoa que evoluir ao longo do da sua estratégia com a gamificação, podndoe ter meios para exibir seu status de vitória, tal como uma insígnia no crachá ou elogios na intranet, o que motiva todos do time a se dedicarem ainda mais a fim de alcançar tais prêmios no game.

Conheça 7 recompensas que custam pouco ou nada usando a Gamificação na sua empresa


2. Aprendizado dos colaboradores

A gamificação é capaz de revolucionar a forma como uma organização mantém os funcionários a par do que diz respeito aos produtos e serviços oferecidos e propor um maior entrosamento entre todos.

Normalmente, o aprendizado ocorre a partir da adição de elementos no jogo ligados à execução e conclusão de tarefas. Materiais didáticos, quizes e simulações são algumas das técnicas que podem ser usadas para aprendizagem dentro da gamificação.

Claro que os processos são mais curtos, fornecendo apenas o essencial para que os funcionários possam concluir suas tarefas com êxito e, assim, passar de nível na dinâmica. 

Dessa forma, os colaboradores podem começar no nível iniciante e avançar a medida que vão obtendo conquistas referentes aos processos, regulamentos e metas da empresa dentro do game. Isso, inclusive, ajudará os novos funcionários a se adaptarem, formar bons hábitos e obterem sucesso. 

A cada tarefa realizada, os colaboradores passam a se relacionar melhor com seus níveis de habilidade, o que pode ser muito mais eficiente do que vídeos instrutivos ou palestras de teor motivacional. 

3. Adaptação à mudança

Empresas que se dispõem a fazer mudanças na gestão costumam sentir dificuldade ou ficam aquém por conta da falta de engajamento dos colaboradores. Portanto, as organizações devem se adaptar constantemente e estar atento ao que deixa os funcionários mais motivados e participativos, mesmo quando algo muda no ambiente corporativo.

Ao gamificar os processos de mudança, as pessoas podem receber feedback instantâneo quando se desviarem das novas regras ou processos, por exemplo. As regras e toda a mecânica da estratégia usando a gamificação devem estar claras para ajudar a lembrá-los do quão importantes são as mudanças, porque elas foram determinadas e quais conexões possuem com os objetivos de todos que estão na organização.

4. Alinhamento com os objetivos organizacionais

A gamificação consegue direcionar e ampliar resultados em todos os departamentos de uma empresa. Por exemplo: um time de vendas que pratica gamificação pode se sentir mais motivado a fazer ligações e reuniões com os possíveis novos clientes enquanto a equipe de marketing pode ficar ainda mais determinada em gerar resultados.

Por isso, a gamificação é uma ótima maneira de fazer com que as pessoas estejam conectadas aos objetivos da empresa e tenham um melhor desempenho, a ponto de terem mais chances de bater metas com constância, alcançar promoções e outras formas de reconhecimento significativas.

Cases de Gamificação e Jogos

Agora que você já sabe o que é gamificação e como ela pode ser aplicada nas empresas, vejamos alguns exemplos que funcionaram muito bem em algumas delas e mais um exemplo onde foi aplicado um jogo.

Xerox: Treinamento em gerenciamento

A Xerox oferece um excelente exemplo de treinamento em gamificação usando mecanismos de jogo para treinar novos gerentes por meio do aplicativo Stepping Up. Os instrutores precisam aplicar habilidades aprendidas em atividades reais no trabalho.

Essas missões, como são chamadas, podem até ser trabalhadas em equipe com outros colegas, permitindo que os funcionários aprimorem a colaboração por conta própria. Este é um dos melhores exemplos de treinamento em gamificação que existem.

Marriot Hotel: Jogo de Simulação

My Marriott Hotel é um jogo que foi desenvolvido pela rede de hotéis Marriott International para recrutar novatos. Ele permite que os candidatos administrem seu próprio hotel virtual no qual projetam seu próprio restaurante, compram estoque, treinam funcionários e atendem os hóspedes.

Virtualmente ele simula toda a experiência para gerir uma empresa hoteleira. Os pontos do jogo são concedidos de acordo com o serviço de atendimento ao cliente fornecido pelos jogadores. Eles também podem ganhar pontos para cada cliente satisfeito e perdem pontos por um mau atendimento.

Muito embora ele se trate de um jogo simulador, o que difere um pouco da gamificação que utiliza elementos de jogos - podemos assim chamá-lo, pois ele não deixa de cumprir o objetivo dos profissionais de RH quando usam gamificação: testar ou treinar funcionários.

Cisco: Aprendizado e desenvolvimento

A Cisco usa a gamificação em programas muito diferentes, boa parte voltada para o aprendizado e desenvolvimento. Eles começaram a usar princípios de gamificação em seu treinamento de mídias sociais para criar esse conjunto de habilidades para seus funcionários.

Assim, membros do time de marketing aprenderam a usar o Twitter para atender seus clientes. Vendedores aprenderam a usar o LinkedIn para alcançar seus clientes e os funcionários de RH aprenderam a usar o LinkedIn para pesquisar candidatos.

