Acelere seu time de vendas com a gamificação nas empresas

Se você quer entender o impacto da gamificação nas empresas, imagine que as metas de vendas da sua equipe se tornassem desafios irresistíveis. Pense em um cenário onde cada colaborador se engajasse na busca pelos resultados com total comprometimento e vibrasse com os resultados.

Com a gamificação nas empresas, já é possível motivar sua equipe de vendas com muito mais eficiência do que as campanhas de incentivo tradicionais – além de criatividade!

Não é à toa que a gamificação nas empresas está revolucionando o mercado e que a estratégia será adotada globalmente até 2020, segundo as principais empresas de tecnologia. Em resumo, a gamificação é a aplicação das técnicas e design intuitivo dos jogos em atividades não relacionadas ao entretenimento.

Ou seja, utilizar a gamificação nas empresas significa direcionar os estímulos poderosos que os jogos despertam nas pessoas para o engajamento dos colaboradores.

Gamificação e motivação: engajando vendedores na jornada pelas metas

Gamificação nas empresas e motivação

Quando se trata das equipes de vendas, motivação é a palavra-chave. De acordo com a Gartner, tradicional consultoria e autoridade em gamificação nas empresas, 70% dos esforços das empresas para transformar suas operações falham devido à falta de engajamento do público interno.

Esse índice mostra que as abordagens convencionais não são mais suficientes para a adaptação das empresas ao novo cenário global. Afinal, nossa realidade atual se traduz em tecnologia avançada, mudanças em alta velocidade e competitividade acirrada do mercado.

Pense bem nessas características: tecnologia, velocidade e competição. São exatamente os pilares da gamificação como uma linguagem inovadora e um novo modelo de aprendizagem e interação social, tendo como finalidade alcançar um objetivo em comum. Esse objetivo pode ser a sua meta de vendas e o jogo pode ser a capacitação dos seus colaboradores.

Mas como se deve implementar a gamificação nas empresas para engajar vendedores? A resposta varia de acordo com o seu modelo de negócio e segmento, mas de modo geral é preciso criar um ambiente de competição e/ou cooperação para desafiar seus colaboradores a cumprirem suas metas.

Os 4 mandamentos da gamificação nas empresas

Antes de começar a estruturar sua estratégia, é importante conhecer os 4 mandamentos da gamificação nas empresas. Lembre-se que você precisa criar desafios envolventes para que os vendedores queiram se dedicar às tarefas, e para isso deve utilizar as seguintes técnicas:

1. A meta de jogo

É o propósito, razão, motivo e objetivo final pelo qual o colaborador está participando da atividade. É nessa meta que os colaboradores vão concentrar sua atenção total, seja para finalizar uma etapa ou competir em resultados com os colegas de equipe;

2. As regras do jogo

A regra é clara, e quando o assunto é gamificação nas empresas, deve ser reforçada continuamente. É por meio das regras que você poderá definir a complexidade das tarefas a serem realizadas ou conteúdos a serem aprendidos, bem como os prazos;

3. Sistema de feedback

Esse é um dos elementos mais importantes da gamificação nas empresas, pois mantém os colaboradores motivados a participar e resolver problemas. Cada ação deve gerar uma reação, fazendo com que os vendedores interajam o tempo todo com o sistema.

4. Participação voluntária

Os jogos têm o poder excepcional de motivar pessoas a participarem voluntariamente, fixando o objetivo como nenhum outro modelo. O diferencial da gamificação nas empresas é justamente o estímulo para que o colaborador tenha vontade de interagir.

Como revolucionar o treinamento de vendas com a gamificação

Agora que você já conhece os princípios da gamificação nas empresas, é hora de aplicar essa estratégia revolucionária na área de vendas. Uma das maiores dificuldades em coordenar e gerir as equipes de vendas é garantir a capacitação adequada dos colaboradores.

Você conhece bem a rotina: treinamentos em campo constantes, dificuldades de acompanhamento e falta de engajamento das equipes. É muito difícil promover a mudança de mindset e ter continuidade na educação corporativa, por isso é preciso inovar os modelos de treinamento.

A boa notícia é que a gamificação nas empresas tem alcançado resultados impressionantes em treinamentos. E, como já sabemos, a qualificação dos vendedores é o ponto-chave para a superação de metas.

Aqueles vendedores motivados, engajados e comprometidos do início da conversa podem ser tornar realidade na sua empresa. Basta utilizar a gamificação para criar verdadeiras missões de aprendizagem!

O diferencial da aprendizagem com gamificação nas empresas

Mas como uma lógica de jogos pode formar bons vendedores? Não é novidade que os manuais, apostilas e apresentações são encarados como tediosos por uma boa parte dos colaboradores. Com as rotinas atribuladas e fluxo de informação interminável, é cada vez mais difícil reter a atenção das pessoas para um conteúdo específico.

