Aprendizagem ativa: incentivando o ensino remoto através da gamificação

Quer saber como a aprendizagem ativa impacta positivamente a empresa ao incentivar a sua participação dos colaboradores em treinamentos corporativos? Então acompanhe esse conteúdo!

A aprendizagem ativa é um método de ensino que coloca o aluno como protagonista do próprio aprendizado, onde ele se envolve com o conteúdo de forma ativa através de discussões em grupo, eventos, estudos de caso, gamificação, e outras estratégias.

A importância da aprendizagem ativa na dinâmica do trabalho remoto é que, mesmo que a equipe esteja dispersa geograficamente, o conhecimento continua sendo disseminado e retido pelos profissionais.

Atualmente essa dinâmica de ensino é um diferencial porque prende a atenção dos colaboradores que estão trabalhando home office, mesmo que haja mais distrações em casa.

Então ao colocar o profissional como protagonista do próprio ensino, é possível:

  • Promover um maior engajamento durante os treinamentos corporativos;
  • Romper a monotonia do confinamento em casa e se focar no desenvolvimento e aperfeiçoando de suas competências pessoais e profissionais;
  • Estimular a interação social através das estratégias de aprendizagem ativa, as quais mantém os colaboradores comprometidos com as capacitações.

Inclusive, esse método de aprendizagem desperta o interesse dos profissionais em buscar pelo conhecimento, e também é ótimo para os instruí-los nas habilidades do futuro, as quais são exigidas pelo mercado atual e pelos empregadores.

A importância da aprendizagem ativa atrelada à gamificação

Ao abordarmos a aprendizagem ativa, a gamificação se torna uma grande aliada.

Quando comparamos o estudo de manuais de orientação e ensino através de jogos, o segundo traz mais resultados por estimular o protagonismo do colaborador no ensino e envolvê-lo nos desafios propostos pelos jogos, a chamada gamificação.

A gamificação não é oferecida nos treinamentos tradicionais ou nas leituras de manuais, então é importante haver uma solução de capacitação que ganhe o interesse da equipe para conseguir capacitá-la de acordo com as necessidades da empresa.

aprendizagem ativa

Com treinamentos corporativos gamificados, a empresa obtém os seguintes benefícios:

  • Auxilia os colaboradores a adquirirem novas habilidades para desempenhar melhor as funções do cargo e, quem sabe, refletir na vida pessoal também;
  • Aperfeiçoar as competências existentes para otimizar os resultados no trabalho;
  • Estimular o sentimento de equipe entre os colaboradores e o companheirismo por meio de jogos em time e dinâmicas em grupo;
  • Promover o alinhamento dos profissionais com a cultura organizacional da empresa por meio das recompensas da gamificação.

A gamificação é uma grande aliada da aprendizagem ativa porque os conteúdos dos treinamentos são personalizados e engajantes, tornando essa combinação uma ferramenta única que promove o conhecimento e retém o ensino nos colaboradores. 

A Niduu é um grande exemplo de solução em capacitações corporativas que agrega conhecimento e entrega vantagens competitivas para as empresas, como é o caso do Grupo Mateus.

Além disso, a gamificação é uma maneira de entregar flexibilidade nos treinamentos dos colaboradores porque o ensino é individual, apesar de ser compartilhado em dinâmicas com a equipe depois, sendo essa a decisão de cada empresa.

Resultados reais da aprendizagem ativa e como alcançá-los

Há um estudo realizado por Brenda Enders, consultora e estrategista de aprendizagem, onde os seguintes resultados da adoção da gamificação no ensino ativo são observados:

  • 14% de aumento nas competências e habilidades profissionais dos colaboradores;
  • 11% de melhoria nos conhecimentos factuais dos profissionais;
  • 9% de aumento na taxa de retenção de conhecimento.

No entanto, mesmo com os resultados apresentados acima, é importante que as empresas e soluções em treinamento se atentem nos seguintes detalhes para que a capacitação implementada alcance o objetivo esperado.

Detalhe #1: conhecer os participantes

É essencial conhecer os colaboradores que participam do treinamento para saber se estão familiarizados com as capacitações gamificadas e quais são as melhores recompensas para cada um.

Detalhe #2: estar preparado para as reações dos colaboradores

É possível que muitos profissionais ainda não tenham se deparado com soluções gamificadas de capacitação, então alguns podem apresentar nervosismo e suspeita em relação ao método do ensino.

