Conheça o Treinamento Corporativo para Gerar Resultados Lucrativos

O Treinamento Corporativo é a chave para o seu negócio fluir rumo ao sucesso.

Isso acontece devido a preparação que os seus funcionários precisam ter para que, eliminando as fraquezas e deficiências de cada um, consigam cumprir com as necessidades e demandas da sua empresa.

Portanto, se você ainda não sabe o que é um Treinamento Corporativo, mas sente que a sua companhia necessita de funcionários capacitados, basta continuar lendo este artigo.

Time grupo juntos

O que é Treinamento Corporativo e Por Que é Importante?

O Treinamento Corporativo é a capacitação focada no desenvolvimento e aperfeiçoamento das habilidades dos funcionários, combatendo as deficiências e fraquezas que possuem e melhorando a execução de suas funções.

Inclusive, esses treinamentos independem de cargos, ou seja, o trabalhador de qualquer área pode participar, e podem ser aplicados para desenvolver um melhoramento técnico ou comportamental, como:

  • Comunicação interpessoal para com os clientes ou com os colegas de trabalho;
  • Atualização de suas habilidades conforme a necessidade da função;
  • Aprendizagem de uma nova ferramenta que pode ter sido inserida na rotina do negócio.

Portanto, pode-se perceber que os treinamentos são essenciais para a equipe se manter capaz de gerar resultados positivos para a sua empresa, além de sentirem que você está investindo neles, resultando em uma relação de fidelidade funcionário-chefe.

Saiba Identificar a Necessidade de Treinamento Corporativo no seu Negócio

A tarefa de identificar se há a necessidade de Treinamento Corporativo para os seus funcionários nem sempre é tão simples, mas existem 2 pontos fundamentais que precisam de atenção:

  1. Observar e definir as necessidades de cada trabalhador, como suas dificuldades e fraquezas no trabalho que exercem;
  2. As necessidades da empresa também precisam ser analisadas, descobrindo os pontos em que o negócio possui deficiência de retorno de lucro.

Logo, é a partir destes pontos que você saberá se a sua companhia realmente precisa de uma capacitação profissional para os funcionários, seja apenas por atualização ou para desenvolver e aperfeiçoar suas habilidades comportamentais e técnicas.

Conheça a Análise SWOT

É aconselhável colocar em prática a Análise SWOT, onde você mesmo poderá analisar os seguintes fatores da sua companhia:

  • Forças e Fraquezas;
  • Oportunidades e Ameaças.

Aliás, essa análise é realizada de forma interna e externa da empresa, tendo como foco os seguintes itens de cada um:

  • Análise Interna - todos os processos seguindo um padrão unificado focando sempre na atividade principal do seu negócio;
  • Análise Externa - acompanhamento de dados confiáveis para decisões estratégicas.

Por fim, você também poderá observar os outros fatores em conjunto, sabendo onde há uma chance para realizar o crescimento da companhia e agindo para que isso aconteça:

  • Força + Oportunidade - Saber quais são os pontos fortes do seu negócio, conseguindo aproveitar as oportunidades do mercado.
  • Força + Ameaça - Aproveitando os pontos fortes ao máximo para resultar na minimização da ameaça no mercado.
  • Fraqueza + Oportunidade - Aqui, estratégias devem ser encontradas para que os pontos fracos sejam combatidos e, dessa forma, conseguir alcançar as oportunidades.
  • Fraqueza + Ameaça - As estratégias pensadas para melhorar a companhia devem agir como combate à fraqueza e ameaça do mercado para os seus negócios.

Com isso em mãos, agora você precisará observar dois outros detalhes, que são os Indicadores de Desempenho do negócio e o Teste Comportamental de cada indivíduo que integra a sua equipe. Veja-os a seguir.