A Cisco trabalha com três níveis de certificação, através dos quais o progresso na aplicação das novas habilidades é medido e estimulado. O fator diversão é aumentado pela introdução de desafios de equipe. Os jogadores podem ganhar distintivos ao completar desafios diferentes.

Vantagens da Gamificação

Ao considerar implantar um processo de gamificação na sua empresa, é preciso considerar quais são as vantagens que existem. Aqui levantamos as principais.

Gamificação é estimulante

Os elementos de jogos, por natureza, geralmente têm um vencedor, perdedor ou pelo menos algum tipo de placar para identificar os melhores jogadores. Use isso a seu favor para persuadir seus funcionários à gamificação. 

Com o progresso de cada um ou das equipes, os colaboradores se sentirão mais estimulados e motivados a aprenderem e trabalharem. É claro que a competição deve ser divertida e não deve ser usada para envergonhar ou penalizar jogadores.

Gamificação ajuda a gerência dos colaboradores

Quando membros de uma empresa participam de uma experiência de aprendizado com gamificação, os gerentes podem observar com que frequência eles estão aderindo à ação e o quanto são bem-sucedidos.

É possível identificar rapidamente aqueles que estão com dificuldades e não avançando no ritmo esperado, aqueles que não estão engajados e os que estão se destacando.

Isso permite que os gerentes saibam onde gastar seu tempo e quais membros de seus times devem ser ajudados. Essas percepções seriam difíceis de observar por meio de “achismos”.

Recompensas

Se tem uma coisa que a maioria das pessoas gosta de receber é uma recompensa por algo que fez. Por isso, um ingrediente-chave de qualquer estratégia de gamificação é uma recompensa - não apenas por concluir uma tarefa e vencer no desafio, mas também por atingir níveis mais altos, progredir e ter um reconhecimento na empresa.

Fornecer esse incentivo irá garantir que os funcionários fiquem engajados tragam os resultados que a empresa tanto precisa por meio de seus trabalhos.

Cuidados com Jogos

Para que fique claro: existem diferenças entre Gamificação e Jogos. Conheça as diferenças no podcast abaixo.

quiz você sabe aplicar a gamificação nos treinamentos corporativos

A seguir, confira os cuidados a tomar em caso de levar jogos para sua empresa:

  • Falta de conexão estratégica: Ao querer levar jogos para a sua empresa, você precisa examinar se realmente faz sentido alinhar isso aos objetivos corporativos.
  • Frequência nos jogos: A exemplo de todas as tarefas laborais, os jogos precisam ter constância. Um risco é de alguns colaboradores não a levarem tão a sério e pararem de jogar. Conforme mostramos neste post, isso gera consequências no desempenho dos funcionários dentro da empresa. Por isso, se você não definir a frequência, isso pode se tornar uma desvantagem dentro do ambiente corporativo.
  • Orçamento: Se os jogos forem dinâmicas feitas dentro da empresa, é preciso comprar os materiais que representarão as recompensas, os níveis, entre outros pontos. Considere o orçamento! Por outro lado, caso se tratem de games eletrônicos, é preciso pedi-lo ao departamento de TI ou procurar uma empresa especializada.


Gamificação na Niduu

podcast pare de confundir games, gamificação e jogos sérios Ficou curioso para saber como aplicamos a gamificação? Vou te contar como funciona. Para começar, a Niduu é uma solução de treinamentos corporativos em um aplicativo gamificado com mais de 100 cursos de prateleira nas áreas de vendas, atendimento, liderança, comportamental, etc.

Nosso propósito é capacitar colaboradores de qualquer formação, em qualquer lugar e a qualquer hora. De que forma? Muito diferente dos treinamentos repetitivos, em sala de aula, com slides extensos, apostilas, etc. 

Nós abraçamos a causa da Nova Era da Aprendizagem, onde os conteúdos são entregues em doses e, com a gamificação, com elementos de jogos, tornamos o aprendizado do colaborador muito mais fácil, simples e divertido! 

Seus colaboradores, vendedores, equipe técnica, operacional, etc, podem se capacitar e se atualizar de forma engajante, dentro de uma competição saudável, tendo rankings e microlições de 5 minutos em cards interativos de diversos tipos, como de arrastar, selecionar, etc. Assim, o colaborador é o centro da aprendizagem, pois ele lê o conteúdo e é avaliado o tempo todo por meio de exercícios de fixação.

Quer ver como isso tudo se aplica na prática? Fale com um de nossos consultores aqui. =)

Fonte: Niduu - Disseminando Conhecimento.

Niduu Somos uma startup de Educação Corporativa com uma solução que consegue treinar todos os colaboradores de qualquer nível de forma contínua, dinâmica e efetiva com base na Microlearning, Mobile Learning e Gamificação.

Comentar
Compartilhar