Nesses casos, o melhor é apresentá-los a capacitação, ensinar a mexer na plataforma e fazê-los entender que hoje, essa é a melhor maneira de aprendizagem do mercado.

Lembre-se que o sucesso dos treinamentos também depende da confiança dos colaboradores na capacitação.

Detalhe #3: evitar a monotonia no ensino

Essa é a principal causa dos participantes perderem interesse no treinamento, além da aprendizagem passiva.

Uma maneira de combater isso é introduzir as mecânicas de jogos durante os conteúdos, a gamificação. Como desafios, ranqueamento de pontos e recompensas para prender a atenção dos colaboradores.

Detalhe #4: dar autonomia ao participante

Quando o treinamento não é inovador, os participantes não tem interesse e logo deixam de prestar atenção aos conteúdos de ensino. 

A autonomia vem em forma de variáveis que são determinadas pelos colaboradores, como avatares, cenários para simular situações reais do dia a dia e a possibilidade de escolha dentro do treinamento.

Detalhe #5: adotar o storytelling

Para tornar o treinamento mais sério, introduza o storytelling, a história de um personagem, os seus desafios e objetivos. 

Por exemplo, inclua simulações que estimulem a empatia dos colaboradores e os façam refletir sobre determinadas situações.

Essas situações são as que desenvolvem as habilidades dos participantes, como a resolução de conflitos.

Por fim, para impulsionar o sucesso da estratégia de gamificação na aprendizagem ativa, é recomendado que se forneça feedbacks construtivos aos colaboradores, além de recompensá-los pelo engajamento, esforço e evolução nos treinamentos.

Conectando a aprendizagem ativa e a gamificação para impulsionar os resultados

Antes de começar a implementação da aprendizagem ativa gamificada na empresa, é necessário considerar os seguintes pontos para obter os melhores resultados possíveis do treinamento.

Ponto #1: personalizar as capacitações

Quando se desenvolve uma capacitação personalizada de acordo com as necessidades apresentadas pela empresa e pelos colaboradores, eles se identificam e a chance de conquistar melhores resultados é maior. 

Inclusive, é recomendado dar a oportunidade aos participantes de terem autonomia de seus treinamentos, como já foi visto anteriormente.

Ponto #2: storytelling contínuo

A partir do momento que se adota o storytelling como estratégia de engajamento na aprendizagem ativa, a história deve ser contínua, sem interrupções ou desconexões entre os “episódios”. 

Dessa maneira, os participantes permanecem nas capacitações por períodos mais longos e, acima disso, envolvidos com o conhecimento, o que auxilia na retenção do ensino.

Ponto #3: aprendizado além da solução em treinamento 

As soluções em treinamentos são uma excelente maneira de capacitar os colaboradores, porém, para o conhecimento ser estendido para a empresa, é recomendado que também haja dinâmicas para reforçar o ensino.

Por exemplo, através de grupos de discussão acerca do aprendizado, estudos de caso e eventos.

Com esses pontos citados acima, a conexão da aprendizagem ativa e da gamificação traz grandes resultados para a companhia.

Considerações Finais

Os gestores e líderes reconhecem como o engajamento dos colaboradores é difícil de ser conquistado em treinamentos corporativos, principalmente quando é analisado a retenção do conhecimento.

Para combater a falta de interesse dos profissionais e capacitá-los de maneira ativa, é preciso entrar em contato com uma solução em capacitações personalizadas capaz de agregar às habilidades e competências dos colaboradores.

Atualmente a Niduu tem ganhado destaque por atender empresas reconhecidas no mercado brasileiro, como a Suvinil, a Hyundai, a Special Dog, entre outros cases, reunindo mais de 300 companhias treinadas e a garantia de 80% no engajamento de todas as equipes em seus treinamentos.

Então entre em contato com um especialista da Niduu agora porque essa é a escolha certa para a sua empresa adotar a aprendizagem ativa com a gamificação para os colaboradores, alcançando os resultados esperados e ultrapassando os objetivos de treinamento!

aprendizagem ativa para colaboradores

Fonte: Niduu - Disseminando Conhecimento.

Niduu Somos uma startup de Educação Corporativa com uma solução que consegue treinar todos os colaboradores de qualquer nível de forma contínua, dinâmica e efetiva com base na Microlearning, Mobile Learning e Gamificação.

Comentar
Compartilhar