Indicadores de Desempenho

Agora, os Indicadores de Desempenho são os dados coletados da sua empresa que informam a performance no mercado. São importantes para descobrir quais são os pontos da companhia em que há deficiência. Essa análise pode ser feita por meio de:

  • Nível de contratação que você precisa realizar para manter a equipe completa;
  • Índice de rotatividade de trabalhadores da sua empresa;
  • Faturamento que os negócios possuem;
  • Taxa de ausência da sua equipe, ou seja, quantas vezes cada funcionário falta;
  • A porcentagem de clientes satisfeitos com os serviços que você oferece;
  • O lucro que cada integrante da equipe conquista para os negócios;
  • Entre outros.

Os Indicadores de Desempenho são indispensáveis para manter a sua empresa focada nas metas e objetivos, agindo imediatamente quando alguma deficiência é identificada, combatendo-a.

Teste Comportamental

O Teste Comportamental é essencial a ser dado na fase de recrutamento dos seus trabalhadores, porém, você pode realizar com toda a equipe de forma individual agora.

Dessa forma, você conseguirá definir quais são as facilidades que cada funcionário possui, assim como suas áreas de destaque, dificuldades e deficiências em cada função.

Pessoas quebra-cabeça

Além disso, o Teste Comportamental é capaz de observar se o membro da sua equipe tem fácil adaptabilidade às mudanças que o negócio, constantemente, precisa vivenciar. 

Tendo tudo isso documentado, será possível descobrir qual o tipo de Treinamento Corporativo que a sua equipe necessita.

hConheça Todos os Benefícios do Treinamento Corporativo para o seu Negócio

Um Treinamento Corporativo bem aplicado e focado no objetivo do seu negócio e no desenvolvimento dos funcionários resulta em:

  • Trabalhadores motivados e engajados com o propósito da sua empresa;
  • Conquista de resultados reais e positivos para os negócios;
  • Reconhecimento da marca no mercado;
  • Com funcionários satisfeitos, surgem clientes satisfeitos também;
  • Equipe com baixo nível de rotatividade e alto nível de lucratividade;
  • O Clima Organizacional da sua empresa se tornará impecável, ou seja, cada membro da equipe desempenhará sua função de forma que se comunique perfeitamente com a função do outro, formando um time unido em um ambiente amigável.

Inclusive, esses são os principais fatores para a sua companhia ter sucesso, portanto, os treinamentos para as equipes são indispensáveis.

Como o Treinamento Corporativo Combate a Rotatividade de Funcionários

Os fatores descritos acima sobre os benefícios do Treinamento Corporativo são partes interessantes para serem conversadas aqui, afinal, fazem parte do combate à rotatividade da sua equipe, o que conhecemos no mundo empresarial como Turnover.

Basicamente, quando você investir em um trabalhador, ele entenderá que é valorizado na sua companhia e isso criará um laço de confiança com você.

Portanto, além de cultivar essa confiabilidade, o seu funcionário se sentirá preparado para exercer a sua função da melhor forma possível, colocando em prática tudo que ele aprendeu no treinamento e superando, também, as suas próprias limitações.

Além disso, em um ambiente em que todas as operações se completam, os funcionários conversam entre si e existe um Clima Organizacional de qualidade e oportunidades, por quê alguém sairia da sua empresa?

A Niduu oferece Soluções para a sua Empresa

A Niduu é uma empresa de educação corporativa com foco no treinamento, desenvolvimento e aperfeiçoamento dos seus funcionários. Inclusive, se você mesmo quiser aprimorar as suas habilidades, vamos em frente!

Você terá a liberdade de aprender mais sobre o Treinamento Corporativo para a sua empresa, além da Gestão de Equipes e Treinamento Comportamental, todos focados nos resultados dos seus negócios.

Assim como você terá a oportunidade de acompanhar o desempenho e a evolução de cada funcionário, inclusive a sua!

Se você acredita que está na hora da sua empresa passar por um Treinamento Corporativo, contate a Niduu e receba todo o auxílio necessário para para que você e a sua equipe encontrem o rumo do sucesso!

Fonte: Niduu - Disseminando Conhecimento.

Niduu Somos uma startup de Educação Corporativa com uma solução que consegue treinar todos os colaboradores de qualquer nível de forma contínua, dinâmica e efetiva com base na Microlearning, Mobile Learning e Gamificação.

Comentar
Compartilhar