Quando esse conteúdo inclui estratégias de vendas, análise de feedback, postura profissional e outras técnicas imprescindíveis, é melhor garantir que seja bem absorvido. Utilizando a gamificação nas empresas, você estimula a aprendizagem dos vendedores na prática e ainda economiza tempo e dinheiro.

A ideia é simples: os jogos são capazes de prender a atenção por horas, por mais simples que sejam seus objetivos. Enquanto isso, qualquer conteúdo que se pareça com a imagem tradicional de “treinamento” parece minar imediatamente o interesse do colaborador.

Isso ocorre porque os jogos promovem a participação do usuário e transformam qualquer treinamento em um desafio envolvente. A lógica da gamificação nas empresas atinge diretamente o emocional dos colaboradores, usando os mecanismos de recompensa e feedback para acelerar a aprendizagem.

Anatomia dos treinamentos gamificados em 7 elementos

Treinamentos com Gamificação nas empresas

Com os treinamentos para vendas em mente, já podemos revelar o que está por trás da gamificação nas empresas. São 7 elementos simples e objetivos, que podem ser combinados para uma estratégia certeira.

Lembre-se de que todo projeto de gamificação nas empresas começa com um planejamento completo. É preciso identificar a cultura da empresa, reconhecer as falhas de capacitação, definir os objetivos e ainda desenvolver uma narrativa lúdica.

Dito isso, vamos à estrutura básica dos jogos, que nos apresenta recursos ideais para incentivar a participação e criar dinâmicas estimulantes. Anote alguns dos elementos mais importantes na aplicação da gamificação nas empresas:

1. Objetivo

O objetivo do jogo deve ser claro e direto, de fácil compreensão para todos (Ex: tarefa a se cumprir, pontuação a ser alcançada, número de respostas corretas);

2. Progresso

O indicador de progresso garante o envolvimento durante todo o treinamento, mostrando o nível do jogador dentro da jornada e distância do destino final;

 3. Desafios

As atividades propostas devem desafiar os conhecimentos e habilidades do usuário, no caso o vendedor que terá de provar sua competência;

4. Status

O status por meio de rankings e classificações também é muito útil para gerar a sensação de reconhecimento em equipes de vendas;

5. Módulos

A divisão de grandes tarefas em microtarefas em diversos módulos é o segredo para manter o interesse do jogador;

6. Feedback

É um dos pontos centrais da gamificação nas empresa. A resposta imediata ou feedback mantém o jogador informado sobre seu progresso, sendo responsável pelo impulsos viciantes dos jogos;

7. História

O enredo do jogo é responsável pela magia, criando um ambiente fantasioso com estímulos visuais e lúdicos. Aqui vale apostar em símbolos, desenhos, ícones, personagens, cenários e outros elementos de imersão para envolver os usuários.

Como gamificar treinamentos e formar vendedores campeões

A essa altura, você já entendeu o suficiente sobre gamificação nas empresas e como essa abordagem se tornou uma tendência mundial. Agora chegou o momento de conhecer as principais ferramentas e recursos utilizados para gamificar treinamentos e capacitar seus vendedores.

Há diversas técnicas de gamificação nas empresas que podem ser aplicadas em processos do dia a dia, ambientes e sistemas. Quando o assunto é treinamento, é evidente que as plataformas virtuais são as opções mais eficientes e de melhor custo-benefício.

A estratégia de gamificação nas empresas pode ser aplicada a softwares e plataformas de forma integrada, seguindo a tendência do e-learning que já se consolidou no mercado. Mas você pode ir além: a gamificação é ainda mais poderosa quando aliada às tecnologias de mobile learningmicrolearning e inteligência de dados.

Aplique outras modernas tendências em treinamentos, além da gamificação

O mobile learning é a última tendência em solução educacional que utiliza os dispositivos móveis para promover a aprendizagem. Basta um smartphone para estudar a qualquer hora e em qualquer lugar, com toda a praticidade.

Já o microlearning é um sistema de aprendizado que utiliza microaulas e microcapacitações. Na era da informação, é muito mais fácil treinar colaboradores em várias lições integradas de 5 minutos cada do que em uma única sessão presencial.

Por fim, a inteligência de dados permite que as informações sejam coletadas e cruzadas em tempo real. Assim, é possível rastrear os gaps de conhecimento e intervir imediatamente para aumentar o desempenho do usuário.

Essa é a forma como a Niduu treina colaboradores de diversas empresas em todo o Brasil. Quer saber mais? Fale com a gente aqui.

Fonte: Niduu - Disseminando Conhecimento.

Niduu Somos uma startup de Educação Corporativa com uma solução que consegue treinar todos os colaboradores de qualquer nível de forma contínua, dinâmica e efetiva com base na Microlearning, Mobile Learning e Gamificação.

Comentar
Compartilhar