5 Perguntas que Você Deve Responder Antes de Implementar uma Estratégia de Treinamento Corporativo Gamificado!

Para implementar uma boa estratégia de treinamento corporativo gamificado, você precisa saber quais são os objetivos, as necessidades e as recompensas que serão dadas aos colaboradores da sua empresa.

Porém, não para por aí! É preciso ter conhecimento para criar estratégias que realmente farão a diferença para o seu negócio.

A Gisma Business School publicou um artigo onde conta sobre a importância da gestão estratégica nas empresas e podemos observar como todos os negócios necessitam dessa implementação, principalmente no século em que vivemos, onde é importante que as companhias sejam flexíveis e adaptáveis.

Sabendo disso, trouxemos 5 perguntas que devem ser respondidas antes de implementar uma estratégia de treinamento corporativo gamificado na sua empresa!

#1: “Quais são as Metas do meu Negócio ao Implementar um Treinamento Corporativo Gamificado?”

Antes de implementar a gamificação, defina os objetivos do treinamento corporativo

Há empresas que focam em criar uma integração de sucesso para novos talentos, desenvolver as habilidades e competências dos colaboradores, otimizar o employer branding e mais! Cada objetivo tem sua própria estratégia de gamificação.

Então, quais são os objetivos que sua empresa deseja alcançar com o treinamento gamificado

Conheça 7 vantagens da gamificação agora!

#2: “Quais são as Necessidades de Aprendizagem dos meus Colaboradores?”

Aqui, o primeiro passo é deixar claro quais são as necessidades de aprendizagem dos seus colaboradores e quais são as expectativas de ensino da sua empresa e dos seus profissionais.

Depois, analise se as estratégias atuais de treinamento estão trazendo resultados reais, quais são os pontos fortes da capacitação já existente e quais são os pontos que devem ser melhorados.

Por exemplo, após analisar as otimizações que devem ser feitas em um treinamento de liderança, você constatou que:

  • É necessário que haja uma capacitação em microlearning para desenvolver as soft skills dos líderes em pequenas doses de conhecimento e, de fato, fixar o aprendizado, que será aplicado no dia a dia com as equipes;
  • Essa implementação pode ser complementada com a gamificação, que estimulará os profissionais a se tornarem engajados durante as capacitações;
  • Adotar o mobile learning. Assim, os colaboradores que ocupam as posições de liderança conseguem acessar os conteúdos pelo próprio celular;
  • Os líderes receberão pontuações individuais conforme seus desempenhos nos módulos e lições da capacitação, tendo seus nomes em um ranking de melhores colocados e valendo premiações;
  • Continuar com a gamificação offline para que haja uma competição saudável entre as equipes e promover a cultura de aprendizagem contínua, tanto entre os líderes quanto entre os próprios membros do time.

Agora você enxerga a importância de compreender as necessidades de treinamento e analisar as otimizações que devem ser feitas? Não basta, apenas, implementar a gamificação e entregar recompensas.

Para fazer esse levantamento de necessidades, você pode usar a nossa planilha clicando aqui.

estratégia de treinamento corporativo

#3: “Quem são os Colaboradores que Precisam de Treinamento?”

Além de compreender quais são as necessidades de desenvolvimento da sua empresa, você precisa identificar quais são os colaboradores que precisam de treinamento.

Reconhecer quem são os profissionais que devem embarcar nas capacitações o auxiliará em descobrir quais são os elementos da gamificação que melhor funcionam para eles. Para isso nós usamos o Teste de Bartle, onde há 4 tipos diferentes de jogadores/colaboradores:

  1. Socializador - buscam desfrutar da comunidade e cultivar relações, o que os atrai é a comunicação, ter uma rede de contatos;
  2. Conquistador - focam no resultado e gostam de novos desafios, sendo atraídos pelas conquistas que estes desafios trazem;
  3. Explorador - se envolvem com a jornada, sendo curiosos e querendo descobrir tudo que tem direito, se atraindo por desbloqueio de níveis e missões;
  4. Predador - gostam de estar a frente, tem um foco bem definido e se atraem por sistema de pontuação.

treinamento para funcionários

Logo, uma estratégia de treinamento corporativo gamificado precisa considerar o perfil dos colaboradores para que, assim, seja realmente efetivo. Pensando, também, nas diferenças demográficas de cada um, como idade, gênero e indicadores de desempenho.

#4: “Como Eu Recompensarei os Colaboradores e suas Conquistas?”

Quando usamos a gamificação em treinamentos corporativos, a recompensa é imediata. Porém, as premiações precisam estar de acordo com as ações dos colaboradores. Confira algumas dicas abaixo para não errar nos prêmios:

  • Traga premiações equivalentes às pontuações e desempenhos de cada profissional;
  • É certo que as recompensas sejam dadas para aqueles que obtiveram os melhores desempenhos, mas não ignore aqueles que também tentaram, senão a competição saudável será transformada em um ambiente competitivo tóxico;
  • Reconheça as realizações, mas também dê feedbacks capazes de mostrar aos colaboradores os pontos que precisam ser melhorados e aqueles que já estão bem aperfeiçoados;
  • Seja criativo quando se trata das premiações. Ao invés de apenas oferecer troféus, descubra o que atrai os profissionais da sua empresa!

#5: “Eu tenho o Conhecimento para Criar uma Estratégia de Treinamento Corporativo Gamificado?”

Por fim, ambas perguntas devem ser respondidas:

  • “Eu tenho uma plataforma onde posso hospedar meus treinamentos?”
  • “Eu e minha equipe temos conhecimento para criar uma estratégia de treinamento gamificado?”

Portanto, se há uma empresa que desenvolve treinamentos corporativos e que pode te ajudar, essa empresa é a Niduu, que traz soluções perfeitas para o seu negócio. Aqui, além dos cursos que já temos prontos para atender a necessidade da sua empresa, nossas capacitações também podem ser personalizadas conforme as necessidades de treinamento dos seus colaboradores.

Agora que você tem todas essas perguntas respondidas, não hesite em entrar em contato com a Niduu para elaborar a sua estratégia de treinamento corporativo gamificado também!

Fonte: Niduu - Disseminando Conhecimento.

Niduu Somos uma startup de Educação Corporativa com uma solução que consegue treinar todos os colaboradores de qualquer nível de forma contínua, dinâmica e efetiva com base na Microlearning, Mobile Learning e Gamificação.

Comentar
Compartilhar